Ligue-se a nós

Negócios

Empresas latino-americanas e as prioridades em sustentabilidade

Redação Informe 360

Publicado

no

O Dia Mundial do Meio Ambiente, lembrado neste ano no início de junho, lança luz sobre o impacto das mudanças climáticas em nosso planeta. A reflexão, fundamental para a preservação ambiental, também se depara diante do compromisso das empresas latino-americanas com o meio ambiente e com a sustentabilidade. Um estudo recente promovido por nós da Dell Technologies mostrou que as empresas da região estão priorizando uma série de objetivos-chave para promover práticas mais sustentáveis.

Os resultados identificados no estudo (intitulado “Catalisador da Inovação”) revelam as tendências e as preocupações mais urgentes em inovação e sustentabilidade entre os líderes de tecnologia e negócios na nossa região. Aproveito este espaço para destacar as principais descobertas da pesquisa.

Artem Peretiatko_Guettyimages
Artem Peretiatko_Guettyimages

Como pode ser observado, há um reconhecimento crescente da sustentabilidade no pensamento da liderança latino-americana.

O primeiro destaque diz respeito à utilização de materiais reciclados. Destacando-se como a máxima prioridade entre todos os países ouvidos, as empresas latino-americanas estão focadas em integrar materiais reciclados em suas operações e produtos como uma medida-chave para reduzir seu impacto ambiental.

Anúncio

O segundo ponto se refere à melhoria da eficiência energética. A otimização do consumo de energia é uma prioridade fundamental. Isso inclui a busca por soluções tecnológicas inovadoras para reduzir o consumo de energia e melhorar a eficiência operacional.

O terceiro aspecto relevante é a minimização de resíduos e o foco na economia circular. A redução de resíduos e a transição para uma economia circular são compromissos significativos para as empresas latino-americanas. Isso reflete um comprometimento com a gestão responsável de recursos e a redução de impactos ambientais negativos.

Estes achados demonstram um claro reconhecimento por parte das empresas latino-americanas sobre a importância da sustentabilidade ambiental em suas operações e em suas estratégias comerciais. No entanto, o estudo também revela desafios significativos que essas organizações enfrentam em seu caminho para a sustentabilidade.

Apesar da compreensão generalizada das regulamentações ambientais e da expectativa de transparência e responsabilidade por parte dos fornecedores tecnológicos, mais de 60% das empresas pesquisadas admitem que terão dificuldade para cumprir essas regulamentações e padrões mais amplos de ESG (Ambiental, Social e de Governança).

Anúncio

O estudo nos mostrou também que, embora muitas empresas afirmem ter uma estratégia clara de sustentabilidade e estejam priorizando o uso de produtos sustentáveis, ainda há muito a ser feito. Apenas 38% das empresas estão utilizando dados para entender e reduzir seu impacto ambiental, sugerindo uma área significativa para melhorias em termos de integração de tecnologia para tomada de decisões sustentáveis.

Enquanto isso, o estudo destaca os cenários nos quais os líderes empresariais de nossa região trabalham para alcançar melhores resultados em suas políticas de proteção ambiental. Neste sentido, os dados fornecidos mostram uma tendência positiva em relação à melhoria da eficiência energética no setor tecnológico:

  1. Experimentação com soluções como serviço: 79% dos profissionais consultados reconhecem estar explorando soluções como serviço para gerenciar seu ambiente de TI de forma mais eficiente. Isso sugere um compromisso ativo para reduzir os custos energéticos e a pegada de carbono, ao mesmo tempo em que busca otimizar o desempenho das operações de TI.
  2. Uso de soluções de resfriamento alternativas: 74% dos líderes de TI relatam estar implementando soluções de resfriamento alternativas, como resfriamento a ar ou líquido, para reduzir o consumo de energia nos data centers. Essa medida demonstra uma conscientização sobre a eficiência energética na infraestrutura de TI e um esforço para adotar práticas mais sustentáveis.
  3. Transferência de inferência de IA para a borda: 73% estão realizando inferência de inteligência artificial na borda para melhorar a eficiência energética, por exemplo, em edifícios inteligentes. Este enfoque descentralizado para a IA tem o potencial de reduzir a carga nos principais data centers e otimizar o consumo de energia em tempo real.
  4. Foco na sustentabilidade em ambientes multicloud: 41% dos líderes de TI expressam o desejo de melhorar a sustentabilidade ambiental em ambientes multicloud. Isso indica um reconhecimento da importância de reduzir a pegada de carbono e os custos energéticos na gestão de múltiplas nuvens.

Não podemos deixar de destacar também o impacto da Inteligência Artificial (IA) generativa, e as preocupações que a cercam nas ambições de sustentabilidade. Sobretudo quando pensamos em:

Primeiro, a IA e a pressão por metas de sustentabilidade. Quase 60% dos entrevistados acreditam que o uso da IA comprometerá os esforços de sustentabilidade ambiental. Isso indica uma preocupação generalizada sobre os possíveis impactos negativos da IA em termos de consumo de energia e emissões de gases de efeito estufa. E depois, as limitações ambientais da IA.

Leia também:

Quase 30% dos entrevistados sentem que preocupações ambientais, como o aumento do consumo de energia necessário para treinar modelos de IA, estão prejudicando a adoção da tecnologia. Isso destaca a necessidade de abordar ativamente esses problemas para garantir que a IA seja utilizada de forma responsável e sustentável.

Como pode ser observado nos dados do nosso estudo, há um reconhecimento crescente da sustentabilidade no pensamento da liderança empresarial latino-americana. Embora as empresas da região estejam tomando medidas para integrar práticas mais sustentáveis, ainda enfrentam desafios significativos em termos de conformidade, conscientização e adoção de tecnologias que realmente impulsionem a sustentabilidade ambiental em suas operações.

Anúncio
  • Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

Luis Gonçalves é presidente da Dell Technologies para a América Latina.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.

O post Empresas latino-americanas e as prioridades em sustentabilidade apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Powered by WPeMatico

Anúncio
Continuar Lendo
Anúncio

Negócios

Siemens Energy Anuncia Marcela Souza Como Vice-Presidente Sênior para a América Latina

Redação Informe 360

Publicado

no

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

A Siemens Energy anunciou Marcela Souza como nova vice-presidente sênior para a América Latina, cargo que ela assumirá em 12 de janeiro de 2026. Atualmente diretora jurídica no Brasil e diretora de compliance para a região, Marcela é a primeira mulher a ocupar o posto mais alto de gestão da empresa na América Latina. Ela sucede André Clark, que deixa a companhia após oito anos para assumir a liderança da farmacêutica Viveo.

Com 17 anos de Siemens Energy e mais de duas décadas de carreira, Marcela já ocupou diferentes posições de liderança e acumula experiência em gestão reputacional. Formada em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, possui MBA em administração de empresas pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Na nova função, liderará a estratégia operacional da empresa em uma região que reúne nove fábricas e escritórios distribuídos por 13 países. Sua missão inclui elevar o desempenho de uma equipe de 7.200 funcionários. No Brasil — maior operação da Siemens Energy na América Latina, com cinco fábricas e três centros de serviços — ela será responsável por 3.100 colaboradores.

O post Siemens Energy Anuncia Marcela Souza Como Vice-Presidente Sênior para a América Latina apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Powered by WPeMatico

Anúncio
Continuar Lendo

Negócios

Coca-Cola Nomeia Brasileiro como Novo CEO

Redação Informe 360

Publicado

no

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

A Coca-Cola anunciou nesta quarta-feira (10) a nomeação do brasileiro Henrique Braun como seu novo presidente-executivo, substituindo James Quincey, enquanto as empresas de alimentos tentam ajustar suas estratégias para consumidores que buscam bebidas e lanches mais saudáveis e acessíveis.

O portfólio de bebidas sem açúcar da Coca-Cola, bem como suas linhas de produtos mais premium, como o leite Fairlife, tem mantido a empresa em melhor situação em um cenário de consumo instável, ao contrário de rivais como a PepsiCo.

Tanto Quincey quanto Braun ingressaram na empresa em 1996 e ocuparam cargos de liderança em todo o mundo na Coca-Cola. Braun, de 57 anos, passa a liderar a gigante de bebidas em 31 de março.

Há três décadas na Coca-Cola, Braun foi presidente da companhia para China e Coreia, Brasil e América Latina.

Anúncio

O brasileiro foi nomeado diretor de operações da Coca-Cola em janeiro, trazendo consigo experiência na empresa em áreas como cadeia de suprimentos, desenvolvimento de novos negócios e operações de engarrafamento. “Vou me concentrar em dar continuidade ao impulso que construímos com nosso sistema. Trabalharemos para desbloquear o crescimento futuro em parceria com nossos engarrafadores”, disse Braun em comunicado.

O preço das ações da Coca-Cola subiu quase 63% desde que Quincey, de 60 anos, assumiu o cargo de presidente-executivo em maio de 2017.

Quincey esteve à frente da empresa durante um período em que a fabricante de refrigerantes intensificou seu foco em bebidas sem açúcar e com baixas calorias, além de adicionar linhas de produtos como leite, água com gás, café e bebidas energéticas por meio de aquisições.

“Quincey estabeleceu um padrão elevado. Os investidores podem esperar que o novo presidente-executivo continue a renovar o portfólio de marcas”, disse Kimberly Forrest, diretora de investimentos da Bokeh Capital Partners.

Anúncio

O setor de bens de consumo passou por uma série de mudanças em cargos de alta direção este ano, à medida que as empresas se adaptam a um ambiente de consumo dividido, além de desafios operacionais e na cadeia de suprimentos devido às tarifas.

O post Coca-Cola Nomeia Brasileiro como Novo CEO apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Powered by WPeMatico

Continuar Lendo

Negócios

USP Lança Minicurso Gratuito de ESG

Redação Informe 360

Publicado

no

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

A Esalq (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”), da USP (Universidade de São Paulo), lançou um minicurso gratuito sobre ESG no mundo corporativo.

O programa é destinado a profissionais de sustentabilidade, compliance, governança, auditoria, comunicação corporativa, gestão de riscos, consultores, membros de comitês e candidatos ao MBA em ESG e negócios sustentáveis da instituição.

As aulas acontecem nos dias 23 e 30 de janeiro de 2026, das 19h às 22h, em formato online e ao vivo. O conteúdo aborda os fundamentos de ESG e o passo a passo para elaborar uma matriz de materialidade alinhada aos objetivos do negócio e às expectativas de stakeholders. “O curso fornece não só o conhecimento técnico-conceitual, mas também a capacidade de entender como a sustentabilidade orienta decisões estratégicas”, afirma o professor Sandro Benelli, que ministra as aulas.

Os participantes também irão analisar cases nacionais e internacionais para aplicar os conceitos em situações reais. “Nosso objetivo é mostrar que temas materiais não são apenas uma exigência regulatória, mas uma ferramenta de gestão que gera valor, fortalece reputações e amplia o impacto positivo das empresas.”

Anúncio

Ao final, os alunos recebem certificado oficial e acesso prioritário a conteúdos e benefícios das futuras turmas do MBA da Esalq. As vagas são limitadas e as inscrições ficam abertas no site oficial até 22 de janeiro de 2026.

O post USP Lança Minicurso Gratuito de ESG apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Powered by WPeMatico

Continuar Lendo

Em Alta