Ligue-se a nós

Política

Marçal aparece em hospital fazendo o M após cadeirada de Datena 

Redação Informe 360

Publicado

no

O candidato Pablo Marçal (PRTB), foi atingido por uma cadeira de ferro durante debate realizado pela TV Cultura. A agressão foi feita pelo candidato José Luiz Datena durante a fala de Marçal, que se descontrolou após Marçal (PRTB) fazer uma série de provocações verbais e acabou atirando uma cadeira contra o adversário.

Pablo Marçal foi levado ao hospital e está internado após sofrer uma agressão.

Após a agressão, os adversários políticos ainda bateram boca por um tempo nos bastidores do programa, imediatamente interrompido pelo apresentador Leão Serva.

Depois dos comerciais, o mediador afirmou que Datena teria sido expulso do programa conforme as regras assinadas por todos, e Marçal teria procurado atendimento médico.

Anúncio

Pablo Marçal teria sofrido fraturas, afirma equipe do político

Segundo uma nota oficial, divulgada nas redes sociais de Pablo Marçal, o candidato precisou “sair às pressas em uma ambulância, para receber cuidados médicos em caráter emergencial”. A nota, que afirma que Marçal foi “covardemente agredido” por Datena, esclarece que o candidato está com “suspeitas de fraturas na região torácica e muita dificuldade para respirar”.

“Esperamos que as medidas judiciais cabíveis sejam tomadas e contamos com as orações do povo”, encerra o comunicado.

Política

AGORA É LEI: locais de prova de concurso público devem ser próximos às residências dos candidatos

Redação Informe 360

Publicado

no

Os órgãos da administração pública devem organizar as provas dos concursos públicos compatibilizando, sempre que possível, a residência do candidato com o local de realização das provas, de modo a direcioná-lo ao lugar mais próximo de sua residência. É o que determina a Lei 10.502/24, de autoria do deputado Danniel Librelon (REP) e do parlamentar licenciado Anderson Moraes, que foi sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada no Diário Oficial do Executivo desta segunda-feira (16/09).

Em caso de descumprimento, a norma estabelece dois tipos de multa: a primeira de 10 mil UFIR-RJ, cerca de R$ 45 mil, ao titular do órgão que omitir a previsão da medida no momento da contratação da empresa; e a segunda de 20 mil UFIR-RJ, cerca de R$ 90 mil, para a empresa que não cumprir a medida, independentemente da etapa do concurso. Os valores arrecadados com as multas serão revertidos para o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado do Rio (Procon-RJ).

A lei só valerá quando houver mais de um local de realização de prova. O texto ainda determina que os locais de avaliação não poderão ter qualquer entrave, obstáculo, barreira ou comportamento que dificulte ou impossibilite a participação das pessoas com deficiência.

Parlamento Juvenil

Anúncio

A ideia que originou a formulação dessa lei também surgiu no Parlamento Juvenil (PJ) da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), em 2023. Na ocasião, esse projeto de lei foi o que recebeu o maior número de votos na sessão de encerramento daquela edição do programa. E os autores da proposta vencedora são Isadora Ximenes Peclly Faria, de São José de Ubá/RJ; e Victor Hugo A. Bueno, de Miracema/RJ.

Pelo fato, justamente, de esse projeto ter sido o mais votado, o deputado Librelon quis apresentá-lo para homenagear o PJ, mas como já havia uma proposição igual tramitando na Casa, de autoria de Anderson Moraes, ele solicitou a coautoria.

Continuar Lendo

Política

Marçal cresce e tem empate técnico com Boulos; Nunes fica em 3º

Redação Informe 360

Publicado

no

Pesquisa AtlasIntel realizada pela Internet e divulgada hoje (11), mostra Guilherme Boulos (PSOL) e Pablo Marçal (PRTB), tecnicamente, empatados na liderança para a Prefeitura de São Paulo. O atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) aparece em terceiro.

Marçal cresceu oito pontos na comparação com a rodada anterior, de 21 de agosto. Ele tem 24,4%, enquanto Boulos, 28%. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, os dois estão no mesmo patamar.

Guilherme Boulos (PSOL): 28% (tinha 28,5%)
Pablo Marçal (PRTB): 24,4% (tinha 16,3%)
Ricardo Nunes (MDB): 20,1% (tinha 21,8%)

Boulos tinha 28,5% e aparece com 28%. Pablo Marçal foi quem mais cresceu, tinha 16,3% e deu um salto para 24,4%. Nunes caiu de 21,8% para 20,1%.

Anúncio

Tabata Amaral (PSB): 10,7% (tinha 12%)
Datena (PSDB): 7,2% (tinha 9,5%)
Marina Helena (Novo): 4,7% (tinha 4,3%)
Ricardo Senese (UP): 0,7% (tinha 0,2%)
João Pimenta (PCO): 0% (tinha 0%)
Não sei: 1,7% (era 0,9%)
Branco/Nulo: 2,5% (era 6,2%)

Com recursos próprios, a Atlas ouviu 2.200 eleitores paulistanos entre os dias 5 e 10 de setembro. O protocolo de registro na Justiça Eleitoral é SP-01125/2024.

Pesquisa anterior da Atlas mostrava Boulos isolado na liderança, com Nunes em 2º e Marçal, em 3º. Apenas o candidato do PRTB e Datena (PSDB) tiveram alterações além da margem de erro — os demais só oscilaram.

Datena caiu 2,3 pontos percentuais. Na semana passada, o apresentador disse que preferia não ter entrado na disputa. “Achei que estava certo [quando lançou candidatura]. Eu preferia não ter entrado do que participar de uma campanha tão disputada como essa daí. Como senador, era para ter sido eleito com pé nas costas”, disse.

Anúncio
Continuar Lendo

Política

Oposição protocola novo pedido de impeachment contra Alexandre de Moraes

Redação Informe 360

Publicado

no

Parlamentares de oposição protocolaram nessa segunda-feira (9) mais um pedido de impeachment contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, por crime de responsabilidade. Os subscritores do documento acusam o magistrado, entre outras coisas, de abuso de poder. Segundo o líder da oposição, senador Marcos Rogério (PL-RO), há argumentos legais e jurídicos que dão ao Plenário a competência para decidir pela abertura do processo contra Moraes.

Fonte: Agência Senado

Continuar Lendo

Em Alta