Ligue-se a nós

Sem categoria

Conmebol anuncia apoio ao Brasil para sediar Copa do Mundo Feminina

Redação Informe 360

Publicado

no

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) anunciou nesta terça-feira (25) o apoio ao Brasil como sede da Copa do Mundo Feminina de 2027. A informação foi divulgada pelo presidente da entidade, Alejandro Domínguez, ao lado da ministra do Esporte, Ana Moser, em Luque, no Paraguai. 

O presidente da Associação Paraguaia de Futebol (APF), Roberto Harrison, também manifestou apoio à candidatura brasileira. Caso seja confirmado, o Brasil será o primeiro país da América do Sul a sediar uma Copa do Mundo de Futebol Feminino. 

Em entrevista coletiva, Alejandro Domínguez afirmou que a Conmebol está comprometida com o crescimento do futebol feminino no continente. Ele ressaltou ainda que o  Brasil reúne todas as condições de infraestrutura, serviços e logística para sediar um evento dessa magnitude. 

A ministra do Esporte, Ana Moser, destacou que, além de dar visibilidade para o futebol feminino da América do Sul, a candidatura do Brasil trará ações transversais relacionadas à politica de igualdade de gênero e de  combate ao racismo.

Anúncio

“O objetivo do Ministério do Esporte é entregar um futebol feminino mais forte e poderoso depois dessa experiência”, disse.

Fortalecimento da mulher

O secretário Nacional de Futebol, José Ferrarezi, reforçou a necessidade de fortalecer a mulher no futebol não apenas em campo, mas em posições de gestão e poder. “Claro que nós queremos sediar a Copa do Mundo, mas queremos principalmente essa integração em prol do futebol feminino sul-americano. A ideia é que os jogos aconteçam no Brasil, mas é uma Copa de toda a América do Sul”, disse.  

A busca das mulheres por reconhecimento no futebol brasileiro vem de uma história de luta e resistência. No chamado país do futebol, um decreto presidencial de 1941 proibiu as mulheres de praticarem o esporte. A proibição só caiu na década de 80. 

Concorrentes

Estados Unidos e México, África do Sul, Bélgica, Alemanha e Holanda também querem a vaga. O Brasil tem a seu favor o argumento de que o mundial nunca foi disputado no continente sul-americano. Além disso, conta com estrutura de estádios herdada pela Copa do Mundo de Futebol Masculino, em 2014. 

Anúncio

Caso o Brasil consiga sediar o evento, será a terceira vez que uma Copa do Mundo acontece em solo nacional. A primeira foi em 1950 e a segunda, em 2014. O país também recebeu as Copas Américas femininas de 1991 e 1995. 

A sede do mundial é definida pela Federação Internacional de Futebol (Fifa). A previsão é de que o resultado seja divulgado no dia 17 de maio de 2024.

Copa do Mundo 2023 

Neste ano será realizada a Copa do Mundo de Futebol Feminino e a seleção brasileira buscará o título inédito. O Brasil estreia no torneio no dia 24 de julho, a equipe integra o Grupo F, ao lado de França, Panamá e Jamaica. 

A competição reunirá 32 equipes e será disputada entre 20 de julho e 20 agosto de 2023, na Austrália e na Nova Zelândia.

Anúncio

Fonte: AgênciaBrasil Edição: Heloisa Cristaldo

Justiça

Moraes decreta prisão domiciliar de Bolsonaro

Redação Informe 360

Publicado

no

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decretou nesta segunda-feira (4) a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Moraes também determinou a realização de busca e apreensão na casa do ex-presidente, em Brasília. O ministro também estabeleceu novas medidas contra Bolsonaro. Dessa forma, o ex-presidente está proibido de receber visitas, exceto dos advogados. Além disso, ele está proibido de usar celulares, inclusive de terceiros.

A medida foi determinada após o descumprimento da medida cautelar que impedia o ex-presidente de usar as redes sociais de terceiros.

Ontem (3), durante os atos de apoio realizados em todo o país, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) publicou um vídeo em suas redes sociais com a manifestação do ex-presidente.

No mês passado, Moraes determinou diversas medidas cautelares contra Bolsonaro, entre elas o uso de tornozeleira eletrônica e restrição ao uso de redes sociais, incluindo perfis de terceiros.

Anúncio

Em sua decisão (acesse aqui a íntegra do documento), o ministro destacou que Flávio Bolsonaro e outros dois filhos do ex-presidente, Carlos e Eduardo, publicaram em suas redes sociais postagens de agradecimento de Bolsonaro aos apoiadores que compareceram aos atos realizados ontem. Dessa forma, segundo Moraes, houve descumprimento das restrições determinadas anteriormente.

“Não há dúvidas de que houve o descumprimento da medida cautelar imposta a Jair Bolsonaro, pois o réu produziu material para publicação nas redes sociais de seus três filhos e de todos os seus seguidores e apoiadores políticos, com claro conteúdo de incentivo e instigação a ataques ao Supremo Tribunal Federal (STF) e apoio, ostensivo, à intervenção estrangeira no Poder Judiciário brasileiro”, afirmou.

As medidas cautelares foram determinadas no inquérito no qual o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente, é investigado pela sua atuação junto ao governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para promover medidas de retaliação contra o governo brasileiro e ministros do Supremo. Em março deste ano, Eduardo pediu licença do mandato parlamentar e foi morar nos Estados Unidos, sob a alegação de perseguição política. 

Nesse processo, o ex-presidente é investigado por mandar recursos, via pix, para bancar a estadia de seu filho no exterior. Bolsonaro também é réu na ação penal da trama golpista no Supremo. O julgamento deve ocorrer em setembro.

Anúncio
Continuar Lendo

Sem categoria

Preta Gil: câncer de intestino que vitimou cantora é o 3º mais comum no Brasil

Redação Informe 360

Publicado

no

Casos de câncer no intestino, como o que vitimou a cantora e empresária Preta Gil, geralmente só manifestam sintomas em estágio avançado, o que dificulta o tratamento e diminui as chances de cura. Por isso, pessoas com fatores de risco devem começar os exames de rastreamento antes dos 50 anos, que é a idade recomendada para a população em geral.

“Quando o paciente tem algum familiar com câncer diagnosticado, essa idade vai diminuindo cada vez mais, e sendo mais específico e individualizado para cada pessoa. O rastreio é feito com a análise da história de vida, com exame físico e os dois principais exames de triagem, são o exame de fezes, para ver se tem sangramento oculto, e a colonoscopia, que a gente vê dentro do intestino e procura nódulos, pólipos e câncer”, explica o cirurgião gastrointestinal Lucas Nacif, membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva.

Número

Os cânceres de cólon e reto, que atingem o intestino, são os terceiros mais frequentes do Brasil, com cerca de 45 mil novos registros por ano, de acordo com a estimativa do Instituto Nacional do Câncer para o triênio de 2023 a 2025. A incidência é maior na Região Sudeste – onde ele sobe para a segunda posição de novos casos – e entre as mulheres.

Nacif explica que o câncer geralmente se desenvolve a partir de lesões benignas, como pólipos, o que aumenta o alerta para pessoas com essa condição, e quadros como Doença de Crohn e outras inflamações intestinais crônicas. Além disso, o sedentarismo, a obesidade, o consumo regular de álcool, tabaco, superprocessados e a alimentação desequilibrada também são fatores de risco.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Infelizmente, de acordo com o especialista, ainda há um fator cultural que atrapalha o diagnóstico precoce: “As pessoas têm receio de procurar um médico para fazer essa triagem, porque o exame começa com a avaliação física, e o médico normalmente tem que fazer um toque retal. Mas, com uma pequena avaliação, o médico já pode ser muito específico nessa prevenção. E ele não está avaliando se é bonito, feio, grande, pequeno… ele está fazendo um exame técnico”, explica Lucas Nacif.

Anúncio

Alerta

O cirurgião gastrointestinal alerta, ainda, para os riscos de só procurar aconselhamento médico após o surgimento de sintomas.

“Os sinais de alerta normalmente são a alteração no trânsito intestinal, seja muita diarreia ou intestino preso, perda de peso, sangramento nas evacuações, alguma dor abdominal também pode ser presente. Mas essas situações geralmente acontecem quando o câncer já está maior, por isso é tão importante o rastreio”, finaliza.

Fonte: Agencia Brasil

Continuar Lendo

Sem categoria

Governo lança a ExpoRio Turismo 2025, maior evento do setor no RJ

Redação Informe 360

Publicado

no

O Rio de Janeiro se prepara para receber a ExpoRio Turismo 2025, maior evento do setor no estado, que chega à quarta edição consolidando-se como vitrine da diversidade e das experiências que o turismo fluminense tem a oferecer. Promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-RJ) e da TurisRio, a feira conta com parceria institucional da Fecomércio RJ e apoio do Sesc RJ e Senac RJ. O evento será realizado de 5 a 8 de junho, no Complexo Lagoon, na Zona Sul do Rio, com entrada gratuita mediante inscrição.

Durante os quatro dias, o público poderá conhecer os atrativos das 12 regiões turísticas do estado, com experiências que envolvem negócios, gastronomia, cultura, artesanato, painéis temáticos e shows com grandes nomes da música brasileira.

– O Rio de Janeiro não é só a Cidade Maravilhosa. É um estado inteiro repleto de riquezas naturais, culturais e históricas que encantam o mundo. Temos serras, praias, vales, gastronomia diversificada, festas populares e muito mais. Nossa missão é mostrar que cada canto do nosso território tem algo único a oferecer. Promover este potencial é valorizar nosso povo, gerar oportunidades e fortalecer a economia fluminense – destacou o governador Cláudio Castro.

Turismo como vetor de desenvolvimento

Anúncio

A ExpoRio Turismo reforça a estratégia do Governo do Estado de ampliar a oferta turística e integrar ações entre os setores público e privado. Ao longo da programação, o evento destaca experiências que valorizam o que há de melhor no Rio de Janeiro, tanto na capital quanto no interior.

– A ExpoRio Turismo é uma vitrine do que o nosso estado tem de melhor: diversidade, cultura, natureza, paisagens únicas e um povo acolhedor. Esta quarta edição reforça o nosso compromisso com a interiorização do turismo, a geração de oportunidades e o fortalecimento da economia em todas as regiões. É um evento pensado para aproximar o público do setor e mostrar que o Rio de Janeiro é muito mais do que sol e mar. É um estado inteiro pronto para encantar, receber bem e se desenvolver com o turismo como motor de desenvolvimento – afirmou o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca.

Programação diversificada e para toda a família

A ExpoRio Turismo 2025 contará com uma programação ampla e interativa, pensada para todas as idades. Entre os destaques estão áreas instagramáveis, apresentações culturais com artistas da capital e do interior, espaço gastronômico e painéis temáticos sobre turismo, empreendedorismo e negócios. Quem for ao evento também poderá vivenciar experiências como escolinha de remo, stand up paddle, canoa havaiana, pedalinho e até uma simulação de voo de asa-delta. Para as crianças, um dinossauro gigante direto da Terra dos Dinos promete surpreender e divertir.

Anúncio

Os shows de encerramento em cada dia ficam por conta de grandes nomes da música brasileira:

Quinta (05/06) – Thiago Martins

Sexta (06/06) – Sérgio Loroza

Sábado (07/06) – Toni Garrido

Anúncio

Domingo (08/06) – Diogo Nogueira

Serviço

ExpoRio Turismo 2025

Data: 05 a 08 de junho de 2025

Anúncio

Horários:

* Quinta e sexta: 14h até meia-noite

* Sábado: 10h até meia-noite

* Domingo: 10h às 22h

Anúncio

Local: Complexo Lagoon – Av. Borges de Medeiros, 1424, Lagoa, Rio de Janeiro.

Entrada gratuita – Inscrições pelo site: www.exporioturismo.com.br.

Continuar Lendo

Em Alta