Eleições 2024
Pedrinho Cherene recebe apoio do presidente da Alerj Rodrigo Bacellar
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, deputado estadual Rodrigo Bacellar (União Brasil), declarou – oficialmente – apoio ao candidato Pedrinho Cherene (UNIÃO BRASIL). O vídeo foi postado no início da noite deste sábado (7), em suas redes sociais.
No vídeo, Bacellar falou do saudoso Pedro Cherene ao qual teve a oportunidade de conhecer e do legado que pai e filho deixaram por São Francisco. Leia parte da declaração, abaixo.
“Estou passando aqui com muito carinho para pedir o seu voto para meu amigo Pedrinho Cherene 44 e, também, para o nosso vice, Aroldo Leandro, meu grande amigo também, do Partido Liberal, essa dobradinha estado a fora entre União Brasil e PL, que eu tenho certeza que vai dar muito certo em vários lugares do RJ inteiro, mas em especial, em São Francisco do Itabapoana na competência e com tudo aquilo que a família Cherene já fez por São Francisco. Tenho certeza que São Francisco vai voltar a crescer. Viva São Francisco de Itabapoana! Viva Pedrinho Cherene!” pontuou Bacellar.
Assista o vídeo com a declaração de apoio, na íntegra, AQUI
Em sua rede social Instagram, Pedrinho Cherene disse:
“Hoje o meu agradecimento é para o amigo, deputado estadual Rodrigo Bacellar. Presidente da Alerj e presidente estadual do nosso partido, o UNIÃO BRASIL.
O deputado tem sido fundamental em nossa campanha. Acreditou em nosso projeto e está junto nessa caminhada vitoriosa.
Essa boa relação com o deputado e com nosso governador Claudio Castro será fundamental para que possamos retomar o crescimento de nossa cidade. Tempos pautas importantes que estaremos discutindo a partir de janeiro com o governo do estado. E vamos em frente com muito trabalho!” concluiu, Cherene.
Apoio da deputada estadual Carla Machado
No dia 2 de setembro, Pedrinho já tinha recebido o apoio da deputada estadual Carla Machado, que prometeu caminhar com o candidato pela cidade sanfranciscana.
” Dizer Pedrinho que nós estamos juntos! Vou estar juntinho com você!” disse a deputada.
Eleições 2024
Eleitor tem 60 dias para justificar ausência: veja como fazer
Os eleitores que não comparecerem às urnas no próximo domingo (6) terão prazo de 60 dias para justificar ausência. A justificativa é necessária porque o voto é obrigatório no Brasil para maiores de 18 anos, sendo facultativo para maiores de 70 anos e jovens entre 16 e 18 anos.
No dia da eleição, o cidadão pode fazer sua justificativa de ausência por meio do aplicativo e-Título da Justiça Eleitoral (disponível para Android ou iOS) ou por meio de pontos físicos montados pelos tribunais regionais eleitorais (TREs) no dia do pleito. A justificativa também pode ser feita após as eleições.
A Justiça Eleitoral recomenda que o eleitor use preferencialmente o aplicativo para fazer a justificativa. O app pode ser baixado gratuitamente nas lojas virtuais da Apple e Android até sábado (5), na véspera do pleito. No dia da eleição, o download será suspenso pela Justiça Eleitoral para evitar instabilidade. O acesso será retomado na segunda-feira (7).
Ao acessar o e-Título, o cidadão deve preencher os dados solicitados e enviar a justificativa, que será direcionada a um juiz eleitoral. O eleitor também deverá pagar a multa estipulada pela ausência nos turnos de votação. Cada turno equivale a R$ 3,51 de multa.
A data limite para justificar a ausência no primeiro turno é 5 de dezembro de 2024. No segundo turno, o prazo termina em 7 de janeiro de 2025.
Punição
Deixar de votar e justificar nos dois turnos acarreta duas faltas. A partir da terceira ausência sem justificativa, o eleitor é considerado faltoso e pode ter o título cancelado para as próximas eleições. Os eleitores que estão no exterior não votam, portanto, não precisam justificar.
A restrição no título cria diversas dificuldades, como ficar impedido de tirar passaporte, fazer matrícula de escolas e universidades públicas e tomar posse em cargo público após prestar concurso.
Voto em trânsito
Os eleitores que não estiverem em suas cidades no primeiro e segundo turnos das eleições de outubro não poderão votar e devem fazer a justificativa. A restrição ocorre porque não há possibilidade de voto em trânsito nos pleitos municipais.
O primeiro turno das eleições será no dia 6 de outubro. O segundo turno da disputa poderá ser realizado em 27 de outubro nos municípios com mais de 200 mil eleitores, nos quais nenhum dos candidatos à prefeitura atingir mais da metade dos votos válidos, excluídos os brancos e nulos, no primeiro turno.
Agencia Brasil
Eleições 2024
Pedrinho Cherene faz comício no centro de SFI prestigiado pelo presidente da ALERJ
Rodrigo Bacellar anunciou implantação do Corpo de Bombeiros em SFI ainda este ano
O centro de São Francisco de Itabapoana viveu na noite desta sexta-feira(27), o clima das eleições 2024 com o movimento realizado pela campanha do candidato Pedrinho Cherene (UNIÃO BRASIL), que contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Rodrigo Bacellar (UNIÃO BRASIL).
Foi o primeiro comício realizado no centro da cidade nessas eleições recebendo a presença de um grande público para um candidato sem mandado há 8 anos e sem o apoio da maioria dos vereadores de mandato.
Pedrinho disse que no dia 6 de outubro, no mesmo local onde foi realizado o comício, será o ponto de encontro para comemorar a vitória de sua eleição e que espera contar com a presença de todos.
” Já quero convidar e deixar marcado aqui, neste mesmo local, para no dia 6 de outubro estarmos reunidos para comemorar a nossa vitória!” disse Cherene.
Bacellar disse para o povo de São Francisco não ter medo e que o voto é secreto.
” Quero dizer ao povo e, principalmente, aos funcionários públicos de São Francisco que o voto é secreto, portanto, não tenham medo de perseguição, não tenham medo de votar na mudança para São Francisco.” pontuou, o depurado estadual.
Durante o discurso, o presidente da Assembleia Legislativa Rodrigo Bacellar, afirmou o compromisso que, ainda neste ano, será implantado na cidade uma unidade do Corpo de Bombeiros Militar.
Eleições 2024
Rodolfo Elias: “não irei me juntar a Pedrinho nem a Yara” disse o candidato
O candidato a prefeitura de São Francisco de Itabapoana, Rodolfo Elias (NOVO), falou ao Informe360, nesta quarta-feira (25), que não abrirá mão de sua candidatura para se juntar a nenhum dos dois grupos políticos liderados pela candidata Yara Cinthia (SOLIDARIEDADE) e Pedrinho Cherene ( UNIÃO BRASIL).
Rodolfo, que é filho do ex-vereador Sérgio Elias, segue fazendo campanha pelo município, de forma discreta e silenciosa, afirmando que vai levar sua candidatura até o fim e manter a opção de uma terceira via para o eleitorado sanfranciscano nas eleições do dia 6 de outubro.
” a possibilidade da gente abrir mão da nossa candidatura é zero. Nossa candidatura agora vai até o final. Nós somos, verdadeiramente, a nova via do município”, afirmou Rodolfo.
A terceira via e a influência nas eleições de SFI
Nas rodas de conversas, uma vez que a campanha está polarizada em Pedrinho e Yara, surge sempre a pergunta sobre de qual dos grupos Elias tiraria alguma porcentagem de votos, pegando como base as eleições dos anos anteriores.
Em 2016, Marcelo Garcia surgiu como a terceira via e obteve 2.162 votos. A diferença de Francimara para Pedrinho foi de 113 votos.
Já em 2020, Papinha conquistou 2.054 votos. Naquela oportunidade, a diferença de votos do primeiro para os segundo colocado foram de 690 votos.
E desta vez, como será escrito a história?
- Política3 dias atrás
Hermano Cardoso surge como novo nome da política de Gargaú
- Eleições 20246 dias atrás
Pedrinho Cherene faz comício no centro de SFI prestigiado pelo presidente da ALERJ
- Política4 dias atrás
Mayque Lemos surge como grande promessa para a política de SFI
- Meio Ambiente3 dias atrás
Recanto das Casuarinas: o paraíso de Guaxindiba abandonado pela consciência ambiental
- Eleições 20241 semana atrás
Rodolfo Elias: “não irei me juntar a Pedrinho nem a Yara” disse o candidato
- Saúde1 semana atrás
Por que o termômetro de mercúrio foi proibido e quais são os riscos de usá-lo?
- Justiça6 dias atrás
Moraes cobra R$ 10 milhões de multa para liberar retorno de X
- Política1 semana atrás
Eleições municipais não terão voto em trânsito