Ligue-se a nós

Negócios

Do Rugby ao Vinho: o Maior Produtor Biodinâmico do Mundo

Redação Informe 360

Publicado

no

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

Marie Ormieres

Gérard Bertrand, ex-jogador e capitão de times de rugby, foi apresentando às atividades da vinha aos 10 anos

Desde os 10 anos de idade, Gérard Bertrand aprendeu com o pai, Georges Bertrand, na vinícola Villemajou, em Boutenac, no sul da França, o trabalho da vinha, o gosto pela precisão e a excelência. Durante muito tempo, ele se dedicou ao rugby como jogador e capitão dos times Racing Club Narbonnais e Stade Français, no entanto, após diversas lesões, ele decidiu voltar-se inteiramente às atividades da vinha.

Construir carreira na indústria vinícola não foi uma tarefa simples. Ao entrar no ramo, ele notou que os viticultores de Languedoc-Roussillon, região costeira no sul da França, preferiam vender seus vinhos a preços baixos e Gérard Bertrand precisou se adaptar a isso. Enquanto trabalhava em consonância com os vinicultores, ele começou a pensar na criação de uma marca com seu nome e nos vinhos das suas propriedades.

Anúncio

Leia também

A partir daí, ele adquiriu várias vinícolas e foi desenvolvendo seu negócio à medida que transformava os métodos de cultivo. No entanto, a França não era a maior fã dos vinhos de Narbonne. Foi então que, em 1993, o rugby deu uma força para divulgar o vinho do ex-jogador. Gérard Bertrand participou de um jogo do grupo “Les gastronomes du rugby” (Gastrônomos do Rugby na Linha de Frente, em tradução literal), em que integrantes do setor agroalimentar da divulgavam um produto de seu terroir. Foi assim que Gérard Bertrand promoveu naturalmente os vinhos do Languedoc. Naquele dia, os participantes do jogo venderam cerca de 50 mil garrafas para grandes supermercados.

Em 1997, o guia de restaurantes francês fundado por dois críticos em 1965, Gault&Millau, selecionou algumas de suas garrafas, ajudando a abrir caminho para os vinhos no mercado nacional e europeu. Para expandir sua marca, Gérard Bertrand comprou, na mesma época, seu primeiro castelo, Laville Bertrou, em Languedoc-Roussillon, depois Cigalus, localizado em Bizanet, em 1998, onde se estabeleceu com sua esposa. Ao longo de 20 anos, ele comprou cerca de quinze propriedades.

Na sua qualidade de amante da natureza e do terroir, agricultura biodinâmica, modo de produção que não utiliza adubos químicos, herbicidas, sementes transgênicas, antibióticos ou hormônios, se impôs como uma evidência. No início dos anos 2000, Gérard Bertrand conheceu viticultores que eram adeptos desse modelo de agricultura, que se assemelha à orgânica, como Jean-Claude Berrouet, por muito tempo o responsável por Pétrus, e Aubert de Villaine, de La Romanée-Conti, na Borgonha.

Embora fosse um conceito de produção pouco conhecido na época, o método foi criado em 1924 pelo filósofo e esoterista austriaco, Rudolf Steiner, durante o Congresso de Pentecostes, na Polônia. Em 2002, Gérard Bertrand arriscou em utilizar cinco hectares de experimentação do cultivo biodinâmico em Cigalus. Ao perceber os benefícios para o ecossistema e a qualidade das uvas, ele se convenceu.

Anúncio

Cerca de 20 anos depois, ele se tornou o líder mundial da vitivinicultura orgânica e biodinâmica. Seus 1 mil hectares de vinhedos estão localizados em terroirs no sul da França, desde o noroeste de Montpellier até a região de Limoux e o litoral, área considerada a maior vitícola biodinâmica do mundo.

O livro do vinho multidimensional

O terceiro livro de Gérard Bertrand, “Vinho Multidimensional”, lançado em setembro de 2024, traz os segredos por trás da criação dos grandes vinhos do empreendedor e os mentores que o inspiraram a seguir no ramo. Além disso, ele aborda suas observações, encontros marcantes e experiências, dedicação aos terroirs, à biodiversidade e à biodinâmica.

Na obra, Gérard Bertrand interpreta suas safras como obras-primas, revelando a essência de seus vinhedos e o potencial de tornar o elever o vinho a outra dimensão. Para ele, um vinho que valoriza o terroir, traz uma vibração e um contato que permite alcançar algo que ele chama de multidimensionalidade. “Falo de um vinho que vai mais além, que toca o coração das pessoas e permite sentir a alma do que está na garrafa”, explica.

Gérard Bertrand diz que esse é um desafio que se renova a cada ano, exigindo rigor, paixão e criatividade, e uma busca incessante para sublimar o vinho e expressar toda a riqueza dos terroirs.

Anúncio
Soufiane Zaidi

O domínio de Cigalus foi o primeiro em que Gérard Bertrand testou o cultivo biodinâmico

A agricultura biodinâmica

Para o autor, natural de Narbonne, no sudoeste da França, a agricultura biodinâmica desenvolve a qualidade dos solos, revela o terroir e permite que a vinha tenha melhor saúde e capte toda uma energia que faz a diferença. Há 23 anos, o viticultor e ex-jogador de rugby aplica a biodinâmica em todos os seus vinhedos.

São apenas insumos naturais que reforçam o vegetal e permitem a plena expressão do produto. “Temos capacidade de produzir vinhos mais frescos, mais complexos e com melhor mineralidade. É por isso que tivemos seguidores em muitos países ao redor do mundo”, explica Gérard Bertrand.

Os 17 domínios de Gérard Bertrand produzem cerca de 50 vinhos a cada ano, e o grupo se consolidou como a principal marca de vinhos franceses nos Estados Unidos, e com presença em 175 países ao redor do mundo. Em 2019, convidado pelo presidente Macron para uma viagem oficial à China para representar a excelência dos vinhos franceses, o Château L’Hospitalet Grand Vin Rouge foi o destaque entre todos os vinhos degustados pelo presidente do país, Xi Jinping.

Anúncio

Como um dos maiores viticultores da atualidade, Gérard Bertrand é embaixador dos vinhos de Languedoc e do sul da França no exterior. “É uma aventura humana extraordinária. Personificamos os valores do sul da França, fazendo a conexão entre o vinho, a gastronomia, a cultura da região e a arte em todas as suas formas”, diz.

Para Gérard Bertrand, ter uma visão é a chave do sucesso. Esse estado de espírito é cultivado o ano inteiro especialmente no festival Jazz no Château l’Hospitalet, realizado anualmente há mais de 20 anos no coração de La Clape, a poucos quilômetros de Narbonne. Lá, ele fez da propriedade o centro de suas ações relacionadas ao estilo de vida mediterrâneo, desde que adquiriu o local em 2002. O castelo, que é considerado um dos mais belos resorts de vinho do mundo, hoje conta com um hotel 5 estrelas, um restaurante gastronômico, uma adega de degustação e venda, um espaço de arte e uma oferta de percursos sensoriais ao redor do vinho.

Escolhas do editor

O post Do Rugby ao Vinho: o Maior Produtor Biodinâmico do Mundo apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Powered by WPeMatico

Anúncio
Continuar Lendo
Anúncio

Negócios

Tânia Cosentino Deixa Liderança da Microsoft; Conheça Nova CEO

Redação Informe 360

Publicado

no

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

Tânia Cosentino vai deixar a liderança da Microsoft no Brasil e assume em janeiro de 2025 como gerente-geral especializada em vendas para o setor de segurança da companhia na América Latina.

A executiva será sucedida por Priscyla Laham, atual vice-presidente da Microsoft na região das Américas, à frente de equipes no Canadá, América Latina e Estados Unidos. Laham acumula mais de 25 anos de experiência nos setores de tecnologia, eletrônicos de consumo e serviços online. Passou pela IBM antes de chegar à Microsoft pela primeira vez, em 2000. Ocupou diferentes posições no Brasil, América do Sul e EUA em mais de 10 anos na companhia. Passou um ano como diretora de vendas no Facebook antes de voltar à Microsoft como vice-presidente de vendas, há oito anos.

Nos últimos seis anos, Tânia Cosentino liderou a operação brasileira com foco em aumentar a liderança feminina no país. A companhia registrou mais de 70% de mulheres na alta gestão, além de ter lançado cursos de tecnologia voltados para os públicos feminino e para pessoas negras e o programa Women Entrepreneurship, para fortalecer o empreendedorismo feminino.

Sua gestão também foi marcada pelo anúncio recente do CEO da Microsoft, Satya Nadella, de um investimento de mais de R$ 14 bilhões em inteligência artificial e cloud no Brasil. “Estamos vivenciando um momento único, em que a adoção da Inteligência Artificial e o uso de plataformas em nuvem são decisivas no caminho para o crescimento e prosperidade inclusiva do país”, afirma a nova presidente, Priscyla Laham, em comunicado.

Anúncio

Este ano, Cosentino foi reconhecida pela Forbes como uma das Melhores CEOs do Brasil e também foi capa da última edição da revista, que destaca as estratégias das companhias mais inovadoras no país. Sobre a nova posição, a executiva diz: “A região tem um enorme potencial de crescimento de adoção de IA e serviços em nuvem e, para que essas tecnologias realmente elevem o potencial humano, elas devem, em primeira instância, ser seguras.”

O post Tânia Cosentino Deixa Liderança da Microsoft; Conheça Nova CEO apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Powered by WPeMatico

Continuar Lendo

Negócios

Pat Gelsinger Deixa Cargo de CEO da Intel

Redação Informe 360

Publicado

no

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

Pat Gelsinger deixou o cargo de presidente-executivo da Intel menos de quatro anos após assumir o comando da empresa, entregando o controle a dois executivos do grupo enquanto o ícone norte-americano da fabricação de chips busca um substituto permanente.

Gelsinger, que renunciou em 1º de dezembro, deixou a empresa antes da conclusão de um ambicioso e custoso plano de quatro anos para restaurar a liderança da empresa na fabricação dos menores e mais rápidos chips de computador, um título que ela perdeu para a Taiwan Semiconductor Manufacturing Co. , que fabrica chips para rivais da Intel, como a Nvidia.

Embora Gelsinger tenha garantido tanto aos investidores quanto às autoridades norte-americanas, que estão subsidiando a recuperação da Intel, que seus planos de fabricação continuam no caminho certo, os resultados completos só serão conhecidos no ano que vem, quando a empresa pretende trazer um chip de laptop de volta para suas próprias fábricas.

“Embora tenhamos feito progressos significativos na recuperação da competitividade da fabricação e na construção de capacidades para ser uma fundição de classe mundial, sabemos que temos muito mais trabalho a fazer na empresa e estamos comprometidos em restaurar a confiança dos investidores”, disse Frank Yeary, presidente independente do conselho, em um comunicado.

Anúncio

As ações da Intel perderam mais da metade do seu valor neste ano e foram substituídas no mês passado pela Nvidia no índice blue-chip Dow Jones Industrial Average.

A empresa nomeou o diretor financeiro David Zinsner e a executiva sênior Michelle Johnston Holthaus como codiretores executivos interinos enquanto seu conselho conduzia a busca por um novo presidente-executivo.

O conselho da empresa formou um comitê de busca para nomear o sucessor de Gelsinger.

O post Pat Gelsinger Deixa Cargo de CEO da Intel apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Powered by WPeMatico

Anúncio
Continuar Lendo

Negócios

16 Maneiras de Aliviar o Estresse e Melhorar o Humor em Dias Difíceis no Trabalho

Redação Informe 360

Publicado

no

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

Todos os dias, mesmo com as melhores intenções e comprometimento em dar o nosso melhor, eventos inesperados podem afetar nosso humor, energia e bem-estar no trabalho.

A boa notícia é que existem muitas atividades simples que podem ajudar a redefinir o foco, reduzir o estresse e melhorar o humor – tudo isso em menos de cinco minutos.

Veja 16 maneiras de reduzir o estresse em um dia difícil de trabalho

Entre conversas e exercícios rápidos, aqui estão 16 formas de trazer mais positividade para o seu dia:

1. Sorria

Mesmo um sorriso forçado pode impactar positivamente seu humor e criar um efeito em quem está ao seu redor. Pesquisas mostram que sorrir libera endorfinas, analgésicos naturais e serotonina, melhorando instantaneamente seu humor.

Anúncio

2. Respire profundamente

Alguns minutos de respiração profunda ajudam a reduzir o estresse. Segundo especialistas, isso regula o ritmo cardíaco, melhora o foco e atua como um “reset” mental.

4. Converse com alguém

Expressar gratidão ou reconhecer o esforço de um colega de trabalho melhora a saúde emocional e física. Isso aumenta a felicidade e reduz a negatividade, beneficiando a todos.

5. Ria

Rir libera endorfinas, promove relaxamento e melhora a circulação. Assista a algo engraçado, relembre um momento divertido ou compartilhe uma piada.

6. Mude o ambiente

Se você está sentindo que o ambiente de trabalho não está fazendo bem, tente mudar de lugar, caminhar ou até reorganizar a mesa. Isso pode trazer uma nova perspectiva e renovar a mente.

Anúncio

7. Vá ao ar livre

Passar alguns minutos ao ar livre reduz o estresse e melhora o foco. A conexão com a natureza, mesmo que breve, tem benefícios comprovados.

8. Ouça sua música da felicidade

Todo mundo tem uma música que levanta o astral e é essencial para momentos de tensão ou tristeza. Escolha uma canção que te energize e ouça quando sentir que está precisando.

9. Alongue-se

Esticar o corpo por alguns minutos aumenta a circulação, alivia tensões e melhora a energia.

10. Pratique gratidão

Pare por um momento e reflita sobre algo pelo qual você é grato. Essa prática simples aumenta a positividade e reduz o estresse.

Anúncio

11. Limpe sua mesa

Organizar o ambiente físico no trabalho ajuda a reduzir a desordem mental, promovendo um espaço mais produtivo e tranquilo.

12. Beba água

Manter-se hidratado aumenta a clareza mental e o nível de energia, proporcionando uma sensação de renovação.

13. Faça um exercício rápido

Movimentos como polichinelos ou até uma curta caminhada liberam dopamina, ajudando você a se sentir mais positivo.

14. Faça um ato de bondade

Pequenos gestos altruístas, como segurar a porta ou elogiar alguém, podem instantaneamente melhorar seu humor.

Anúncio

15. Passe fio dental

Pode parecer algo pequeno, mas passar fio dental pode realmente aumentar sua sensação de realização. É uma daquelas tarefas simples e frequentemente negligenciadas que, quando concluídas, proporcionam uma pequena vitória mental. Além disso, cuidar dos dentes traz benefícios para a saúde geral.

16. Leia algo inspirador

Escolha frases motivadoras ou um texto curto que traga inspiração e otimismo.

Essas ações simples e rápidas não apenas melhoram seu humor e reduzem o estresse, mas também aumentam a produtividade e o bem-estar geral. Escolha as que funcionam melhor para você e coloque algumas delas no seu dia a dia.

*William Arruda é colaborador sênior da Forbes US. Ele é especialista em branding pessoal, autor, palestrante, fundador da Reach Personal Branding e cofundador da CareerBlast.TV.

Anúncio

O post 16 Maneiras de Aliviar o Estresse e Melhorar o Humor em Dias Difíceis no Trabalho apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Powered by WPeMatico

Continuar Lendo

Em Alta