Tecnologia
Viaturas do ES poderão ter câmeras de vídeo

Implantar no Espírito Santo o programa “Olho Vivo”, que consiste na instalação de câmeras de vídeo e áudio nas viaturas que atendem às áreas de segurança pública e defesa civil no Estado. Esse é o objetivo do Projeto de Lei (PL) 143/2023, protocolado na Assembleia Legislativa (Ales) pela deputada Iriny Lopes (PT).
Na justificativa da proposta, a parlamentar destaca que a medida tem como finalidade proteger tanto os policiais quanto as pessoas que recebem as abordagens. “Vamos valorizar e premiar o bom policial, o funcionário público correto e diligente e, por outro lado, proteger o cidadão, independentemente de sua classe social, cor, gênero, etnia ou orientação sexual, fazendo valer os seus direitos fundamentais”, explica.
De acordo com a iniciativa, as viaturas adquiridas após a publicação da possível lei deverão obrigatoriamente vir com esse tipo de dispositivo e também com equipamento de Sistema de Posicionamento Global (GPS). A critério do Poder Executivo, as câmeras também poderão ser instaladas nos veículos antigos.
Microcâmeras nos uniformes
Além das viaturas, o governo ainda terá a opção de acoplar microcâmeras nos uniformes dos policiais civis e militares que exerçam atividades externas de polícia investigativa e ostensiva. Para a deputada, tais medidas podem contribuir para a solução de crimes que envolvam agentes da segurança e ajudam os bons profissionais dessa atividade.
Em todos os casos mencionados, os equipamentos deverão estar integrados ao sistema de comunicação central dos órgãos de segurança pública e defesa civil, com a geração e transmissão de imagens e som em formato digital, e tendo capacidade de registrar toda a atividade diária. Os registros deverão ser preservados por cinco anos.
Iriny salienta que países e estados que implantaram as câmeras nas forças de segurança tiveram resultados benéficos para toda a sociedade. Ela cita como exemplo o Estado de São Paulo, que adotou as câmeras corporais em junho de 2021 e conseguiu reduzir a letalidade policial. “Nas unidades que receberam as câmeras o número total de mortes decorrentes de intervenção policial caiu 80% em comparação aos 12 meses anteriores”, informa.
Se o PL for aprovado e virar lei, a nova legislação começa a valer a partir de sua publicação em diário oficial.
Tramitação
A matéria foi lida na sessão ordinária do dia 6 de março e encaminhada para as comissões de Justiça, Defesa dos Direitos Humanos, Segurança e Finanças.
Acompanhe a tramitação do PL 143/2023
Fonte: SecomAles Por Gleyson Tete, com edição de Angèle Murad
Tecnologia
5 hábitos adolescentes dos anos 2000 que já não praticamos atualmente

A tecnologia é algo que mexe bastante com a vida das pessoas, trazendo tendências, costumes e até mesmo afazeres que ficam marcados no dia a dia. Com o seu avanço, é normal que alguns hábitos que eram comuns tempos atrás hoje não existam mais. Porém, é sempre nostálgico relembrá-los, não é mesmo?
Se você foi adolescente nos anos 2000, com certeza vai gostar de relembrar algumas coisas que provavelmente você fazia e que hoje a garotada nem sabe o que é.
5 hábitos dos anos 2000 que adolescentes praticavam, mas que hoje não faz mais sentido
Os adolescentes de hoje nem sonham em fazer o que muitos jovens da mesma faixa etária faziam com a tecnologia disponível da época. Abaixo, confira algumas práticas históricas!
1. Ir à lan house

No início dos anos 2000 não era comum as pessoas terem computadores pessoais em suas casas. Então, para muitos, ir à lan house era uma das poucas alternativas para ter acesso à internet, jogar os principais games do momento, como o Counter-Strike 1.6 ou até mesmo utilizar o Orkut.
Além disso, durante bate-papos ao vivo por meio das redes sociais, muitas pessoas usavam a web cam. Porém, às vezes essa prática se tornava um pouco desafiadora, pois em um ambiente com outros indivíduos era normal que eles também aparecessem nas transmissões, mesmo que sem querer.
2. Jogar em fliperamas

Apesar de ter tido um boom mundial nos anos de 1970, quando surgiu, os fliperamas, que são estabelecimentos de entretenimento com máquinas de jogos eletrônicos e mecânicos operados por meio de moedas e fichas, viveram um de seus auges no Brasil entre os anos de 1990 e 2000.
As máquinas faziam muito sucesso com jogos de luta, como Street Fighter 2. Um dos fatores que mais atraía as pessoas para esses locais era que com somente 25 centavos ou menos a pessoa podia se divertir por minutos.
3. Esperar até a madrugada para usar a internet

Hoje em dia as pessoas conseguem ter acesso à internet com grande facilidade, muitas vezes sem interrupções ou grande lentidão. Porém, a realidade dos anos 2000 era muito diferente, já que naquela época a maioria das casas tinha apenas a internet discada, a qual tinha sua conexão compartilhada com a linha do telefone fixo.
Por esse motivo, usar a internet em dias e horários comerciais era algo muito caro. Sendo assim, diversos adolescentes optavam por esperar a madrugada ou finais de semana para navegar pela web.
Outro detalhe interessante é que quando alguém precisava utilizar o telefone, era necessário desconectar a internet e esperar o fim da ligação.
Leia mais:
- 10 desenhos que marcaram a infância dos anos 2000
- 8 sites antigos para relembrar a infância e adolescência nos anos 2000
- 6 eletrônicos que estavam na moda nos anos 2000
4. Baixar músicas para gravar em um CD

Naquela época ainda não existia uma popularização de streamings de música como hoje, além disso, o uso de aparelhos de som era mais comum e, para isso, era essencial ter um CD. Então, muitos adolescentes optavam por baixar músicas em MP3 e gravá-las em CDs
5. Esperar durante horas para baixar algo

Naquela época, era comum deixar o computador ligado durante muitas horas para baixar algo. Havia clipes musicais, por exemplo, que precisavam de quatro horas ou mais para serem baixados. Isso acontecia porque a conexão com a internet geralmente tinha baixa velocidade.
O post 5 hábitos adolescentes dos anos 2000 que já não praticamos atualmente apareceu primeiro em Olhar Digital.
Powered by WPeMatico
Tecnologia
Laser desenvolvido na Austrália pode derrubar enxame de drones

A guerra entre Rússia e Ucrânia tem sido marcada pela ampla utilização de drones nos campos de batalha. Esses dispositivos podem ser eficazes para destruir alvos e até equipamentos mais caros, como tanques, navios e aeronaves modernas.
Por conta disso, o investimento na criação de verdadeiros exércitos de veículos não tripulados tem crescido, assim como as tentativas de desenvolver tecnologias para neutralizar os equipamentos. Esse é o caso de uma laser revelado na Austrália.
Arma foi projetada para neutralizar alvos de diversos tamanhos
A empresa de defesa australiana Electro Optic Systems (EOS) apresentou o Apollo High Energy Laser Weapon (HELW) nos últimos dias. Essa nova arma pode eliminar 200 drones de médio porte em apenas alguns segundos.

Já vendido para um país da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) ainda não relevado, o dispositivo foi projetado para neutralizar alvos de diversos tamanhos e pesos. Ele consegue destruir drones a uma distância de até 3 km, bem como desativar seus sensores ópticos num raio de até 15 km.
O laser pode caber dentro de um contêiner padrão de 6 metros ou ser instalado em uma plataforma ou veículo. Isso garante a possibilidade de mover o armamento ou adaptar seu uso dependendo do terreno em questão.
Leia mais
- Nova arma eletromagnética pode destruir drones em segundos
- Ucrânia destrói radiotelescópio gigante na Crimeia usado pela Rússia
- Austrália investe em frota de drones submarinos

Laser pode disparar mesmo sem conexão com rede elétrica
- De acordo com a EOS, uma das principais vantagens do Apollo High Energy Laser Weapon é a presença de uma fonte de alimentação interna.
- Isso permite que o laser opere mesmo quando a rede elétrica está desligada.
- Quando conectado, ele pode disparar indefinidamente.
- Segundo a empresa, o equipamento está pronto para ser utilizado por países aliados.
O post Laser desenvolvido na Austrália pode derrubar enxame de drones apareceu primeiro em Olhar Digital.
Powered by WPeMatico
Tecnologia
Confira o Olhar Digital News na íntegra (19/09/2025)
Veja os destaques do Olhar Digital News desta sexta-feira:
Sol está se tornando mais ativo e não sabemos por quê
O Sol está ficando cada vez mais ativo, como mostra um novo estudo da NASA. Desde 2008, os cientistas notam que a atividade solar vem aumentando — e isso depois de um período de queda que durava desde os anos 1980. Em 2008, o Sol chegou ao ponto mais fraco já registrado e muitos especialistas achavam que nossa estrela entraria em uma fase prolongada de baixa atividade. Mas o que aconteceu foi o contrário: o Sol começou a “despertar” e está cada vez mais ativo.
Apophis: o primeiro asteroide potencialmente perigoso visível a olho nu
Em menos de 4 anos, quando o asteroide Apophis passar perto da Terra, ele poderá ser visto a olho nu por mais de dois bilhões de pessoas na África e na Europa. A sua luminosidade no céu será comparável à das estrelas da constelação de Ursa Maior. Um espetáculo raro: segundo estimativas, a aproximação de um asteroide desse porte, com cerca de 340 metros de comprimento, equivalente ao tamanho da Torre Eiffel, só acontece a cada 7 mil e 500 anos.
A evolução humana não acabou – e pode estar mudando de rumo
A evolução do ser humano ainda não atingiu seu auge. É isso que defende um novo estudo publicado na revista BioScience.
Não gostou do visual do iOS 26? Saiba como mudar!
A Apple liberou oficialmente o iOS 26 nesta semana, atualização que introduz o visual chamado Liquid Glass. A novidade aplica transparência aos menus e ícones, criando a sensação de profundidade. Apesar do objetivo estético, o recurso não agradou a todos. Veja como mudar!
Nvidia pretende se aventurar em novo mercado
Impulsionada pelo avanço da inteligência artificial, a Nvidia se tornou uma das principais empresas do mundo… mas engana-se quem pensa que a companhia está satisfeita com os resultados obtidos até o momento. A fabricante de chips está discutindo entrar em um novo setor: o de carros autônomos.
O Olhar Digital News vai ao ar de segunda a sexta-feira nas nossas redes sociais!
O post Confira o Olhar Digital News na íntegra (19/09/2025) apareceu primeiro em Olhar Digital.
Powered by WPeMatico
- Saúde1 semana atrás
Obesidade infantil ultrapassa desnutrição no mundo, diz Unicef
- Tecnologia1 semana atrás
Plano de Elon Musk para conectar seu celular direto a satélites ganha força
- Tecnologia1 semana atrás
Como conectar mouse e teclado com USB no celular Android ou iPhone (iOS)
- Saúde1 semana atrás
Paralisia: saiba mais sobre o avanço histórico brasileiro no combate à doença
- Tecnologia1 semana atrás
O que é o Napalm e por que ele foi proibido em guerras?
- Negócios1 semana atrás
6-6-6: O Desafio de Caminhada Que Melhora Corpo e Mente
- Tecnologia7 dias atrás
Os 8 animais com maior risco de extinção no mundo
- Negócios7 dias atrás
Lista Forbes: Os Apresentadores Mais Bem Pagos da TV Americana