Geral
Cientista diz ter criado uma máquina do tempo

O conceito de viajar no tempo é muito discutido pelos cientistas. Alguns apontam que viajar para o futuro, teoricamente, é possível. Enquanto ir ao passado é um desejo irreal. Mas esse pesquisador aponta que conseguiu desenvolver uma máquina de laser capaz de realizar essa viagem.
- Ronald Mallett tem trabalhado em uma máquina do tempo que usa lasers rotativos para viajar no tempo;
- Ela é baseada na teoria da relatividade de Albert Einstein, de 1905, que classifica o espaço-tempo como relativo;
- A máquina criada por Mallett teoricamente capaz de dobrar o tempo, permitindo viajar até no máximo para o momento em que a máquina foi ligada;
Mallet, hoje aos 77 anos, é ex-professor de física da Universidade de Connecticut e apaixonado por viagens no tempo desde quase seus 10 anos de idade, que foi quando seu pai morreu. Essa paixão por construir um mecanismo que permite viajar para o passado surgiu após ele ler “A Máquina do Tempo”, de HG Wells, e enxergar uma possibilidade de voltar no tempo para salvar seu pai de um infarto.
A grande inspiração para ele desenvolver a maquina foram os buracos negros, mais especificamente buracos negros em rotação, capazes de permitir algo chamado arrasto de quadro, ou arrasto de espaço-tempo. Isso porque eles possuem dois horizontes de eventos, um externo e outro interno.
O conceito da máquina do tempo
A ideia do físico é criar um buraco negro artificial. Ele acredita que um laser circular e que gire em loop, permitiria que um campo gravitacional que permitisse loops no tempo fosse criado. Um protótipo criado por ele é capaz de liberar feixes de luz de rotação contínua, e já está ligado desde 2019. Segundo ele, em resposta ao The Guardian, se “a luz pode criar gravidade e se a gravidade pode afetar o tempo, a própria luz pode afetar o tempo”.
Digamos que você tenha uma xícara de café à sua frente agora. Comece a mexer o café com a colher. Começou a girar, certo? É isso que um buraco negro em rotação faz. Na teoria de Einstein, o espaço e o tempo se relacionam. Por isso é chamado de espaço-tempo. Então, conforme o buraco negro está girando, ele vai causar uma torção no tempo.
Ronald Mallett, em resposta ao The Guardian
Alguns críticos alegam que a máquina do tempo de Mallett teria que ser tão grande quanto o universo conhecido, o que seria impossível. No entanto, o físico é mais otimista, ele se compara aos irmãos Wright, que teriam criado o avião.
Primeiro, eles realmente construíram um túnel de vento para determinar as melhores configurações para as asas das aeronaves. Quando se trata de uma máquina do tempo, precisamos construir o túnel de vento antes de pensarmos na construção do avião.
Ronald Mallett
Ele ainda completa que pensar no tamanho de sua máquina do tempo agora, seria como pedir aos irmãos Wright pensassem já em como levar a humanidade à Lua, logo após o primeiro voo do planador projetado por ele. Ele conclui suas respostas às críticas dizendo que independente do tamanho, o conceito já está pronto, e envolve laser rotativos.
Mallett acredita que sua ideia realmente seja promissora, no entanto não poderá o levar para tão longe quanto ele pretendia, em 1955, quando seu pai morreu. Isso porque se a máquina funcionar, ela permitirá voltar ao passado até o momento em que o loop foi acionado, em 2019.
Apesar disso, ele continua esperançoso com o que a máquina de laser rotativo pode fazer principalmente no que diz respeito ao Covid-19 e catástrofes naturais.
Vamos supor que já tivéssemos esse aparelho funcionando há alguns anos, e agora temos remédios que podem curar a Covid. Imagine se pudéssemos prever com precisão quando ocorrerão terremotos ou tsunamis. Então, para mim, abri a porta para essa possibilidade.” Ronald Mallett
Fonte: Por OlharDigital
Geral
Número de nascimentos cai 5,8% em 2024; sexto recuo consecutivo

O Brasil teve pouco mais de 2,38 milhões de nascimentos em 2024. Esse número representa uma queda de 5,8% na comparação com os 2,52 milhões de nascidos em 2023, marcando uma sequência de seis anos seguidos com recuo na quantidade de nascimentos.![]()
![]()
Mais que traçar uma tendência de queda, os dados de 2024 mostram um aprofundamento desse comportamento, pois a redução de 5,8% é a maior dos últimos 20 anos. Supera a marca anterior, que era de -5,1% na passagem de 2015 para 2016.
Os dados fazem parte da pesquisa Estatísticas do Registro Civil, divulgada nesta quarta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A gerente da pesquisa, Klivia Brayner, aponta que a diminuição no número de nascimentos é um fenômeno já reconhecido.
“Confirma a tendência já apontada pelo Censo 2022, de que as mulheres estão tendo cada vez menos filhos, a queda da fecundidade”, avalia.
A demógrafa Cintia Simoes Agostinho, analista da pesquisa, acrescenta que, além de fatores culturais, a queda no número de nascimento é um comportamento que acompanha a demografia da população brasileira, que tem ficado mais envelhecida.
“Quando a gente olha para filhos tidos, a gente olha as mulheres em idade reprodutiva, que são as mulheres normalmente de 15 a 49 anos”, explica ela, contextualizando que, com menos mulheres em idade reprodutiva, o esperado é que haja menos nascimentos.
Março campeão
Os dados do IBGE permitem chegar às seguintes médias:
- 198 mil nascimentos por mês
- 6,6 mil por dia
- 275 nascimentos por hora
- 4,5 crianças a cada minuto
Com informações de mais de 8 mil Cartórios de Registro Civil, o IBGE aponta que março é o mês campeão de nascimentos.
Veja os quatro meses com mais nascimentos:
- Março: 215,5 mil
- Maio: 214,5 mil
- Abril: 214,1 mil
- Janeiro: 201,7 mil
Na outra ponta, os meses com menores nascimentos são novembro (180,2 mil) e dezembro (183,4 mil).
Em 2024, nasceram mais meninos que meninos. Para cada 100 nascidos do sexo feminino, houve 105 do masculino.

Dados do IBGE indicam que houve 275 nascimentos por hora em 2024 – Foto: Arquivo/Agência Brasil
Mães mais velhas
Ao longo de 20 anos, os registros mostram que as mulheres estão tendo filhos mais velhas. Em 2004, pouco mais da metade (51,7%) dos nascimentos eram gerados por mães com até 24 anos. Em 2024, essa proporção caiu para 34,6%.
A idade das mães no momento do parto revela características regionais. O Norte lidera o ranking de mulheres que tinham até 19 anos no dia do parto:
- Acre: 19,8% dos nascimentos
- Amazonas: 19,1%
- Maranhão: 18,6%
- Pará: 18,3%
- Roraima: 17,2%
- Amapá: 16,4%
- Alagoas: 15,5%
- Tocantins: 15,2%
- Rondônia: 14%
Já estados do Sul, Sudeste e o Distrito Federal se destacam na lista de mães que tinham mais de 30 anos no momento do parto.
- Distrito Federal: 49,8% dos nascimentos
- Rio Grande do Sul: 45,2%
- São Paulo: 44,5%
- Santa Catarina: 43,8%
- Minas Gerais: 43,2%
- Espírito Santo: 42,2%
- Paraná: 41,6%
Prazo para registro
Além dos 2,38 milhões de pessoas que nasceram no ano passado, o IBGE identificou 65,8 mil nascimentos de anos anteriores, mas que foram registrados apenas em 2024.
A Lei 6.015/1973 determina que todo nascimento deve ser registrado dentro do prazo de 15 dias, que é ampliado para até três meses em lugares distantes mais de 30 quilômetros da sede do cartório. A Lei 9.534, de 1997, garante a gratuidade do registro.
Analisando apenas os nascimentos que aconteceram em 2024, 88,5% dos registros foram feitos dentro do período de 15 dias. Quase todos (98,9%), em até 90 dias.
O Marco Legal da Primeira Infância, instituído em 2016, determina que estabelecimentos de saúde públicos e privados que realizam partos devem ser interligados, por sistema informatizado, aos cartórios.
Outras cidades
Os registros permitem identificar que pouco mais de um terço (34,3%) dos nascimentos no país em 2024 aconteceram em hospitais ou unidades de saúde localizados em município diferente ao da residência da mãe.
Em Sergipe (60,3%) e em Pernambuco (58,8%), a proporção supera a metade dos nascimentos. No Distrito Federal, em apenas 1,9% dos casos, a mãe teve que sair do município de residência.
Ao observar apenas os municípios com mais de 500 mil habitantes, Belford Roxo-RJ (79,4%), Jaboatão dos Guararapes-PE (73,8%) e Aparecida de Goiânia-GO (67,9%) apresentam as maiores taxas de nascimentos em unidades de saúde fora do município de moradia da mãe.
Agencia Brasil
Geral
Ministério da Justiça lança site com foragidos mais procurados do país

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) lançou nesta segunda-feira (8) o site gov.br/captura, que disponibiliza a lista dos 216 foragidos mais procurados do país.![]()
![]()
Cada unidade da Federação indicou oito alvos prioritários com base em uma matriz de risco, que avaliou aspectos como gravidade e natureza do crime cometido, vinculação com organizações criminosas, existência de múltiplos mandados de prisão e atuação interestadual.
“A implementação da lista representa um esforço conjunto entre as esferas federal e estadual para aprimorar a segurança pública e combater de forma mais eficaz as organizações criminosas no Brasil”, diz o ministério, em nota.
A iniciativa também possibilita o intercâmbio de informações entre os estados e estimula a colaboração direta da população.
Denúncias anônimas podem ser feitas pelos canais 190 e 197.
O site faz parte do Programa Captura, uma ação de articulação nacional voltada à identificação, à localização e à prisão de criminosos considerados de alta periculosidade. O ministério informou que irá instalar uma célula operacional do Programa Captura no estado do Rio de Janeiro.
“A medida responde à constatação de que criminosos de diferentes regiões do Brasil frequentemente se ocultam em áreas do estado fluminense. A nova estrutura permitirá apoio direto às polícias estaduais e maior agilidade na troca de informações para a localização de foragidos”, explica a pasta.
Geral
Rio: Ceasa informa que 28 lojas foram destruídas por incêndio

O incêndio de grandes proporções que começou na madrugada desta quarta-feira (3) em um dos pavilhões do Centro Estadual de Abastecimento do Rio (Ceasa), a maior central de abastecimento do estado, que fica em Irajá, na zona norte da capital fluminense, deixou 28 lojas destruídas, informou o Ceasa/RJ. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro afirmou que não há registro de feridos.![]()
![]()
Em nota divulgada no Instagram, a central de abastecimento disse que os pavilhões 43, 44 e parte do 42 estão interditados. Todos os outros estão funcionando. “Prejuízos ainda incalculáveis, mas enormes”, afirmou o Ceasa.
O Corpo de Bombeiros informou que cerca de 110 militares, de 15 unidades operacionais estão mobilizados na ocorrência, com apoio de 31 viaturas, além de um drone equipado com câmera térmica, utilizado para identificar pontos de calor e orientar as melhores estratégias de combate às chamas.
Segundo relatos, o incêndio teve início em uma loja de alimentos e se propagou rapidamente para estabelecimentos vizinhos que comercializam plásticos, papéis, bebidas e outros materiais altamente inflamáveis.
Fonte: Agencia Brasil Por: Ana Cristina Campos – Repórter da Agência Brasil

Tecnologia1 semana atrás8 itens para presentear um gamer no Natal de 2025

Justiça1 semana atrásLaudo da PF confirma que Bolsonaro usou solda para romper tornozeleira

Saúde1 semana atrásCiência tenta quebrar a “capa de invisibilidade” do Ebola

Cidades1 semana atrásSJB divulga os principais shows do Verão 2026 – Vem ser feliz!

Tecnologia1 semana atrásComo sensores inteligentes ajudam a cuidar das plantas em apartamentos

Negócios1 semana atrásBP Nomeia Meg O’Neill, da Woodside, Como CEO após Saída Repentina de Auchincloss

Negócios1 semana atrásUnilever Anuncia Brasileiro Como Novo CMO Global
Tecnologia7 dias atrásPor que o som muda quando você acelera um vídeo?








































