Esporte
Em final emocionante, Brasil bate Colômbia e é campeão da Copa América

Emocionante, imprevisível, de tirar o fôlego e no embalo da craque Marta e da goleira Lorena. Nem mesmo o melhor roteirista do mundo poderia prever uma final de Copa América Feminina tão perfeita para o Brasil. O placar final ficou em 4 a 4. E, nos pênaltis, as brasileiras confirmaram a conquista do título por 5 a 4. A conquista no Estádio Casa Blanca, em Quito (Equador), confirmou a hegemonia verde e amarela no continente. São nove títulos em 10 edições do torneio. Além do Brasil, apenas a Argentina já foi campeã.![]()
![]()
A primeira atleta a balançar as redes na tarde de Quito foi Linda Caicedo. Aos 24 minutos da etapa inicial, a estrela do Real Madrid, de apenas 20 anos, aproveitou a desatenção da zaga brasileira para concluir com talento a jogada que passou por Izquierdo e Mayra Ramírez.
O jogo estava muito difícil para o Brasil. O técnico Arthur Elias fez três substituições, ainda na primeira etapa. E, praticamente no último lance da etapa inicial, Carabalí acertou uma cabeçada em Gio Garbelini. Com auxílio do VAR, Dione Rissios confirmou a penalidade para o Brasil. E a capitã Angelina deixou tudo igual aos 53 minutos.
Na etapa final, quando o Brasil era melhor, a zagueira Tarciane recuou errado uma bola para a goleira Lorena e acabou marcando contra. Placar: Colômbia 2 x 1 aos 23 minutos da etapa final.
Aos 34 minutos, a artilheira Amanda Gutierres mostrou o faro da goleadora. A atacante do Palmeiras ajeitou no peito o cruzamento de Gio e soltou a bomba de esquerda para igualar o placar: 2 a 2. Gutierres finalizou a Copa América dividindo a artilharia geral do torneio com a paraguaia Claudia Martínez (seis gols para cada uma das atletas).
Seguindo o ritmo frenético, aos 42 minutos, Mayra Ramírez finalizou com muita categoria o excelente contra-ataque puxado por Linda Caicedo.
Já nos acréscimos, aos 50 minutos (praticamente no último lance do tempo normal), entrou em cena a rainha Marta. A maior jogadora da modalidade de todos os tempos pegou o rebote, soltou uma bomba de perna esquerda e deixou tudo igual mais uma vez. Golaço de craque e placar em 3 a 3.
Prorrogação
Na prorrogação, ela de novo. Aos 14 minutos do primeiro tempo, Marta recebe cruzamento na área e finaliza com o pé direito para colocar o Brasil na frente. Só que a decisão ainda estava longe de acabar. Aos 9 minutos da etapa final da prorrogação, um golaço de falta da Colômbia. Leicy Santos, a camisa 10, mandou um lindo chute no ângulo. Com um incrível placar de 4 a 4, ficou tudo para os pênaltis.
Pênaltis
Nas cobranças, Angelina perdeu o primeiro para o Brasil. Mas Paví bateu muito alto e recolocou o Brasil no jogo. A zagueira Mariza fez. E Leicy Santos bateu para defesa da goleira Lorena, que já havia defendido duas penalidades na campanha brasileira durante os Jogos Olímpicos no ano passado. Era a primeira chance de título da Seleção Brasileira. E, quis o destino que fosse a vez da craque Marta cobrar. Ela, que estava fazendo a última partida em uma Copa América e buscava aquele que seria o tetracampeonato da carreira e o nono título da Seleção, acabou batendo rasteiro e facilitando para a defesa da goleira Kathe Tapia. A grande estrela acabou perdendo a primeira chance de finalizar a competição e dar o título ao Brasil.
Na sequência, chegaram as cobranças alternadas. E aí voltou ao palco uma das personagens dessa final. A zagueira colombiana Carabalí, que havia cometido o pênalti no primeiro gol do Brasil, foi para a cobrança. E a goleira Lorena escreveu mais um capítulo dessa incrível final. A ex-jogadora do Grêmio e medalhista de prata e melhor goleira dos Jogos Olímpicos de Paris em 2024 defendeu o chute e confirmou a conquista. Brasil campeão da Copa América. O nono título da equipe nacional em 10 edições do torneio.
Agencia Brasil
Esporte
Vasco avança às semifinais do Carioca

O carnaval parecia que não começaria bem para o torcedor do Vasco, mas o time de Fernando Diniz corrigiu a evolução na passarela de São Januário a tempo de conseguir a classificação às semifinais do Campeonato Carioca. Na noite de sábado (14), o Gigante da Colina superou o Volta Redonda nos pênaltis, por 5 a 3, após empate por 1 a 1 no tempo normal.![]()
![]()
O Cruzmaltino terá pela frente o ganhador do confronto entre Fluminense e Bangu, que duelam na segunda-feira (16), às 18h (horário de Brasília), no Maracanã. O Madureira, outro semifinalista definido, aguarda Botafogo ou Flamengo, que se enfrentam neste domingo (15), às 17h30, no Estádio Nilton Santos, com transmissão ao vivo da Rádio Nacional.
Enquanto o Vasco apresentava dificuldades para fazer o samba fluir, o Volta Redonda mostrou que estava com a harmonia em dia e comandou o primeiro tempo. Como se desfilasse livremente pela Marquês de Sapucaí, o atacante Ygor Catatau foi lançado pelo lateral Jean Victor, superou a marcação do volante Thiago Mendes e finalizou no canto do goleiro Léo Jardim, aos 27 minutos.
Assim como uma escola de samba que precisa se ajustar, na marra, às adversidades na avenida, o Cruzmaltino teve de rever a postura para o segundo tempo. A equipe da casa passou a pressionou o Voltaço, mas faltava capricho.
Aos 21 minutos, enfim, o samba vascaíno se fez ouvir em São Januário. O zagueiro Carlos Cuesta cruzou pela direita e Claudio Spinelli – que tinha entrado em campo dois minutos antes no lugar do também atacante Nuno Moreira – deixou tudo igual, de cabeça.
O confronto foi para os pênaltis. Melhor para o Vasco, que teve 100% de aproveitamento nas cinco cobranças, enquanto o atacante Marquinhos bateu para fora a primeira batida do Volta Redonda. O lateral Puma Rodriguez converteu o chute que salvou o Carnaval vascaíno, apesar de não aliviar a pressão em cima de Fernando Diniz, muito criticado pelos torcedores, mesmo com a classificação.
Clássico na semi do Mineiro
A noite de sábado também definiu as semifinais do Campeonato Mineiro. O Cruzeiro, time com a campanha mais positiva, terá pela frente o Pouso Alegre, melhor segundo colocado entre os três grupos da primeira fase. O outro confronto será o clássico entre Atlético-MG e América-MG, que terminaram as respectivas chaves na liderança, assim como a Raposa.
As datas, horários e locais das partidas ainda serão anunciados pela Federação Mineira de Futebol (FMF). Cruzeiro e América terão a vantagem de fazer o jogo de volta em casa.
A Raposa sacramentou a liderança do Grupo C e a melhor campanha geral, com 15 pontos, ao derrotar a URT por 2 a 1 no Estádio Zama Maciel, em Patos de Minas (MG). Os atacantes Kaio Jorge e Keny Arroyo marcaram para a Raposa, enquanto o volante Mateus Peloggia descontou para os anfitriões, que ficaram em segundo no Grupo A, com 11 pontos.
Melhor para o Atlético, que ultrapassou a URT, indo a 14 pontos ao golear o Itabirito por 7 a 2 no Estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima (MG). Destaque para Hulk, que balançou as redes três vezes. O também atacante Mateo Cassierra, os meias Gustavo Scarpa e Victor Hugo e o lateral Renan Lodi marcaram os demais gols do Galo. Foi o primeiro compromisso do time após a demissão do técnico Jorge Sampaoli.
Já o América assegurou o primeiro lugar do Grupo B com uma vitória polêmica sobre o North, por 2 a 1, no Independência, em Belo Horizonte. Os gols saíram nos acréscimos da etapa final. O meia Yuri Merlim abriu o marcador para os visitantes, mas o volante Val Soares, em duas cobranças de pênalti, virou para o Coelho, que foi a 15 pontos, ficando atrás do Cruzeiro na classificação geral por ter um triunfo a menos.
Com os resultados da rodada, Democrata e Athletic – que disputa a Série B do Campeonato Brasileiro – foram rebaixados no Mineiro. E o pior: jogando em casa. O primeiro foi derrotado no Mamudão, em Governador Valadares (MG), para o Betim, por 1 a 0. O segundo não saiu do 1 a 1 com o Tombense no Estádio Joaquim Portugal, em São João del Rei (MG).
Brusque e Fortaleza na frente
Por fim, nos Campeonatos Catarinense e Cearense, o sábado marcou o início das semifinais. No sul do país, o Brusque recebeu a Chapecoense e venceu a partida de ida por 1 a 0 na Arena Simon, novo nome do Estádio Augusto Bauer. O meia João Prado fez o gol do Quadricolor, que tem a vantagem do empate no encontro do próximo domingo (22), às 18h, na Arena Condá, em Chapecó (SC).
Já no Ceará, o Fortaleza abriu vantagem sobre o Ferroviário ao superar o rival por 2 a 0 no Estádio Presidente Vargas, na capital do estado. Os atacantes Vitinho e Adam Bareiro marcaram para o Leão do Pici, que se classifica à final mesmo até se perder o jogo de volta no sábado que vem (21), às 17h, por um gol de diferença. O local ainda será definido.
Esporte
CBF divulga datas e horários dos jogos da 1ª fase da Copa do Brasil

Os primeiros jogos da Copa do Brasil tiveram datas e horários definidos nesta segunda-feira (9) pela CBF. A fase inicial, de 17 a 19 de fevereiro, reunirá 28 dos 126 clubes participantes. A partida de abertura será entre Sampaio Corrêa-RJ e Desportiva Ferroviária-ES, em 17 de fevereiro (uma terça-feira), às 20h (horário de Brasília), em Saquarema.![]()
![]()
A partir deste ano, a Copa do Brasil distribuirá duas vagas para a Copa Libertadores (campeão e vice). Da primeira à quarta fase, a competição terá em jogos únicos. Se houver empate nos 90 minutos da partida, a classificação se dará em disputa de pênaltis. As quatro fases restantes terão partidas de ida e volta. Pela primeira vez, a decisão do título da Copa do Brasil ocorrerá em embate único, programado para 6 de dezembro.
A primeira fase do torneio reúne os clubes com menor pontuação no Ranking Nacional de Clubes (RNC), organizado pela CBF. Quem avançar, se junta a outros 74 times na segunda etapa, totalizando 88 equipes. A terceira etapa reunirá os 44 classificados na etapa anterior e também os campeões da Copa Verde (Paysandu), Copa Nordeste (o vice-campeão Confiança herdou a vaga do Bahia, vencedor), Série C (Ponte Preta) e Série D. Já a quarta fase contará apenas com os 24 classificados na etapa anterior.
>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp
Os clubes da Série A do Campeonato Brasileiro (Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo, Palmeiras, Corinthians, São Paulo, Santos, Bragantino, Mirassol, Atlético-MG, Cruzeiro, Internacional, Grêmio, Athletico-PR, Coritiba, Bahia, Vitória, Remo e Chapecoense) entrarão no torneio apenas na quinta fase, junto com os 12 classificados na quarta fase.
Jogos – primeira fase da Copa do Brasil
17 DE FEVEREIRO (terça-feira)
20h I Sampaio Corrêa-RJ x Desportiva Ferroviária-ES – Estádio Lourival Gomes, em Saquarema, Rio de Janeiro.
18 DE FEVEREIRO (quarta)
16h – Porto-BA x Serra Branca-PB – Estádio Agnaldo Bento, em Porto Seguro, Bahia;
16h30 – Maguary-PE x Laguna-RN – Estádio Artur Tavares de Melo, em Bonito, Pernambuco;
17h – Baré-RR x Madureira – Estádio Canarinho, em Boa Vista, Roraima;
19h30 – Araguaína-TO x Primavera-SP – Estádio Mirandão, em Araguaína, Tocantins;
20h – Gama-DF x Monte Roraima – Estádio Valmir Bezerra, em Gama, Distrito Federal;
20h – Betim-MG x Piauí – Arena Urbana, em Betim, Minas Gerais;
20h – América-SE x Tirol – Estádio Bastião, em Aracaju, Sergipe;
20h – Santa Catarina x IAPE-MA – Estádio Alfredo João Krieck, em Rio do Sul, Santa Catarina;
20h30 – Ji-Paraná-RO x Pantanal – Estádio Biancão, em Ji-Paraná, Rondônia;
20h30 – Ivinhema x Independente-AP – Estádio Saraivão, em Ivinhema, Minas Gerais;
21h – Galvez-AC x Guaporé-RO – Arena da Floresta, em Rio Branco, Acre
19 DE FEVEREIRO (quinta)
20h – Primavera-MT x Bragantino-PA – Estádio Cerradão, em Primavera do Leste, Mato Grosso;
21h – Vasco-AC x Velo Clube-SP – Arena da Floresta, em Rio Branco, Acre.
Esporte
Flamengo perde para PSG e vê sonho do bi mundial ser adiado

O Flamengo foi derrotado pelo PSG (França) por 2 a 1 na cobrança de pênaltis, após um empate de 1 a 1 com a bola rolando, na tarde desta quarta-feira (17) no estádio Ahmad bin Ali, na cidade de Al Rayan (Catar), e viu o sonho do bicampeonato mundial adiado. Já a equipe francesa conquistou o título da Copa Intercontinental de Clubes da Fifa.
O time francês abriu o placar com o atacante georgiano Kvaratskhelia aos 37 minutos do primeiro tempo. A equipe carioca chegou a igualar aos 16 da etapa final, graças a gol em cobrança de pênalti do volante Jorginho. E nas penalidades máximas o goleiro russo Safonov brilhou, defendendo os chutes de Saul, Pedro, Léo Pereira e Luiz Araújo, para garantir o triunfo de 2 a 1 da equipe francesa.
Desta forma a equipe comandada pelo técnico Filipe Luís viu adiado o sonho de conquistar outro título de uma competição de clubes de âmbito mundial, como aconteceu em 1981 (quando venceu o Liverpool, da Inglaterra, pelo placar de 3 a 0 em Tóquio, no Japão, para ficar com a Copa Intercontinental).
Apesar do revés na decisão da Copa Intercontinental, o Flamengo teve uma temporada histórica, na qual conquistou quatro troféus: o Campeonato Carioca, a Supercopa do Brasil, a Copa Libertadores e o Campeonato Brasileiro.
Agencia Brasil


Tecnologia1 semana atrásJustiça dos EUA investiga Netflix em acordo com Warner e HBO Max
- Saúde1 semana atrás
Novo Nordisk pede à Anvisa liberação do Wegovy em comprimido

Negócios1 semana atrásFundação Estudar: Como Funciona o Programa de Bolsas Mais Concorrido Que Qualquer Vestibular no Brasil
- Negócios1 semana atrás
Toyota Nomeia Novo CEO

Saúde1 semana atrásMorcegos com Raiva em SP: saiba por que a doença é tão letal
- Negócios7 dias atrás
Como uma Estratégia Inspirada no Super Bowl Pode Melhorar a Produtividade no Trabalho

Tecnologia1 semana atrásWhatsApp prepara mudanças de privacidade para jovens no Brasil

Cidades4 dias atrásSJB aposta em vasta programação para garantir o melhor Carnaval do interior do Rio


































