Cidades
Tira-dúvidas sobre Imposto de Renda 2023 em Colatina

“Por dentro do Imposto de Renda” acontece neste sábado (29/04), às 8h30, no calçadão de Colatina.
Anualmente milhões de brasileiros precisam prestar contas à Receita Federal por meio da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). A declaração é uma ferramenta do Governo Federal para verificar se o contribuinte está pagando mais ou menos tributos que deveria. Mas, de fato, quem está obrigado a declarar o IRF de 2023?
Com o objetivo de esclarecer todas as dúvidas da população sobre o assunto, será realizado no próximo sábado (29/04), o evento “Por dentro do Imposto de Renda”. A ação terá início a partir das 8h30, no calçadão de Colatina, no Centro da cidade, com uma mobilização de panfletagem, com a finalidade de alertar sobre a importância do envio da declaração do IRPF e os riscos da não declaração.
As informações serão fornecidas pelos alunos do curso de Administração do IFES – Campus Colatina, orientados por professores do próprio Instituto Federal.
“A iniciativa visa informar a população em geral e os comerciários, em particular, sobre quem está obrigado a declarar o IRPF de 2023. São ações no sentido de prevenção contra multas fiscais, custos de regularização junto à Receita Federal e até bloqueio de CPF”, afirma Fabiano Silveira que é contador e professor de Ciências Contábeis do curso de Administração do IFES Campus Colatina.
Na sequência e como continuidade do projeto, será disponibilizado o serviço de “Tira dúvidas” por aplicativos como WhatsApp, email e até telefone, para atendimento às dúvidas dos contribuintes que entrarem em contato com o projeto. Essa segunda fase da ação segue até 31 de maio.
“É importante deixar claro que não serão realizadas as entregas efetivas das declarações. O trabalho será de mera informação e orientação para a população e todo atendimento será prestado de forma gratuita”, enfatiza a professora Thereza Christina Ferrari Paiva, do curso de Administração do IFES Campus Colatina.
A ação “Por dentro do Imposto de Renda 2023” é uma iniciativa do IFES de Colatina e conta com o apoio da CDL do município.
Serviço:
Ação: “Por dentro do Imposto de Renda 2023”, com mobilização de panfletagem para orientar e alertar a população sobre o envio da Declaração do IRPF.
Quando: 29 de abril (sábado)
Horário: A partir das 8h30
Local: Calçadão de Colatina (Centro)
Obs.: Uma segunda ação como continuidade do projeto contará com disponibilização de atendimento por telefone, WhatsApp e e-mail para atendimento às dúvidas dos contribuintes que entrarem em contato. Essa segunda fase vai até 31/05/2023.
- Telefones para informações:
Professor do IFES Colatina, Fabiano da Silveira: (27) 9.9797-9030.
Assessoria de Imprensa da Ação, Tatiana Ribeiro: (27) 9. 9941-0275.
Cidades
SJB tem novo endereço para emissão de nota fiscal eletrônica

A Prefeitura de São João da Barra informa às empresas que prestam serviço no município que os endereços para emissão de nota fiscal eletrônica mudaram. As alterações, que foram feitas por motivo de segurança, já estão em vigor, de acordo com a Secretaria Municipal de Fazenda. As notas fiscais devem ser emitidas no site https://notafiscal.sjb.rj.gov.br/issweb/home, enquanto as empresas que utilizam web service devem acessar o endereço https://notafiscal.sjb.rj.gov.br/IssWeb-ejb/IssWebWS/IssWebWS?wsdl.
— Essas alterações foram necessárias para aprimorar a segurança dos dados, que a partir de agora são criptografados de ponta a ponta. A medida atende, também, a uma exigência da Lei Geral de Proteção de Dados. Vale lembrar que não houve mudança no login e na senha para acesso e emissão das notas — explica o secretário de Fazenda do Município, Aristeu Netto.
A Secretaria Municipal de Fazenda está à disposição para eventuais esclarecimentos, pelo e-mail setorempresarial@sjb.rj.br, e ressalta que emitir nota fiscal é obrigatório a todas as empresas com atividade econômica comercial e empresas cadastradas no regime do Simples Nacional. Além disso, é uma garantia de que a empresa está atuando legalmente e pagando corretamente os seus tributos.
Os impostos das notas fiscais emitidas no município ajudam a compor a arrecadação própria da Prefeitura. A Secretaria Municipal de Fazenda aprimora constantemente a fiscalização sobre esses valores, com o objetivo de aumentar a arrecadação, sem aumento de tributos.
Por: Secom-PMSJB
Cidades
Italva lança moeda local “Pedra Branca” para aquecer economia e valorizar o comércio da cidade

Iniciativa vai oferecer a Antecipação Salarial sem custos para o servidor público
A Prefeitura de Italva, no Norte Fluminense, acaba de dar um passo inovador ao lançar oficialmente a sua própria moeda local: a “Pedra Branca”. A iniciativa inédita na região foi anunciada pelo prefeito Leo Pelanca e pelo vice-prefeito Plínio Fernandes, que comunicaram à população italvense e ao setor empresarial local a criação da nova ferramenta econômica, com o objetivo de fortalecer o comércio da cidade e fomentar o desenvolvimento local.
A moeda Pedra Branca terá como primeira função operacional a Antecipação Salarial dos Servidores Públicos Municipais, permitindo que eles possam adiantar em 40% parte de seus vencimentos de forma prática, segura, sem juros e sem descontar um centavo do salário bruto. A quantia adiantada é automaticamente descontada do salário do mês seguinte. O diferencial está no uso exclusivo da moeda nos estabelecimentos comerciais credenciados da própria cidade, o que irá garantir que os recursos permaneçam circulando dentro da economia local.
Segundo Agencia do Empreendedor – empresa que irá fazer a gestão da moeda –não haverá qualquer custo adicional para o servidor ou para o poder público, tornando a medida sustentável e vantajosa para todos os envolvidos. O custeio da operação será de responsabilidade dos comerciantes locais, que pagarão uma taxa de até 6% apenas no momento da transação, semelhante ao funcionamento tradicional de maquininhas de cartão.
Além da Antecipação Salarial, a moeda Pedra Branca pode ser projetada para atender outras frentes sociais e administrativas, como a distribuição de tickets alimentação, programas sociais, compra de material escolar e outros benefícios futuros que poderão ser integrados ao sistema.

O processo de credenciamento dos estabelecimentos será feito pelos agentes da Agência do Empreendedor, que atuarão diretamente junto aos empresários da cidade para explicar o funcionamento da moeda e integrar os interessados na plataforma.
“Estamos colocando Italva na vanguarda da inovação social e econômica. A Pedra Branca é mais do que uma moeda: é uma estratégia de valorização do que é nosso, fortalecendo o comércio local e mantendo a riqueza girando dentro de Italva”, destacou o prefeito e presidente do Cidennf Léo.
Outro ponto positivo da iniciativa será o aumento da arrecadação municipal com o recolhimento do ISS (Imposto Sobre Serviços), já que todas as operações da Pedra Branca passarão pelo circuito formal, o que ajuda a ampliar a base tributária sem elevar a carga para os cidadãos.
Com esse passo ousado e estratégico, Italva se torna a primeira cidade do Norte do Estado do Rio de Janeiro a lançar sua própria moeda local, um modelo que une inovação e gestão.
Cidades
Luan Pereira encerra o 37º Festival do Maracujá com recorde de público

A última noite do 37º Festival do Maracujá, neste domingo (27), foi marcada por emoção, energia e casa cheia. O cantor Luan Pereira encerrou a programação com um verdadeiro espetáculo de luzes, efeitos especiais e grandes sucessos, e fez o público cantar e dançar em Travessão de Barra, São Francisco de Itabapoana.
A multidão acompanhou o artista em coro, em um show cheio de interação. Entre os hits “Dentro da Hilux” que marcou sua carreira levou o público ao delírio.
Um dos momentos mais marcantes foi quando Luan desceu do palco para abraçar os fãs. “Fiquei impressionado com o carinho e com a energia desse público. A estrutura da festa está incrível e é gratificante ver tanta gente reunida para curtir esse momento”, disse o cantor durante a apresentação.
A noite começou com a dupla Ayala & Júlio César, que animou o público com hits como “Jejum de Amor” e “Você Vai Ver”, preparando o clima para a atração principal.
A prefeita Yara Cinthia, que acompanhou os três dias de festa, celebrou a realização do evento. “Nosso compromisso é resgatar as tradições e oferecer momentos de alegria à população. Estar presente em cada show, em cada atividade, e ver nossa comunidade feliz é uma enorme recompensa”, finalizou a prefeita.
O evento contou com mais uma parceria com o Governo do Estado, por meio da FUNARJ – Secretaria de Cultura e Economia Criativa. A Prefeitura agradece ao Governador Cláudio Castro e ao Presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj, Rodrigo Bacellar; Ao Deputado Federal, Aureo Ribeiro; Ao Deputado Estadual ,Vitor Junior; Ao Deputado Estadual, Thiago Rangel e a Deputada Federal e secretária Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSODH), Rosângela Gomes.
Por: Ascom-PMSFI
- Negócios1 semana atrás
As Profissões Mais (e Menos) Impactadas pela IA, Segundo Estudo da Microsoft
- Negócios1 semana atrás
Forbes The Founders 2025: os Empreendedores que Fazem a Diferença
- Tecnologia1 semana atrás
Há comidas que diminuem o sono? Veja o impacto dos ultraprocessados na sua rotina
- Tecnologia1 semana atrás
5 drones com melhor custo-benefício para comprar em 2025
- Negócios1 semana atrás
Startups de IA Adotam Modelo de Trabalho Chinês 9-9-6; Entenda
- Saúde1 semana atrás
Para que servem as amígdalas da garganta?
- Saúde1 semana atrás
Nova vacina é capaz de bloquear transmissão da malária
- Tecnologia1 semana atrás
Paciente com ELA controla iPad pelo pensamento; veja vídeo