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5 passos para dominar a linguagem corporal como as celebridades
Você sabia que usar as mãos corretamente enquanto se comunica pode aumentar a eficácia da sua mensagem em até 60%? Esse é apenas um exemplo de como podemos nos comunicar sem usar palavras. Na verdade, antes da existência da palavra falada, nossos ancestrais se comunicavam usando uma linguagem que ainda hoje é importante: a linguagem corporal.
O que é linguagem corporal?
A psicologia hoje descreve a linguagem corporal como uma “orquestra silenciosa”. São mensagens não-verbais, incluindo movimentos corporais, expressões faciais, tom e volume vocal, demonstrações de emoção, gestos com as mãos, movimentos e postura que dão pistas sobre o que estamos pensando e sentindo. Todos esses sinais são registrados no cérebro humano do seu público quase imediatamente, ajudando a construir a imagem como você é percebido e a forma como as informações que você está compartilhando são interpretadas.
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Essas mulheres são fluentes na linguagem corporal
Usamos nossos corpos para nos comunicar o tempo todo. Algumas celebridades nos mostram formas importantes e simples de melhorar as competências, tornando-nos comunicadores mais eficazes, impactantes e envolventes. Veja:
#1 Gestos com as mãos
Os gestos manuais acrescentam ênfase, mas para serem eficazes precisam estar em sincronia com o que você está dizendo. Usar as mãos de qualquer maneira que não esteja ligada à sua mensagem só vai distrair seus interlocutores.
Neste vídeo, a executiva do Morgan Stanley Carla Harris compartilha conselhos de carreira e começa com o gesto mais fácil: usar os dedos para contar. Bons oradores usam gestos correspondentes com os dedos de uma mão sempre que enumeram uma lista. Isso informa ao ouvinte que uma lista está chegando, ajuda a organizar as informações e facilita a lembrança do conteúdo.
Ela também usa o popular “campanário”, uma espécie de torre ou triângulo com as mãos. Isso demonstra confiança sem parecer ameaçador, e os especialistas dizem que quanto mais alto o campanário, mais confiante o orador parece. Perto do final do vídeo, ela usa o dedo indicador para apontar diretamente para a câmera, tornando sua mensagem mais enfática.
Ao longo do vídeo, os gestos de Harris parecem intencionais e conectados às suas palavras e, portanto, são bastante eficazes. Além disso, ela também criou uma “assinatura” ao sempre usar pérolas ao compartilhar suas agora famosas “pérolas de sabedoria”.
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#2 Contato visual
Oprah Winfrey poderia ganhar um prêmio de melhor contato visual. O contato visual conecta você ao ouvinte e faz com que ele sinta que você está falando com ele e não para ele.
Mas há algumas nuances em relação ao contato visual. Se você examinar a sala muito rapidamente, pode transmitir a sensação de nervosismo. Olhar muito tempo nos olhos de alguém pode ser algo estranho.
Neste vídeo, Winfrey faz um ótimo trabalho dividindo a sala em três seções, como se fossem fatias de pizza. Ela olha atentamente para cada seção enquanto completa uma frase. Então ela passa para outra frase e outra seção. Por volta da marca de 30 segundos do vídeo, ela tira os óculos, eliminando a barreira entre ela e o público para que eles possam realmente se ver “olho no olho”.
#3 Movimento estratégico no palco
Assistir alguém simplesmente subir no palco e ler um discurso pode ser uma receita infalível para o tédio. A apresentadora canadense Lily Singh é um ótimo exemplo de quem sabe como se mover e prender a atenção em cima de um palco.
Neste TED Talk sobre igualdade de gênero, a atriz e youtuber evita andar de um lado para o outro, o que poderia transmitir nervosismo. Em vez disso, ela se move de forma intencional, parando em um ponto específico para finalizar sua ideia de forma enfática. Quando ela passa para a próxima parte da história ou inicia um novo pensamento, ela retoma o movimento.
Singh também demonstra uma forma eficaz de usar adereços no palco. Ao falar sobre “sentar à mesa” (por volta da marca de 7:45), ela se aproxima da mesa e da cadeira no palco e diz: “E eu lembro de pensar agora… agora, fui convidada para a mesa principal e agora as coisas serão diferentes. Então, eu me sentei.” E com isso, ela realmente se sentou com confiança no que parecia ser apenas um adereço no palco. Foi uma demonstração enfática e poderosa de um ponto importante da sua mensagem.
#4 Expressões faciais
Como as expressões faciais são uma das formas mais óbvias de comunicação não-verbal, elas podem causar muito impacto ou ser totalmente distrativas.
Para acertar, suas expressões faciais precisam complementar o seu conteúdo. Se você estiver falando sobre esperança ou contando uma história alegre, por exemplo, um leve sorriso e sobrancelhas relaxadas são apropriados. Se você estiver falando sobre o desempenho ruim de sua empresa ou contando uma história de advertência, uma expressão mais séria e sobrancelhas levantadas ajudarão a transmitir sua mensagem. E, o mais importante, é essencial que você altere suas expressões faciais ao longo da palestra para manter o público engajado e conectado.
Michelle Obama é especialista em usar seu rosto para se conectar com o público e enviar sua mensagem. No seu último discurso oficial como primeira-dama, ela começa com um tom um tanto sério até dizer: “Então, para todos os jovens nesta sala e para aqueles que estão assistindo, saibam que este país pertence a vocês”. E com isso, ela suaviza o rosto e oferece um sorriso caloroso. O ouvinte sente instantaneamente esperança e conexão com ela, abrindo caminho para o restante do discurso. Ela retoma um tom sério, erguendo as sobrancelhas ao dizer: “Se você ou seus pais são imigrantes, saibam que fazem parte de uma orgulhosa tradição americana”. E então: “Com muito trabalho e uma boa educação, tudo é possível. Até mesmo se tornar presidente.” E com isso ela suaviza e dá um sorriso amplo e genuíno.
#5 Postura
Primeiro, pense em se portar de uma forma que ocupe espaço. Isso faz você parecer mais importante ou um especialista. Por outro lado, posturas que te fazem parecer menor diminuem o seu impacto. Evite cruzar os braços sobre o peito ou ficar curvado: isso faz você parecer pequeno e fechado, o que cria uma barreira com o seu público.
Uma opção fácil é assumir uma versão da pose da Mulher Maravilha – pernas ligeiramente afastadas, ombros para trás e mãos confiantes nos quadris ou nos bolsos. Isso não só fará você parecer confiante, mas também ajudará a nivelar o desequilíbrio de altura que muitas mulheres sentem quando estão cercadas por homens e lhe dará uma sensação de poder. Beyoncé e Reese Witherspoon acertaram em cheio usando essa tática.
A linguagem corporal é tão importante quanto o que você diz para uma comunicação efetiva. Sendo assim, ao preparar sua fala ou se antecipando para uma conversa importante, reserve um tempo para coreografar as partes não-verbais da sua comunicação. É a diferença entre ser apenas um bom comunicador e ser um comunicador excepcional.
*Jane Hanson é colaboradora da Forbes US. Ela é consultora de comunicação com ampla experiência com lideranças femininas em diversos setores. Ela foi locutora da rede americana de televisão e rádio NBC por 27 anos e conduziu milhares de entrevistas.
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Entenda Como Funciona a “Licença por Infelicidade”
Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
Se você está ou já se sentiu sobrecarregado no trabalho, a “licença por infelicidade“, criada por um empresário chinês, poderia oferecer uma solução.
Enquanto a saúde mental ganha destaque nas conversas corporativas e nas reuniões de liderança, Yu Donglai, fundador e presidente da rede de varejo chinesa Pang Dong Lai, chamou a atenção ao implementar uma nova política na sua companhia.
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A licença por infelicidade permite que os funcionários tirem um dia de folga quando estiverem estressados, tristes ou desanimados, sem a necessidade de aprovar a folga com sua liderança.
A licença ganha destaque em meio ao cenário global de bem-estar mental: 60% dos profissionais em todo o mundo afirmam que o trabalho é o principal fator que influencia sua saúde mental, de acordo com relatório The Workforce Institute da UKG.
Só na China, mais da metade da população (53%) vivencia estresse diário, enquanto 12% dos profissionais são tristes, segundo estudo da consultoria Gallup, que entrevistou 128 mil pessoas em mais de 160 países.
Limitada a 10 dias por ano, a licença por infelicidade tem como objetivo ajudar os funcionários da rede de mais de 7 mil profissionais a melhorar o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.
O empresário anunciou que implementaria a política de afastamento na sua empresa em março de 2024, durante o China Supermarket Week. “Quero que todos os funcionários tenham liberdade. Todo mundo tem momentos em que não está feliz, então, se você não estiver feliz, não trabalhe”, disse durante o anúncio.
Defensor do bem-estar
Para além da licença por infelicidade, Yu Donglai ficou conhecido por implementar políticas que priorizam o bem-estar e a saúde mental dos seus funcionários na China, como incentivos de viagem e até 40 dias de férias pagas. “Não queremos ser grandes. Queremos que nossos funcionários tenham uma vida saudável e relaxada, para que a empresa também tenha.”
Fundada em 1995, a rede Pang Dong Lai conta com mais de 300 lojas e é a segunda maior empresa de varejo na província de Henan, no centro-leste da China, segundo pesquisa da Universidade de York.
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5 Dicas para Ser Mais Produtivo com o ChatGPT
Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
O ChatGPT pode ser uma ferramenta poderosa no ambiente de trabalho — quando utilizado corretamente. Para ter um benefício real e tangível da plataforma, é preciso conhecer suas várias aplicações e experimentá-las por conta própria.
Confira algumas maneiras de usar o ChatGPT para melhorar sua experiência no trabalho e impulsionar tanto o negócio quanto sua carreira.
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Produtividade
Um dos principais benefícios de ferramentas como o ChatGPT é a produtividade em relação ao tempo. Ao usar a plataforma, você economiza tempo com tarefas que a IA pode resolver e pode focar em outros temas mais estratégicos e valiosos para a empresa e para si mesmo.
Melhor experiência do cliente
Também é possível usar a ferramenta para aprimorar a experiência dos clientes. Por exemplo, você pode pedir ao ChatGPT para analisar feedbacks de clientes e criar um plano de ação ou compartilhar insights como tendências e preferências sobre dados fornecidos.
Geração de ideias
Outro benefício do ChatGPT e de ferramentas de IA é a geração de ideias. Essas inteligências generativas são capazes de criar e desenvolver ideias, o que é útil quando você está com pressa. O objetivo não é usar as sugestões geradas por IA na íntegra, e sim usá-las como base ou ponto inicial para a inovação.
Como utilizar o ChatGPT no trabalho
1. Resuma anotações
Se você faz anotações e escreve suas ideias em um caderno durante uma reunião, com a intenção de voltar a elas mais tarde para criar um relatório ou resumo por e-mail, existem melhores jeitos de fazer isso. Por que não economizar tempo e facilitar a vida inserindo suas anotações no ChatGPT? É só pedir para a ferramenta criar um resumo fácil de entender, pode ser em blocos, tópicos, como preferir, e você pode rapidamente colocar em um e-mail ou transformar em um relatório.
2. Crie KPIs e métricas
Se você é gerente de projetos e está nas primeiras etapas de planejamento, pode inserir os requisitos das partes interessadas no ChatGPT e pedir uma lista de métricas para usar como KPIs (indicadores-chave de desempenho) do projeto.
3. Escreva com clareza
O ChatGPT também pode ser útil quando você escreveu um texto, mas precisa que ele seja revisado para garantir clareza, concisão e ir direto ao ponto. Utilize o seguinte comando para a plataforma escrever com precisão: “Reescreva isso de maneira clara e concisa. Use um tom de conversa de negócios e a gramática do português do Brasil.”
4. Obtenha insights de dados
Se você está analisando dados e quer saber quais insights acionáveis pode obter, basta copiar e colar os dados e pedir ao ChatGPT para gerar alguns insights relacionados à sua indústria e área de negócios.
5. Construa um banco de conhecimento interno
O ChatGPT pode ser customizado no plano pago para criar GPTs personalizados, que dependem da sua engenharia de prompts e de uma base de conhecimento interno especializada. Imagine quantas horas isso pode economizar, evitando que colegas façam repetidamente as mesmas perguntas sobre regras da empresa.
Você pode redigir termos, personalizá-los conforme suas necessidades e carregá-los como recursos de conhecimento ao criar um GPT personalizado. Isso garante que, quando os colegas de trabalho estiverem usando o bot, eles recebam apenas informações validadas de fontes internas confiáveis.
No entanto, é preciso se atentar para nunca fornecer dados sensíveis ou confidenciais da empresa ao usar o ChatGPT no trabalho. Crie prompts específicos para que o bot responda à pergunta, mas genéricos o suficiente para garantir que não haja violação de dados.
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Escolhas do editor
*Rachel Wells é fundadora e CEO da Rachel Wells Coaching, uma empresa dedicada a desbloquear o potencial de carreira e liderança para a GenZ e os millenials.
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Você é Workaholic? Descubra e Saiba Como Lidar
Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
Você trabalha até tarde ou nos fins de semana sem necessidade ou urgência? Acha difícil se desconectar do trabalho ou sente ansiedade quando não está conectado? Talvez você seja um workaholic.
A linha entre ser dedicado ao seu trabalho e se tornar um workaholic pode ser facilmente confundida. Embora a dedicação seja essencial para o crescimento profissional, o workaholismo pode levar ao esgotamento, a desgastes nos relacionamentos, à culpa e a problemas de saúde a longo prazo.
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Mas como identificar se você é um workaholic e, mais importante, como quebrar esse ciclo?
O que é o workaholismo?
O workaholismo vai além de trabalhar longas horas. Segundo um artigo da Harvard Business Review, workaholics sentem uma compulsão interna para trabalhar, mesmo quando não é necessário. Isso se torna um mecanismo de enfrentamento para lidar com ansiedade, insegurança ou para evitar as complexidades da vida.
Embora não seja um diagnóstico clínico – não está no DSM (o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais) – , estudos mostram que há inúmeros problemas relacionados. Como você está constantemente estressado e sente a pressão de concluir as tarefas, isso pode ter consequências físicas e mentais graves, como insônia, depressão e fadiga crônica.
Encontre o equilíbrio
Ser workaholic não significa necessariamente que você é produtivo. Pode indicar que está buscando algo mais, como atenção, ou usando o trabalho como uma forma de escape. Mas o sucesso a longo prazo exige equilíbrio, o que significa reservar tempo para o crescimento pessoal, relacionamentos e hobbies fora do trabalho.
Como deixar de ser workaholic
1) Reconheça o problema
O primeiro passo para superar o workaholismo é reconhecê-lo. Reflita sobre seus hábitos e pergunte-se por que sente a necessidade de trabalhar em excesso. Isso é motivado pelo medo do fracasso, insegurança ou desejo de aprovação? Se você sofre de síndrome do impostor, pode sentir que fracassou se não atingiu seus altos padrões. Assim, uma maneira de escapar desse sentimento é trabalhar demais.
2) Redefina o que é “urgente”
Ver tudo como urgente e responder mensagens a qualquer hora pode se tornar viciante. Essas notificações provocam picos de adrenalina e dopamina, mantendo-o em um estado constante de alerta. Embora esse estado elevado de foco possa ajudá-lo temporariamente, o estresse crônico é insustentável.
Para combater isso, comece priorizando seus e-mails e tarefas usando a Matriz de Eisenhower ou o método dos 4Ds: Excluir (Delete), Delegar (Delegate), Adiar (Delay) ou Fazer (Do). Resista à tentação de tratar cada tarefa como urgente. Esse método te força a avaliar as verdadeiras urgências, ajudando a retomar o controle do seu tempo e energia.
3) Aprenda a dizer “não” e delegue
Como workaholic, você pode ter dificuldade em delegar tarefas. Adicionar novas atribuições à sua lista de afazeres pode ser tão recompensador quanto concluí-las, pois isso te dá um impulso de dopamina. Muitas vezes, você evita delegar porque é perfeccionista e acredita que pode fazer melhor e mais rápido. Para se ajudar a dizer não, estabeleça temas e horários específicos nos quais você deve recusar. Por exemplo, pode decidir não aceitar novas tarefas após as 18h ou aos finais de semana. Também pode limitar-se a aceitar apenas tarefas em que você seja especialista.
4) Estabeleça prazos realistas
Workaholics costumam subestimar o tempo necessário para realizar as tarefas, o que os leva a assumir compromissos excessivos e estabelecer prazos irreais. Defina um horário específico para começar uma tarefa e use um cronômetro para medir quanto tempo realmente leva para concluí-la. Isso pode parecer complicado, mas você pode usar aplicativos de gerenciamento de tarefas com cronômetros integrados.
Faça isso por pelo menos uma semana para avaliar o quão fora da realidade você está. Identifique se há algumas tarefas que você tende a subestimar ou gastar mais tempo, geralmente tarefas criativas ou complexas. Para facilitar, estime de 50% a 100% de tempo extra. Por exemplo, se você acha que pode terminar algo em uma hora, estime pelo menos 1 hora e meia e programe isso no seu calendário para planejar melhor seu dia.
5) Controle seu diálogo interno
A forma como você fala consigo mesmo é o que te mantém passando de uma tarefa para outra e priorizando o trabalho em vez de passar tempo com sua família ou assistir a um filme. Você pode se convencer de que as pessoas precisam de você, ou que se não concluir X, não conseguirá Y, ou ficará atrasado. Fale consigo mesmo com compaixão, como se fosse seu melhor amigo, desafiando essas suposições para identificar o que é real e o que é exagero.
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6) Aproveite o descanso
Embora possa ser difícil priorizar o descanso e o relaxamento com uma longa lista de tarefas, é importante manter uma rotina noturna consistente: ir para a cama e acordar nos mesmos horários todos os dias.
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