Negócios
As 3 Lições do Livro de Taylor Swift Para Quem Quer Ser Um Líder Inovador

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
Em um mundo pós-pandemia, é essencial que líderes e empresas se adaptem e inovem para responder às condições de mercado e demandas dos consumidores em constante mudança. Ninguém entende isso melhor do que a superestrela global Taylor Swift, cujo livro de memórias é um exemplo de como romper com o status quo. O lançamento de The Official Eras Tour Book, com 256 páginas que documenta sua turnê mundial, incluindo reflexões pessoais e mais de 500 fotos exclusivas dos bastidores, será na próxima terça-feira (29).
Sua decisão de lançar o próprio livro da turnê “Era’s Tour” desafiou as normas estabelecidas da indústria editorial, que sempre atuou como guardiã das oportunidades que os autores recebem e de como suas histórias são contadas. Embora a autopublicação não seja um conceito novo, a influência de Swift na cultura pop cria um precedente para que outras figuras públicas ignorem esses intermediários e controlem suas histórias.
Leia também
Dados também demonstram que priorizar a inovação e romper com normas ultrapassadas traz resultados significativos. Um estudo da Korn Ferry, empresa global de consultoria organizacional sediada em Los Angeles, mostra que empresas com diversidade acima da média geram 19% mais receita de inovação. Esse estudo reforça o papel crucial da diversidade de pensamento, cultura e experiências vividas nos resultados financeiros de uma organização. Além disso, esse estudo de 2023 informou que organizações diversas e inclusivas têm 70% mais chances de capturar novos mercados.
Essas descobertas deixam claro que a criatividade não apenas impulsiona a receita, mas também abre portas para alcançar novos mercados e públicos que antes eram inacessíveis.
Contudo, mesmo com dados consistentes mostrando a importância da inovação no ambiente de trabalho, muitas empresas ainda hesitam em dar aos seus líderes a liberdade de serem criativos. Um estudo de 2019 da Gallup, também uma empresa global de análise e consultoria, reforça essa questão, mostrando que apenas 18% dos funcionários acreditam que podem assumir riscos no trabalho para desenvolver novos serviços, produtos e soluções.
- Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
A decisão estratégica de Swift, de apostar em si mesma e rejeitar as limitações impostas por seus stakeholders, serve como um lembrete de como os líderes devem reescrever as regras em seus setores. Confira três lições de Taylor Swift sobre como líderes podem inovar e quebrar barreiras em suas indústrias.
1. Reconheça as Regras Ultrapassadas do Seu Setor
Todo setor tem suas expectativas e práticas padrão que muitos seguem sem questionar. Identificar essas regras implícitas e aplicar suas ideias únicas para melhorá-las pode abrir novos caminhos. Por exemplo, em vez de assinar contrato com uma grande editora, Taylor Swift escolheu confiar em seu próprio conhecimento de negócios para seguir de forma independente. Esse movimento ousado mostra como aproveitar seu talento natural para construir uma audiência engajada pode transformar regras ultrapassadas em soluções inovadoras.
2. Identifique Regras que o Mantém Estagnado
Henry Ford disse certa vez: “Se você acha que pode, ou acha que não pode — você está certo.” Essa frase ilustra como nossas crenças influenciam diretamente a probabilidade de sucesso ou fracasso. As mudanças que desejamos ver em nosso setor geralmente refletem áreas nas quais podemos liderar transformações.
No entanto, as crenças limitantes que temos sobre o que é possível no nosso setor podem se tornar barreiras que nos mantêm no status quo. Taylor Swift, por exemplo, rejeitou a ideia de que alcançar sucesso significava perder autoridade artística e propriedade sobre sua música. Ela desafiou essa narrativa ao regravar seus álbuns, o que lhe permitiu recuperar o controle legal sobre seu trabalho.
3. Inove Gradualmente para Gerir Riscos
Muitas empresas enfrentam dificuldades para inovar por causa da aversão ao risco. Isso acontece quando um negócio escolhe opções conservadoras para minimizar resultados negativos. Por outro lado, a inovação incremental permite que as empresas testem novas ideias no mercado, gerenciando os riscos.
Essa abordagem foi exemplificada pela decisão de Taylor Swift de mudar do country para o pop. Embora a mudança pudesse parecer abrupta, Swift já vinha incorporando melodias de novos gêneros em álbuns anteriores. Esse tipo de mudança calculada permite que as empresas mantenham a confiança e conexão com seu público, enquanto coletam dados sobre a resposta do mercado.
O que muitos não percebem sobre a inovação é que ela começa criando espaço para a criatividade. A inovação não precisa espelhar os movimentos sensacionais de Taylor Swift para ser significativa. Na verdade, algumas das transformações mais impactantes ocorrem nos bastidores, com resultados quantificáveis ao longo do tempo.
*Topsie Vanden Bosch é colaboradora da Forbes EUA. É terapeuta em saúde mental e consultora de Inteligência Emocional e Segurança Psicológica, com um mestrado em Serviço Social. Escrevo sobre habilidades emocionais e estratégias profissionais.Escolhas do editor
O post As 3 Lições do Livro de Taylor Swift Para Quem Quer Ser Um Líder Inovador apareceu primeiro em Forbes Brasil.
Powered by WPeMatico
Negócios
Unilever Anuncia Brasileiro Como Novo CMO Global

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
A Unilever anunciou o brasileiro Leandro Barreto como o novo CMO global da companhia. Ele assume o cargo em janeiro de 2026 e sucede Esi Eggleston Bracey, que ocupava a posição de Chief Growth & Marketing Officer.
Com mais de 20 anos de casa, Barreto ocupa hoje o cargo de CMO da vertical de beleza e bem-estar da Unilever. “À medida que o ano chega ao fim, me vejo fazendo uma pausa não apenas para refletir sobre métricas de desempenho, mas para valorizar as pessoas, a paixão e o propósito que definiram estes últimos doze meses”, compartilhou em uma publicação no LinkedIn. “2025 foi um ano de apostas ousadas e avanços significativos. Foi um privilégio trabalhar ao lado de equipes que aparecem todos os dias com coragem, curiosidade e cuidado.”
Formado em comunicação pela USP (Universidade de São Paulo), Barreto também tem pós-graduação em psicanálise, semiótica e estudos culturais pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).
O post Unilever Anuncia Brasileiro Como Novo CMO Global apareceu primeiro em Forbes Brasil.
Powered by WPeMatico
Negócios
BP Nomeia Meg O’Neill, da Woodside, Como CEO após Saída Repentina de Auchincloss

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
A gigante britânica do petróleo e gás BP nomeou Meg O’Neill, da Woodside Energy, como sua próxima CEO, sendo a primeira contratação externa para o cargo em mais de um século e a primeira mulher a liderar uma das cinco maiores petrolíferas, num momento em que a empresa volta a apostar nos combustíveis fósseis.
O’Neill, uma veterana da Exxon, assumirá o cargo em abril, após a saída abrupta de Murray Auchincloss, a segunda mudança no comando em pouco mais de dois anos, à medida que a petrolífera britânica se esforça para melhorar sua lucratividade e o desempenho de suas ações, que durante anos ficou atrás de concorrentes como a Exxon.
A empresa embarcou em uma grande mudança de estratégia no início deste ano, cortando bilhões em iniciativas planejadas de energia renovável e voltando seu foco para os segmentos tradicionais do petróleo e gás. A BP prometeu se desfazer de US$20 bilhões em ativos até 2027 e reduzir a dívida e os custos, incluindo sua unidade de lubrificantes Castrol.
Contratação de alto perfil
O’Neill, norte-americana de 55 anos, natural de Boulder, no Colorado, dirige a Woodside desde 2021 e anteriormente passou 23 anos na Exxon Mobil.
“Trata-se claramente de uma contratação de alto nível e, provavelmente, de algumas das mudanças que os acionistas da BP estavam procurando”, disse Dan Pickering, diretor de investimentos da Pickering Energy Partners.
Sob a liderança de O’Neill, a Woodside se fundiu com o braço petrolífero do Grupo BHP para criar uma das dez maiores produtoras globais independentes de petróleo e gás, avaliada em US$ 40 bilhões (R$ 220,7 bilhões na cotação atual), e dobrou a produção de petróleo e gás da Woodside.
A aquisição levou a empresa para os EUA, onde se expandiu para o gás natural liquefeito em terra na Louisiana.
As ações da Woodside caíam até 2,9% após o anúncio de sua saída. Já as ações da BP subiam 0,27%.
O post BP Nomeia Meg O’Neill, da Woodside, Como CEO após Saída Repentina de Auchincloss apareceu primeiro em Forbes Brasil.
Powered by WPeMatico
Negócios
Estée Lauder Nomeia Nova CMO no Brasil

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
A Estée Lauder, companhia global de beleza, anunciou Viviane Pepe como nova diretora sênior de comércio digital e marketing no Brasil.
Antes de assumir o novo cargo na Estée Lauder, a executiva atuava como CMO da Boca Rosa Company. “Com sentimento de missão cumprida e muito a agradecer, chego ao final deste capítulo mais que especial de carreira na Boca Rosa Company”, compartilhou em uma publicação no LinkedIn.
Com mais de 20 anos de carreira em marcas globais, Viviane já liderou a área de marketing na Natura e atuou como diretora de comunicação na Avon.
Formada em publicidade pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), possui MBAs em marketing e neurociência. A executiva também atua como conselheira, mentora e jurada em premiações do setor.
O post Estée Lauder Nomeia Nova CMO no Brasil apareceu primeiro em Forbes Brasil.
Powered by WPeMatico

Saúde1 semana atrásEli Lilly: novo medicamento contra obesidade traz resultados expressivos
Negócios1 semana atrásCoca-Cola Nomeia Brasileiro como Novo CEO

Saúde1 semana atrásMutação ligada a câncer é transmitida por doador a quase 200 crianças em 14 países

Esporte1 semana atrásArrascaeta brilha e Flamengo avança à semi da Copa Intercontinental

Saúde1 semana atrásFDA aprova implante auditivo para bebês a partir de 7 meses nos Estados Unidos

Negócios1 semana atrásConheça o Novo CEO da Vivara

Esporte6 dias atrásFlamengo vence Pyramids e vai encarar PSG na final do Mundial

Esporte5 dias atrásVasco se classifica e enfrentará o Corinthians na final da Copa do Brasil


































