Cidades
Histórico! ExpoAgro de São Francisco bate recorde de público em sua 38ª edição


Após quatro dias de intensa programação no Parque de Exposições Raul Henriques Lemos, a 38ª Exposição Agropecuária de São Francisco de Itabapoana (SFI) terminou já na madrugada desta segunda-feira (18), com o show de Caio César, no Palco Raízes. O cantor Pablo, por sua vez, encerrou as atividades no Palco Agro, no final da noite de domingo (17).
— Sem dúvidas, esta é uma edição inesquecível. O show de Tierry na noite de sábado (16) reuniu um público nunca visto antes em Praça João Pessoa. Foi a maior ExpoAgro de todos os tempos, preparada com muito carinho, empenho e dedicação para são franciscanos e visitantes — afirmou a prefeita Francimara Barbosa Lemos.
Além dos quatro shows nacionais de Tierry, Pablo, Só Pra Contrariar e Maíza Lima, as quatros noites contaram ainda com shows regionais. A Companhia de Rodeio Tony Nascimento também marcou presença.
Uma das marcas da programação pensada pela prefeita Francimara é atrair toda a família. Desta forma, show infantil, parque de diversões e mini fazendinha também integraram as atividades.
De acordo com a Secretaria Municipal de Agricultura, foram 38 expositores de diversos segmentos, como agrotecnologia, tratores, fertilizantes e sementes, inclusive com empresas de alcance nacional, além do espaço dedicado a praça de alimentação, que reuniu diversos barraqueiros e estabelecimentos comerciais.

Outros destaques foram o concurso leiteiro, responsável por produzir mais de cinco milhões de quilos de leite em quatro dias, feira de animais, ranch sorting, festa do laço, 2ª Festa do Laço e 2ª Exposição Mangalarga Marchador.
— Mais do que nunca, essa ExpoAgro veio mostrar o potencial agropecuário do nosso município. Veio mostrar porque somos considerada a capital fluminense do agronegócio — pontuou Francimara.
Para a diversão transcorrer com segurança, a prefeitura mobilizou todos os órgãos da Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil (Sesep), como também segurança privada com revista e detector de metais, monitoramento 24h com cerca de 50 câmeras, parceria com a Polícia Militar e ponto de atendimento médico da Secretaria Municipal de Saúde.
Fonte: Ascom SFI
Cidades
Luan Pereira encerra o 37º Festival do Maracujá com recorde de público

A última noite do 37º Festival do Maracujá, neste domingo (27), foi marcada por emoção, energia e casa cheia. O cantor Luan Pereira encerrou a programação com um verdadeiro espetáculo de luzes, efeitos especiais e grandes sucessos, e fez o público cantar e dançar em Travessão de Barra, São Francisco de Itabapoana.
A multidão acompanhou o artista em coro, em um show cheio de interação. Entre os hits “Dentro da Hilux” que marcou sua carreira levou o público ao delírio.
Um dos momentos mais marcantes foi quando Luan desceu do palco para abraçar os fãs. “Fiquei impressionado com o carinho e com a energia desse público. A estrutura da festa está incrível e é gratificante ver tanta gente reunida para curtir esse momento”, disse o cantor durante a apresentação.
A noite começou com a dupla Ayala & Júlio César, que animou o público com hits como “Jejum de Amor” e “Você Vai Ver”, preparando o clima para a atração principal.
A prefeita Yara Cinthia, que acompanhou os três dias de festa, celebrou a realização do evento. “Nosso compromisso é resgatar as tradições e oferecer momentos de alegria à população. Estar presente em cada show, em cada atividade, e ver nossa comunidade feliz é uma enorme recompensa”, finalizou a prefeita.
O evento contou com mais uma parceria com o Governo do Estado, por meio da FUNARJ – Secretaria de Cultura e Economia Criativa. A Prefeitura agradece ao Governador Cláudio Castro e ao Presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj, Rodrigo Bacellar; Ao Deputado Federal, Aureo Ribeiro; Ao Deputado Estadual ,Vitor Junior; Ao Deputado Estadual, Thiago Rangel e a Deputada Federal e secretária Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSODH), Rosângela Gomes.
Por: Ascom-PMSFI
Cidades
Campos é contemplado com kit de equipamentos para criação do Polo de Teleconsulta

Campos foi contemplado com um kit de equipamentos para teleconsulta e 13 combos de equipamentos para Unidades Básicas de Saúde (UBS). Os investimentos, publicados na Portaria GM/MS nº7.613 de 17 de junho de 2025, fazem parte do Novo PAC Saúde e permitirão ao município implementar a teleconsulta, uma estratégia do Ministério da Saúde para integrar a saúde digital ao Sistema Único de Saúde (SUS). Com isso, as UBS vão ampliar a oferta de procedimentos, exames diagnósticos, vacinas e cuidados.
No kit de teleconsulta estão previstos computador portátil, microfone, projetor multimídia, mesa de escritório, cadeiras e câmara de segurança que, de acordo como secretário Municipal de Saúde, Paulo Hirano, irão permitir a criação do Polo de Teleconsulta, atender, principalmente, aqueles locais mais distantes do centro da cidade.
“O Ministério da Saúde está contemplando as cidades que têm estrutura, com esses equipamentos para avançar na teleconsulta. É um projeto muito interessante, que vai permitir que possamos capilarizar essa assistência, fazendo com que as unidades mais distantes do centro da cidade possam ter o acesso, principalmente a determinadas especialidades. A teleconsulta é uma grande ferramenta que vai facilitar o acesso dos pacientes à assistência em saúde”, disse Paulo Hirano lembrando que Campos é o maior município em extensão territorial do Estado.
Já os combos de equipamentos, serão utilizados nas Unidades Básicas vinculadas à Saúde na Atenção Primária em Saúde do município. Eles são compostos por câmara fria para vacinas, retinógrafo portátil, espirômetro digital, dermatoscópio, eletrocardiógrafo eletrocautério (bisturi elétrico), desfibrilador externo automático, doppler vascular, laser para fisioterapia, ultrassom para fisioterapia, balança portátil até 200kg, TENS e FENS, dinamômetro, cadeira de rodas, fotóforo e tábua de propriocepção.
“Esses equipamentos portáteis serão utilizados para auxiliar o atendimento e diagnóstico por parte das equipes pelas equipes da Estratégia Saúde da Família. É uma série de equipamentos que vem para potencializar, empoderar e facilitar a ação dos médicos das unidades mais distantes. Então, vai ser um grande avanço com certeza. Mais um grande passo para que a gente possa assistir melhor à nossa população”, reforçou Hirano.
Ambos os projetos visam facilitar o acesso da população à assistência médica e fortalecer o SUS digital.
Cidades
SJB: Mapeamento móvel em 360° será realizado a partir de segunda

A Prefeitura de São João da Barra está trabalhando na atualização do cadastro territorial multifinalitário, em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e o grupo GENTE-UFV. A partir desta segunda-feira, 21, será iniciada a fase mapeamento tecnológico móvel em 360° de todas as áreas urbanas. O projeto inclui um aerolevantamento com uso de drones, já realizado, e a confecção dos mapas de todo o município atualizado.
“O objetivo principal deste trabalho é promover a atualização do cadastro imobiliário do município e contribuir para a construção de um sistema informatizado e devidamente atualizado com a realidade existente hoje, facilitando assim o acesso rápido e confiável aos dados gerados tornando as transações imobiliárias mais rápidas e com mais segurança”, comentou o secretário municipal de Fazenda, Aristeu Netto.
Antes do início do trabalho de campo, a prefeita Carla Caputi se reuniu, em maio deste ano, com representantes da UFV e com o secretário e o subsecretário de Fazenda, Júlio César Nunes, para certar os últimos detalhes da iniciativa que também incluiu visitas a casas por equipes, envolvidas no projeto, devidamente identificadas para garantir que o levantamento seja realizado com todo cuidado e responsabilidade.
A prefeita ressaltou que, além de melhorar o planejamento do município e a gestão de recursos, o mapeamento visa a organização dos serviços de endereçamento, o que levará ao município a pleitear, junto aos Correios, a identificação das áreas por mais de um Código de Endereçamento Postal (CEP), que atualmente é único no município.
“O nosso cadastro é desde 1968 e está desatualizado, por isso estamos iniciando um gigante trabalho para organizar tudo certinho, permitindo a organização dos nossos endereços, com novos números, nomes de ruas e também a possibilidade de novos CEPs atualizados para cada localidade. Tudo isso vai facilitar, e muito, o dia a dia de quem precisa receber encomendas, correspondências ou simplesmente se localizar melhor na cidade. Com tecnologia e cooperação institucional e da população, avançamos no desenvolvimento sustentável e na modernização da gestão municipal. É mais organização, mais dignidade e mais qualidade de vida para todos os sanjoanenses”, destacou a prefeita Carla Caputi.
Por: Secom-SJB
- Economia1 semana atrás
Trump contra o Pix: saiba o que pode ter motivado críticas dos EUA
- Geral1 semana atrás
Lula emite nota sobre medida dos EUA contra ministros da Suprema Corte
- Política1 semana atrás
AGORA É LEI: Rio terá programa de controle sustentável do Aedes Aegypti
- Geral6 dias atrás
Governo avalia viabilidade de o Brasil criar seu próprio GPS
- Negócios1 semana atrás
BB Seguridade Recebe Indicação para Novo Diretor-Presidente
- Cidades1 semana atrás
Campos é contemplado com kit de equipamentos para criação do Polo de Teleconsulta
- Política1 semana atrás
AGORA É LEI: Clube do Flamengo é declarado Patrimônio Imaterial do Estado do Rio
- Tecnologia1 semana atrás
Delta Air Lines quer que IA decida quanto você vai pagar pela passagem aérea; entenda