Ligue-se a nós

Tecnologia

8 novas tecnologias de carros lançadas em 2023

Redação Informe 360

Publicado

no

Se tem um segmento que investe continuamente em recursos tecnológicos é o da indústria automotiva. A cada lançamento de 2023, a expectativa cresce para saber qual inovação vamos experimentar na tecnologia dos carros. Pode-se arriscar dizer que o interesse em potência, motorização e performance já rivaliza à altura com os requintes e avanços tecnológicos.

Por isso, apresentamos uma lista com 8 tecnologias de carros que foram lançadas neste ano. Afinal, os carros estão cada vez mais inteligentes, conectados e transformando a forma como nos locomovemos.

Leia mais:

  • Esse carro voador futurístico promete revolucionar o transporte
  • Por que os carros elétricos são a bola da vez no mercado automotivo (e tecnológico)
  • 5 tecnologias que eram moda nos carros na década de 2010

A seguir, você acompanha uma seleção de novas tecnologias aplicadas aos veículos em 2023. Integração, segurança e conforto formam a tríade de sucesso em que a indústria de automóveis aposta.

1-Tecnologia de condução autônoma

Um dos avanços tecnológicos de maior destaque em 2023 é a conclusão e implementação dos veículos autônomos de nível 5. O tempo em que imaginávamos os carros andando sozinhos no futuro, já ficou para trás. No passado, os veículos autônomos eram apenas uma perspectiva futurista. Agora, eles estão na estrada, modificando a maneira como dirigimos e também interferindo em como vivemos.

Anúncio

Os veículos autônomos de nível 5 podem navegar sem qualquer assistência humana, e antes de se assustar ou criticar, saiba que trazem benefícios significativos em termos de segurança. Graças a essa inovação, o número de acidentes de trânsito causados ​​por erro humano pode diminuir drasticamente. Além disso, essa tecnologia permitirá que pessoas que não podiam dirigir devido a alguma deficiência física ou limitação de movimento possam ter a liberdade de mobilidade.

Até agora, níveis 1, 2 e 3 já são conhecidos. Nos níveis 1 e 2, a tecnologia nos carros foi oferecida como assistência ao motorista. São itens que auxiliam na aceleração e frenagem, além de recursos de direção, como manter o carro centralizado na pista e manutenção de distância segura do carro da frente, por exemplo.

O nível 3 trouxe a automação condicional de condução. O carro aproveita os sistemas de assistência ao motorista e inteligência artificial para tomar decisões com base, inclusive, nas mudanças de cenário ao seu redor. Mas o motorista ainda precisa estar alerta e no comando do veículo.

Já nos níveis 4 e 5, o grau de automação de condução é alto. A maior classificação da condução autônoma identifica os veículos capazes de se locomoverem a qualquer lugar e em todas as condições sem intervenção humana. Não há limitação de perímetro para circulação e a única etapa em que existe envolvimento humano está na definição do destino. 

Anúncio

Muitos dos SUVs lançados em 2023 dispõem de recursos de condução autônoma, como sistemas de assistência de direção e frenagem automática. Esses recursos aumentam a segurança dos passageiros e ajudam a reduzir a fadiga do motorista em longas viagens. Como exemplos, podemos citar o Volkswagen Taos, o Chevrolet Equinox, o Nissan X-Trail (condução semiautônoma). E os modelos Volvo XC90, Tesla Model 3, X, Y e S, Mercedes EQS e o S Class, o Legend Honda, que trabalham continuamente para obterem permissão e se adequarem às legislações de cada país para classificação dos níveis 3 a 5.

No Brasil, segundo a classificação da SAE (Sociedade dos Engenheiros Automotivos), há veículos com assistência de condução autônoma. Porém, são compreendidos nos níveis 1 e 1, ou seja, são aqueles carros que demandam a atuação dos motoristas ao volante.

Ainda existem também as questões éticas, de legislação e de infraestrutura. Assim, os proprietários brasileiros preferem desligar os sistemas automáticos (que, no caso dos modelos Tesla não é o sistema FSD – Full Self Driving – disponível para condutores selecionados).

2- Maior conectividade pela IoT

A Internet das Coisas (IoT) é uma realidade em diversos setores. Ao falarmos sobre conectividade em automóveis, os veículos inteligentes já são uma realidade, conforme essa lista deixa claro. É inegável o quanto pode facilitar a mobilidade no transporte.

Anúncio

Com a IoT, os carros passam a ter a tecnologia integrada. Você pode parear seu smartphone, ou por meio de sistemas e assistência remotos, e possibilitar a automatização, a personalização e o monitoramento de serviços. 

Mais uma vez, a bandeira da segurança segue à frente dessas inovações. Os benefícios relacionados à localização do seu veículo vão além de saber onde você estacionou seu carro. Com o celular conectado à internet, além do rastreamento, também é possível receber alertas sobre o tráfego, colisões, alagamentos e outros fatores que possam prejudicar seu percurso.

Além disso, a conectividade em automóveis proporciona mais conforto, já que pode trazer informações sobre o clima, estacionamentos e outros serviços que possam interessar ao usuário.

A tecnologia car-to-car communication permite que sensores sejam ativados em caso de pane do seu veículo, enviando informações em tempo hábil para alertar outros motoristas, mantendo-os atentos e evitando surpresas.

Anúncio

3- Tecnologia ADAS

Se já percebeu que a segurança está em quase todas tecnologias dos carros lançados pela indústria automotiva, aqui tem mais um exemplo.

O Advanced Driving Assistance Systems (ADAS) entra em ação quando um obstáculo é detectado na via, por exemplo. Assim, contribui para a redução de acidentes, prevenindo possíveis erros humanos e salvando vidas.

Em português, a sigla significa Sistema Avançado de Assistência ao Condutor. O sistema ADAS é um pacote de recursos desenvolvido para tornar a condução do carro mais inteligente e segura para os ocupantes do veículo.

Entre esses recursos, podemos citar os sensores de estacionamento, que auxiliam com a função de detectar objetos próximos ao carro e informar a distância. O Blind Spot Monitoring System (BLIS) é o monitoramento de ponto cego, outro recurso básico do ADAS. Com ele, o motorista verá objetos que não aparecem no ângulo regular dos retrovisores.

Anúncio

O leitor de placas de trânsito identifica a velocidade máxima das vias e avisa ao motorista caso ele a ultrapasse. Outros recursos do sistema são o RCA (Rear Cross Traffic Alert), o BAS (Brake Assist System), assistente de frenagem de emergência, o estacionamento automático (Park Assist) e Lane Keeping System (LKS), assistente de permanência em faixa.

4- Evolução do piloto automático adaptativo

Muitos carros nacionais não possuem a tecnologia de piloto automático, nem como opcional. Mas por outro lado, uma variedade de modelos nacionais e importados apresentam uma versão até evoluída do item.

Modelos como VW Virtus e Toyota Corolla Cross são equipados com o piloto automático adaptativo, também conhecido pela sigla ACC (Adaptive Cruise Control). O recurso também faz parte do pacote Advanced Driving Assistance Systems (ADAS), abordado no item anterior.

É o piloto automático convencional, mas que consegue “acompanhar” o veículo da frente. O sistema é capaz de controlar a distância de forma independente, acelerando e freando conforme o necessário, com o uso de sensores e radares. Ou seja, além de aumentar a segurança, o equipamento consegue melhorar o conforto do motorista.

Anúncio

A Toyota dispõe do equipamento nos modelos Toyota Corolla Cross XR e Toyota Corolla GLi 2.0. A Honda conta com ele no Honda HR-V EX, no Honda City Touring e no Honda Accord Advanced Hybrid. A Volkswagen aposta no ACC nos modelos T-Cross 1.0 TSI, Nivus Comfortline e Virtus 1.0 TSI. Na Chery você encontra o Tiggo 5x Pro Hybrid Max Drive.

5- A era da eletrificação

A tecnologia dos carros elétricos cresce mais a cada ano

A eletrificação dos automóveis e de outros meios de transporte parece ser um caminho sem volta. Segundo estudo da AIE (Agência Internacional de Energia), o aumento estimado das vendas de carros elétricos em 2023 será de 35% e 1 em cada 5 carros vendidos neste ano será elétrico ou híbrido plug-in.

 Seja em função do aquecimento global, da qualidade do ar e das dinâmicas de mercado, o fato é o crescente avanço da eletromobilidade no mundo. A indústria automotiva e o setor de transportes passam pela descarbonização e o setor energético deve se basear cada vez mais em fontes renováveis.

Em 2023, vários modelos de carros elétricos e híbridos foram lançados, de olho nessa tendência e urgência apresentada pelo setor. Portanto, a maneira encontrada para conseguir uma emissão zero de carbono é por meio de veículos elétricos e híbridos, no modo plug-in, ou, no futuro, com carros movidos à célula de combustível.

O veículo híbrido (full hybrid) possui um motor elétrico atuando em conjunto com um motor a combustão convencional, gerenciado por uma unidade de controle de potência. Um veículo híbrido flex pode ter como combustível, além da gasolina, o etanol, e conta com o sistema de partida a frio, característico de automóveis movidos a etanol, sendo usado juntamente ao motor elétrico e à bateria. Entre os modelos lançados, podemos destacar: Audi Q8 e-tron e Q8 e-tron Sportback, BYD Yuan Plus, Chevrolet Bolt EUV, Fiat 500e Abarth, Ford Mustang Mach-E, entre outros.

Anúncio

6- Tecnologia de carregamento elétrico

Obviamente, com mais carros elétricos nas estradas, a tecnologia de carregamento elétrico está se tornando uma parte fundamental da era da eletrificação veicular. As estações de carregamento estão se tornando mais acessíveis e a tecnologia de carregamento sem fio também está sendo desenvolvida.

A mais recente tecnologia em carregadores de carros elétricos são os carregadores sem fio, que eliminam a necessidade de conectores físicos. No entanto, por enquanto eles podem ter taxas de carregamento um pouco mais lentas em comparação com as opções com fio.

O carregamento rápido com corrente contínua, chamado de carregamento DC é uma tecnologia de carregamento de alta velocidade projetada para carregamento rápido em trânsito. É capaz de fornecer uma carga considerável em um prazo de tempo curto. São encontrados ao longo de rodovias e rotas movimentadas.

7- Novos materiais no design

Projetista da Toyota usando IA em design de carro
(Imagem: Divulgação/Toyota)

A revolução causada pela Internet das Coisas e a Inteligência Artificial atingiu também a estética dos veículos. A novidade está na escolha de materiais alternativos e de funcionalidades disfarçadas de design. Fibra de carbono e alumínio são materiais eco-friendly que tornam os carros mais leves e mais eficientes em termos de combustível. Design futurista e aerodinâmico também está se tornando cada vez mais popular.

Essa estética do futuro divide espaço com outra tendência, a retrofuturista, que mescla elementos do passado, trazendo uma certa nostalgia aos projetos de carros. É a reintrodução de elementos nostálgicos de design em veículos modernos. Isso traz uma sensação de saudosismo aliada à inovação.

Anúncio

As carrocerias dos carros estão sendo desenvolvidas de forma a  otimizar a eficiência energética. Os designers já integram painéis solares nas carrocerias e utilizam iluminação LED de baixo consumo energético.

As linhas são leves e as superfícies suaves, para combinar com essa consciência. A tecnologia sobressai nos carros que apresentam teclas sensíveis ao toque e interfaces digitais, sem excessos. Os sensores e câmeras (necessários para a condução autônoma) foram pensados para ficarem estrategicamente colocados de maneira inteligente. Muitas vezes estão disfarçados em elementos de design, como grade dianteira e maçanetas. O layout interior segue a mesma linha, flexível e multifuncional. A integração de tecnologia autônoma com o design está moldando os carros do futuro, e também a experiência dentro dos veículos.

8- Assentos com IA

Conforto personalizado, essa é a promessa dos assentos com Inteligência Artificial (IA). Uma das novidades que causou maior impacto no mercado automotivo de 2023 são esses tipos de assentos. Eles utilizam sensores e IA para ajustar automaticamente a posição, a altura e o ângulo do assento de acordo com o corpo do condutor ou do passageiro.

Além disso, alguns desses assentos também contam com sistemas de massagem integrados e ajustes de temperatura. Não é apenas um elemento de luxo, é a experiência sensorial elevada à máxima potência para quem dirigir ou ocupar um veículo, que não é mais do futuro, é o presente.

Anúncio

O post 8 novas tecnologias de carros lançadas em 2023 apareceu primeiro em Olhar Digital.

Continuar Lendo
Anúncio

Tecnologia

Google celebra independência do Brasil com doodle

Redação Informe 360

Publicado

no

Neste sábado (7), é celebrado o Dia da Independência do Brasil, ocorrido em 1822 graças a D. Pedro I. Para comemorar, o Google liberou um doodle especialmente para os brasileiros.

Na página oficial do doodle, a big tech explica como se deu a independência e como os brasileiros celebram este dia importante na história do País anualmente.

Como é o doodle que celebra o 7 de setembro?

  • O doodle da independência do Brasil é estático;
  • Trata-se de uma arte apresentando flores nativas brasileiras, segundo o Google;
  • Como era de se imaginar, apenas a versão brasileira da página de busca da big tech apresenta esse doodle;
  • Contudo, as Paralimpíadas de Paris 2024 também têm outro doodle (saiba mais abaixo).
Doodle do 7 de setembro
Arte foi feita com flores nativas brasileiras (Imagem: Google)

Leia mais:

  • Como pesquisar no Google com 14 dicas para melhorar seus resultados
  • Google Imagens: como realizar pesquisas avançadas
  • Google: depois dos EUA, big tech pode ter problemas no Reino Unido

Google não se esqueceu das Paralimpíadas

Como vem fazendo desde o início das Paralimpíadas, o Google também liberou um doodle especial da competição. Porém, pela primeira vez na edição deste ano, os brasileiros não podem vê-lo na página de busca, já que o doodle da independência está no ar.

Desta vez, o esporte celebrado é o hipismo, que terá competições neste sábado (7). Países de Europa, África, Ásia, parte da América do Sul e Estados Unidos contam com a arte em suas respectivas páginas do Google.

Como já virou tendência, um pássaro azul é o personagem principal do doodle, que é animado. Ele está simulando uma cavalgada em cima de uma estátua de pedra de um cavalo.

Anúncio
Pássaro azul "cavalgando" em um cavalo de pedra
Big tech não se esqueceu das Paralimpíadas e homenageou hipsimo (Imagem: Google)

Para ver o doodle especial do hipismo paralímpico, clique aqui.

O post Google celebra independência do Brasil com doodle apareceu primeiro em Olhar Digital.

Powered by WPeMatico

Anúncio
Continuar Lendo

Tecnologia

Os 10 melhores filmes com Alain Delon disponíveis nos streamings

Redação Informe 360

Publicado

no

Um dos maiores ícones da história do cinema nos deixou no dia 18 de agosto de 2024: o ator francês Alain Delon. Considerado um dos galãs mais notáveis do século 20, Delon brilhou especialmente durante os anos 60 e 70. 

O astro trabalhou com grandes cineastas como Luchino Visconti, Jean-Luc Godard, Jean-Pierre Melville, Michelangelo Antonioni, Valerio Zurlini e Joseph Losey. Entre seus filmes mais famosos estão “O Sol por Testemunha” e “Le Samouraï”, que infelizmente não estão disponíveis nos streamings.

Le samourai (1967) / Crédito: Titanus, 20th Century Fox (divulgação)

Um verdadeiro marco cultural, Alain Delon recebeu prêmios ao longo de sua carreira e deixou seu nome eternamente marcado na história da sétima arte.

Que tal explorarmos mais a carreira desse ícone do cinema? A seguir, listamos 10 filmes com Alain Delon que estão disponíveis nos serviços de streaming.

Plein soleil (1960) / Crédito: Robert et Raymond Hakim (reprodução)

Alain Deloin: filmes com o astro para ver online

  • Rocco e Seus Irmãos (1960)
  • O Leopardo (1963)
  • O Eclipse (1962)
  • O Assassinato de Trotsky (1972)
  • Na Pele de um Tira (1981)
  • Histórias Extraordinárias (1968)
  • Terei o Direito de Matar? (1964)
  • Sol Vermelho (1971)
  • Confissões de um Tira (1975)
  • A Garota da Motocicleta (1968)

Rocco e Seus Irmãos (1960)

Rocco e i suoi fratelli (1960) / Crédito: Titanus, Marceau-Cocinor (divulgação)

Com direção de Luchino Visconti, “Rocco e Seus Irmãos” é um clássico do cinema. Alain Delon protagoniza como Rocco Parondi, um dos cinco filhos de uma família rural pobre do sul da Itália. 

Após a morte do pai, Rocco e sua família partem para Milão com a expectativa de morar com o irmão mais velho que já vive lá. Contudo, na nova cidade, eles enfrentam grandes dificuldades e desafios. O elenco ainda conta com Annie Girardot.

Anúncio

Onde assistir:

  • assinantes do Belas Artes à La Carte
Rocco e i suoi fratelli (1960) / Crédito: Titanus, Marceau-Cocinor (divulgação)

Leia mais:

  • Confira 10 filmes parecidos com Armadilha
  • Os 10 melhores filmes dirigidos por Clint Eastwood
  • Os 10 piores filmes com Nicolas Cage

O Leopardo (1963)

Il Gattopardo (1963) / Crédito: Titanus, 20th Century Fox (divulgação)

Adaptação do romance homônimo de Giuseppe Tomasi di Lampedusa, “O Leopardo” é outro clássico do cinema com direção de Luchino Visconti. 

O filme se passa na Sicília do século XIX, durante a unificação da Itália. A trama acompanha o príncipe Don Fabrizio Salina (Burt Lancaster), enquanto ele testemunha a decadência da aristocracia e a ascensão da burguesia. 

Il Gattopardo (1963) / Crédito: Titanus, 20th Century Fox (divulgação)

Alain Delon entrega uma atuação memorável como Tancredi Falconeri, o sobrinho oportunista de Don Fabrizio.

Onde assistir:

  • assinantes do Looke
  • gratuitamente (com anúncios) no Netmovies

O Eclipse (1962)

L’eclisse (1962) / Crédito: Cineriz (divulgação)

Clássico do cinema com direção de Michelangelo Antonioni. “O Eclipse” é aclamado por explorar o tema da incomunicabilidade na sociedade moderna. Alain Delon estrela ao lado de Monica Vitti, musa de Antonioni.

Vitti interpreta Vittoria, uma jovem que se envolve com Piero, um corretor da bolsa vivido por Delon.

Anúncio

Onde assistir:

  • assinantes do Oldflix
  • Assinantes do Prime Video Channel Arte1 Premium

O Assassinato de Trotsky (1972)

The Assassination of Trotsky (1972) / Crédito: Cinerama Releasing Corporation (divulgação)

Este drama histórico, dirigido pelo cultuado Joseph Losey, gira em torno do assassinato de Leon Trotsky.

Richard Burton interpreta o líder revolucionário comunista Leon Trotsky, cuja morte foi provocada por um assassino contratado por Stalin. Alain Delon vive o assassino, que adota a identidade de Frank Jackson.

Onde assistir:

  • assinantes do Belas Artes à La Carte

Na Pele de um Tira (1981)

Pour la peau d’un flic (1981) / Crédito: Adel Productions (divulgação)

Alain Delon estrela e dirige o suspense policial “Na Pele de um Tira”. No longa, Delon interpreta Choucas, um ex-detetive da polícia que é contratado por uma senhora idosa para investigar o desaparecimento de sua filha cega.

A partir daí, Choucas tenta solucionar uma rede de fraudes e se depara com uma série de crimes.

Anúncio

Onde assistir:

  • assinantes do Looke
  • gratuitamente (com anúncios) no Netmovies

Histórias Extraordinárias (1968)

Histoires extraordinaires (1968) / Crédito: Cocinor, P.E.A. (divulgação)

O filme antologia “Histórias Extraordinárias” apresenta três segmentos baseados em obras de Edgar Allan Poe.

Um dos segmentos tem Alain Delon como protagonista: “William Wilson”, baseado no conto homônimo e dirigido por Louis Malle. Nele, Delon interpreta Wilson, que é perseguido por um doppelgänger.

Onde assistir:

  • assinantes do Oldflix

Terei o Direito de Matar? (1964)

L’insoumis (1964) / Crédito: Compagnie Internationale de Productions, Cité Films (divulgação)

A história ocorre durante a Guerra da Argélia com a França na década de 1960, “Terei o Direito de Matar?” conta com a direção de Alain Cavalier. Alain Delon estrela ao lado de Lea Massari.

Na trama, Thomas (Delon), um desertor da Legião Estrangeira Francesa, aceita uma proposta da OEA para sequestrar uma advogada que defende os argelinos (Massari). No entanto, Thomas acaba se sentindo atraído por ela e passa a ser perseguido.

Anúncio

Onde assistir:

  • assinantes do Looke
  • gratuitamente (com anúncios) no Netmovies

Sol Vermelho (1971)

Flic Story (1975) / Crédito: Adel Productions, Lira Films, Mondial Televisione Film (divulgação)

Filme de faroeste espaguete, “Sol Vermelho” tem três grandes atores do cinema mundial: Alain Delon, Charles Bronson e Toshirō Mifune. Ursula Andress e Capucine completam o elenco feminino.

Bronson e Mifune formam uma dupla improvável: o primeiro é um ladrão habilidoso com armas e o segundo é um samurai honrado. Já Alain Delon interpreta o vilão do filme, o bandido Gauche.

Onde assistir:

  • assinantes do Oldflix

Confissões de um Tira (1975)

Flic Story (1975) / Crédito: Adel Productions, Lira Films, Mondial Televisione Film (divulgação)

O suspense policial “Confissões de um Tira” se baseia na autobiografia do detetive da polícia francesa Roger Borniche. O longa, com direção de Jacques Deray, é estrelado por dois grandes atores do cinema francês: Alain Delon e Jean-Louis Trintignant. 

Delon interpreta o policial Borniche, e a trama acompanha sua caçada ao gângster e assassino Émile Buisson, interpretado por Trintignant.

Anúncio

Onde assistir:

  • assinantes do Belas Artes à La Carte

A Garota da Motocicleta (1968)

The Girl on a Motorcycle (1968) / Crédito: British Lion Films (divulgação)

O drama/romance “A Garota da Motocicleta” é baseado no romance “La Motocyclette” de André Pieyre de Mandiargues.

A trama acompanha Rebecca (Marianne Faithfull), uma recém-casada que abandona a cama do marido e viaja de motocicleta para encontrar seu amante, Daniel (Alain Delon).

Onde assistir:

  • assinantes do Belas Artes à La Carte
The Girl on a Motorcycle (1968) / Crédito: British Lion Films (divulgação)

O post Os 10 melhores filmes com Alain Delon disponíveis nos streamings apareceu primeiro em Olhar Digital.

Powered by WPeMatico

Anúncio
Continuar Lendo

Tecnologia

Gena Rowlands: 7 filmes essenciais para entender seu legado no Cinema Realista

Redação Informe 360

Publicado

no

No dia 14 de agosto de 2024, o mundo perdeu a icônica atriz norte-americana Gena Rowlands. Ao longo de uma carreira brilhante e respeitada, Rowlands foi premiada com quatro Emmys e dois Globos de Ouro. No entanto, o que imortalizou Gena Rowlands no cinema foram suas performances marcantes nos filmes dirigidos por seu marido, o ator e cineasta John Cassavetes. 

Pioneiro do cinema independente americano, Cassavetes rompeu com as convenções narrativas hollywoodianas com suas obras emocionalmente intensas.

Seus filmes priorizavam a improvisação e a liberdade criativa, permitindo que tanto ele quanto seus atores explorassem novas formas de expressão. Gena Rowlands foi sua maior musa, protagonizando colaborações que se tornaram verdadeiros marcos no cinema. 

Para celebrar o legado dessa lendária atriz, elaboramos uma lista com sete filmes que capturam a essência de seu talento e suas contribuições para o cinema.

Anúncio

Gena Rowlands: melhores filmes

  • Uma Mulher sob Influência (1974)
  • Noite de Estreia (1977)
  • Gloria (1980)
  • Amantes (1984)
  • A Outra (1988)
  • Uma Noite Sobre a Terra (1991)
  • Diário de uma Paixão (2004)

Uma Mulher sob Influência (1974)

A Woman Under the Influence (1974) / Crédito: Faces Distribution (divulgação)

Escrito e dirigido por John Cassavetes, “Uma Mulher sob Influência” traz uma das performances mais memoráveis de Gena Rowlands. 

No filme, ela interpreta Mabel, uma mulher com problemas de saúde mental e comportamento incomum. Sua condição afeta seu marido sobrecarregado (Peter Falk) e seus filhos. Por sua atuação, Rowlands recebeu uma indicação ao Oscar.

  • Onde assistir: assinantes do Looke  e gratuitamente (com anúncios) no Netmovies.
A Woman Under the Influence (1974) / Crédito: Faces Distribution (divulgação)

Leia mais:

  • 10 melhores filmes sobre Olimpíadas e atletas olímpicos para assistir online
  • Como Vender a Lua: 5 filmes parecidos com a comédia romântica
  • Os 10 melhores filmes sobre pais e filhos para assistir na Netflix

Noite de Estreia (1977)

Opening Night (1977) / Crédito: Faces Distribution (divulgação)

Gena Rowlands interpreta Myrtle Gordon em “Noite de Estreia”, uma renomada atriz de teatro. Contudo, após testemunhar a morte de uma jovem fã, Myrtle entra em uma crise psicológica profunda. Ela passa a recusar o papel de uma mulher envelhecida e começa a ter visões da jovem morta. 

O longa é escrito e dirigido por John Cassavetes, que também atua ao lado de Ben Gazzara, Joan Blondell, Paul Stewart e Zohra Lampert.

  • Onde assistir: não disponível nos streamings.

Gloria (1980)

Gloria (1980) / Crédito: Columbia Pictures (divulgação)

Mais um filme dirigido por John Cassavetes para a lista, “Glória” é um drama com elementos de suspense e crime. Na trama, a família de um menino é morta pela máfia. 

Contudo, o garoto conta com a relutante proteção da vizinha Glória (Gena Rowlands), ex-namorada de um dos mafiosos. Perseguidos pelos gangsters, Glória e o menino fogem. Por sua atuação nesse filme, Rowlands recebeu sua segunda indicação ao Oscar.

  • Onde assistir: não disponível nos streamings.

Amantes (1984)

Love Streams (1984) / Crédito: Cannon Films (divulgação)

John Cassavetes escreve, dirige e atua como protagonista ao lado de sua esposa, Gena Rowlands, em “Amantes”, um de seus filmes mais aclamados. A trama segue dois irmãos, Robert (Cassavetes) e Sarah (Rowlands), que enfrentam crises pessoais profundas e tentam se ajudar. 

Sarah é uma mulher instável emocionalmente que lida com uma separação difícil e a perda da guarda da filha. Já Robert é um escritor alcoólatra que vive uma vida desregrada.

Anúncio
  • Onde assistir: não disponível nos streamings.

A Outra (1988)

Another Woman (1988) / Crédito: Orion Pictures (divulgação)

Escrito e dirigido por Woody Allen, “A Outra” é um drama protagonizado por Gena Rowlands. No filme, Rowlands interpreta uma professora de filosofia que aluga um apartamento para escrever um novo livro em paz. 

No entanto, ela consegue ouvir as conversas no apartamento vizinho, que é um consultório de psicanálise. As confissões de uma mulher desesperada (Mia Farrow) a tocam profundamente.

  • Onde assistir: não disponível nos streamings.

Uma Noite Sobre a Terra (1991)

Night on Earth (1991) / Crédito: Fine Line Features, Pandora Cinema (divulgação)

Antologia dirigida por Jim Jarmusch, “Uma Noite Sobre a Terra” apresenta cinco histórias que se desenrolam em diferentes cidades ao redor do mundo. Situados em uma mesma noite, cada trama gira em torno de um motorista de táxi e seus passageiros. 

Night on Earth (1991) / Crédito: Fine Line Features, Pandora Cinema (divulgação)

Em um dos segmentos, Winona Ryder vive uma taxista molecona que faz uma corrida para uma executiva de Hollywood, interpretada por Gena Rowlands.

  • Onde assistir: Mubi.

Diário de uma Paixão (2004)

The Notebook (2004) / Crédito: New Line Cinema (divulgação)

Dirigido por Nick Cassavetes, filho de John Cassavetes e Gena Rowlands, “Diário de uma Paixão” é um romance baseado em um livro de Nicholas Sparks. Ryan Gosling e Rachel McAdams estrelam como dois jovens apaixonados que enfrentam obstáculos em seu romance nos anos 40.

The Notebook (2004) / Crédito: New Line Cinema (divulgação)

Porém, a história é contada através de flashbacks. No presente, um idoso vivido por James Garner lê um diário para sua esposa com Alzheimer, interpretada por Gena Rowlands.

  • Onde assistir: Max.
The Notebook (2004) / Crédito: New Line Cinema (divulgação)

O post Gena Rowlands: 7 filmes essenciais para entender seu legado no Cinema Realista apareceu primeiro em Olhar Digital.

Powered by WPeMatico

Continuar Lendo

Em Alta