Ligue-se a nós

Geral

Governador reforça frota do Corpo de Bombeiros com 40 novos caminhões

Redação Informe 360

Publicado

no

O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro recebeu, na manhã desta terça-feira (02/07), as primeiras viaturas de um total de 40 novos caminhões de combate a incêndio do tipo Auto Bomba Tanque (ABT), adquiridos pelo Governo do Estado. Além dos caminhões, foram entregues três plataformas mecânicas, sendo uma nova e duas recém-reformadas. A entrega das chaves das novas viaturas ocorreu durante a solenidade de comemoração dos 168 anos da corporação.

– Assumi o governo com a missão de transformar o Corpo de Bombeiros no mais moderno do país e hoje posso dizer que o objetivo está sendo cumprido. Investimos 1 bilhão de reais em tecnologia de ponta. Posso dizer que temos uma corporação no ápice tecnológico e operacional. Neste dia que representa, também, o dia do bombeiro, quero parabenizar esses heróis que trabalham para salvar – declarou o governador Cláudio Castro.

Os 40 novos veículos, importados da Espanha, contam com inovações tecnológicas únicas no país, que garantem ainda mais agilidade e segurança nas operações. A principal novidade é a presença de um canhão automático de combate a incêndio, que pode ser operado de dentro da cabine do motorista, por meio de um controle remoto, mesmo com o veículo em movimento.

Os caminhões também são dotados de câmera térmica, ventilador turbo para incêndio, motobomba portátil, entre outros 70 materiais para combate a incêndio e salvamento.

Durante a cerimônia, a primeira-dama do Estado, Analine Castro, prestigiou com a medalha Ordem do Mérito de Bombeiro personalidades militares e civis que contribuíram para a corporação.

Anúncio

– Nesse dia que o Corpo de Bombeiros completa 168 anos de heroísmo e sucesso, quero parabenizar os bravos guerreiros e guerreiras que vestem essa farda, deixando suas famílias em casa para salvar vidas. Tenho orgulho de dizer que 20% da corporação é formada por mulheres, mães, chefes de família, que se dedicam diariamente à população fluminense – disse a primeira-dama do Estado, Analine Castro.

Primeira-dama do Estado Analine Castro prestigia personalidades militares e civis com a medalha Ordem do Mérito de Bombeiro.
Imagem: Marcelo Regua
Solenidade de comemoração dos 168 anos do Corpo de Bombeiros. Imagem: Marcelo Regua.

Plataformas mecânicas 

Com as três plataformas mecânicas entregues hoje, o Corpo de Bombeiros conta agora com nove equipamentos. Dessas três, uma é nova e duas recém-reformadas. As duas viaturas reformadas foram revitalizadas na Finlândia, gerando economia de R$ 16 milhões aos cofres públicos do estado.

Uma delas é considerada a maior plataforma mecânica do país, atingindo até 90 metros de altura, podendo ser usada em salvamentos e combates a incêndios em edificações elevadas. A reforma completa também contemplou uma segunda viatura da corporação – uma Auto Plataforma Mecânica de 30 metros.

– A estratégia do Corpo de Bombeiros do Rio é aliar qualidade e economicidade. É utilizar de forma eficiente os recursos, garantindo a excelência do atendimento prestado. Os veículos revitalizados voltam à condição de novos, com toda a segurança, garantia e as certificações necessárias para o serviço desempenhado. A um custo 75% menor – explicou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro.

Anúncio

A restauração inclui o sistema de sensores, de comunicação e os computadores dos dois veículos de socorro.

Fonte: Governo do Rio

Continuar Lendo
Anúncio
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Entrega da Ponte da Integração é adiada para janeiro de 2025

Redação Informe 360

Publicado

no

A Ponte da Integração deputado João Peixoto, localizada entre os município de São Francisco de Itabapoana e São João da Barra, sendo o solo sanjoanense o local escolhido pelo governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, como o ponto final de uma série de visitas ao Norte e Noroeste Fluminense nesta sexta-feira (5).

Acompanhado pelo presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, e pela deputada estadual Carla Machado, Castro reafirmou que a obra será concluída até o mês de outubro e anunciou o início das obras das RJs 194 e 196. Essas novas rodovias irão facilitar o fluxo entre São João da Barra, Campos dos Goytacazes e São Francisco.

Além das autoridades mencionadas, a visita contou com a presença de diversos líderes estaduais e secretários municipais representando a prefeita Carla Caputi. Eles percorreram parte da Ponte da Integração, que se estende sobre o Rio Paraíba do Sul. Essa construção, aguardada por mais de quatro décadas, é considerada pelo governo estadual como a maior obra de infraestrutura da região Norte e Noroeste Fluminense.

— Estamos falando de três obras em uma. Temos a construção da ponte, as alças e as duas RJs que completam a ligação. Já iniciamos as obras das RJs. A ponte será concluída até outubro, as alças até janeiro, e em um ano as RJs estarão totalmente prontas. Esta obra é um marco para a região, simbolizando o fim do abandono e a falta de investimento. Estamos dando um passo importante para valorizar uma área economicamente crucial do nosso Estado, que precisava sentir-se importante novamente. A entrega dessa ponte não é apenas uma melhoria de infraestrutura, mas também um reconhecimento da importância que o Estado volta a dar para esta região — afirmou o governador Cláudio Castro, assegurando que a partir de janeiro a ponte poderá ser utilizada pelos moradores, ainda que sem o tráfego de veículos pesados.

O presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, também destacou a longa luta dos políticos da região pela conclusão da ponte, lembrando com carinho do saudoso deputado João Peixoto, cujo nome a ponte carrega com orgulho.

Anúncio

— Temos o prazer de estar aqui na Ponte da Integração, mostrando de verdade o que é integração. Eu quero dizer aqui publicamente que essa obra aqui não tem pai. Essa obra aqui não é somente do governador Cláudio Castro, mas sim da população de Campos, de São João da Barra e de São Francisco de Itabapoana, porque aqui quem ganha é o povo. Não existe um super-herói que fez isso aqui sozinho, é um trabalho de equipe e uma cobrança insistente de cada deputado aqui da região, cada vereador, um esforço conjunto das secretarias e do Departamento de Estradas de Rodagem — disse Bacellar, salientando todo o apoio dado pelo governador.

Continuar Lendo

Geral

Cláudio Castro e Bacellar participam de inauguração em SJB nesta quinta

Redação Informe 360

Publicado

no

As obras de infraestrutura da Avenida Genecy Mendonça, que liga a SB-02 à BR-356, desviando o fluxo de veículos do Bairro de Fátima, em São João da Barra, serão oficialmente entregues nesta quinta-feira, 4, às 17h. A solenidade contará com representantes do município e do estado, entre eles o governador Cláudio Castro, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado (Alerj), Rodrigo Bacellar, e a deputada estadual Carla Machado, que, em março de 2022, como então prefeita de SJB, renovou a parceria com o Programa Somando Forças. A iniciativa permitiu a conclusão da obra iniciada em 2014 e interrompida em 2016 no governo que a antecedeu.

Além de representantes do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ), diversas autoridades locais são esperadas na entrega, como todos os vereadores, secretários municipais e, ainda, familiares do ex-prefeito Genecy Mendonça, o “Dodozinho”. Ícone da política sanjoanense e regional, o ex-prefeito de SJB, que faleceu em 2014, é homenageado, dando seu nome à Avenida.

Orçadas em R$ 9,3 milhões, as obras resultaram em uma pista de 1,3 km de extensão, com 22 metros de largura, duas pistas, canteiro central com ciclovia, rede de drenagem com caixa de passagem e ralo, além de paisagismo, com o plantio de grama no canteiro ao lado da ciclovia e superposte no canteiro central com iluminação de LED. A Secretaria Municipal de Segurança Pública também colou câmeras de monitoramento na avenida.

Com a conclusão da obra feita em parceria com o Governo do Estado, a Prefeitura iniciou, com recursos próprios, a construção de uma praça em uma das rotatórias da Avenida Genecy Mendonça. Serão colocados pisos de intertravados, bancos e iluminação de LED.

A previsão é de que o governador Cláudio Castro e o deputado Rodrigo Bacellar cheguem a SJB de helicóptero, aproveitando para fazer um sobrevôo na área da Ponte da Integração Deputado João Peixoto, que ligará o município sanjoanense a São Francisco de Itabapoana.

Anúncio

Homenageado – Genecy Mendonça, o “Dodozinho”, nasceu no dia 20 de fevereiro de 1918, na localidade de Campo de Areia, no 5º distrito de São João da Barra, e morreu aos 96 anos, no dia 29 de junho de 2014. De família humilde – com 11 irmãos –, começou a trabalhar como produtor rural e caminhoneiro, ofício que o levou a conhecer vários estados. Iniciou na política como vice-prefeito de 1971 a 1972. Foi prefeito por dois mandatos: de 77 a 82 e de 89 a 92. E continuou na política como vice-prefeito, de 1997 a 2000 e de 2005 a 2012.

Fonte: Secom/PMSJB

Continuar Lendo

Geral

Álcool causa 2,6 milhões de mortes todos os anos no mundo, alerta OMS

Redação Informe 360

Publicado

no

O consumo de álcool é responsável por 2,6 milhões de mortes todos os anos no mundo – 4,7% de todas as mortes no planeta. Já o uso de drogas psicoativas responde por 600 mil mortes anualmente. Os números foram divulgados nesta terça-feira (25) pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Dados do Relatório Global sobre Álcool, Saúde e Tratamento de Transtornos por Uso de Substâncias mostram ainda que 2 milhões de mortes por consumo de álcool e 400 mil mortes por uso de drogas são registradas entre homens. O estudo tem como base informações de saúde pública referentes ao ano de 2019.

A estimativa da OMS é que 400 mil pessoas viviam com desordens relacionadas ao consumo de álcool e ao uso de drogas nesse período, sendo 209 milhões classificadas como dependentes de álcool. A entidade destaca que o uso de substâncias prejudica severamente a saúde do indivíduo, aumentando o risco de doenças crônicas e resultando em milhões de mortes preveníveis.

“Coloca um fardo pesado sobre as famílias e as comunidades, aumentando a exposição a acidentes, lesões e violência”, destacou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

“Para construir uma sociedade mais saudável e mais equitativa, devemos comprometer-nos urgentemente com ações ousadas que reduzir as consequências negativas para a saúde e sociais do consumo de álcool e tornar o tratamento para transtornos por uso de substâncias acessível.”

Anúncio

O relatório destaca ainda a necessidade urgente de acelerar ações a nível global para alcançar a meta estabelecida por meio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de, até 2030, reduzir o consumo de álcool e drogas e ampliar o acesso a tratamento de qualidade para transtornos causados pelo uso de substâncias.

Prejuízos à saúde

De acordo com a OMS, a maioria das mortes por consumo de álcool ocorre na Europa e na África, sendo que as taxas de mortalidade por litro de álcool consumido são mais elevadas em países de baixa renda e menores em países de alta renda.

De todas as mortes atribuídas ao álcool em 2019, cerca de 1,6 milhões aconteceram por doenças crônicas não transmissíveis, sendo 474 mil por doenças cardiovasculares e 401 mil por câncer. Outras 724 mil foram decorrentes de ferimentos causados por acidentes de trânsito, automutilação e casos de violência.

Por fim, 284 mortes foram associadas a doenças crônicas transmissíveis. Segundo a entidade, foi demonstrado que o consumo de álcool aumenta o risco de infecção por HIV em razão da maior probabilidade de sexo desprotegido, além de aumentar o risco de infecção e morte por tuberculose por suprimir uma ampla gama de respostas imunológicas.

Anúncio

Os dados mostram que a maior proporção (13%) de mortes atribuídas ao álcool, em 2019, foi registrada na faixa etária dos 20 aos 39 anos.

Tendências de consumo

De acordo com o relatório, o consumo total per capita de álcool entre a população global registrou ligeira queda, passando de 5,7 litros em 2010 para 5,5 litros em 2019. Os índices mais altos foram observados em países europeus (9,2 litros per capita) e nas Américas (7,5 litros per capita).

O nível de consumo de álcool per capita entre os consumidores chega, em média, a 27 gramas de álcool puro por dia, o que equivale a aproximadamente duas taças de vinho, duas garrafas de cerveja ou duas porções de bebidas destiladas. “Este nível e frequência de consumo de álcool estão associados a riscos aumentados de inúmeras condições de saúde e associado a mortalidade e incapacidade.”

Ainda segundo os dados, em 2019, 38% das pessoas que declararam consumir álcool registraram pelo menos um episódio de consumo excessivo no mês anterior à pesquisa – o equivalente a quatro ou cinco taças de vinho, garrafas de cerveja ou porções de bebidas destiladas. O consumo excessivo de álcool foi altamente prevalente entre homens.

Anúncio

Por fim, o relatório aponta que, globalmente, 23,5% de todos os jovens com idade entre 15 e 19 anos afirmam consumir álcool (pelo menos uma dose de bebida alcóolica ao logo dos últimos 12 meses). Os índices são mais altos na Europa (45,9%) e nas Américas (43,9%).

Edição: Maria Claudia

Continuar Lendo

Em Alta