Ligue-se a nós

Cidades

Campos: obras da Clínica Regional de Hemodiálise em ritmo acelerado

Redação Informe 360

Publicado

no

As obras da Clínica Regional de Hemodiálise “Amigos do Rim – Francisco Paes Filho”, iniciadas em 24 de agosto de 2023, estão em ritmo acelerado e já avançaram várias etapas, como a alvenaria do primeiro pavimento e os quatro elevadores de serviço, 100% prontos. Atualmente, os serviços estão concentrados na finalização da concretagem da laje do segundo  andar, a pintura das paredes do 1º andar e montagem das estruturas metálicas, além da colocação do revestimento dos banheiros do primeiro andar. A unidade será referência no tratamento de pacientes renais de Campos e Norte Fluminense.

Fruto de parceria da Prefeitura com o governo estadual, a clínica, anexa ao Hospital Geral de Guarus (HGG), foi planejada para atender até 60 pacientes simultaneamente, em três turnos. Sob a gerência da Fundação Municipal de Saúde (FMS), as vagas serão disponibilizadas por meio do Serviço Estadual de Regulação (SER), representando um marco importante na saúde regional.

O centro de hemodiálise foi solicitação pelo prefeito Wladimir Garotinho à Secretaria de Estado de Saúde (SES) em 11 de fevereiro de 2022. A solicitação foi atendida no dia 28 de fevereiro deste ano, durante a solenidade de lançamento do projeto “SOS Coração: Nossa missão é cuidar das pessoas”, na Santa Casa de Misericórdia.

De acordo com o secretário de Saúde, Paulo Hirano, “é mais um grande avanço que se concretiza através da parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, com o prefeito Wladimir e o vice-prefeito Frederico Paes, no sentido de que podemos, sim, com as forças unidas, aumentar a assistência à saúde dos nossos munícipes e da região. Uma assistência extremamente importante e muito carente, que é o segmento dos pacientes portadores de insuficiência renal crônica”, disse o secretário.

Anúncio

“A importância dessa clínica reside na oferta de um ambiente controlado e seguro para realizar a hemodiálise, um procedimento vital para muitos pacientes com doença renal. A estrutura será equipada com tecnologia e profissionais altamente qualificados, o que garantirá um tratamento eficaz e seguro. Além disso, a proximidade geográfica dessa clínica será uma vantagem considerável para os pacientes, reduzindo o tempo de deslocamento e tornando o processo de tratamento mais conveniente. Isso não apenas melhora a qualidade de vida dos pacientes, como também otimiza o acesso a um cuidado médico especializado e regular, impactando positivamente seu prognóstico e bem-estar geral”, informou o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Arthur Borges.

A Clínica – A nova unidade regional de saúde, orçada em R$ 15.719.387,00, sendo R$ 15 milhões provenientes do Governo do Estado e o restante de recursos próprios da Prefeitura, é um dos projetos de destaque da gestão atual na área da Saúde. Com previsão de conclusão em 12 meses, a clínica oferecerá oito leitos especiais em áreas isoladas para pacientes com patologias infecciosas, garantindo abordagens mais seguras, especialmente em situações como Covid-19 ou hepatite C. Além disso, quatro leitos de estabilização estarão disponíveis para intervenções rápidas diante de quaisquer emergências durante o tratamento.

Fonte: Secom/PMCG – Por: Isabella Corrêa – Foto: César Ferreira

Anúncio
Continuar Lendo
Anúncio
Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Campos é contemplado com kit de equipamentos para criação do Polo de Teleconsulta

Redação Informe 360

Publicado

no

Campos foi contemplado com um kit de equipamentos para teleconsulta e 13 combos de equipamentos para Unidades Básicas de Saúde (UBS). Os investimentos, publicados na Portaria GM/MS nº7.613 de 17 de junho de 2025, fazem parte do Novo PAC Saúde e permitirão ao município implementar a teleconsulta, uma estratégia do Ministério da Saúde para integrar a saúde digital ao Sistema Único de Saúde (SUS). Com isso, as UBS vão ampliar a oferta de procedimentos, exames diagnósticos, vacinas e cuidados.

No kit de teleconsulta estão previstos computador portátil, microfone, projetor multimídia, mesa de escritório, cadeiras e câmara de segurança que, de acordo como secretário Municipal de Saúde, Paulo Hirano, irão permitir a criação do Polo de Teleconsulta, atender, principalmente, aqueles locais mais distantes do centro da cidade.

“O Ministério da Saúde está contemplando as cidades que têm estrutura, com esses equipamentos para avançar na teleconsulta. É um projeto muito interessante, que vai permitir que possamos capilarizar essa assistência, fazendo com que as unidades mais distantes do centro da cidade possam ter o acesso, principalmente a determinadas especialidades. A teleconsulta é uma grande ferramenta que vai facilitar o acesso dos pacientes à assistência em saúde”, disse Paulo Hirano lembrando que Campos é o maior município em extensão territorial do Estado.

Já os combos de equipamentos, serão utilizados nas Unidades Básicas vinculadas à Saúde na Atenção Primária em Saúde do município. Eles são compostos por câmara fria para vacinas, retinógrafo portátil, espirômetro digital, dermatoscópio, eletrocardiógrafo eletrocautério (bisturi elétrico), desfibrilador externo automático, doppler vascular, laser para fisioterapia, ultrassom para fisioterapia, balança portátil até 200kg, TENS e FENS, dinamômetro, cadeira de rodas, fotóforo e tábua de propriocepção.

“Esses equipamentos portáteis serão utilizados para auxiliar o atendimento e diagnóstico por parte das equipes pelas equipes da Estratégia Saúde da Família. É uma série de equipamentos que vem para potencializar, empoderar e facilitar a ação dos médicos das unidades mais distantes. Então, vai ser um grande avanço com certeza. Mais um grande passo para que a gente possa assistir melhor à nossa população”, reforçou Hirano.

Ambos os projetos visam facilitar o acesso da população à assistência médica e fortalecer o SUS digital.

Anúncio
Continuar Lendo

Cidades

SJB: Mapeamento móvel em 360° será realizado a partir de segunda

Redação Informe 360

Publicado

no

A Prefeitura de São João da Barra está trabalhando na atualização do cadastro territorial multifinalitário, em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e o grupo GENTE-UFV. A partir desta segunda-feira, 21, será iniciada a fase mapeamento tecnológico móvel em 360° de todas as áreas urbanas. O projeto inclui um aerolevantamento com uso de drones, já realizado, e a confecção dos mapas de todo o município atualizado.

“O objetivo principal deste trabalho é promover a atualização do cadastro imobiliário do município e contribuir para a construção de um sistema informatizado e devidamente atualizado com a realidade existente hoje, facilitando assim o acesso rápido e confiável aos dados gerados tornando as transações imobiliárias mais rápidas e com mais segurança”, comentou o secretário municipal de Fazenda, Aristeu Netto.

Antes do início do trabalho de campo, a prefeita Carla Caputi se reuniu, em maio deste ano, com representantes da UFV e com o secretário e o subsecretário de Fazenda, Júlio César Nunes, para certar os últimos detalhes da iniciativa que também incluiu visitas a casas por equipes, envolvidas no projeto, devidamente identificadas para garantir que o levantamento seja realizado com todo cuidado e responsabilidade.

A prefeita ressaltou que, além de melhorar o planejamento do município e a gestão de recursos, o mapeamento visa a organização dos serviços de endereçamento, o que levará ao município a pleitear, junto aos Correios, a identificação das áreas por mais de um Código de Endereçamento Postal (CEP), que atualmente é único no município.

“O nosso cadastro é desde 1968 e está desatualizado, por isso estamos iniciando um gigante trabalho para organizar tudo certinho, permitindo a organização dos nossos endereços, com novos números, nomes de ruas e também a possibilidade de novos CEPs atualizados para cada localidade. Tudo isso vai facilitar, e muito, o dia a dia de quem precisa receber encomendas, correspondências ou simplesmente se localizar melhor na cidade. Com tecnologia e cooperação institucional e da população, avançamos no desenvolvimento sustentável e na modernização da gestão municipal. É mais organização, mais dignidade e mais qualidade de vida para todos os sanjoanenses”, destacou a prefeita Carla Caputi.

Por: Secom-SJB

Anúncio
Continuar Lendo

Cidades

Campos: proibição de veículos acima de 4 eixos a partir desta segunda(2)

Redação Informe 360

Publicado

no

Publicada em 27 de fevereiro deste ano (AQUI), no Diário Oficial (DO) do município, a portaria assinada pelo presidente do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), Álvaro Oliveira, segue valendo e será reforçada a partir desta segunda-feira (2), com a proibição do tráfego de veículos com mais de quatro eixos no perímetro urbano da cidade.

A medida precisou ser reforçada pelo município, devido à inércia do Departamento de Estradas e Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ) no que se refere à liberação da RJ-238 (Estrada dos Ceramistas) dentro dos prazos previstos, bem como por conta do não cumprimento do acordo por escrito, por parte do órgão estadual, a fazer o recapeamento das vias afetadas.

“Com o apoio da Guarda, vamos reforçar essa iniciativa que visa dar maior segurança e fluidez ao trânsito de Campos”, destaca o presidente do IMTT, Álvaro Oliveira.

O vice-presidente do IMTT, Davi Alcântara, destaca que o município tem sofrido com o tráfego de caminhões no perímetro urbano por conta da interdição da Estrada dos Ceramistas, via de responsabilidade do Governo do Estado.

Anúncio

“A realização de desvio pela Estrada do Carvão, acordada entre Estado e Prefeitura previamente, dependia de condicionantes como a manutenção, assumida oficialmente por parte do DER-RJ, do asfalto de avenidas como a Arthur Bernardes, Estrada do Carvão e Nilo Peçanha, que não foram realizadas. Vale ressaltar que os caminhões que tem como destino de serviço o município de Campos possuem livre circulação, segundo a Portaria, mediante comprovação junto à Guarda Civil Municipal”, pontua Davi.

Secom-PMCG

Continuar Lendo

Em Alta