Tecnologia
Como criar seu próprio boneco digital estilo Funko Pop com IA

Já nos acostumamos com muitas coisas geradas com inteligência artificial (IA), de imagens, vídeos e textos. Mesmo assim, sempre podemos nos surpreender; agora você também pode criar uma versão digital de si no estilo Funko Pop. Siga estas dicas e o passo a passo que o Olhar Digital listou para criar seu boneco no estilo Funko Pop usando o Microsoft Designer.
Leia mais:
- Artista brasileiro usa inteligência artificial para recriar rostos de personagens históricos e da cultura pop
- ‘Liga da Justiça’ de Zack Snyder ganha linha de bonecos da Funko
- The Flash: quais filmes você deveria assistir antes para entender melhor
O que é um boneco de Funko Pop?
Conhecidos mundialmente, os Funko Pops são uma verdadeira febre entre os fãs de cultura pop e colecionadores de action figures (bonecos colecionáveis). Essas miniaturas colecionáveis retratam personagens de filmes, séries e até personalidades do mundo do cinema ou da música. A cabeça grande e os traços caricatos estão entre as características mais marcantes desses bonecos.
Mike Becker⁴ fundou a Funko Inc., uma empresa americana que fabrica bonecos, em 1998. A empresa adquiriu muitos direitos de licenciamento desde então, permitindo a criação de milhares dessas estatuetas de vinil exclusivas. Os Funko Pops geralmente têm cerca de 9,5 cm de altura. No entanto, a marca também fabrica bonecos de diferentes tamanhos, incluindo 12 cm, 20 cm e até mesmo um formato superdimensionado de quase 50 cm.
Gerando seu Funko Pop no Microsoft Designer
O Microsoft Designer, além de possuir um site dedicado e versões para PC e celular, também está integrado a vários produtos da Microsoft, incluindo Windows Copilot, Bing Chat e Microsoft Edge.
- Abra o criador de imagens
Visite o Microsoft Designer pelo endereço https://www.bing.com/images/create. É importante lembrar de entrar com a sua conta da Microsoft para poder usar a ferramenta de geração de imagens.
- Clique na caixa de texto e comece a digitar
Ao clicar na caixa de texto, insira os comandos sobre como deseja que o seu Funko Pop personalizado digital tenha como aparência. Em seguida, clique em criar e aguarde o processo de produção automático do seu boneco digital Funko.

- Escolha das 4 versões a que mais lhe agrada
Após o processo de produção, o próprio sistema retornará como resposta 4 opções no prompt que escreveu. Agora, basta escolher entre essas a que mais lhe agrada e publicar em suas mídias sociais.

Curiosidades sobre a criação de Funko digitais pelo Microsoft Designer/ Criador de imagens
O Microsoft Designer oferece até quatro opções de imagens para sua escolha. Se nenhuma delas for do seu agrado, você pode reajustar a descrição da miniatura selecionando novamente a caixa de texto. Além disso, ao clicar em “Explore more examples”, a IA produzirá novos resultados com base na descrição atual.
O post Como criar seu próprio boneco digital estilo Funko Pop com IA apareceu primeiro em Olhar Digital.
Tecnologia
5 jogos de terror baseados em histórias reais

É comum que a arte se inspire em histórias reais, inclusive nas mais perturbadoras. Filmes e séries, então, nem se fala. O gênero terror, em particular, encontra nesse tipo de história um terreno fértil para atrair o público. Um exemplo recente é a série “Monstro: A História de Ed Gein”, lançada pela Netflix em 2025.
No entanto, não é apenas o cinema que transforma fatos reais em experiências assustadoras. Nos videogames, também é possível encontrar exemplos que usam esse recurso. A seguir, listamos cinco jogos de terror que, de alguma forma, se baseiam em histórias reais.
5 jogos de terror baseados em histórias reais
- Kholat
- Chernobylite
- Fears to Fathom
- The Town of Light
- Dark Pictures Anthology: The Devil in Me
Kholat

- Plataformas: PC, PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch.
O survival horror “Kholat“ se inspira em uma história real ocorrida na União Soviética, em 1959: o misterioso Incidente do Passo Dyatlov. Nove universitários morreram durante uma expedição de esqui pelos Montes Urais.
Porém, seus corpos foram encontrados espalhados em condições misteriosas e inexplicáveis, desde mortos apenas de roupa íntima, outros sem olhos, até alguns com sinais de radiação.
O caso, ainda sem explicação, gerou teorias que vão de avalanches a forças além da compreensão humana. Assim, “Kholat” se inspira nesse mistério. O jogador controla um investigador que vai aos Montes Urais para descobrir o que aconteceu, explorando a gélida região e enfrentando criaturas e fenômenos inexplicáveis.
Chernobylite

- Plataformas: PC, Nintendo Switch, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X/S.
Jogo de tiro em primeira pessoa e survival horror, “Chernobylite“ se inspira no famoso desastre nuclear que ocorreu em 1986, na usina de Chernobyl, na Ucrânia.
O jogador controla um ex-físico que explora a Zona de Exclusão de Chernobyl, uma área real ao redor da usina que foi abandonada e isolada devido à alta radiação.
Contudo, a retratação real se limita apenas ao cenário; a história do jogo e os personagens são fictícios. O jogador enfrenta inimigos humanos e criaturas chamadas Shadows, utiliza armas e armadilhas, além de coletar suprimentos e gerenciar recursos para sobreviver.
Fears to Fathom

- Plataformas: Steam.
Disponível na Steam, “Fears to Fathom” é um jogo de terror psicológico em primeira pessoa com uma proposta curiosa. O jogo é dividido em capítulos, e cada história é baseada em relatos reais assustadores enviados por usuários da Steam ao desenvolvedor indiano Mukul Negi.
O título foca em exploração, interação e furtividade, e os capítulos se passam em ambientes variados, como casas, florestas e hotéis.
Leia mais:
- Os 10 melhores filmes baseados em fatos reais
- 8 jogos que dariam um bom filme de suspense
- Os 8 melhores jogos de plataforma 2D
The Town of Light

- Plataformas: PC, PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch.
O jogo de terror “The Town of Light” é inspirado em fatos reais, mas com várias liberdades artísticas. A história se passa no Ospedale Psichiatrico di Volterra, um hospital psiquiátrico real localizado em Volterra, na Toscana, que funcionou entre os séculos XIX e XX e ficou conhecido pelos tratamentos abusivos aplicados em pacientes.
Com perspectiva em primeira pessoa, o game aposta na imersão e na narrativa. O jogador controla a fictícia personagem Renée, uma ex-paciente do hospital internada nos anos 1940 por supostos distúrbios mentais. Anos depois, ela retorna ao local agora abandonado em busca de lembranças que revelem a verdade sobre seu passado.
Dark Pictures Anthology: The Devil in Me

- Plataformas: PC, Nintendo Switch, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X/S.
Parte da série Dark Pictures Anthology, “The Devil in Me“ é um jogo de terror interativo e survival horror. O jogo se passa em uma versão fictícia do “Murder Castle”, prédio real construído por H. H. Holmes em Chicago nos anos 1890.
Holmes foi um dos primeiros serial killers documentados nos Estados Unidos e projetou o prédio com quartos trancados, passagens secretas e armadilhas mortais para capturar suas vítimas.
No jogo, os jogadores controlam cinco protagonistas que ficam presos em uma réplica do Murder Castle e precisam escapar das armadilhas e resolver enigmas. O jogo é em terceira pessoa, com foco em exploração e tomada de decisões.
O post 5 jogos de terror baseados em histórias reais apareceu primeiro em Olhar Digital.
Powered by WPeMatico
Tecnologia
Quais as principais estreias no cinema em novembro de 2025?

Em novembro, chegam ao cinema filmes marcantes como a continuação da história de Elphaba e Glinda, em “Wicked: Parte 2″ e mais um trabalho de Emma Watson em “Bugonia”. Há também o filme nacional “O Agente Secreto”, que irá representar o Brasil no Oscar de 2026. Confira abaixo as cinco principais estreias de novembro de 2025.
Quais as principais estreias no cinema em novembro de 2025?
1. O Agente Secreto
O novo filme de Kleber Mendonça estrelado por Wagner Moura acompanha Marcelo, um especialista em tecnologia que volta para Recife com o intuito de fugir de seu passado misterioso e violento. Porém, percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que esperava.
Data de estreia: 6 de novembro de 2025.
2. Truque de Mestre: O 3º Ato

Na sequência de Truque de Mestre, os Cavaleiros retornam, dessa vez, com ilusões que envolvem a joia mais valiosa do mundo. O elenco traz grandes nomes, como Morgan Freeman e Rosamund Pike.
Data de estreia: 13 de novembro de 2025.
3. Wicked: Parte 2

Dirigido pelo cineasta, Jon M. Chu, a parte dois de “Wicked” dá seguimento a história de Elphaba, uma jovem do Reino de Oz incompreendida pela cor de sua pele, e a popular e ambiciosa Glinda.
Data de estreia: 26 de novembro de 2025.
4. Bugonia

Em mais um trabalho da atriz Emma Watson com o cineasta Yorgos Lanthimos, o filme acompanha a história de dois jovens obcecados por teorias da conspiração que sequestram a CEO de uma grande empresa por acreditarem que ela seria um alienígena com intenções de destruir o planeta Terra.
Data de estreia: 27 de novembro de 2025.
5. Morra, Amor

Com interpretações de Jennifer Lawrence e Robert Pattinson, o filme mostra a luta de Grace para manter a sanidade em meio a maternidade, seu casamento e isolamento. A história é ambientada na zona rural dos Estados Unidos e foi adaptada do livro homônimo escrito por Ariana Harwicz.
Data de estreia: 27 de novembro de 2025.
O post Quais as principais estreias no cinema em novembro de 2025? apareceu primeiro em Olhar Digital.
Powered by WPeMatico
Tecnologia
O que é o estresse térmico, causado por exposição a altas temperaturas?

Com as mudanças climáticas, estamos experimentando ondas de calor mais severas que não se restringem apenas ao verão. Independente da estação, podemos observar altas temperaturas e a exposição ao calor extremo pode causar estresse térmico.
Alguns cuidados sempre são importantes quando o calor está muito intenso, como manter a hidratação corporal, buscar quando possível lugares com sombra e fazer uso do protetor solar.
Leia mais:
- Como o calor extremo afeta nosso cérebro e agrava doenças neurológicas
- IA pode ajudar o mundo a combater ondas de calor
- Temperatura: o que é, quais escalas existem e como são calculadas
Mas, mesmo com todos esses cuidados, pode acontecer o estresse térmico a depender da temperatura e se você está em um lugar mais arborizado ou rodeado de prédios e casas – fator geográfico que influência na sensação de calor.
O que é estresse térmico?

O estresse térmico é um desbalanço que acontece quando o corpo é exposto a temperaturas extremas, seja o frio ou o calor. No segundo caso, trata-se de uma condição de saúde que acontece quando o corpo não consegue dissipar totalmente o calor que absorve.
Num tempo quente, mas suportável, o organismo utiliza mecanismos de resfriamento como a transpiração e a dilatação dos vasos sanguíneos. Mas, em temperaturas muito altas, esses mecanismos são insuficientes, fazendo com que o corpo armazene mais calor do que consegue suportar, não conseguindo manter a sua temperatura interna ideal que é de 36,5 °C.
O estresse térmico faz com o corpo perca sais minerais e eletrólitos em excesso, e a desidratação causa sintomas como cansaço, náuseas, sudorese excessiva e aumento da frequência cardíaca que pode elevar a pressão arterial.
A pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) Sandra Hacon, esclarece que a gravidade do estresse térmico vai depender de fatores como se a exposição ao calor é contínua ou intermitente, condições pré-existentes de saúde, condições sociais e fatores genéticos.
Mas, em suma, os mais afetados pelo estresse térmico são as crianças porque o equilíbrio homeostático ainda não está completamente desenvolvido.
“Alguns dos impactos de estresse térmico são: desequilíbrio homeostático no organismo, com sinais e sintomas como tontura, sensação de desmaio, enjoo, dor de cabeça e aumento de hospitalizações e da mortalidade por doenças cardiovasculares e respiratórias. Pacientes em hemodiálise, por exemplo, devem controlar a pressão arterial e manter o corpo hidratado. Esse grupo é de elevado risco num cenário de estresse térmico”, alerta Hacon.

O equilíbrio homeostático é a capacidade do organismo de se manter estável e em funcionamento mesmo quando exposto a condições adversas, como o aumento da temperatura, queda ou elevação da pressão arterial e alterações no nível de glicose.
Outro grupo de risco são os idosos, porque, em muitos casos, já apresentam dificuldades em manter o equilíbrio homeostático, desidratando o organismo com mais facilidade. O mesmo ocorre com as gestantes que precisam monitorar a pressão arterial e elevar o consumo de líquidos.
Além dos prejuízos físicos, o estresse térmico também pode influenciar o estado emocional. A começar pelo sono, que pode ser prejudicado, gerando alterações de humor. Falta de energia, ansiedade e irritabilidade também são sintomas comuns que podem acometer quem está passando por um estresse térmico.
E, em casos extremos, o estresse térmico pode levar à morte, como aponta um relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Para se ter uma ideia, em 2020, 4.200 trabalhadores em todo o mundo perderam a vida devido à exposição a altas temperaturas. Isto configura um aumento de 66%, em comparação com o mesmo relatório feito nos anos 2000.
Por isso, para mitigar os efeitos de um estresse térmico é essencial manter o corpo hidratado, ingerir alimentos frescos e menos gordurosos, além de procurar ambientes mais ventilados, sejam à sombra ou com uso de ventilador ou ar-condicionado. Usar roupas leves e evitar exposição solar em horários de pico também são medidas importantes.
O post O que é o estresse térmico, causado por exposição a altas temperaturas? apareceu primeiro em Olhar Digital.
Powered by WPeMatico

Tecnologia1 semana atrásPode dirigir descalço ou de chinelo? Entenda as regras para moto, carro e caminhão

Saúde1 semana atrásO que é Zolpidem? Conheça para que serve e quais são os riscos do remédio para dormir

Negócios1 semana atrásBaixo Engajamento no Trabalho Custa R$ 77 Bilhões a Empresas no Brasil

Tecnologia1 semana atrásGolpes e apostas ilegais: o que você precisa saber sobre o Universe Browser

Saúde1 semana atrás8 microrganismos que moram no seu corpo e você não faz ideia

Tecnologia1 semana atrás10 animes de romance disponíveis na Netflix

Saúde1 semana atrásPor que o Zolpidem pode causar alucinação?

Esporte7 dias atrásMacaense Antônio Barreto fica em quinto lugar no Mundial Triton em Portugal






























