Cidades
SJB: UBS de Sabonete é reinaugurada e volta a contar com atendimento odontológico

Os moradores de Sabonete e localidades vizinhas do quinto distrito de São João da Barra receberam de volta a sua Unidade Básica de Saúde (UBS), totalmente reformada e ampliada, inclusive com a retomada do atendimento odontológico. A reinauguração foi feita nesta terça-feira, 21, pela prefeita Carla Caputi, acompanhada de integrantes da sua equipe e de vereadores. A comunidade também marcou presença e pôde contar com alguns serviços de programas da Secretaria Municipal de Saúde.
— É uma das primeiras inaugurações após o início do nosso novo mandato e eu estou muito feliz. Foram muitas obras ao longo desses dois anos que a gente esteve à frente e agora continuando. São mais de 160 obras e essa UBS representa mais uma conquista para a população aqui do quinto distrito. Mais importante do que os espaços físicos, que são fundamentais e temos a obrigação de estar colocando bem direitinho, são as pessoas. E precisamos trabalhar por elas e para elas. Junto com a minha equipe e com o Legislativo, a gente vai conseguir transformar cada vez mais as vidas de São João da Barra e devolver à população os resultados que ela precisa, não só em obras físicas, mas em uma cidade que cada vez mais dá orgulho de a gente viver — discursou a prefeita.

Reformada e ampliada a partir de uma emenda impositiva do vereador Julinho Peixoto, que contou com complementação financeira determinada por Carla Caputi, na UBS de Sabonete foi realizada a troca de toda parte elétrica, o que permitiu a adequação para a climatização. Outras mudanças importantes foram adaptações de acessibilidade com rampas e banheiros.
Presente na reinauguração, o secretário municipal Obras e Serviços, Alexandre Rosa, destacou outras intervenções, como a construção de consultórios, sendo um ginecológico, com banheiro completo, e outro odontológico, com sala de esterilização; além de uma farmácia; sala de curativo e dormitório para motorista de ambulância. A fachada também foi totalmente reformulada, assim com a parte interna que recebeu revestimento seguindo as normas de vigilância sanitária.
— É a quinta unidade de saúde que o governo Carla Caputi inaugura após reforma e temos outras também em andamento, prestes a serem entregues. A prefeita está reformando as unidades básicas nas comunidades, mas já nos solicitou o levantamento para a construção do tão sonhado hospital no município — destacou Alexandre.
A secretária municipal de Saúde, Arleny Valdes, falou da alegria de reinaugurar a UBS de Sabonete, uma das mais antigas do município. “Devolver essa unidade totalmente reformada, ampliada para a população é um grande prazer. A gente está voltando com o serviço de odontologia e retomando também os atendimentos médicos. Contamos com uma ambulância na unidade, e isso faz a diferença“, ressaltou a secretária, citando ainda que outros serviços como a farmácia e o agendamento de consultas facilita o acesso da população que não precisa se locomover, por exemplo, à sede do município, já que especialidades não ofertadas na UBS de Sabonete podem ser marcadas para Policlínica de Mato Escuro, também no quinto distrito.
Além de participar da reinauguração, a comunidade pôde conhecer e acessar alguns serviços da Saúde. Estiveram presentes equipes dos programas municipais de Controle do Tabagismo, do Hiperdia, de Odontologia, da Saúde da Mulher e de Controle de IST/HIV/Aids e Hepatites Virais, assim como profissionais do Centro Municipal de Práticas Integrativas.
“A gente trouxe os programas com o objetivo de colocar mais perto da população o acesso à promoção de saúde e para que os moradores possam conhecer também o que a Secretaria de Saúde oferece, facilitando o acesso dos pacientes ao informar o local de funcionamento e como pode acessar a cada programa. É uma forma de incentivar que a população procure cada um desses serviços”, comentou Arleny.
Via Secom/PMSJB
Cidades
ExpoAgro 2025: Cultura e lazer que movimentam a economia de São Francisco

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana tem investido na realização de grandes eventos como estratégia para fortalecer a economia local e fomentar o desenvolvimento do município. No primeiro semestre, eventos religiosos já comprovaram a eficácia dessa iniciativa, movimentando comércio, aquecendo setores como alimentação, hospedagem e transporte, e gerando renda para a população.
Agora, a atenção se volta para a 40ª ExpoAgro, que acontece de 11 a 14 de setembro, no Parque de Exposições de Praça João Pessoa. Consolidada como um dos maiores eventos da região, a feira vai muito além do lazer: é um verdadeiro motor econômico para São Francisco.
A parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado garante infraestrutura completa e uma programação de peso, com atrações como Aline Barros, Simone Mendes, Guilherme & Benuto e Diego & Victor Hugo, que prometem atrair milhares de visitantes.
O impacto é amplo: além de fortalecer o setor agropecuário, base da economia local, a ExpoAgro movimenta hospedagem, transporte, alimentação, comércio e economia criativa, gerando empregos e oportunidades para os moradores.
— Os eventos têm se mostrado grandes aliados do desenvolvimento, gerando renda, movimentando o comércio e enchendo nosso povo de orgulho. Seguiremos investindo em oportunidades que tragam benefícios concretos para todos. Com união e trabalho, o futuro de São Francisco será de ainda mais conquistas — , afirmou o Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Denival Neto.
Fonte: Ascom-PMSFI
Cidades
Refis: adesão ao programa pode ser feito até 31 de outubro

Os contribuintes de São Francisco de Itabapoana têm até o dia 31 de outubro para fazer a adesão ao Programa de Recuperação Fiscal (Refis). O objetivo é possibilitar a regularização de créditos tributários e não tributários devidos por pessoas físicas ou jurídicas junto ao município até o dia 31 de outubro de 2025.
A adesão poderá ser feita diretamente no Departamento de Arrecadação da Secretaria Municipal de Fazenda. O contribuinte poderá optar pelo pagamento à vista — com 100% de desconto em multas e juros — ou pelo parcelamento em até 36 vezes, com redução de 40% da multa e 20% dos juros.
Poderão ser incluídos no Refis débitos em cobrança administrativa ou judicial, com parcelamentos anteriores rescindidos ou em andamento, e os que estejam com exigibilidade suspensa, conforme o Código Tributário Nacional. Débitos ambientais com decisão definitiva e dívidas contratuais que impliquem em rescisão não serão incluídos no programa.
Forma de pagamento
Redução de multa Redução de juros
Pagamento à vista 100% 100%
Até 6 parcelas 90% 80%
De 7 a 12 parcelas 80% 60%
De 13 a 24 parcelas 60% 40%
De 25 a 36 parcelas 40% 20%
Por: Ascom-PMSFI
Cidades
SJB tem novo endereço para emissão de nota fiscal eletrônica

A Prefeitura de São João da Barra informa às empresas que prestam serviço no município que os endereços para emissão de nota fiscal eletrônica mudaram. As alterações, que foram feitas por motivo de segurança, já estão em vigor, de acordo com a Secretaria Municipal de Fazenda. As notas fiscais devem ser emitidas no site https://notafiscal.sjb.rj.gov.br/issweb/home, enquanto as empresas que utilizam web service devem acessar o endereço https://notafiscal.sjb.rj.gov.br/IssWeb-ejb/IssWebWS/IssWebWS?wsdl.
— Essas alterações foram necessárias para aprimorar a segurança dos dados, que a partir de agora são criptografados de ponta a ponta. A medida atende, também, a uma exigência da Lei Geral de Proteção de Dados. Vale lembrar que não houve mudança no login e na senha para acesso e emissão das notas — explica o secretário de Fazenda do Município, Aristeu Netto.
A Secretaria Municipal de Fazenda está à disposição para eventuais esclarecimentos, pelo e-mail setorempresarial@sjb.rj.br, e ressalta que emitir nota fiscal é obrigatório a todas as empresas com atividade econômica comercial e empresas cadastradas no regime do Simples Nacional. Além disso, é uma garantia de que a empresa está atuando legalmente e pagando corretamente os seus tributos.
Os impostos das notas fiscais emitidas no município ajudam a compor a arrecadação própria da Prefeitura. A Secretaria Municipal de Fazenda aprimora constantemente a fiscalização sobre esses valores, com o objetivo de aumentar a arrecadação, sem aumento de tributos.
Por: Secom-PMSJB
- Saúde7 dias atrás
O que é a síndrome de Lázaro e por que ela ocorre?
- Fé3 dias atrás
Aline Barros se apresenta nesta quinta na 40ª Expoagro de SFI
- Segurança1 semana atrás
Cláudio Castro anuncia investimento histórico de R$ 31,6 milhões para o Bope
- Saúde1 semana atrás
Medicamento comum para o coração pode não funcionar
- Tecnologia1 semana atrás
SpaceX dá mais um passo para lançar até 120 voos por ano na Flórida
- Política5 dias atrás
Não há “ditadura da toga” no Brasil, afirma Gilmar Mendes
- Saúde1 semana atrás
7 ISTs perigosas, mas com sintomas silenciosos
- Cidades7 dias atrás
Refis: adesão ao programa pode ser feito até 31 de outubro