Negócios
Blogueirinha: os bastidores do fenômeno das redes sociais

Em 2023, as redes sociais foram tomadas por conteúdos e memes da personagem Blogueirinha. O sucesso deve-se ao programa “De Frente com Blogueirinha”. “Eu já trabalhava com entrevistas e produção de conteúdo para internet, mas o ‘De Frente’ atingiu novos espaços e isso abriu portas”, disse a Under 30 durante o summit Forbes Brands&Co, oferecido por Petrobras e Samsung TV Plus, no Rio2C, nesta terça-feira (4).
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A atração foi uma cocriação entre a influenciadora e a Dia Estúdio, empresa fundada por Rafael Dias, que trabalhou por 16 anos nos bastidores de produções audiovisuais para televisão e internet. “Eu percebi que eu não assistia aos conteúdos que eu dirigia na TV, eu acompanhava o que os fãs publicavam no YouTube. Então, senti que existia uma possibilidade nesse mercado”, explicou o CEO sobre a criação da “DiaTV”, canal no YouTube com programação ao vivo 24 horas por dia.
No início do projeto, o executivo buscou por alguns nomes para a programação, e Blogueirinha estava entre eles. “Eu conhecia o trabalho da ‘Blogs’ na internet e a encontrei nos bastidores de uma gravação, depois disso já sabia que gostaria de trabalhar com ela”, comentou o CEO.
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O fenômeno “Blogueirinha” pode ser definido a partir de dois fatores: a apropriação da linguagem digital e a autenticidade. Além das brincadeiras com a audiência, convidados e assuntos que estão em alta nas redes, a personagem tem um estilo próprio de interagir com o público. Ao ser questionada sobre suas inspirações — o que tirou muitas risadas da audiência —, ela respondeu: “Hoje, minha maior inspiração sou eu mesma.”
Gustavo Giglio, mediador do painel e head de marketing de relacionamento da Omelete Company, afirmou que a entrevista de Blogueirinha com Bruna Marquezine foi um dos conteúdos mais virais e importantes das redes sociais em 2023. “Esse é um caso muito bacana porque evidencia o quanto estamos atentos ao que está acontecendo no mundo digital e o quanto as marcas confiam no nosso trabalho”, respondeu Rafael.
“Eu digo para equipe que nós estamos criando uma coisa que não existe, então, nós também estamos em constante aprendizado”, finalizou o executivo.
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Unilever Anuncia Brasileiro Como Novo CMO Global

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A Unilever anunciou o brasileiro Leandro Barreto como o novo CMO global da companhia. Ele assume o cargo em janeiro de 2026 e sucede Esi Eggleston Bracey, que ocupava a posição de Chief Growth & Marketing Officer.
Com mais de 20 anos de casa, Barreto ocupa hoje o cargo de CMO da vertical de beleza e bem-estar da Unilever. “À medida que o ano chega ao fim, me vejo fazendo uma pausa não apenas para refletir sobre métricas de desempenho, mas para valorizar as pessoas, a paixão e o propósito que definiram estes últimos doze meses”, compartilhou em uma publicação no LinkedIn. “2025 foi um ano de apostas ousadas e avanços significativos. Foi um privilégio trabalhar ao lado de equipes que aparecem todos os dias com coragem, curiosidade e cuidado.”
Formado em comunicação pela USP (Universidade de São Paulo), Barreto também tem pós-graduação em psicanálise, semiótica e estudos culturais pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).
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BP Nomeia Meg O’Neill, da Woodside, Como CEO após Saída Repentina de Auchincloss

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A gigante britânica do petróleo e gás BP nomeou Meg O’Neill, da Woodside Energy, como sua próxima CEO, sendo a primeira contratação externa para o cargo em mais de um século e a primeira mulher a liderar uma das cinco maiores petrolíferas, num momento em que a empresa volta a apostar nos combustíveis fósseis.
O’Neill, uma veterana da Exxon, assumirá o cargo em abril, após a saída abrupta de Murray Auchincloss, a segunda mudança no comando em pouco mais de dois anos, à medida que a petrolífera britânica se esforça para melhorar sua lucratividade e o desempenho de suas ações, que durante anos ficou atrás de concorrentes como a Exxon.
A empresa embarcou em uma grande mudança de estratégia no início deste ano, cortando bilhões em iniciativas planejadas de energia renovável e voltando seu foco para os segmentos tradicionais do petróleo e gás. A BP prometeu se desfazer de US$20 bilhões em ativos até 2027 e reduzir a dívida e os custos, incluindo sua unidade de lubrificantes Castrol.
Contratação de alto perfil
O’Neill, norte-americana de 55 anos, natural de Boulder, no Colorado, dirige a Woodside desde 2021 e anteriormente passou 23 anos na Exxon Mobil.
“Trata-se claramente de uma contratação de alto nível e, provavelmente, de algumas das mudanças que os acionistas da BP estavam procurando”, disse Dan Pickering, diretor de investimentos da Pickering Energy Partners.
Sob a liderança de O’Neill, a Woodside se fundiu com o braço petrolífero do Grupo BHP para criar uma das dez maiores produtoras globais independentes de petróleo e gás, avaliada em US$ 40 bilhões (R$ 220,7 bilhões na cotação atual), e dobrou a produção de petróleo e gás da Woodside.
A aquisição levou a empresa para os EUA, onde se expandiu para o gás natural liquefeito em terra na Louisiana.
As ações da Woodside caíam até 2,9% após o anúncio de sua saída. Já as ações da BP subiam 0,27%.
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Estée Lauder Nomeia Nova CMO no Brasil

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A Estée Lauder, companhia global de beleza, anunciou Viviane Pepe como nova diretora sênior de comércio digital e marketing no Brasil.
Antes de assumir o novo cargo na Estée Lauder, a executiva atuava como CMO da Boca Rosa Company. “Com sentimento de missão cumprida e muito a agradecer, chego ao final deste capítulo mais que especial de carreira na Boca Rosa Company”, compartilhou em uma publicação no LinkedIn.
Com mais de 20 anos de carreira em marcas globais, Viviane já liderou a área de marketing na Natura e atuou como diretora de comunicação na Avon.
Formada em publicidade pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), possui MBAs em marketing e neurociência. A executiva também atua como conselheira, mentora e jurada em premiações do setor.
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