Ligue-se a nós

Cidades

“Viva Serra Macaense” terá César Menotti e Fabiano, Felipe Araújo e Maria Marçal

Redação Informe 360

Publicado

no

Com entrada gratuita, o Viva Serra Macaense, no Parque de Exposições da Serra, em Córrego do Ouro, começa nesta quinta-feira (26) e a programação promete agitar toda a Serra e atrair turistas e visitantes. As atrações principais são: Maria Marçal (dia 26); César Menotti e Fabiano (27) e Felipe Araújo (28). A faixa etária é livre.

– Os atrativos de natureza da Serra Macaense são um grande potencial turístico e estamos atuando para fomentar o turismo na Serra, gerando emprego e incentivando a economia local – disse o secretário de Turismo, Léo Anderson, ressaltando que inovação, turismo e desenvolvimento econômico são trabalhados.

O destaque do dia 26, quinta-feira, é a jovem cantora Maria Marçal, que viralizou nas redes sociais em 2022 após interpretar a música Deserto, de Anderson Freire. Com apenas 13 anos na época, Maria Marçal impressionou por sua voz madura, afinada e potente e emocionou o Brasil quando entoou os primeiros versos desse louvor.

Suas redes sociais refletem todo sucesso que alcançou. São 3,8 milhões de seguidores no Instagram e 1,87 milhões no Youtube. Seu novo single, “Então Profetiza” , lançado em setembro, já obteve 1,5 milhão de visualizações.

Natural de Rio das Ostras, a cantora se destaca nos aplicativos de streaming e está presente nas principais rádios gospel da atualidade. Maria Marçal possui um contrato com a MK Music, a maior gravadora de música gospel brasileira.

Carlinhos DJ, Renata Freitas e William Soares completam a programação da quinta-feira.

A sexta-feira (27) promete. A dupla César Menotti e Fabiano sobe no palco do Viva Serra Macaense como atração principal da noite.

Os irmãos colecionam recordes de público e vendas. São 21 anos de carreira, tocando uma mistura de moda de viola, música sertaneja e pop. O terceiro álbum da carreira, .com você, lançado em 2007, rendeu à dupla o prêmio de melhor álbum romântico na 9ª edição do Grammy Latino.

César Menotti e Fabiano se autodenominam embaixadores da Festa de Peão de Barretos de 2024 e vão mostrar no show seus grandes sucessos como “Maluco por você”, “Leilão”, “Como um anjo”, “Mensagem Pra Ela” e “Bão Também”, além de outros clássicos do sertanejo e de viola caipira.

Ainda sobem ao palco na sexta, a cantora Carina Guimarães e Rander Mansur.

Em seu terceiro dia, sábado (28) o Viva Serra Macaense recebe o goiano Felipe Araújo cantando seus grandes sucessos. Dois hits do cantor têm números expressivos. Os sucessos “A Mala é Falsa” e “Chave Cópia”, possuem milhões de visualizações no Youtube. O seu último DVD, lançado na mesma plataforma há dois meses, tem quase cinco milhões de visualizações.

Após a morte de seu irmão, Cristiano Araújo, falecido em um acidente, a pedido do pai, seguiu carreira solo. Consagrado entre os grandes do universo sertanejo, Felipe emplaca um hit atrás do outro.

Bem posicionado em todos os rankings da música brasileira, Felipe Araújo, aos 28 anos, figura entre os cantores mais executados nas rádios do Brasil e um dos mais acessados nas plataformas digitais, com mais de dois bilhões e meio de views e streams.

Com um vasto repertório, o público vai poder curtir sucessos como “Espaçosa Demais”, “Hoje eu Beberei”, “Mentira”, “Reincidente”, “Você não Vale”, “Mais Um”, além de outros.

A cantora Erica Carvalho abre a noite de sábado. As programações começam às 18 horas.

Com informações* Secom PMM

Cidades

Encontro de Motociclistas tem início na sexta-feira em SJB

Redação Informe 360

Publicado

no

O 16º Encontro Nacional de Motociclistas SJB Biker Fest acontece de sexta-feira, 16, até domingo, 18, na Praça São João Batista, em São João da Barra. Na programação (que pode ser conferida ao final da matéria), shows musicais com bandas de rock e apresentações de acrobacias, manobras radicais de moto com Louro Jhow e Equipe sem Limites, exposição de acessórios para motociclistas e motocicletas.

O encontro, realizado pela Prefeitura com organização do Moto Club Sobreviventes do Apocalipse, tem como objetivo promover a socialização, a união e o fortalecimento dos motociclistas. A previsão é que milhares de pessoas, entre moradores e visitantes, passem pelo evento durante os três dias.

Serão disponibilizados para os visitantes área de camping com chuveiro e café da manhã. Todos os representantes de moto clubes receberão troféu de participação.

“Este encontro é mais do que uma reunião, é um momento para celebrar o espírito de irmandade, respeito e união que definem o motociclista raiz, além de fortalecer laços, encontrar amigos de longas datas, compartilhar histórias de estradas e de boas viagens. Aqui vamos nos confraternizar com os apaixonados pelo mundo de duas rodas e a comunidade em geral, movimentando a economia e o turismo na cidade”, comentou o presidente do Moto Club Sobreviventes do Apocalipse, Wilis de Oliveira.

Anúncio

Confira a programação completa:

Sexta-feira – Dia 16

18h – DJ Thiago Ribeiro

20h – Ângelo Nani

Anúncio

22h – Banda Fato Isolado

24h – Banda Produto de Rock

Sábado – Dia 17

16h – DJ PH

Anúncio

18h – Banda Código Inválido

20h – Banda Zero 22

22h – Apresentação de acrobacias e manobras radicais de moto com Louro Jhow e Equipe sem Limites

22h30 – Banda Gurisom

Anúncio

Domingo – Dia 18

12h – DJ Zek

15h – Banda Válvula de Escape

Fonte: Comunicação/PMSJB

Anúncio
Continuar Lendo

Cidades

SJB: Ponto facultativo pelo Dia do Professor será no dia 16 de outubro

Redação Informe 360

Publicado

no

O Dia do Professor, comemorado em 15 de outubro, terá em São João da Barra ponto facultativo no dia 16, uma sexta-feira. A medida abrange todas as repartições públicas municipais, com exceção dos setores responsáveis pelos serviços públicos essenciais e indispensáveis.

No dia 15 de outubro, uma quinta-feira, portanto, toda a rede municipal e demais setores da administração pública do município estarão funcionando normalmente.

O decreto estabelecendo o ponto facultativo no dia 16, publicado em Diário Oficial nesta terça-feira, 6, destaca que a transferência da data se mostra conveniente para fins de organização administrativa.

“O ponto facultativo é uma forma de homenagem e reconhecimento aos nossos professores pelo trabalho incansável em favor da educação no município”, destacou a prefeita Carla Caputi.

Ao estender o ponto facultativo a todo o funcionalismo, o decreto argumenta a conveniência de se preservar a unidade do expediente na administração pública municipal, em razão da necessária integração entre seus diversos órgãos e unidades.

Anúncio

Fonte: Comunicação/PMSJB

Continuar Lendo

Cidades

São João da Barra avança no estudo da erosão e inicia atividades de campo em Atafona e Açu no dia 6

Redação Informe 360

Publicado

no

O estudo para enfrentar a erosão costeira em Atafona e Açu já está em andamento. Na semana passada, em 24 de setembro, foi apresentado o Plano de Trabalho, durante reunião da Câmara Técnica de Dinâmica Costeira, Erosão Marinha e Riscos Climáticos Associados, na Prefeitura de São João da Barra. Agora, o município avança para mais uma etapa: na próxima terça-feira, 6 de outubro, começam as atividades de campo do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA).

Para aproximar a população desse trabalho, serão implantadas a Central da Erosão Atafona e a Central da Erosão Açu, que funcionarão em módulos climatizados nas duas localidades. As bases serão espaços de referência para os moradores esclarecerem dúvidas, receberem informações sobre o estudo, acompanharem as etapas e compartilharem relatos sobre os efeitos da erosão.

Contratado pela Prefeitura, o estudo terá duração de 18 meses e reunirá 29 profissionais de diferentes áreas. Serão analisados dados sobre o oceano, o rio Paraíba do Sul, sedimentos, ambientes naturais, drenagem, infraestrutura e aspectos sociais para compreender a dinâmica costeira e comparar alternativas de intervenção.

Para a prefeita Carla Caputi, o início do trabalho de campo representa uma nova etapa para o enfrentamento do problema. “Agora entramos em uma etapa fundamental: ir ao território, reunir dados e entender com precisão o que está acontecendo em cada trecho do nosso litoral. Precisamos dessa base técnica para tomar decisões responsáveis e, posteriormente, buscar os recursos necessários para as soluções que forem indicadas.”

Anúncio

Centrais serão referência para os moradores

A Central da Erosão Atafona e a Central da Erosão Açu terão papel importante na comunicação entre a equipe técnica e a comunidade. Além de prestar esclarecimentos sobre os objetivos e o desenvolvimento do estudo, esses espaços permitirão ouvir os moradores e valorizar o conhecimento de quem acompanha de perto as mudanças no litoral.

O atendimento está previsto para ocorrer de terça-feira a sábado, das 10h às 12h e das 13h às 17h.

A participação da população também fará parte dos levantamentos sociais. Ao menos 211 moradores — 175 em Atafona e 36 no Açu — serão entrevistados para registrar a percepção da comunidade e identificar atividades relacionadas à pesca, navegação, turismo e lazer.

Anúncio

Levantamentos vão investigar o comportamento da costa

No rio Paraíba do Sul, a equipe medirá correntes e níveis da água. Na área costeira e marinha, serão realizados levantamentos do fundo do mar, coleta e análise de sedimentos e monitoramento de ondas e correntes. Também serão avaliadas as condições de dunas, manguezais, biodiversidade e drenagem urbana, além da ocupação do território e das atividades desenvolvidas pela população.

Segundo a oceanógrafa Clarissa Menin, diretora técnica da SEACaruso Soluções Oceânicas & Energias Renováveis, responsável pela condução do estudo, pesquisas anteriores já apontam diferenças no comportamento da costa ao longo do município.

“Em Atafona, junto à foz do Paraíba do Sul, há registro de recuo crônico da linha de costa desde 1954. Pesquisas históricas apontam a perda de cinco quarteirões e danos parciais em outros sete até 2019, na comparação com a configuração urbana de 1976. Em alguns lugares ao sul, os estudos analisados mostraram avanço da faixa de areia no período analisado. Precisamos agora aprofundar essa compreensão e entender como oceano, rio, sedimentos, ambientes naturais e ocupação do território se relacionam. Essa leitura integrada permitirá comparar diferentes cenários e alternativas de intervenção.”

Anúncio

Estudo vai comparar alternativas

Os dados coletados serão integrados à modelagem matemática, com ferramentas como o software MIKE 21. As simulações permitirão analisar o comportamento de ondas, correntes e sedimentos e testar diferentes cenários.

Entre as alternativas a serem avaliadas estão reposição de areia, recuperação de praias e dunas e estruturas rígidas de proteção. A comparação considerará aspectos técnicos, custos, manutenção, impactos socioambientais, riscos e cenários de mudanças climáticas.

“O estudo não parte de uma solução previamente definida. Primeiro, precisamos compreender os processos que atuam em cada trecho da costa. A partir dos dados, será possível comparar alternativas e fornecer uma base técnica para orientar as próximas decisões”, afirma Clarissa Menin.

Anúncio

O EVTEA segue as diretrizes metodológicas do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e fornecerá a base técnica, ambiental, econômica e social para orientar as próximas decisões e subsidiar a busca por recursos públicos para futuras obras.

Fonte: Comunicação/PMSJB

Continuar Lendo

Em Alta