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Desenvolvimento

RJ recebe grupo automotivo Stellantis para investimento de R$ 2.5 bilhões no estado

Redação Informe 360

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O governador Cláudio Castro se reuniu com o presidente da Stellantis para a América do Sul, Antônio Filosa, nesta sexta-feira (22/09), no Palácio Guanabara. Durante o encontro, o presidente da empresa anunciou o investimento de R$ 2,5 bilhões no estado, por meio da unidade localizada no município de Porto Real. Na reunião, também foram abordados temas do setor automobilístico, além dos números positivos do estado do Rio de Janeiro, como a segunda colocação do país em números de geração de emprego. 

– Esse valor que será investido é a prova da recuperação da economia e da credibilidade dos investidores no Rio de Janeiro. Hoje, olhando para o nosso estado, sentimos orgulho. Somos um estado em franca recuperação, e podemos provar por meio dos dados: 20% de toda arrecadação federal é feita aqui, somos responsáveis por extrair 85% de todo o petróleo nacional, além de produzirmos 60% da energia limpa do país. Esse trabalho só é possível pela união de esforços de todos os setores envolvidos. Estamos no caminho certo – ressaltou o governador. 

O presidente da Stellantis, Antônio Filosa, também discursou sobre a parceria com o Governo do Estado. A empresa, que opera no Rio de Janeiro desde 2001, gera cerca de 1,7 mil empregos diretos na planta. 

– É visível para nós da Stellantis a transformação logística, econômica e industrial que o Rio de Janeiro passa. Sabemos que isso só foi possível por meio de muito trabalho e esforço de toda a equipe do governo. Vislumbramos um futuro próspero para o território fluminense e queremos fazer parte desse processo. Reitero aqui o meu compromisso com o governador e secretários presentes – disse. 

No final do evento, foi apresentado o novo modelo de automóvel que será produzido em Porto Real pela Stellantis, o novo SUV Citroen C3 Aircross. Este é o segundo veículo lançado pelo grupo no ciclo de 2020 – 2025.


– A presença da Stellantis no Rio de Janeiro contribui para a expansão da indústria automotiva fluminense e para o crescimento da região, já que é responsável por 1,7 mil empregos diretos na planta. Além disso, contribui para a atração de fornecedores, com destaque para empresas de autopeças e para prestadores de serviços – explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Vinicius Farah.

Cláudio Castro recebe cinco alunos do projeto Dupla Escola – gerenciado pelo RioSolidario, em Barra Mansa, com o apoio da Stellantis

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Ainda durante a cerimônia, o governador recebeu cinco jovens do projeto Dupla Escola, que foram escolhidos por terem sido vencedores da recente Maratona de Ideias, que reuniu os alunos em busca de soluções para as dificuldades enfrentadas na fábrica pelo parceiro. 

Lançado em 2016, o Dupla Escola é um modelo de educação que integra o Ensino Médio Regular e o Profissionalizante, com foco no desenvolvimento de habilidades técnicas que ampliam a possibilidade de inserção no mercado de trabalho. O projeto foi implementado em Barra Mansa, próximo ao polo industrial de Resende, onde há grande demanda por profissionais especializados. Quase 300 jovens já foram formados desde 2016.

Fonte: Governo do Rio

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Desenvolvimento

Prefeitura de São João da Barra participa de audiências públicas sobre a EF-118

Redação Informe 360

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A Prefeitura de São João da Barra marca presença nas audiências públicas realizadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para tratar da concessão e implantação da Ferrovia Vitória-Rio (EF-118). O Superintendente Especial de Gabinete, Rodrigo Florencio, designado pela prefeita Carla Caputi, representa o município nas discussões que ocorrem nesta semana em Brasília, Vitória (ES) e Rio de Janeiro (RJ).

A participação da Prefeitura reforça o compromisso da administração municipal com o desenvolvimento da infraestrutura que conectará o Porto do Açu, em São João da Barra, ao Porto Central, no Espírito Santo, e à malha ferroviária federal. Para a prefeita Carla Caputi, a EF-118 é um projeto estratégico, não apenas para a cidade, mas para toda a região Norte Fluminense.

“Estamos acompanhando de perto as discussões sobre a EF-118, pois acreditamos que esse projeto será transformador para São João da Barra e para o estado do Rio de Janeiro. Nosso município tem o privilégio de abrigar o Porto do Açu, que será peça-chave nessa integração ferroviária e na geração de novas oportunidades econômicas, emprego e renda para a nossa população”, destacou a prefeita Carla Caputi.

Durante as audiências, realizadas em Brasília (27), Vitória (29) e na sede da Firjan no Rio de Janeiro (31), cidadãos e especialistas têm a oportunidade de discutir aspectos técnicos, econômicos e ambientais do projeto. Segundo a Firjan, a construção da EF-118 poderá injetar R$ 2,5 bilhões no PIB da região, além de gerar 68 mil empregos diretos e indiretos e R$ 457 milhões em arrecadação tributária.

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O Superintendente Rodrigo Florencio destacou a relevância da participação de São João da Barra nas audiências públicas: “É fundamental que o município esteja presente nessas discussões para garantir que o projeto da EF-118 contemple as necessidades de nossa região e potencialize o papel estratégico do Porto do Açu no desenvolvimento econômico do país.”

A Prefeitura de São João da Barra reafirma seu compromisso em apoiar iniciativas que tragam progresso e sustentabilidade para o município e toda a região Norte Fluminense. As audiências públicas estão sendo transmitidas pelo canal oficial da ANTT no YouTube, possibilitando que todos acompanhem os debates.

Via Secom/PSJB

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Desenvolvimento

Porto Central: obras terá início no próximo dia 4 em Presidente Kennedy (ES)

Redação Informe 360

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O Porto Central, em Presidente Kennedy (ES), dará início à execução do projeto no próximo dia 4 de dezembro de 2024. Com um investimento inicial de cerca de R$ 2,6 bilhões e todas as licenças ambientais emitidas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) – LP 498/2014 e LI 1436/2023 -, a Fase 1 contemplará a construção da infraestrutura portuária necessária para acomodar um terminal de granéis líquidos de águas profundas. O terminal será dedicado ao transbordo de petróleo entre navios (ship-to-ship), em área protegida, oferecendo segurança e eficiência para operações com embarcações de grande porte, como os Very Large Crude Carriers (VLCCs).

A primeira intervenção será a supressão vegetal, com a remoção de cerca de 65 hectares, parte de um total de 2 mil hectares licenciados para o projeto. Para chegar a esse momento, desde 2020, medidas compensatórias vêm sendo implementadas, como o plantio de mais de 12 mil mudas nativas nas áreas de compensação florestal, com a meta de atingir 100 mil mudas plantadas ao longo da Fase 1. O resgate de fauna terrestre, iniciado em novembro de 2024, integra o plano ambiental e inclui parcerias com instituições como o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campus Alegre, e a realocação de espécies em áreas protegidas.

O cronograma da primeira fase do porto prevê a conclusão das obras até meados de 2027, com início das operações em dezembro do mesmo ano. As etapas incluem a conclusão da supressão vegetal, seguida pelas obras civis de terraplanagem e implantação do canteiro de obras. Também estão previstos a produção, transporte e armazenagem de rochas para o quebra-mar sul, a instalação da central de fabricação dos elementos de concreto e a dragagem do canal de acesso. Um destaque desta fase é a adoção do Programa de Dragagem Adaptativa (PGDA), iniciativa pioneira no Brasil, que utiliza alta tecnologia para minimizar os impactos ambientais durante as obras marítimas.

No pico das obras da Fase 1, devem ser empregados até 1.295 trabalhadores diretos, sendo a meta que 70% seja proveniente da mão de obra local. Existe prioridade por fornecedores e trabalhadores das áreas de influência do porto e o empreendimento tem desencorajado fortemente que trabalhadores de outras regiões migrem em busca de oportunidades.

Reconhecido como um projeto estruturante e prioritário no Espírito Santo e parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, o Porto Central conta com uma localização estratégica no centro da costa brasileira próxima às bacias do Pré-sal, aos principais mercados e às principais rodovias e ferrovias, o que coloca o empreendimento em posição de destaque no cenário nacional. “O Porto Central será um complexo portuário multiuso, com forte enfoque na sustentabilidade, que será capaz de atender às demandas mais otimistas de crescimento econômico do Brasil, fortalecendo a competitividade nacional, gerando empregos e renda, impulsionando oportunidades e novos negócios e melhorando a posição do país no ranking de infraestrutura portuária em relação a outros países no mundo”, declarou o CEO Salomão Fadlalah.

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Ainda segundo a direção do Porto Central, o projeto posiciona-se estrategicamente no contexto logístico nacional, atendendo à crescente demanda por infraestrutura portuária moderna e eficiente. “Estamos prontos para contribuir com o desenvolvimento do setor portuário brasileiro e a crescente demanda para exportação de petróleo, oferecendo capacidade adicional para exportação de petróleo e reduzindo custos logísticos”, afirmou o diretor Angelo Santos.

Outro diferencial é sua integração com a malha logística nacional. Além do modal rodoviário já consolidado, existem projetos para conectar o porto à Ferrovia EF-118, que ligará o Espírito Santo ao Centro-Oeste com as ferrovias existentes EFVM e FCA, e à EF-352, planejada para expandir as rotas de escoamento de cargas agrícolas e industriais.

Com a obra prestes a começar, o Porto Central já articula os próximos passos para consolidar sua posição estratégica no setor portuário brasileiro. Segundo a Gerente Comercial Jessica Chan, além do transbordo de petróleo viabilizado para a Fase 1, o complexo portuário está estruturado e licenciado para permitir expansões futuras e a diversificação de operações. “Já estamos em negociação e com estudos técnicos necessários para o desenvolvimento dos próximos terminais, em destaque o estaleiro de descomissionamento e reciclagem sustentável de navios em parceria com a M.A.R.S e um hub de movimentação de contêineres que será capaz de receber navios de até 25.000 TEUs”.

Modelo multipropósito

O masterplan abrange uma área de 2.000 hectares, com profundidades marítimas de até 25 metros, e 54 berços destinados a operações que vão além do setor de petróleo e derivados. O projeto foi planejado para acomodar terminais e indústrias multipropósitos, incluindo movimentação e armazenagem de granéis líquidos (como bunker e combustíveis), granéis sólidos, grãos, fertilizantes, minerais, contêineres, cargas gerais, gás natural, apoio offshore e estaleiros.

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Com enfoque na sustentabilidade, o Porto Central se posiciona como uma infraestrutura estratégica para integrar operações de energias renováveis, como parques solares e eólicas offshore, e para apoiar estratégias de descarbonização e transição energética, incluindo projetos ligados ao hidrogênio. Seu desenvolvimento será implementado em fases, alinhado às demandas do mercado e às necessidades dos clientes, garantindo flexibilidade, eficiência e alinhamento estratégico ao crescimento do empreendimento.

A localização privilegiada no centro da costa brasileira, em águas profundas, próximo aos grandes centros produtores do Brasil e um mercado com mais de 100 milhões de consumidores, consolida o complexo como um hub global para diversos negócios, capaz de receber os maiores navios do mundo. Isso coloca o projeto na vanguarda, em destaque como um dos maiores e mais importantes projetos portuários do país do momento. “Contribuirá para ampliar o acesso nacional a uma infraestrutura portuária de qualidade e eficiente, proporcionando excelência logística e maior competitividade do país”, pontua Angelo.

Transparência

A política de direitos humanos do Porto Central abrange iniciativas como igualdade de oportunidades, combate ao trabalho infantil e escravo, e inclusão social. Além disso, o empreendimento tem promovido diálogo contínuo com as comunidades locais, estabelecendo programas para mitigar riscos e fortalecer relações baseadas na transparência e respeito. 

O empreendimento disponibiliza um canal de denúncias para funcionários, prestadores de serviços e a comunidade local. Operado por uma empresa especializada e independente, o serviço funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, garantindo anonimato, confidencialidade e proteção contra retaliações. O acesso pode ser feito pelo número 0800 591 2683 ou pela página de web: https://www.contatoseguro.com.br/pt/portocentral/

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site do Porto Central também conta com uma seção de Fale Conosco, onde os cidadãos podem registrar dúvidas, sugestões ou comentários relacionados ao empreendimento, ampliando os canais de comunicação com a comunidade e reforçando o compromisso com a transparência e o diálogo aberto.

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Porto Central vai anunciar início das obras do complexo portuário em Kennedy-ES

Redação Informe 360

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No próximo dia 2 de dezembro, os executivos à frente do Porto Central revelarão a tão aguardada data para o início das obras daquele que promete ser um dos maiores complexos portuários da América Latina. Localizado em Presidente Kennedy, no extremo sul do Espírito Santo, próximo à divisa com o Rio de Janeiro, o empreendimento multipropósito terá dimensões impressionantes, com potencial para alcançar uma área operacional de 20 milhões de metros quadrados.

Projetado para receber os maiores navios do mundo, o Porto Central contará com um calado superior a 20 metros, posicionando-se como um dos terminais de maior capacidade na região. A expectativa é de que a construção da primeira fase comece em 2025.

Neste estágio inicial, o porto operará exclusivamente via marítima, já que ainda não conta com ligação ferroviária. Esse cenário reforça a necessidade de avanços no projeto da Ferrovia Vitória-Rio, que será crucial para integrar o terminal ao sistema logístico nacional.

A chegada do Porto Central promete transformar a economia regional, impulsionando Presidente Kennedy e o Espírito Santo como pontos estratégicos para o comércio e a logística internacional.

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M.A.R.S e Porto Central renovam parceria para desenvolver Estaleiro de Reciclagem de Navios

Nesta quarta-feira (20), a Modern American Recycling Services (M.A.R.S.) e o Porto Central renovaram o Memorando de Entendimento (MoU) assinado em maio de 2024. Com o documento, as empresas estendem a parceria para avançar nos estudos de viabilidade para a implantação do estaleiro de reciclagem e descomissionamento de navios no complexo portuário.Em alinhamento com a decisão, a M.A.R.S. Europa S.A. consolidou sua presença no Brasil com a criação da subsidiária “M.A.R.S. do Brasil”, ampliando suas operações no país. O site oficial da empresa já menciona o município de Presidente Kennedy (ES) como o local da nova instalação.

Imagem: Porto Central.

A iniciativa busca unir a infraestrutura de águas profundas e capacidade de receber grandes embarcações do Porto Central com a expertise da M.A.R.S. em projetos complexos de reciclagem de navios, em um empreendimento que visa gerar empregos, impulsionar a economia local, e promover práticas sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento socioambiental da região.

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