Ligue-se a nós

Esporte

Galvão Bueno deixará narrações na TV Globo após a Copa

Redação Informe 360

Publicado

no

Galvão Bueno se prepara para sua última Copa do Mundo narrando na TV aberta. Voz marcante do futebol brasileiro há mais de quatro décadas, o narrador de 71 anos — e 11 mundiais — se despede hoje do Maracanã em jogos da seleção, no Brasil x Chile, às 20h30, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Em entrevista exclusiva ao GLOBO, no Rio, ele contou que está em negociação, mas que vai migrar cada vez mais para as plataformas digitais.

—  Eu tenho contrato com a Globo até o fim do ano. E a gente resolveu que iríamos investir muito na minha participação na Olimpíada e, esse ano, seria seleção brasileira e Copa do Mundo. E estamos conversando para ver o que será depois do dia 18 de dezembro, que é o dia da final. Espero estar com saúde para estar lá —  contou.

Em nota, o Grupo Globo afirmou que o vínculo fixo de Galvão se encerra no fim do ano, após a transmissão da Copa (veja ao fim do texto). Galvão pretende “mergulhar de cabeça no mundo digital”.

—  Temos até lá para resolver o que vai acontecer. Eu diria que hoje tenho uma consciência de que seria minha última Copa do Mundo narrando em TV. Tudo tem seu tempo. Ao mesmo tempo, que termina o contrato para essa minha sequência de 41 anos na Globo, com trabalho do dia a dia, programa, narração de jogos, com essas coisas, a tendência nessa conversa é que isso pare depois da Copa do Mundo. Mas estamos negociando outras coisas. Outros caminhos. E, muito provavelmente, muita coisa nesse mundo digital e outras plataformas dentro do Grupo Globo. A Globo é minha casa.

Anúncio

Galvão ingressou na TV Globo em 1981 e, desde então, participou de todas as grandes coberturas de esporte na emissora, entre elas, 10 Copas do Mundo – da Espanha-1982 a Rússia-2018 –, narrando as vitórias do Brasil em 1994 e 2002. No Mundial dos Estados Unidos, protagonizou uma das cenas mais marcantes do jornalismo esportivo brasileiro: ao ver a cobrança de pênalti de Roberto Baggio passar sobre o travessão de Taffarel comemorou aos berros de “É tetra, é tetra!” abraçado a Pelé, comemorando o fim do jejum de 24 anos sem títulos. Além dos gramados, Galvão Bueno marcou época nas pistas. A estreia na Fórmula 1 foi no Grande Prêmio da África do Sul, em 1982. Foram dele as narrações dos três títulos de Ayrton Senna, de quem se tornou um amigo pessoal.

—  Globo é minha casa. Então, a nossa conversa nesse momento é: o que irá acontecer, como deixaremos as portas abertas e que porta será utilizada depois do dia 18 de dezembro (data da final da Copa). É impossível você dizer no mundo “não, nunca mais”. A vida me ensinou isso. Mas neste momento eu diria, narração em TV aberta, não mais.

Outro amigo pessoal, o cantor Roberto Carlos, com quem Galvão vem conversando desde o início da pandemia, ajuda o narrador a resumir esse momento.

— É como o Roberto fala: “se chorei ou se sorri, o importante é que emoções eu vivi”.

Anúncio

Confira a nota da TV Globo

A história do Galvão Bueno se mistura à própria história do esporte brasileiro. Nenhum outro narrador esteve tão presente nas principais conquistas do esporte brasileiro quanto Galvão Bueno nos últimos 41 anos. Foi através da voz dele que acompanhamos os momentos mais importantes dos nossos atletas, nos emocionamos com conquistas, choramos juntos perdas dramáticas, celebramos as mensagens de esperança e superação que o esporte traz. Todo mundo lembra onde estava quando ele gritava “é tetra”, abraçado a Pelé. Ou quando Galvão, assustado, narrava o acidente em Imola que levou um dos maiores ídolos brasileiros de todos os tempos, Ayrton Senna.

É um privilégio para a Globo contar com o talento, o carisma e a dedicação desse gigante do jornalismo esportivo brasileiro por mais de 40 anos. Um legado que fica para o jornalismo esportivo. A emoção no lugar mais alto do pódio.

O vínculo fixo de Galvão com a Globo se encerra no fim do ano, após a transmissão da Copa do Mundo do Catar. Será um ano intenso, de muitos desafios, realizações e, certamente, de muita emoção. “Galvão é um gênio da comunicação, que reinventou a função de um narrador nas transmissões esportivas. Haverá pra sempre na história da TV brasileira o antes e o depois de Galvão. Juntos, estamos preparando uma despedida à altura da história dele na Copa do Catar. Será inesquecível para o Galvão e para o público”, afirma Renato Ribeiro, Diretor do Esporte da Globo.

“Eu me realizei como profissional nesses 41 anos na Globo. Foram emoções fortíssimas. Estarei com a seleção brasileira e com o futebol até o dia 18 de dezembro. Depois, vira-se uma página e o livro continua. Pretendo mergulhar de cabeça no mundo digital, estamos falando sobre possibilidades em outras plataformas. A Globo é minha casa”, declara Galvão Bueno.

Anúncio
Fonte: O Globo
Continuar Lendo
Anúncio
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Tour do troféu do Mundial de Clubes da Fifa chega ao RJ na sexta-feira

Redação Informe 360

Publicado

no

O Rio de Janeiro será a primeira cidade do país a receber o Tour do Troféu do Super Mundial de Clubes da Fifa, que desde janeiro vem passando várias regiões do mundo. Na próxima sexta-feira (2) a icônica taça chega ao Rio, onde permanecerá até 8 de maio. O troféu passará pelos três clubes cariocas – Botafogo, Flamengo e Fluminense – que disputarão o novo Mundial de Clubes, o primeiro com 32 equipes. 

Também está prevista uma exposição no domingo (4), no Aterro do Flamengo, na zona sul do Rio, das 13h às 18h (horário de Brasília). Embora gratuitos, os ingressos precisam ser previamente solicitados no site da empresa patrocinadora oficial do Mundial de Clubes. Há limitação de duas entradas por CPF.

Agencia Brasil

Continuar Lendo

Esporte

Flamengo sobra e goleia o Corinthians no estádio do Maracanã

Redação Informe 360

Publicado

no

Com uma grande atuação, na tarde deste domingo (27) no estádio do Maracanã, o Flamengo goleou o Corinthians por 4 a 0 para assumir, ao menos de forma temporária (pois ainda depende do resultado da partida entre Palmeiras e Bahia), a liderança do Campeonato Brasileiro.

Graças à vitória alcançada em casa, o Rubro-Negro da Gávea chegou aos 14 pontos, um a mais do que o Palmeiras, que mede forças com o Bahia a partir das 18h30 (horário de Brasília) deste domingo. Já o Corinthians, que ainda aguarda o anúncio de Dorival Júnior como seu novo técnico, para substituir o argentino Ramón Díaz, continua com sete pontos, agora na 11ª colocação.

Agencia Brasil

Continuar Lendo

Esporte

Fla vence com brilho de Arrascaeta para assumir ponta do Brasileiro

Redação Informe 360

Publicado

no

Contando com a estrela do meio-campista uruguaio Giorgian De Arrascaeta, o Flamengo foi até Porto Alegre e derrotou o Grêmio por 2 a 0, na tarde deste domingo (13), para assumir a liderança do Campeonato Brasileiro da Série A.

Graças este triunfo, a equipe comandada pelo técnico Filipe Luís chegou aos sete pontos após três rodadas disputadas. Já o Tricolor gaúcho é o 13º colocado com três pontos.

O Rubro-Negro da Gávea iniciou o confronto em alta rotação, e conseguiu abrir o marcador aos três marcador aos três minutos do primeiro tempo, quando Arrascaeta aproveitou falha de Edenilson para ficar com o domínio da bola, invadir a área, driblar o goleiro Tiago Volpi e marcar um bonito gol.

Diante de um Grêmio que pouco criou, o Flamengo confirmou o triunfo aos 21 minutos da etapa final, quando Arrascaeta recebeu passe na intermediária, avançou em velocidade e bateu colocado para superar novamente Tiago Volpi.

Anúncio

Vitória tricolor

Já no estádio do Maracanã, o reencontro entre o atacante Neymar, atualmente no Santos, e o meio-campista Ganso, camisa 10 do Fluminense, quem brilhou foi a estrela do lateral Samuel Xavier, que marcou, nos acréscimos, o gol da vitória de 1 a 0 do Tricolor das Laranjeiras.

Com os três pontos deste domingo o Fluminense chegou ao total de seis, assumindo a 5ª colocação da classificação. Já o Santos permanece com apenas um ponto, na 18ª posição.

Outros resultados:

Bragantino 1 x 0 Botafogo
Juventude 2 x 1 Ceará
Palmeiras 2 x 0 Corinthians
Vasco 3 x 1 Sport
Bahia 1 x 1 Mirassol
São Paulo 1 x 1 Cruzeiro
Fortaleza 0 x 0 Internacional
Atlético-MG 2 x 2 Vitória

Agencia Brasil

Anúncio
Continuar Lendo

Em Alta