Cidades
Efeitos da chuva: Campos institui Gabinete de Gerenciamento de Crise

Visando a avaliação e o enfrentamento do possível desastre causado pelas fortes chuvas que atingiram o município, a Prefeitura de Campos instituiu o Gabinete Municipal de Gerenciamento de Crise (GMGC) para a adoção de medidas que estejam integradas às necessidades das localidades que sofrem com os impactos causados pelos desastres naturais. O decreto entrou em vigor na noite deste sábado (23), com a publicação na edição suplementar do Diário Oficial.
O decreto entra em vigor juntamente com o Plano de Contingência Municipal para Desastre (Plancom chuvas intensas 2023/2024), elaborado pela Secretaria Municipal de Defesa Civil. O GMGC fica com a responsabilidade de fazer a Gestão Administrativa e Operacional do Desastre, até o final da situação de anormalidade.
A base do GMGC funcionará na sede da Secretaria de Defesa Civil, e os relatórios elaborados pelos órgãos elencados deverão ser entregues à Defesa Civil até às 10h da próxima terça-feira (26). Para que sejam estabelecidas as ações, o relatório final contendo o compilado dos documentos enviados pelos órgãos municipais será enviado ao prefeito até quarta-feira (27), contendo sugestões e propostas da coordenação do GMGC. A partir disso, será decidido o parecer sobre a necessidade ou não da decretação de Situação de Emergência ou Estado de Calamidade Pública.
Mais de 90% das casas foram atingidas no distrito de Santo Eduardo. O prefeito Wladimir Garotinho divulgou um vídeo em suas redes sociais na noite deste sábado (23) pedindo doações de colchonetes para acolhimento das vítimas nos pontos de apoio. As doações devem ser feitas na sede da Prefeitira de Campos, situada na rua Coronel Pomciano de Azevedo Furtado, 47, Parque Santo Amaro.
Para a composição do GMGC participarão os seguintes órgãos públicos municipais: Gabinete do Prefeito; Gabinete do Vice-Prefeito; Secretaria Municipal de Defesa Civil; Procuradoria Geral do Município; Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca; Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social; Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, Mobilidade e Meio Ambiente; Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia; Secretaria Municipal de Saúde; Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo; Secretaria Municipal de Serviços Públicos; Secretaria Municipal de Ordem Pública; Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT); Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura; Secretaria Municipal de Comunicação Social; Secretaria Municipal de Governo; Secretaria Municipal de Administração e Recurso Humanos; Secretaria Municipal de Transparência e Controle; Secretaria Municipal de Fazenda; e Guarda Civil Municipal (GCM).
Fonte: Secom/PMCG – Por: Tatiana Rangel – Foto: César Ferreira
Cidades
Macaé Empreendedora: Rodada de Negócios fortalece parcerias empresariais

A Semana Macaé Empreendedora 2025 promoverá, no dia 18 de novembro, uma Rodada de Negócios voltada à integração entre grandes empresas e fornecedores locais. O encontro acontecerá das 9h às 12h, no Hotel Mercure Macaé (Rua Dolores de Carvalho Vasconcelos, Macaé/RJ).
O objetivo da iniciativa é fomentar parcerias comerciais e fortalecer a cadeia produtiva da região, por meio de reuniões estratégicas entre empresas âncoras e fornecedores. Já estão confirmadas como âncoras as empresas Estácio de Sá, Hotel Mercure Macaé, Ocyan, Oceaneering, Oil States, Shopping Plaza Macaé, Subsea7 e Unimed Costa do Sol.
Durante o evento, cada fornecedor terá 10 minutos para apresentar seus produtos e serviços a cada empresa compradora. As reuniões serão presenciais e pré-agendadas, permitindo uma interação direta, com foco na geração de novos negócios e oportunidades de networking.
A Rodada de Negócios da Semana Macaé Empreendedora 2025 é uma oportunidade única para empresas locais ampliarem seu alcance comercial e fortalecerem sua presença em um dos principais polos de desenvolvimento econômico do Estado do Rio de Janeiro.
A Macaé Empreendedora é uma realização da Prefeitura de Macaé com a Rede Petro-BC e o Sebrae e apoio da FGV, Zurich Airport, Grupo Mulheres do Brasil, Amacon, Acim, CDL, Sinco Macaé e Vox To You.
Inscrições abertas.
Fonte: Secom/PMC – Jornalista: Tatiana Gama
Cidades
Balcão de Oportunidades em SJB com 301 vagas de emprego

O Balcão de Oportunidades de São João da Barra traz nesta semana 301 vagas de emprego, sendo que desse total 145 são para o município. O restante são para demais cidades do Norte Fluminense.
As oportunidades, que estão em constante atualização, contemplam diversos níveis de escolaridade e áreas de atuação.
Os interessados podem comparecer ao Balcão de Oportunidades, localizado na Avenida Rotary, nº 783, Centro de São João da Barra, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, munidos de documento de identidade, CPF, comprovante de residência e currículo atualizado. Também é possível acessar o mural de oportunidades (aqui)
O Balcão de Oportunidades oferece ainda atendimento pelo WhatsApp Business (22) 2741-1420 e pelos telefones (22) 2741-8449 – ramais 327 e 328, em que os candidatos podem obter informações, suporte e atualizações sobre novas vagas.
Fonte: Secom/PSJB –
Cidades
SFI: Implantado há 15 dias, Cartão Combustível já apresenta resultados

Com apenas 15 dias de implantação, o Cartão Combustível já está fazendo diferença no abastecimento da frota de veículos que atendem à Prefeitura de São Francisco de Itabapoana. A praticidade e a segurança já puderam ser constatadas nesse período. Do dia da implantação do cartão (21 de outubro) até esta segunda-feira (03), foram realizados mais de 420 abastecimentos com o Cartão Combustível.
A iniciativa permite um maior gerenciamento da frota, comodidade, praticidade e segurança para os condutores, além de permitir um melhor controle dos gastos com combustível, que resultará em economia de gastos para o município. Com a implantação do sistema, os veículos só podem ser abastecidos com o Cartão Combustível. Para isso, todos os 200 veículos que compõem a frota municipal e 245 condutores já foram cadastrados num sistema adquirido pela Prefeitura de uma empresa privada.
Além do cartão físico, que já está sendo utilizado pelos condutores e motoristas, a Secretaria Municipal de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo, responsável pela implantação, conta com um sistema de monitoramento e controle. Através dele, é possível concentrar dados e gerar informações como cadastro e utilização dos veículos (carros, caminhões, ônibus, tratores, ambulâncias e viaturas), cadastro dos motoristas, rotas, postos de gasolinas e preços de combustível, além de permitir consultas e gerar relatórios de vários dados.
Tranquilidade e transparência – De acordo com o coordenador de Transporte da Secretaria Municipal de Saúde, Alexandre Baltazar, o novo sistema é mais prático e foi bem aceito pelos motoristas. “Os nossos condutores se adaptaram muito bem, porque, com o Cartão, eles têm mais praticidade e disponibilidade de horários em alguns postos de abastecimentos, o que gera um conforto e evita a falta de combustível devido às demandas em horários noturnos”, disse.
Alexandre destacou ainda que, com o Cartão, o abastecimento se torna mais seguro. “Em algumas situações, não será preciso mais prestar conta do que foi abastecido, porque, com o sistema, é muito prático e a informação é gerada em tempo real, inclusive apontando o local e o valor que foi abastecido. Isso evita fraudes, além de isentar qualquer desconfiança caso haja alguma suspeita”, observou Alexandre, ressaltando que essa tranquilidade é muito importante para os motoristas que trabalham com pacientes para vários destinos.
Por: Ascom-PMSFI

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