Ligue-se a nós

Saúde

Norte do ES passa a Grande Vitória e tem a maior taxa de ocupação de leitos de UTI

Redação Informe 360

Publicado

no

A região Norte do Espírito Santo passou a Grande Vitória e registrou a maior taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 nesta sexta-feira (19), com 85,90%. Dos 78 leitos, 67 têm pacientes.

O índice de ocupação é atualizado diariamente pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). A atualização mais recente foi feita às 20h58 desta sexta-feira.

De acordo com o Governo do Estado, no Hospital Rio Doce, em Linhares, todos os oito leitos de UTI para pacientes com coronavírus estão ocupados. Também não há vagas no Hospital Geral de Linhares.

No Hospital Dr. Roberto Silvares (HRAS), em São Mateus, 19 dos 30 leitos estão ocupados. No Hospital Meridional também em São Mateus, todos os 20 leitos de UTI têm pacientes.

Anúncio

Na terça-feira (16), uma idosa de 74 anos com suspeita de coronavírus morreu dentro da ambulância, à espera de uma vaga no Hospital Roberto Silvares.

Outras regiões

Na Região Metropolitana, a taxa de ocupação de UTI está um pouco mais baixa, com 85,71%. Na região Central, ela é de 76,47%. Já na região Sul, o índice está em 78,46%.

Na média estadual, a ocupação da UTI ficou em 84,53%, com 552 pacientes para os 653 leitos destinados a pacientes com Covid-19 distribuídos em todo o Espírito Santo.

A ocupação dos leitos de UTI é um dos índices monitorados pelo Governo do Estado para a adoção de medidas mais restritivas no combate ao novo coronavírus.

Anúncio

Nesta sexta-feira, o governador Renato Casagrande (PSB) disse que, nesta semana, a demanda por leitos de UTI de estabilizou. Segundo ele, o Estado enfrenta “dificuldades pontuais” que estão sendo resolvidas com a ampliação do número de vagas nos hospitais públicos e filantrópicos.

“Esta semana está terminando com certa estabilidade na ocupação de leitos de UTI. Estamos abrindo leitos. Desde o final de maio, abrimos mais 149 leitos de UTI. Essa estratégia de estruturar o sistema de saúde funcionou. Tivemos problemas regionais, mas sempre tratamos o atendimento hospitalar de forma estadual, transferindo pacientes. Tivemos dificuldades pontuais, mas isso foi se resolvendo”, disse.

Casagrande também explicou porque o Espírito Santo não optou pela construção de um hospital de campanha e ressaltou que o reforço no sistema de saúde deixará um legado para a população capixaba.

“Já abrimos mais de 1,3 mil leitos de UTI e enfermaria [desde o início da pandemia]. Nossa estratégia foi estruturar hospitais públicos e filantrópicos, para que ficasse um legado para a saúde pública do Espírito Santo. Nunca descartamos a construção de um hospital de campanha, mas sempre falamos que nossa prioridade era fazer um investimento que ficasse como legado”, disse. Fonte: G1/ES

Anúncio

Saúde

Moradores de Ingá, em Barra do Itabapoana, recebem “Ação em Saúde” nesta quinta (07/05) 

Redação Informe 360

Publicado

no

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai realizar uma “Ação em Saúde” na localidade de Ingá, em Barra do Itabapoana, nesta quinta-feira (07/05). A ação — que será promovida no pátio da Igreja AD Barra, das 9h às 12h, através do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) – tem como objetivo promover a prevenção, o cuidado e o acesso aos serviços de saúde para a comunidade local.

Entre os serviços, disponibilizados somente para adultos, estão atendimento médico, aplicação de vacinas contra a gripe, aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar (HGT) e orientações sobre saúde bucal. De acordo com a enfermeira responsável pelo ESF de Barra, Ana Carla Freitas, o atendimento será feito por ordem de chegada e os moradores devem levar um documento de identificação e o Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

A iniciativa garante atendimento médico para comunidades que moram distantes do Centro da cidade, que é um dos compromissos da Prefeitura na gestão da saúde pública.]

Fonte: Secom/PMSFI

Anúncio

Continuar Lendo

Saúde

Sobe para 140 número de casos confirmados de Mpox no país, em 2026

Redação Informe 360

Publicado

no

O número de casos confirmados de Mpox no país subiu para 140 desde o início de 2026. Não houve registro de mortes decorrentes da doença no período. Os casos suspeitos somam 539; além de 9 prováveis. Os dados são do Ministério da Saúde e foram atualizados nesta segunda-feira (9).

Em janeiro, o número de casos confirmados e prováveis totalizou 68; em fevereiro, 70; e em março, 11. No ano, o estado que mais registrou casos da doença foi São Paulo (93), seguido pelo Rio de Janeiro (18) e Rondônia (11).

Mpox

A Mpox é uma doença do mesmo gênero da varíola humana, mas geralmente menos letal. Trata-se de uma doença zoonótica viral em que a transmissão para humanos pode ocorrer por meio do contato com pessoas infectadas pelo Mpox vírus, materiais contaminados com o vírus, ou animais silvestres infectados.

Os sinais e sintomas, em geral, incluem erupção cutânea ou lesões de pele, linfonodos inchados (ínguas), febre, dor de cabeça, dores no corpo, calafrio, e fraqueza.

Pessoas com sintomas compatíveis devem procurar uma unidade de saúde para avaliação. Recomenda-se evitar o contato próximo com outras pessoas.

Anúncio
Continuar Lendo

Saúde

Obesidade está por trás de 10% das mortes por infecção no mundo – saiba o porquê

Redação Informe 360

Publicado

no

Um estudo divulgado na revista The Lancet aponta que os problemas relacionados à obesidade podem ser ainda mais graves do que se pensava. De acordo com o trabalho, 1 em cada 10 mortes relacionadas a infecções são atribuídas ao excesso de peso.

A doença, que já é considerada uma epidemia nos dias de hoje, pode impactar a resposta imunológica do corpo, tornando as pessoas mais vulneráveis a infecções. Cientistas de diversas partes do mundo estão investigando essa conexão e buscando entender as razões por trás desse fenômeno alarmante.

Trabalho pode ajudar a reduzir número de mortes

Estudos anteriores já mostraram que indivíduos com obesidade tendem a desenvolver complicações mais graves quando contaminados por vírus e bactérias. Agora, com essa nova pesquisa, a preocupação aumenta, buscando soluções que possam ajudar a mitigar esses riscos.

Uma das teorias que está ganhando força sugere que a inflamação crônica associada à obesidade pode prejudicar a eficácia do sistema imunológico. Essa condição cria um ambiente no corpo que pode favorecer a proliferação de infecções.

Anúncio

obesidade

Excesso de peso pode prejudicar resposta imunológica do organismo (Imagem: grinvalds/iStock)

Portanto, entender essa dinâmica é crucial para criar estratégias de saúde pública que ajudem a prevenir complicações relacionadas à obesidade.

Além disso, os pesquisadores estão se perguntando se as vacinas têm a mesma eficácia em indivíduos com excesso de peso. Essa dúvida é ainda mais pertinente considerando o contexto atual, onde a vacinação se tornou uma prioridade global.

Leia mais

Desafio global

  • A ligação entre obesidade e mortes por infecções representa um desafio significativo para a saúde global.
  • À medida que os cientistas continuam a desvendar os mecanismos por trás dessa relação, novas informações podem surgir.
  • E estes dados são considerados fundamentais para possibilitar intervenções mais eficazes para proteger os grupos mais vulneráveis.
  • Para isso, no entanto, novos estudos são necessários.

O post Obesidade está por trás de 10% das mortes por infecção no mundo – saiba o porquê apareceu primeiro em Olhar Digital.

Powered by WPeMatico

Anúncio

Continuar Lendo

Em Alta