Ligue-se a nós

Negócios

Ninguém acorda para passar raiva

Redação Informe 360

Publicado

no

Forster/Getty Images
Forster/Getty Images

 Quando cuidamos de nós mesmos, modificamos nossa relação com o mundo

“Ele tira o meu pior”

E foi assim que a nossa sessão de mentoria começou. Não teve “boa tarde” e, muito menos, “tudo bem?”. A ira dela era tão descomunal, que passou pela minha cabeça investir aqueles 60 minutos num ritual de exorcismo. 

“A realidade é que não há equilíbrio entre trabalho e vida, há apenas vida e o trabalho é parte dela”, evocou a Dra. Ella Washington, psicóloga organizacional da Universidade Georgetown.

Anúncio

Na hipótese da teoria da Dra. Washington estar correta, por que nos afetamos tanto com as pessoas do trabalho e como deixamos que elas impactem tão negativamente a nossa vida? 

  • Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

“Ele não confia em mim e está o tempo todo me sabotando. Seus feedbacks chegam como um tornado, desmantelando tudo o que foi construído com dedicação, tempo e paixão. Ele não tem piedade. Não sobra nada.” 

Sem fôlego, e com muita gesticulação, ela mais parecia estar acenando para um daqueles helicópteros de resgate da Força Aérea Americana do que descrevendo a sua rotina como executiva.

Possivelmente, a pergunta óbvia seria: “Por que você não pede demissão?”

Mas este seria o caminho fácil e preguiçoso. Além disso, estaria contrariando a minha responsabilidade, como mentora, de encorajar o seu desenvolvimento profissional e pessoal. 

Anúncio

A Vanessa Cassarotti, minha melhor amiga desde a infância, decidiu fazer uma pós-graduação em Psicologia aos quase 50 anos. A maturidade é, realmente, uma bênção. Foi ela quem me apresentou a Fenomenologia, uma linha dentro da Psicologia que entende que a pessoa é um ser em constante transformação. As pessoas são afetadas pela relação que estabelecem com a cultura, com o tempo, com seu passado e com seu projeto de futuro.  A Fenomenologia não tem como intuito interpretar a pessoa por algo que esteja além do modo como ela vai se revelando. 

Considerei apropriado testar na prática a teoria que a Van me introduziu. Ter a habilidade de perceber as dores de outras pessoas não significa ter a tarefa de resolvê-las. Nunca tive a pretensão de me colocar no lugar da minha mentorada, pois cada indivíduo tem uma forma única de sentir. Mas, ao longo da minha carreira, vivi dilemas parecidos e fui capturada pela raiva, medo, angústia e frustração. Esses sentimentos negativos só passaram à medida em que eu entendi que não era possível mudar o outro (acredite, não é possível). 

Identificar de onde vinham aqueles sentimentos tão opressivos, e por que eles estavam se manifestando, era o nosso objetivo. Fizemos um trabalho de observação para planejarmos uma rota de fuga de um possível burnout

Leia também:

Anúncio

Quando você não pode controlar o que está acontecendo, desafie-se a controlar a maneira como responde ao que está acontecendo. Aí está o poder.

Ela já havia investido seis anos de sua vida na empresa, e estava com esse chefe novo há menos de um ano. Tentou de tudo: ajustou a sua forma de agir de acordo com o perfil dele, teve conversas sinceras e corajosas, pediu ajuda para o RH e até consultou os astros. Nada funcionou. A frustração só crescia. Mas ela não queria desistir daquela posição que tanto lutou para conquistar.

Eu gosto muito de acreditar no poder da frase da ativista Christine Caine para transformar o modo de enxergarmos um contexto.

“Quando você está em um lugar escuro, às vezes pode pensar que foi enterrado. Talvez você tenha sido plantado. Floresça.”

Enquanto evoluir não for sua prioridade, sua mente vai estar treinada para manter rotinas e repetir problemas. Só vai mudar o CNPJ. 

Anúncio

Naquele dia, a minha modesta contribuição foi ajudá-la a fazer o “download” da situação: respirar (4 x 4) e tratar de colocar no papel suas conquistas, não só daquela empresa, mas uma lista de tudo o que ela já havia realizado na vida e tinha orgulho. Isso é empoderamento. 

Num outro papel, escrever os nomes de sua rede de apoio: mãe, marido, psicóloga, amigos, até a manicure. Isso é pertencimento. 

Lembre-se, você nunca está só. 

Não se engane em achar que eu poderia trazer uma resposta para 79% das pessoas que afirmam ser infelizes no trabalho (fonte: Gallup/junho 2022). 

Anúncio

A minha proposta é tão acessível como colocar uma lente de positividade. Isso não significa que você tem que estar bem o tempo todo e, sim, que nos dias difíceis você pode recordar o que é realmente importante para sua vida.

Quando você age, a vida reage.

As mudanças mais significativas são aquelas que acontecem dentro da gente, em silêncio, no próprio tempo, como um abrigo natural da alma. E, quando percebemos, já aconteceram. Não somos mais os mesmos.

O pensamento “conhece-te a ti mesmo” faz todo sentido, pois quando cuidamos de nós mesmos, modificamos nossa relação com o mundo. 

Anúncio

P.S.: A minha querida mentorada, que mora e trabalha no USA, conseguiu, depois de dois meses, entrar num processo para uma nova posição dentro da mesma empresa. Quem está contratando é um antigo gestor (note que não uso a palavra chefe aqui) e ela está muito entusiasmada com a possibilidade de voltar a se apaixonar pelo trabalho. Às vezes, saber o que a gente não quer pode ser mais eficiente do que saber o que queremos

Deixa o universo trabalhar um pouquinho por você. Confia e entrega.

Luciana Rodrigues é executiva C-level do setor de comunicação, mentora e conselheira.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.

Anúncio

O post Ninguém acorda para passar raiva apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Continuar Lendo
Anúncio

Negócios

CEO do iFood: “Empreender é se Ferrar 80% do Tempo por Sonhar Grande”

Redação Informe 360

Publicado

no

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

Admitir vulnerabilidades tem sido apontado, em anos recentes, como um sinal de força, empatia e inspiração no mundo corporativo. “Minha grande vulnerabilidade é estar em um país de moeda depreciada. Se eu tenho uma bala para lutar, quem vem com um dólar tem seis”, admite Diego Barreto, 42, à frente do iFood desde maio de 2024 e um dos destaques da lista Forbes Melhores CEOs do Brasil 2025.

E há gente vindo com munição pesada. Nesse caso, é melhor não olhar para o lado. “Quando você se preocupa com a concorrência, o máximo que consegue é empatar com ela.”

Mineiro de Uberaba, na infância Diego ajudava nos afazeres da fazenda do avô e acompanhava o pai, que mexia com caminhões. O lado empreendedor revelou-se logo aos 8 anos, quando começou a vender balas (mas não as mesmas citadas acima). Aos 19, mudou-se para São Paulo, formou-se em direito pela PUC-SP e fez MBA no IMD Business School.

Aprendeu por conta própria fundamentos de economia e finanças. Passou por grandes empresas, como OAS e Suzano, e entrou no Grupo Movile em 2016. Está no iFood, que faz parte do grupo, desde 2018, quando assumiu como CFO e vice-presidente de finanças e estratégia.

Anúncio

“A cultura do iFood é baseada em empreendedorismo e inovação. E empreendedorismo significa se ferrar 80% do tempo porque você está sonhando muito grande.”
Diego Barreto, CEO do iFood

A liderança e a notável presença do iFood no Brasil e na América Latina foram conquistadas, diz Diego, “criando soluções e ativos para um ecossistema de entregadores, comerciantes e consumidores” e com muita cultura corporativa – e essa, por sua vez, é sua principal fortaleza. Cultura e a capacidade de mobilizar pessoas, de “simplificar o que é complexo” e de conseguir mudar rapidamente de direção quando necessário. Essa é uma tradução possível do que Diego escreveu sobre si no LinkedIn, um texto no qual a palavra “liderança” predomina.

A cultura do iFood é, segundo ele, baseada em dois pilares: empreendedorismo e inovação. O primeiro significa “se ferrar 80% do tempo porque você está sonhando muito grande”. O segundo, para além de buscar ferramentas virtualmente inexistentes – como IA já em 2018 –, é instilar nos liderados a tal capacidade de mobilização. Em um processo que se energiza mutuamente, é isso que ajuda a gerar inovação, e vice-versa.

Fala-se aqui do mesmo espírito de startup da origem da empresa, quando, em 2013, com apenas 20 pessoas, ela foi comprada pela Movile, companhia do baiano Fabricio Bloisi, agora CEO global da controladora do iFood, a Prosus.

Hoje no iFood são 8 mil funcionários, 120 milhões de pedidos por mês, 460 mil estabelecimentos no cast, 450 mil entregadores e 60 milhões de clientes, números que devem crescer com a entrada do iFood em delivery de outros produtos que não refeições – segmento já responsável por 30% do movimento total.

Anúncio

No future wall, o mural dos sonhos grandes que já havia na Movile, Diego escreveu querer “mudar o Brasil”. A ideia permanece.

Reportagem original publicada na edição 134 da Forbes, lançada em setembro de 2025.

O post CEO do iFood: “Empreender é se Ferrar 80% do Tempo por Sonhar Grande” apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Powered by WPeMatico

Anúncio
Continuar Lendo

Negócios

Desemprego no Brasil Fica em 5,6% no 3º Tri com Menor Número de Desocupados da História

Redação Informe 360

Publicado

no

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

A taxa de desemprego no Brasil encerrou o terceiro trimestre em 5,6%, repetindo a menor taxa da série histórica do IBGE e com o menor contingente de pessoas sem trabalho, mostrando que o mercado de trabalho segue aquecido e resiliente.

Segundo analistas, no entanto, ele pode estar começando a mostrar sinais de desaceleração.

O resultado divulgado nesta sexta-feira (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra queda em relação aos 5,8% do segundo trimestre. No mesmo período do ano anterior a taxa de desemprego havia sido de 6,4%.

Mas a taxa repetiu a leitura dos três meses encerrados em julho e do trimestre até agosto, e ficou um pouco acima da expectativa em pesquisa da Reuters de 5,5%.

Anúncio

“O fato de a taxa estar em 5,6% pela terceira vez não dá para dizer que é um piso, até porque há movimentos de mercado e ainda tem sazonalidade de mais contratações para atender a demanda de fim de ano”, afirmou Adriana Beringuy, coordenadora de pesquisas domiciliares do IBGE.

No entanto, André Valério, economista sênior do Inter, ressalta que os três meses seguidos com a mesma taxa de desemprego podem indicar sim um pico.

“O cenário ainda é de um mercado de trabalho bastante robusto. (Mas) há indícios de que possamos estar próximos a um ponto de virada no mercado de trabalho. A estabilidade pelo terceiro mês consecutivo na taxa de desocupação sugere pico no indicador”, disse ele.

O mercado de trabalho brasileiro vem mostrando força, o que ajuda a amenizar a desaceleração econômica e mitigar os efeitos dos juros elevados, o que representa um desafio para o Banco Central já que ajuda a sustentar o consumo e dificulta o controle da inflação.

Anúncio

“Olhando à frente, com base nos dados recentes e na natureza cíclica do mercado de trabalho, esperamos que o aquecimento persista por um período prolongado, ainda que em meio a um processo gradual de desaceleração”, disse Igor Cadilhac, economista do PicPay.

Depois de manter a taxa básica de juros em 15%, o Banco Central afirmou que entrou agora em um novo estágio da política monetária que prevê a Selic inalterada por longo período para buscar a meta de inflação.

No terceiro trimestre, o número de desempregados caiu 3,3% em relação aos três meses anteriores, chegando a 6,045 milhões, o que representa ainda uma queda de 11,8% na comparação com o mesmo período do ano passado. Foi o menor contingente desde o início da pesquisa, em 2012.

Já o total de ocupados aumentou 0,1% na comparação trimestral e 1,4% na anual, atingindo 102,433 milhões, ainda em patamar recorde.

Anúncio

“O nível da ocupação em patamares elevados nos últimos meses indica a sustentabilidade da retração do desemprego ao longo de 2025”, avaliou Beringuy.

“Ainda continuamos com queda nos desocupados e isso tem a ver com abertura de vagas e postos no país. A sustentabilidade da abertura de vagas é garantida por diversas atividades econômicas”, completou ela.

Os trabalhadores com carteira assinada no setor privado aumentaram 0,5% no terceiro trimestre e renovaram o recorde, com 39,229 milhões, enquanto os que não tinham carteira recuaram 0,3%.

No período, a renda média real habitual dos trabalhadores foi recorde a R$3.507, aumento de 0,3% no trimestre e 4,0% no ano.

Anúncio

Dados do Caged mostraram na quinta-feira que o Brasil abriu 213.002 vagas formais de trabalho em setembro, maior saldo desde abril e acima do esperado.

O post Desemprego no Brasil Fica em 5,6% no 3º Tri com Menor Número de Desocupados da História apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Powered by WPeMatico

Continuar Lendo

Negócios

IBM Tem Programa Gratuito para Formar Novos Talentos em Tecnologia

Redação Informe 360

Publicado

no

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

A IBM, em colaboração com o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), tem um programa gratuito para estudantes e educadores desenvolverem habilidades em áreas como inteligência artificial, computação em nuvem e cibersegurança.

Por meio da plataforma IBM SkillsBuild, a iniciativa oferece mais de 1.000 cursos online e gratuitos, disponíveis em 20 idiomas, com trilhas de aprendizagem personalizadas e emissão de credenciais. Os participantes terão acesso a atividades práticas, mentoria com especialistas da IBM e caminhos que conectam o aprendizado a oportunidades de carreira.

“O objetivo é não apenas preparar jovens para carreiras no setor de tecnologia, mas também criar mais oportunidades que promovam o desenvolvimento social e econômico.”
Flávia Freitas, líder de responsabilidade social corporativa da IBM América Latina

O programa é voltado a estudantes e professores do ensino médio, universitários, educadores e profissionais em busca de qualificação.

Anúncio

Os cursos gratuitos podem ser acessados aqui.

O post IBM Tem Programa Gratuito para Formar Novos Talentos em Tecnologia apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Powered by WPeMatico

Continuar Lendo

Em Alta