Ligue-se a nós

Negócios

Mulheres de Sucesso: conheça as 16 escolhidas pela Forbes em 2024

Redação Informe 360

Publicado

no

Forbes
Forbes

Alessandra Montagne, Ana Oliva, Alcione Albanesi e Tania Bulhões estão entre as 16 Mulheres de Sucesso de 2024 da Forbes

Quase uma década atrás, na primeira edição desta lista, então com foco no mundo corporativo, a Forbes já exaltava o poder das mulheres brasileiras – e já alertava para a discrepância no número de representantes femininas na liderança. Era um cenário que parecia dar sinais de melhora, mas do qual os números do ano seguinte revelariam retrocesso – o relatório Global Gender Gap Report 2017 do Fórum Econômico Mundial apontava que o Brasil havia caído do 79º para o 90º lugar.

Ficamos orbitando esse patamar vexatório até que, no relatório de 2023, subimos para o 57º lugar entre 146 países avaliados. Criado em 2006, o Global Gender Gap avalia anualmente a igualdade de gênero em aspectos como partici pação econômica, sucesso educacional, saúde e empoderamento político.

Leia também:

Anúncio

Motivo para comemorar? Sem dúvida. Motivo para se acomodar? Longe disso. Segundo o Fórum Econômico Mundial, a desigualdade de gênero global só deve acabar daqui a 130 anos! Algumas das 16 homenageadas desta edição revelam as enormes dificuldades adicionais que enfrentam em suas carreiras pelo simples fato de não serem homens…

Veja quem são as Mulheres de Sucesso de 2024:

Marcos Hermes
Victor Affaro
Stéphane de Bourgies
Victor Affaro
Victor Affaro
Victor Affaro
Victor Affaro
Victor Affaro
Divulgação
Marcus Steinmeyer
Victor Affaro
Victor Affaro
Victor Affaro
Victor Affaro
Victor Affaro

Quem saborear a história de cada uma delas? Acesse a revista Forbes no seu aplicativo (IOS e Android).

*Textos: Fabiana Côrrea, Fernanda Almeida, Giovanna Simonetti, Sofia Patsch e Vera Ondei (Colaboraram Marília Kodic e Paola Carvalho)
Edição: Décio Galina e José Vicente Bernardo
Fotos: Joel Silva, Marcus Steinmeyer, Stéphane de Bourgies e Victor Affaro
Tratamento de Imagem: Rodrigo Gonçalves
Maquiagem: Marisa Rocha e Renan Tavarez

O post Mulheres de Sucesso: conheça as 16 escolhidas pela Forbes em 2024 apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Anúncio
Continuar Lendo
Anúncio

Negócios

Conheça o Novo CEO da Vivara

Redação Informe 360

Publicado

no

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

O conselho de administração da Vivara elegeu Thiago Lima Borges como novo CEO na quinta-feira (11). O executivo substitui Icaro Borrello, que ficou pouco mais de um ano à frente da companhia. É a quinta troca de liderança na companhia em menos de dois anos.

Com mais de 20 anos de experiência executiva, Borges já atuou como CFO e diretor de relações com investidores do Grupo Smart Fit. Além disso, coleciona passagens por empresas como Arezzo&Co e Braskem. Formado em administração pela Universidade Salvador, também possui MBA pela Stanford University.

Thiago Lima Borges, novo CEO da Vivara
Reprodução/LinkedIn

Thiago Lima Borges, novo CEO da Vivara

Anúncio

Além do novo CEO, o colegiado da Vivara também elegeu Cassiano Lemos da Cunha para o cargo de diretor de operações, no lugar de Bruno Kruel Denardin.

Vivara avança mais de 2% após anunciar troca de CEO

As ações da Vivara figuravam entre os destaques positivos do Ibovespa nesta sexta-feira (12), com alta de mais de 2%, um dia após a rede de joalherias anunciar as mudanças na gestão.

Analistas do Bradesco BBI/Ágora Investimentos afirmaram ver a nomeação de Borges como positiva, dado seu histórico no setor e reconhecimento pelo mercado. “Apesar de mais uma mudança no C-level (alta administração) parecer exaustiva, entendemos a decisão do conselho de administração da Vivara como parte da nova fase estratégica iniciada em 2025, com maior foco em governança e alinhamento aos minoritários”, afirmaram em relatório a clientes.

“Acreditamos que, à medida que Borges e Lemos consolidem suas funções, os controladores devem reduzir a atuação executiva e concentrar-se no conselho”, acrescentaram Pedro Pinto e Flávia Meireles. “Mantemos recomendação neutra e preço-alvo de R$36 (para a ação), porém, aguardando sinais de execução e estabilidade na gestão para reavaliar as perspectivas.”

Anúncio

Por volta de 10h25, as ações da Vivara tinham alta de 2,37%, a R$35,01, entre as maiores altas do Ibovespa, que subia 0,61%.

O post Conheça o Novo CEO da Vivara apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Powered by WPeMatico

Continuar Lendo

Negócios

Siemens Energy Anuncia Marcela Souza Como Vice-Presidente Sênior para a América Latina

Redação Informe 360

Publicado

no

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

A Siemens Energy anunciou Marcela Souza como nova vice-presidente sênior para a América Latina, cargo que ela assumirá em 12 de janeiro de 2026. Atualmente diretora jurídica no Brasil e diretora de compliance para a região, Marcela é a primeira mulher a ocupar o posto mais alto de gestão da empresa na América Latina. Ela sucede André Clark, que deixa a companhia após oito anos para assumir a liderança da farmacêutica Viveo.

Com 17 anos de Siemens Energy e mais de duas décadas de carreira, Marcela já ocupou diferentes posições de liderança e acumula experiência em gestão reputacional. Formada em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, possui MBA em administração de empresas pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Na nova função, liderará a estratégia operacional da empresa em uma região que reúne nove fábricas e escritórios distribuídos por 13 países. Sua missão inclui elevar o desempenho de uma equipe de 7.200 funcionários. No Brasil — maior operação da Siemens Energy na América Latina, com cinco fábricas e três centros de serviços — ela será responsável por 3.100 colaboradores.

O post Siemens Energy Anuncia Marcela Souza Como Vice-Presidente Sênior para a América Latina apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Powered by WPeMatico

Anúncio
Continuar Lendo

Negócios

Coca-Cola Nomeia Brasileiro como Novo CEO

Redação Informe 360

Publicado

no

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

A Coca-Cola anunciou nesta quarta-feira (10) a nomeação do brasileiro Henrique Braun como seu novo presidente-executivo, substituindo James Quincey, enquanto as empresas de alimentos tentam ajustar suas estratégias para consumidores que buscam bebidas e lanches mais saudáveis e acessíveis.

O portfólio de bebidas sem açúcar da Coca-Cola, bem como suas linhas de produtos mais premium, como o leite Fairlife, tem mantido a empresa em melhor situação em um cenário de consumo instável, ao contrário de rivais como a PepsiCo.

Tanto Quincey quanto Braun ingressaram na empresa em 1996 e ocuparam cargos de liderança em todo o mundo na Coca-Cola. Braun, de 57 anos, passa a liderar a gigante de bebidas em 31 de março.

Há três décadas na Coca-Cola, Braun foi presidente da companhia para China e Coreia, Brasil e América Latina.

Anúncio

O brasileiro foi nomeado diretor de operações da Coca-Cola em janeiro, trazendo consigo experiência na empresa em áreas como cadeia de suprimentos, desenvolvimento de novos negócios e operações de engarrafamento. “Vou me concentrar em dar continuidade ao impulso que construímos com nosso sistema. Trabalharemos para desbloquear o crescimento futuro em parceria com nossos engarrafadores”, disse Braun em comunicado.

O preço das ações da Coca-Cola subiu quase 63% desde que Quincey, de 60 anos, assumiu o cargo de presidente-executivo em maio de 2017.

Quincey esteve à frente da empresa durante um período em que a fabricante de refrigerantes intensificou seu foco em bebidas sem açúcar e com baixas calorias, além de adicionar linhas de produtos como leite, água com gás, café e bebidas energéticas por meio de aquisições.

“Quincey estabeleceu um padrão elevado. Os investidores podem esperar que o novo presidente-executivo continue a renovar o portfólio de marcas”, disse Kimberly Forrest, diretora de investimentos da Bokeh Capital Partners.

Anúncio

O setor de bens de consumo passou por uma série de mudanças em cargos de alta direção este ano, à medida que as empresas se adaptam a um ambiente de consumo dividido, além de desafios operacionais e na cadeia de suprimentos devido às tarifas.

O post Coca-Cola Nomeia Brasileiro como Novo CEO apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Powered by WPeMatico

Continuar Lendo

Em Alta