Saúde
Taxa de mortalidade por câncer despenca no Reino Unido; entenda os motivos

Especialistas alertam que estamos vivendo uma verdadeira epidemia de câncer. A doença é uma das principais responsáveis por mortes em todo o mundo. Mas o Reino Unido talvez seja um exemplo a ser seguido para reverter este quadro.
Leia mais
- Nova IA vai ajudar a descobrir origem e melhorar tratamento de câncer
- CAR-T Cell: estudo revolucionário contra o câncer entrará em nova etapa
- Relação entre câncer e idade não é coincidência e tem a ver com lesões no DNA; entenda

Explicações para a queda nas mortes por câncer
Um estudo publicado na revista científica The BMJ aponta que as mortes por câncer tiveram uma queda significativa em território britânico entre 1993 e 2018. Os dados mostram que entre os homens de 35 a 69 anos houve uma queda de 37% na taxa de mortalidade por diversos tipos da doença. Entre as mulheres dessa faixa etária, a diminuição foi de 33%.
A diminuição na taxa de mortalidade foi observada em quase todos os tipos de câncer. As exceções foram câncer de fígado, boca e útero. Em homens, o melanoma também apresentou alta e, em mulheres, o câncer de pâncreas.
Segundo os pesquisadores, as reduções observadas nos 25 anos analisados são resultado de melhorias em diferentes áreas. O progresso na prevenção, por exemplo, foi impulsionado principalmente pela redução do tabagismo.
Para que isso acontecesse, diversas mudanças de políticas aconteceram no Reino Unido, incluindo a proibição de alguns tipos de publicidade, aumento de impostos, proibição de fumar em ambientes fechados e embalagens padronizadas.
O trabalho também aponta que o avanço da tecnologia e dos tratamentos disponíveis foi fundamental para a diminuição na taxa de mortalidade. E destaca outros pontos, como o sucesso das campanhas de prevenção de câncer e a detecção precoce da doença. As informações são do G1.
Casos continuam aumentando
- Apesar da diminuição no número de mortes, a quantidade de casos confirmados de câncer aumentou no mesmo período.
- Foi registrada uma alta de 57% entre os homens e de 48% entre as mulheres.
- Isso pode estar associado aos níveis mais elevados de sobrepeso e obesidade e consumo excessivo de álcool na população britânica.
- As incidências dos cânceres de próstata e de mama foram as que tiveram aumentos mais significativos em relação aos demais tipo da doença.
- Uma das hipóteses para a alta é a realização de mais exames diagnósticos específicos.
- A pesquisa analisou dados referentes à incidência de câncer na população no período de 25 anos, entre 1993 e 2018.
- Foram considerados os casos e mortes pelos 23 tipos de câncer mais comuns entre homens e mulheres com idades entre 35 e 69 anos.
- Os pesquisadores escolheram essa faixa etária específica como foco do estudo porque os dados disponíveis referentes a essas idades são mais confiáveis e fáceis de interpretar.
- Além disso, a precisão do diagnóstico é maior do que se comparado a pacientes mais velhos, com outros problemas de saúde associados.
O post Taxa de mortalidade por câncer despenca no Reino Unido; entenda os motivos apareceu primeiro em Olhar Digital.
Cidades
Campos: HFM passa por retoques finais para inauguração do novo pronto-socorro

Os preparativos para a inauguração do novo pronto-socorro do Hospital Ferreira Machado (HFM) seguem em ritmo acelerado. A entrega do espaço será no próximo dia 3 de novembro, e nessa terça-feira (28) a movimentação foi intensa para garantir que tudo esteja pronto até a data do lançamento.
Durante a manhã, foi realizado o polimento dos corrimões da escada e da rampa que dão acesso ao novo setor. As salas e consultórios começaram a receber uma limpeza completa, minuciosa, para adiantar o processo e deixar o ambiente pronto para o funcionamento. Também foi iniciada a colocação dos mobiliários como mesas e cadeiras, enquanto a pintura acetinada de todas as áreas chegou à fase final. Paralelamente, a montagem e a higienização dos novos mobiliários seguem em andamento.
A equipe de Tecnologia da Informação da Fundação Municipal de Saúde (FMS) também esteve no local para realizar a instalação da rede lógica de computadores, câmeras e telefonia VoIP. De acordo com o gerente de TI da FMS, Bruno de Souza Barreto, todo o sistema está sendo integrado ao restante do hospital.
“Estamos montando o sistema de chamadas e de comunicação interna. Haverá uma TV usada como painel de chamadas, direcionando o fluxo dos pacientes desde o registro inicial até o atendimento médico. Todo o sistema será interligado ao hospital, o médico faz a prescrição, que cai automaticamente para a enfermagem, que solicita à farmácia, e o controle de medicações é acompanhado em tempo real. É o mesmo sistema já utilizado no HGG, no Hospital São José e na Clínica da Criança”, explicou Bruno.
O novo pronto-socorro contará com duas recepções, uma para atendimento de acompanhantes, visitantes e funcionários, e outra voltada exclusivamente aos pacientes em situação de urgência, com banheiros adaptados para pessoas com deficiência, bebedouros e totem para retirada de senhas.
O espaço também terá quatro consultórios (otorrinolaringologista, oftalmologista, clínico geral e ortopedia), além de sala de classificação de risco, que será o primeiro ponto de atendimento dos pacientes, sala de medicação/hipotermia, sala de gesso, sala de hidratação, setor administrativo e serviço social. O novo politrauma e uma moderna sala de reanimação completam a estrutura.
Fonte: Secom-PMCG Por: Isabella Corrêa – Foto: Isabella Corrêa / Divulgação
Cidades
Prefeitura de SJB anuncia local onde será o Hospital Municipal

A prefeita Carla Caputi anunciou o local onde será construído o Hospital Municipal de São João da Barra, um dos principais investimentos da atual gestão na área da saúde, que terá novidades também a partir do próximo mês com a ampliação do atendimento de urgência no Centro de Emergência do município.
O hospital será construído em uma área ao lado da Câmara Municipal, às margens da BR-356, com terreno de cerca de 10 mil metros quadrados e aproximadamente 7 mil metros quadrados de área construída.
A prefeita destacou que o projeto foi planejado com responsabilidade e representa um avanço importante para a estrutura de saúde do município. “Estamos concretizando um compromisso importante com a população. O hospital será construído com planejamento e responsabilidade”, afirmou.
Durante o anúncio, Carla Caputi também confirmou a ampliação da urgência e emergência municipal, prevista para o dia 1º de novembro. O espaço passará a contar com o dobro de leitos para pacientes graves (UPG), laboratório próprio para exames rápidos, além de novos leitos de psiquiatria e ortopedia 24 horas.
A prefeita informou ainda que, neste ano, diante de tantos novos investimentos, a Expo Barra não será realizada. “O Parque de Exposições passará por melhorias para que, no próximo ano, possamos realizar uma festa mais organizada e segura”, explicou.
Em novembro, o município dará início ao Natal de São João da Barra, com desfiles, apresentações culturais e a Casa do Papai Noel com fotografia gratuita. A programação será realizada em todos os distritos e tem como objetivo fortalecer o comércio e o turismo local.
Fonte: Secom-PMSJB
Saúde
Por que o Zolpidem pode causar alucinação?

O Zolpidem é um medicamento conhecido desde 1988 na Europa, mas que chegou às Américas nos anos de 1990. Ele pertence à família dos hipnóticos e serve para ajudar pessoas com insônia, caracterizada pela dificuldade ocasional (de 2 a 5 dias) ou transitória (de 2 a 3 semanas) para dormir.
Apesar de ser considerado eficaz quando é tomado corretamente pelo paciente, ou seja, seguindo as recomendações médicas, e por um período de no máximo quatro semanas, o remédio pode trazer alguns efeitos colaterais, como as alucinações, já relatadas por diversas pessoas nas redes sociais.
Leia mais:
- O que o Escitalopram faz no corpo?
- O que a Cetamina faz no corpo?
- O que é radiação? Entenda seus tipos e o que ela faz no corpo humano
O que é uma alucinação?

A alucinação é algo caracterizado pelo fato de a pessoa ter convicção de estar vendo, ouvido e/ou sentido coisas que, na verdade, não estão naquele ambiente. Um exemplo comum é quando um indivíduo escuta vozes inexistentes.
Causas
Profissionais apontam que as alucinações podem acontecer por conta de uma desregulação da atividade neural no cérebro. Isso ocorre depois de áreas do órgão, que realizam o processamento sensorial, serem afetadas, desencadeando informações sensoriais falsas, mas aparentemente reais para quem está sentindo.
Outro motivo desse quadro é a hiperatividade neuronal, uma situação na qual determinadas regiões do cérebro se tornam excessivamente ativas, gerando a percepção de estímulos sensoriais não reais.

A ativação de memórias e emoções armazenadas no cérebro, principalmente se estiverem conectadas a coisas traumáticas que ocorreram no passado, também podem gerar alucinações.
Além disso, os desequilíbrios nos níveis de neurotransmissores, como a serotonina e dopamina podem contribuir para o quadro. Mas uma razão é a utilização de substâncias, como alucinógenos como o DMT e LSD, pois elas interferem nos receptores de neurotransmissores no cérebro, fazendo a pessoa alucinar.
Quem sofre de esquizofrenia, distúrbios psicóticos, uso abusivo de substâncias, enxaquecas e outras condições neurológicas e psiquiátricas também correm o risco de ter alucinações.
Diferença entre alucinação e delírio

Tanto a alucinação quanto o delírio estão dentro do quadro de psicose, ou seja, uma condição mental na qual o indivíduo perde a capacidade de notar e interagir com a realidade.
Todavia, a grande diferença é que nas alucinações a pessoa enxerga imagens não reais, como objetos voadores, vozes e outras coisas. Porém, elas sabem que aquilo não é real.
O delírio é diferente, pois tem como característica a distorção da imagem de objetos verdadeiros. Ele acontece devido a crenças, interpretações individuais e distúrbios psíquicos que a pessoa atribui a juízos falsos em relação ao mundo real.
Por que o Zolpidem pode causar alucinações?

O Zolpidem age em um receptor dos neurônios do corpo humano, mexendo com um químico cerebral cujo nome é ácido gama-aminobutírico, conhecido como Gaba. Dessa forma, a pessoa fica sedada e dorme rapidamente, ao contrário do processo natural do sono, no qual o indivíduo realiza aos poucos e começa a se desconectar da realidade até dormir.
O medicamento é eficaz para quem não consegue dormir de nenhuma forma, mas se utilizado de maneira errada e por um longo período, pode causar diversos efeitos colaterais, como as alucinações.
É fundamental que o remédio seja utilizado assim que o paciente se deitar, impedindo que ocorram estímulos luminosos e sonoros, como do celular e da televisão.
Caso contrário, o cérebro do paciente continuará funcionando, mas em um estado de sonambulismo, sendo que ele não fica totalmente acordado e nem em sono profundo. É nesse momento que ocorrem alucinações e outros efeitos colaterais.
Outro ponto importante é não elevar a sua dose sem orientação médica e não utilizar o fármaco por um tempo prolongado.
O post Por que o Zolpidem pode causar alucinação? apareceu primeiro em Olhar Digital.
Powered by WPeMatico

Tecnologia1 semana atrásE-mail ainda é o principal meio para ataques cibernéticos

Tecnologia1 semana atrás10 sinais de que o estresse está afetando a sua saúde

Saúde1 semana atrásQuais os riscos de um transplante de órgão?

Saúde1 semana atrásVacinas de mRNA contra Covid-19 potencializam tratamento de câncer

Tecnologia6 dias atrásPode dirigir descalço ou de chinelo? Entenda as regras para moto, carro e caminhão

Tecnologia1 semana atrás4 coisas que todo mundo faz errado ao jogar Call of Duty no modo multiplayer

Saúde6 dias atrásO que é Zolpidem? Conheça para que serve e quais são os riscos do remédio para dormir

Negócios1 semana atrásComo o Budismo Guia a Liderança do CEO da WEG





























