Negócios
Empregador prestará contas sobre igualdade salarial


A nova lei da igualdade salarial determina a aplicação de multa 10 vezes o valor da legislação anterior em caso de descumprimento, elevada ao dobro em caso de reincidência
O governo estabeleceu os critérios para que empresas e instituições complementem as informações para ações contra discriminação salarial entre homens e mulheres. As regras, que viabilizarão a execução e fiscalização da Lei da Igualdade Salarial (14.611/2023), foram publicadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego nesta segunda-feira (27), no Diário Oficial da União.
As novas diretrizes entram em vigor em dezembro e definem que os relatórios, já previstos na lei, serão elaborados pelo governo com dados fornecidos pelo empregador, em um novo campo no Portal Emprega Brasil, que tratará exclusivamente de informações sobre igualdade salarial e critérios remuneratórios. Também serão usadas informações do Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial).
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Os dados serão coletados pelo Ministério todos os anos, nos meses de março e setembro, para atualização. Fevereiro e agosto serão os meses para que os empregadores forneçam informações complementares nos sistemas.
Os relatórios deverão ser publicados pelas empresas e instituições em seus canais eletrônicos de comunicação, como sites e redes sociais, para que fiquem acessíveis aos funcionários e público em geral.
Leia também:
- Igualdade salarial: só 15% das empresas estão agindo para igualar homens e mulheres
- Vencedora do Nobel previu que o trabalho flexível diminuiria desigualdade salarial
- Diferença salarial faz mulheres perderem US$ 1 milhão ao longo da vida
Caso seja identificada alguma irregularidade, as empresas terão 90 dias, após a notificação da Auditoria-Fiscal do Trabalho, para elaborar o Plano de Ação para Mitigação da Desigualdade Salarial e de Critérios Remuneratórios entre Mulheres e Homens. O documento deverá reunir medidas para resolução do problema, com prazos e forma de medir resultados.
Uma nova regulamentação definirá os instrumentos e critérios de fiscalização, mas a lei já determina punições para casos em que a mulher receba menos do que o homem fazendo a mesma função, como a aplicação de multa dez vezes o valor da existente em legislação anterior à Lei da Igualdade Salarial, elevada ao dobro em caso de reincidência. As empresas ilegais também ficam sujeitas ao pagamento de indenização por danos morais para casos de discriminação por sexo, raça, etnia, origem ou idade.
O aplicativo Carteira de Trabalho Digital foi definido como o principal canal de denúncia contra a discriminação salarial e de critérios remuneratórios.
O post Empregador prestará contas sobre igualdade salarial apareceu primeiro em Forbes Brasil.
Negócios
FEMSA Anuncia Novo CEO

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
A FEMSA, dona da maior engarrafadora de Coca-Cola do mundo e da rede Oxxo, anunciou que Jose Antonio Fernández Garza-Lagüera será o novo CEO da companhia a partir de 1º de novembro. O executivo atualmente lidera as operações de lojas de conveniência e drogarias da empresa.
Ele substitui seu pai, Jose Antonio Fernández Carbajal, chairman executivo da FEMSA desde 2001 e que ocupava o posto de CEO interino desde a saída de Daniel Rodríguez Cofré, em 2022. “Tive a sorte de aprender e admirar aqueles que me antecederam nesse papel”, escreveu Garza-Lagüera em uma publicação no LinkedIn. “Seus legados de visão estratégica, apostas ousadas para o longo prazo e execução disciplinada no presente me inspiram e me comprometem a direcionar minha liderança para um crescimento sustentável e uma operação sólida.”
Formado em administração em Stanford, Garza-Lagüera tem mais de 15 anos de carreira. Desde que entrou na FEMSA, em 2015, passou por posições de liderança em operações na América Central, planejamento estratégico, melhoria de processos, desenvolvimento de negócios e digital.
O post FEMSA Anuncia Novo CEO apareceu primeiro em Forbes Brasil.
Powered by WPeMatico
Negócios
Nestlé Inaugura Nova era com Saída Antecipada de Presidente do Conselho

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
O presidente do conselho de administração da Nestlé, Paul Bulcke, deixará o cargo antes do planejado e passará o comando para o ex-chefe da Inditex Pablo Isla em 1º de outubro, acelerando a troca na gigante suíça de alimentos após um período sem precedentes de turbulência administrativa.
A decisão ocorre semanas depois que Laurent Freixe foi demitido do cargo de presidente-executivo por conta de um relacionamento amoroso não revelado, e abre caminho para que o novo chefe, Philipp Navratil, e Isla assumam o comando total da empresa, que tem enfrentado dificuldades nos últimos anos.
Analistas e acionistas levantaram dúvidas sobre a posição de Bulcke após as revelações sobre o relacionamento amoroso de Freixe com uma subordinada, o que levou à sua demissão apenas um ano após ter assumido o comando.
“Os investidores queriam um novo começo, com um novo presidente-executivo e um novo presidente do conselho para escrever o próximo capítulo”, disse Jean-Philippe Bertschy, analista do Bank Vontobel.
Ele acrescentou que Bulcke esteve sob enorme pressão nas últimas semanas e meses para se afastar. A recente turbulência em torno da Freixe foi provavelmente a gota d’água.
“Os investidores da Nestlé agora querem que a empresa cumpra suas metas, especialmente para acelerar o crescimento das vendas”, disse ele. “Uma das principais prioridades do novo presidente será reorganizar o conselho, que também deve assumir total responsabilidade pelo fraco desempenho dos últimos anos.”
A Nestlé acrescentou que Isla e Navratil estão comprometidos com uma estratégia de crescimento orgânico que “alavancará eficiências” para investir no forte portfólio e nas marcas da Nestlé, que vão desde o chocolate KitKat até o Nescafé.
“O MOMENTO CERTO PARA ME AFASTAR”
Em uma breve declaração, Bulcke disse que a empresa está bem posicionada para o futuro, à medida que avança com a transição que havia sido programada anteriormente para abril do próximo ano.
Bulcke era presidente do conselho desde 2017 e, antes disso, foi presidente-executivo de 2008 a 2016.
“Este é o momento certo para eu me afastar e acelerar a transição planejada”, disse Bulcke, que assumirá a função de presidente honorário, em um comunicado, acrescentando que a nova liderança trará uma “nova perspectiva”.
Investidores e analistas disseram que Isla demonstrou forte liderança na Inditex, proprietária da Zara.
A Nestlé enfrenta um desafio severo, com investidores e analistas pedindo que ela reduza seu tamanho, à medida que os rivais cortam custos e até mesmo se separam para melhorar seu desempenho.
O crescimento das vendas estagnou, as ações da empresa perderam mais de 40% desde 2022 e os custos aumentaram. Os níveis de endividamento ultrapassaram os de rivais como a Unilever.
A Nestlé disse em junho que Bulcke deixaria o cargo no próximo ano, uma medida que se seguiu à crescente inquietação dos investidores com relação ao desempenho do preço das ações da empresa, questões de liderança e preocupações de que seu modelo de governança corporativa estivesse desatualizado.
O apoio dos acionistas em Bulcke também estava diminuindo.
Em abril, ele foi reeleito com 84,8% de apoio dos acionistas, abaixo do nível que os presidentes normalmente obtêm na Suíça. Em 2017, ele recebeu quase 96% de apoio.
O post Nestlé Inaugura Nova era com Saída Antecipada de Presidente do Conselho apareceu primeiro em Forbes Brasil.
Powered by WPeMatico
Negócios
Desemprego Fica Abaixo do Esperado, com Queda de 5,6% entre Maio e Julho

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
De maio a julho, a taxa de desemprego caiu mais que o esperado. Enquanto economistas consultados pela Reuters previam que ela teria uma queda 5,7%, o período na verdade registrou recuo de 5,6%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número é o menor da série histórica, que começou em 2012. Nos três meses até abril, o desemprego tinha ficado em 6,6%.
A população ocupada no trimestre findo em julho bateu novo recorde, chegando a 102,4 milhões. No período, o rendimento médio real habitual dos trabalhadores cresceu 1,3% no trimestre e 3,8% no ano.
O Banco Central (BC), que inicia nesta terça-feira (16) sua reunião de política monetária de dois dias em meio à expectativa de que manterá a taxa básica de juros em 15%, tem chamado atenção para a resiliência do mercado de trabalho mesmo em meio a sinais de desaceleração gradual da atividade econômica.
A divulgação do dado de julho para o desemprego, inicialmente prevista para o final de agosto, foi postergada após o IBGE ter detectado a necessidade de correções técnicas. Os números dos três meses encerrados em agosto serão divulgados em 30 de setembro, segundo a programação do instituto.
O post Desemprego Fica Abaixo do Esperado, com Queda de 5,6% entre Maio e Julho apareceu primeiro em Forbes Brasil.
Powered by WPeMatico
- Fé1 semana atrás
Aline Barros se apresenta nesta quinta na 40ª Expoagro de SFI
- Tecnologia1 semana atrás
Preciso trocar a TV para a TV 3.0? Perguntas e respostas sobre a tecnologia
- Saúde1 semana atrás
Dieta do tipo sanguíneo ou Wegovy para emagrecimento? Veja o que diz a medicina
- Saúde1 semana atrás
Avanço histórico: fármaco brasileiro regenera medula e pode reverter paralisia
- Negócios1 semana atrás
O Preço de se Destacar: O Que a Psicologia Diz Sobre a Síndrome da Papoula Alta no Trabalho
- Tecnologia1 semana atrás
Nissan usa EVs para carregar data centers do Vale do Silício
- Tecnologia1 semana atrás
Os 8 melhores roteadores Intelbras para comprar em 2025
- Justiça1 semana atrás
Bolsonaro é condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por crimes