Tecnologia
Uma bomba atômica é capaz de consumir atmosfera da Terra?

A bomba atômica é uma das armas mais poderosas e devastadoras já desenvolvidas pela humanidade. Ela representa um marco histórico no avanço da tecnologia militar e uma fonte de preocupação e controvérsia desde sua criação. A descoberta e o desenvolvimento da bomba atômica durante a Segunda Guerra Mundial alteraram para sempre a face da guerra e da geopolítica global, lançando uma sombra de medo e incerteza sobre o futuro da humanidade.
No filme Oppenheimer (2023) dirigido por Christopher Nolan, J. Robert Oppenheimer expressa à Albert Einstein seu medo de que eles construíram algo que poderia criar uma reação-cadeia capaz de destruir o mundo inteiro. Edward Teller também propôs, em 1942, a teoria de que uma bomba nuclear seria capaz de incendiar a atmosfera da Terra.
Desde então existem muitas teorias sobre a capacidade da bomba atômica de acabar com o planeta, e agora em 2024, foi lançado na Natural Science um estudo sobre a possibilidade de que a bomba atômica consumir a atmosfera do planeta. Vamos falar um pouco sobre essa teoria hoje.
Leia também:
- Como funciona a bomba nuclear?
- Qual foi a maior explosão nuclear do mundo?
- Bomba atômica e a bomba de hidrogênio: qual a diferença?
Como funciona uma bomba atômica?

Uma bomba atômica funciona através da liberação de energia nuclear resultante da fissão ou fusão de núcleos atômicos. Existem dois tipos principais de bombas atômicas: as bombas de fissão, também conhecidas como bombas nucleares, e as bombas de fusão, também chamadas de bombas termonucleares ou bombas de hidrogênio. Vamos explicar brevemente como cada uma delas funciona:
1. Bomba de Fissão (Bomba Nuclear)
Uma bomba de fissão utiliza a fissão nuclear, que é o processo de dividir núcleos atômicos pesados, como os de urânio-235 ou plutônio-239. No coração da bomba, há uma quantidade crítica de material físsil, como urânio-235 ou plutônio-239. Quando uma quantidade suficiente de material físsil é reunida rapidamente, ocorre uma reação em cadeia de fissão nuclear.
Durante a fissão nuclear, os núcleos atômicos são divididos em fragmentos menores, liberando uma grande quantidade de energia na forma de radiação e calor. Esta energia é liberada em uma fração de segundo e resulta na explosão característica de uma bomba nuclear.
2. Bomba de Fusão (Bomba Termonuclear ou Bomba de Hidrogênio)
Uma bomba de fusão utiliza a fusão nuclear, que é o processo de unir núcleos atômicos leves, como os de hidrogênio, para formar núcleos mais pesados. A bomba de fusão possui dois estágios. No primeiro estágio, uma bomba de fissão (como a mencionada anteriormente) é usada como detonador para criar as condições necessárias para a fusão nuclear.
No segundo estágio, a energia liberada pela fissão nuclear no primeiro estágio é usada para aquecer e comprimir um combustível de fusão, geralmente uma forma isotópica do hidrogênio, como o deutério e o trítio. Sob altas temperaturas e pressões, os núcleos de hidrogênio se fundem para formar núcleos mais pesados, liberando uma quantidade enorme de energia em forma de radiação, calor e partículas.
Em resumo, tanto as bombas de fissão quanto as de fusão funcionam aproveitando as reações nucleares para liberar grandes quantidades de energia em um curto período de tempo, resultando em uma explosão devastadora.
O que é a teoria de Teller?
Edward Teller, um renomado físico nuclear húngaro-americano que também fez parte do projeto Manhattan, foi um dos principais defensores do desenvolvimento da bomba de hidrogênio, também conhecida como bomba termonuclear. Sua teoria, muitas vezes chamada de “Super”, propunha a criação de uma bomba termonuclear muito mais poderosa do que as bombas atômicas convencionais.
Teller acreditava que uma bomba termonuclear poderia ser desenvolvida com potencial explosivo praticamente ilimitado, tornando-se muito mais poderosa do que as bombas atômicas tradicionais.
Apesar das controvérsias, as pesquisas de Teller e de outros cientistas levaram ao desenvolvimento bem-sucedido da bomba de hidrogênio, que se tornou uma das armas mais poderosas já criadas pela humanidade, no entanto, suas ideias também geraram preocupações éticas e humanitárias devido ao potencial destrutivo e às consequências catastróficas de uma explosão termonuclear em grande escala.
Uma bomba atômica é capaz de consumir atmosfera da Terra?

A Bomba Atômica não é capaz de consumir a atmosfera da Terra, mas pode causar impactos significativos nela devido às reações nucleares que ocorrem durante a explosão. Uma explosão nuclear libera enormes quantidades de energia térmica, luz, radiação e ondas de choque.
Isso pode resultar em incêndios em larga escala, intensos fluxos de calor e danos estruturais significativos em uma área extensa ao redor do local da explosão. Além disso, explosões nucleares podem lançar grandes quantidades de poeira, fuligem e partículas na atmosfera, o que pode ter impactos ambientais globais.
Para explicar melhor essa resposta, vamos citar a teoria de Wiescher e Langanke publicada na Natural Science.
14N(n,p)14C Reaction
Durante uma explosão nuclear, ocorre uma liberação de um enorme fluxo de nêutrons. Esses nêutrons podem interagir com o nitrogênio atmosférico (14N) por meio da reação 14N(n,p)14C. Essa reação, como mencionado na perspectiva, produz 14C de longa duração. Embora não seja capaz de consumir toda a atmosfera, esse processo contribui para a produção de 14C na atmosfera terrestre, o que é conhecido como “pico de bomba de radiocarbono”. Essa abundância aumentada de 14C na atmosfera tem implicações significativas para a datação por radiocarbono e pode ter efeitos a longo prazo nos ecossistemas.
No entanto, uma explosão única, mesmo de uma bomba nuclear muito poderosa, não seria capaz de consumir toda a atmosfera da Terra. A atmosfera da Terra é uma camada gasosa que se estende por centenas de quilômetros acima da superfície da Terra, contendo uma quantidade imensa de gás. Uma explosão nuclear não possui a energia necessária para destruir toda essa atmosfera.
Fonte: Natural Science
O post Uma bomba atômica é capaz de consumir atmosfera da Terra? apareceu primeiro em Olhar Digital.
Powered by WPeMatico
Tecnologia
Nintendo Switch 1 e 2: veja 10 jogos para presentear neste Natal

Com a chegada do Natal, escolher um presente que realmente agrade pode ser um desafio — especialmente quando o assunto envolve games. Porém, se quem você está querendo presentear for um gamer que adora se divertir por meio de um Nintendo Switch, saiba que há diversos jogos disponíveis no mercado brasileiro e que podem agradar públicos de diferentes idades e perfis, indo de aventuras familiares a experiências maduras e cinematográficas.
Pensando nisso, reunimos uma seleção com 10 jogos da Nintendo ideais para você dar de presente a alguém especial neste Natal. A lista traz variedade de gêneros, relevância no mercado e compatibilidade com os consoles mais recentes da marca.
Leia mais:
- Quais são as diferenças entre o Nintendo Switch e o Switch 2?
- 10 melhores jogos de mundo aberto para o Nintendo Switch [1 e 2]
- Os 10 melhores jogos lançados em 2025 para Nintendo Switch 2, segundo a crítica
10 jogos de Nintendo Switch para presentear no Natal de 2025
A lista a seguir contempla jogos que rodam no Nintendo Switch 1, além de títulos desenvolvidos ou otimizados exclusivamente para o Nintendo Switch 2, console que amplia o desempenho gráfico e a complexidade das experiências. A ideia é oferecer opções tanto para quem já possui o Switch tradicional quanto para quem está investindo na nova geração da Nintendo.
Hogwarts Legacy

(Imagem: Divulgação/Nintendo)
Lançado em novembro de 2023 na versão para o Nintendo Switch, o game Hogwarts Legacy é um RPG de ação ambientado no universo de Harry Potter, permitindo ao jogador explorar Hogwarts e seus arredores na década de 1800. A história é original, com foco em escolhas, feitiços, combate e exploração mágica.

Super Mario Odyssey

Este é um dos jogos mais aclamados da franquia Mario, traz uma aventura em mundos abertos, com mecânicas criativas e foco em exploração. Mario vive diversas aventuras ao lado de seu novo aliado Cappy. Eles viajam por diferentes reinos para resgatar a Princesa Peach. O game foi lançado em outubro de 2017.

Metroid Prime 4: Beyond

Continuação aguardada da saga Metroid Prime, o jogo, lançado no dia 4 de dezembro de 2025, retorna à perspectiva em primeira pessoa, combinando exploração, combate e narrativa sci-fi, com Samus Aran enfrentando novas ameaças espaciais.

Grand Theft Auto: The Trilogy – The Definitive Edition

Esta é uma coletânea remasterizada que reúne GTA III, Vice City e San Andreas, com melhorias visuais e ajustes de jogabilidade, oferecendo três campanhas completas em mundo aberto. O lançamento dela aconteceu em novembro de 2021.

The Witcher 3: Wild Hunt

RPG de ação consagrado, lançado em janeiro de 2021, acompanha o bruxo Geralt de Rívia, um mercenário exterminador de monstros, em um vasto mundo aberto repleto de decisões morais, missões profundas e narrativa densa. Vale destacar ainda que o game conta com expansões na versão para Switch.

Assassin’s Creed Shadows

Presentear alguém com este game é dar a pessoa a oportunidade de ela vivenciar o Japão feudal, isso porque o novo Assassin’s Creed é ambientado neste local e época. Além disso, aposta em dois protagonistas jogáveis, furtividade aprimorada e mundo aberto dinâmico, explorando conflitos históricos e políticos. O lançamento do game aconteceu em 2 de dezembro de 2025.

EA SPORTS Madden NFL 26

A edição mais recente da principal franquia de futebol americano traz gráficos renovados, inteligência artificial aprimorada e modos competitivos atualizados, aproveitando o desempenho do Switch 2 e entregando uma jogabilidade mais robusta e sofisticada, dando maior autenticidade ao game. O game foi lançado em 14 de agosto de 2025.

Tony Hawk’s Pro Skater 3 + 4 – Edição Padrão

Remake dos clássicos jogos de skate, combinando fases icônicas, trilha sonora marcante e controles refinados, agora com visual moderno e suporte total ao novo console da Nintendo. O game ainda traz novas pistas, novos skatistas e claro, diversas manobras radicais.

Cyberpunk 2077

RPG de ação em mundo aberto ambientado em Night City, uma megalópole que tem como foco o poder, modificação corporal e glamour. O jogo se passa em um futuro distópico dominado por tecnologia e corporações. A versão para Switch 2 entrega a experiência completa, com campanha extensa e narrativa madura. A experiência do game faz com que o jogador entre na pele de V, um mercenário cyberpunk e lute contra forças poderosas da cidade em busca de glória e sobrevivência.

HITMAN World of Assassination

A pessoa que você deseja presentear neste Natal é fã da franquia Hitman? Então, esse título, que é uma compilação na qual reúne os principais capítulos da fase moderna de HITMAN, com certeza irá agradá-la. Isso porque o jogo oferece missões amplas, liberdade de abordagem e alto nível de rejogabilidade, agora rodando localmente no Switch 2.

O post Nintendo Switch 1 e 2: veja 10 jogos para presentear neste Natal apareceu primeiro em Olhar Digital.
Powered by WPeMatico
Tecnologia
Como saber quando uma skin vai sair do Fortnite?

A Loja de Itens do Fortnite é famosa por sua rotatividade. Para muitos jogadores, ela gera uma verdadeira sensação de urgência, o famoso “FOMO” (medo de ficar de fora). Afinal, ver aquele traje ou gesto desejado disponível hoje não é garantia de que ele estará lá amanhã.
Antigamente, a comunidade precisava adivinhar ou depender de vazamentos (leaks) para ter uma noção de quando a loja mudaria. No entanto, a Epic Games mantém uma interface que permite aos jogadores saberem até quando, geralmente, os itens estarão disponíveis antes da próxima atualização do catálogo.
Como saber a validade de itens no Fortnite?
A “validade” dos itens está diretamente ligada ao ciclo da loja. Para saber quanto tempo você tem para decidir uma compra, você deve observar o contador de renovação (geralmente localizado no rodapé ou no topo da aba “Loja de Itens”). Ele informa exatamente quando o catálogo será atualizado (exemplo: “Loja renovada em: 5 horas”).

Embora a maioria dos itens siga essa rotação diária (24 horas), alguns pacotes especiais ou seções de eventos podem ter contadores próprios com durações maiores. Portanto, a melhor dica é: se o contador da loja estiver perto de zerar, o item corre o risco de sair.
Leia mais:
- Como jogar Fortnite: 10 dicas para iniciantes
- Fortnite Mobile: como jogar em celular ou tablet
- Como jogar Fortnite via Xbox Cloud Gaming
Se você adquiriu o item, ele é seu permanentemente. Mesmo que o traje saia da loja no dia seguinte, ele não sai do seu perfil. Você pode conferir o catálogo atualizado e o que está em destaque diretamente na página oficial da Loja de Itens do Fortnite.
A skin que eu queria saiu da loja, e agora?
Se o contador zerou e a skin sumiu, não há motivo para pânico, mas será necessário exercitar a paciência. A loja funciona em um sistema de rotação. Itens saem para dar lugar a outros, mas a grande maioria acaba retornando em algum momento futuro.

A frequência desse retorno varia: itens temáticos (como de Halloween ou Natal) costumam demorar um ano, enquanto trajes originais do Fortnite podem voltar em questão de semanas. A renovação dos itens é automática, garantindo sempre novidades, conforme detalhado na página de suporte sobre quando a Loja de Itens é renovada.
Atenção: Se você perdeu a chance de comprar, não adianta pedir para um amigo que já tem a skin. O sistema de presentes do Fortnite permite comprar itens novos da loja para amigos, mas não é possível enviar uma skin do seu próprio inventário para outra pessoa. Uma vez vinculado à sua conta, o item é intransferível.
O post Como saber quando uma skin vai sair do Fortnite? apareceu primeiro em Olhar Digital.
Powered by WPeMatico
Tecnologia
Você precisa de uma VPN no celular? Veja o que seria melhor para você

Vivemos em uma era onde o smartphone é praticamente uma extensão do nosso corpo. Nele, carregamos conversas privadas, dados bancários e muito mais dados sensíveis do que existem que nossa carteira. Com tanta informação privada circulando pelo ar, surge a famosa sigla de três letras que promete ser a guardiã de nossa segurança digital e privacidade: a VPN (Virtual Private Network).
Mas, afinal, isso é uma ferramenta essencial para a segurança digital de todo mundo ou algo reservado para entusiastas para entusiastas de tecnologia e espiões de cinema? A resposta, como quase tudo na vida digital, depende dos seus hábitos. Vamos desmistificar o uso dessa tecnologia no seu bolso.
Você realmente precisa de uma VPN no celular?
Para responder a essa pergunta, precisamos primeiro entender o cenário atual da segurança digital. Antigamente, navegar na internet sem proteção extra era como andar em uma rua movimentada com a carteira na mão. Hoje, a maioria dos sites sérios já utiliza o protocolo HTTPS (aquele cadeado na barra de endereço), o que garante uma camada básica de criptografia.

No entanto, o celular apresenta riscos específicos. A grande vantagem de ter uma VPN no aparelho é a criação de um “túnel” seguro para seus dados.
Isso é crucial, principalmente se você é aquele tipo de pessoa que se conecta seu aparelho com redes abertas em restaurantes, aeroportos ou hotéis, por exemplo.
O temido Wi-Fi público e o impacto na sua segurança
Se você costuma se conectar a redes desconhecidas para economizar seu 4G/5G, a resposta curta é: sim, você provavelmente precisa ou tiraria muitas vantagens de uma VPN.
Redes públicas são o parquinho favorito de hackers. Sem proteção, é relativamente fácil para terceiros interceptarem o que você está enviando e recebendo. Ao ativar uma VPN, você criptografa todo o tráfego do seu dispositivo.
Como aponta a McAfee em postagem de blog, o uso desta ferramenta garante a segurança em Wi-Fi público, impedindo que curiosos digitais ou criminosos vejam suas senhas e dados financeiros, mesmo que a rede em si seja insegura.
Mais privacidade e controle sobre seus dados
Além da segurança, existe a questão da privacidade contra quem fornece a sua internet. Em casa ou na rua, seu provedor de internet (ISP) ou operadora móvel sabe exatamente quais sites você visita. Uma VPN mascara seu endereço IP, tornando sua navegação muito mais anônima.
Leia mais:
- O que é uma VPN: saiba como funcionam as redes privadas virtuais
- VPN gratuita x paga: por que vale a pena assinar para navegar com segurança
- Como escolher a melhor VPN para você
Além disso, tem o lado divertido: o acesso a conteúdo global. Sabe aquela série que só está disponível no catálogo dos Estados Unidos ou do Reino Unido? Uma VPN permite que você “finja” estar em outro país, alterando sua localização virtual.

Nem todo mundo precisa o tempo todo
Por outro lado, se você raramente sai de casa, usa apenas o 4G da sua operadora (que é mais seguro que um Wi-Fi público aleatório) e acessa apenas sites bancários e lojas conhecidas (que já possuem forte criptografia HTTPS), o uso constante pode não ser uma emergência vital.
Embora a privacidade extra seja ótima, para o usuário médio que navega majoritariamente em 5G e acessa sites seguros, a VPN pode ser uma camada adicional, mas não necessariamente obrigatória para cada segundo do dia. Além disso, uma VPN ruim (geralmente as “gratuitas” demais) pode deixar sua conexão lenta e até vender seus dados, o que acaba com o propósito.
Seu celular é sua vida digital. Se você viaja, trabalha remotamente em cafés ou quer privacidade extra contra rastreamento de anúncios e operadoras, uma VPN confiável é um investimento inteligente. Se seu uso é estritamente doméstico, ela é um excelente “plus”, mas talvez não uma necessidade.
O post Você precisa de uma VPN no celular? Veja o que seria melhor para você apareceu primeiro em Olhar Digital.
Powered by WPeMatico

Esporte1 semana atrásBrasil abre Copa do Mundo contra Marrocos em Nova Jersey em 13 de junho

Tecnologia1 semana atrásMotos têm isenção de IPVA? Veja as regras e quem se adequa

Política1 semana atrásDeputados votam pela soltura de Bacellar

Tecnologia1 semana atrásHormônios e mente: como eles moldam emoções, memória e estresse

Geral1 semana atrásNúmero de nascimentos cai 5,8% em 2024; sexto recuo consecutivo

Cidades1 semana atrásMacaé forma 77 novos voluntários em Defesa Civil nesta terça-feira

Negócios1 semana atrásUSP Lança Minicurso Gratuito de ESG

Esporte1 semana atrásArrascaeta brilha e Flamengo avança à semi da Copa Intercontinental





























