Ligue-se a nós

Cidades

Prefeito de Itaocara tem mandato cassado pela Câmara de vereadores

Redação Informe 360

Publicado

no

Por 11 votos a zero, a Câmara de Itaocara, município do Noroeste Fluminense com 23 mil habitantes, aprovou na noite desta terça-feira o relatório da comissão processante que propôs a cassação do prefeito Geyves Maia Vieira por omissão e quebra de decoro. Geyves foi acusado pelos vereadores de conivência com irregularidades praticadas por seus secretários e servidores na compra de kits contra a Covid-19 e gastos irregulares na realização da exposição agropecuária de 2022.

O texto do relator, vereador Luciano da PitStop (Cidadania), diz que “o prefeito foi omisso em relação à proteção do patrimônio público, causando dano ao erário” na compra dos testes de Covid-19 e negligente na “defesa dos bens e rendas do patrimônio público”. Diz ainda que o prefeito “teria tratado com o empresário” envolvido nas irregularidades meses antes da Expo Itaocara de 2022, o que demonstraria “sua falta de decoro e incitação a fraude processual”.

Além deste processo na Câmara, Geyves Maia Vieira responde a outros no Judiciário, onde é réu por improbidade administrativa. O Ministério Público acusa o prefeito de envolvimento em fraudes cometidas por subordinados na Saúde e irregularidades na realização da Expo Itaocara. O comando da pasta da Saúde é suspeito de aquisição irregular de 10 mil testes de Covid-19 e serviços de fisioterapia com números inflados.
https://d949089025dc6d91ee40953df7558b9a.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-40/html/container.html?n=0

A defesa do prefeito alegou perseguição política e falta de provas e disse que a comissão não seguiu os trâmites legais. A comissão é formada pelos vereadores Liomar Cavalinho (Solidariedade), que a preside, pelo relator e por Rondinely Barrias (PSD), que é membro. O relatório precisava ser aprovado por pelo menos 8 dos 11 vereadores (2/3 dos votos), mas nenhum deles ficou ao lado do prefeito.

Em 2015, o então prefeito Gelsimar Gonzaga (PSOL), ex-cortador de cana, teve seu mandato cassado, mas recorreu à Justiça e conseguiu anular a sessão com argumento de que a Câmara não seguiu os ritos processuais e não apresentou fundamentos suficientes. Quando ele voltou ao cargo, o ex-deputado Marcelo Freixo, então no PSOL, acusou a oposição de afastar Gelsimar por ele ‘romper com o parlamentarismo de extorsão’ e ‘incomodar’ a Câmara.

Anúncio

Servidor licenciado dos Correios, Geyves Maia Vieira avisou antes da sessão de hoje que adotaria o mesmo caminho de Gelsimar. Com a cassação, o vice-prefeito Heriberto Pereira assume o cargo. A sessão foi transmitida ao vivo nas redes sociais e o auditório da Câmara estava lotado. O relatório da comissão processante está disponível no site da Câmara Municipal de Itaocara.

Colaborou* O Globo

Cidades

Macaé Empreendedora: Rodada de Negócios fortalece parcerias empresariais

Redação Informe 360

Publicado

no

A Semana Macaé Empreendedora 2025 promoverá, no dia 18 de novembro, uma Rodada de Negócios voltada à integração entre grandes empresas e fornecedores locais. O encontro acontecerá das 9h às 12h, no Hotel Mercure Macaé (Rua Dolores de Carvalho Vasconcelos, Macaé/RJ).

O objetivo da iniciativa é fomentar parcerias comerciais e fortalecer a cadeia produtiva da região, por meio de reuniões estratégicas entre empresas âncoras e fornecedores. Já estão confirmadas como âncoras as empresas Estácio de Sá, Hotel Mercure Macaé, Ocyan, Oceaneering, Oil States, Shopping Plaza Macaé, Subsea7 e Unimed Costa do Sol.

Durante o evento, cada fornecedor terá 10 minutos para apresentar seus produtos e serviços a cada empresa compradora. As reuniões serão presenciais e pré-agendadas, permitindo uma interação direta, com foco na geração de novos negócios e oportunidades de networking.

A Rodada de Negócios da Semana Macaé Empreendedora 2025 é uma oportunidade única para empresas locais ampliarem seu alcance comercial e fortalecerem sua presença em um dos principais polos de desenvolvimento econômico do Estado do Rio de Janeiro.

A Macaé Empreendedora é uma realização da Prefeitura de Macaé com a Rede Petro-BC e o Sebrae e apoio da FGV, Zurich Airport, Grupo Mulheres do Brasil, Amacon, Acim, CDL, Sinco Macaé e Vox To You.
Inscrições abertas.

Fonte: Secom/PMC – Jornalista: Tatiana Gama

Anúncio
Continuar Lendo

Cidades

Balcão de Oportunidades em SJB com 301 vagas de emprego

Redação Informe 360

Publicado

no

O Balcão de Oportunidades de São João da Barra traz nesta semana 301 vagas de emprego, sendo que desse total 145 são para o município. O restante são para demais cidades do Norte Fluminense.

As oportunidades, que estão em constante atualização, contemplam diversos níveis de escolaridade e áreas de atuação.

Os interessados podem comparecer ao Balcão de Oportunidades, localizado na Avenida Rotary, nº 783, Centro de São João da Barra, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, munidos de documento de identidade, CPF, comprovante de residência e currículo atualizado. Também é possível acessar o mural de oportunidades (aqui)

O Balcão de Oportunidades oferece ainda atendimento pelo WhatsApp Business (22) 2741-1420 e pelos telefones (22) 2741-8449 – ramais 327 e 328, em que os candidatos podem obter informações, suporte e atualizações sobre novas vagas.

Anúncio

Fonte: Secom/PSJB –

Continuar Lendo

Cidades

SFI: Implantado há 15 dias, Cartão Combustível já apresenta resultados

Redação Informe 360

Publicado

no

Com apenas 15 dias de implantação, o Cartão Combustível já está fazendo diferença no abastecimento da frota de veículos que atendem à Prefeitura de São Francisco de Itabapoana. A praticidade e a segurança já puderam ser constatadas nesse período. Do dia da implantação do cartão (21 de outubro) até esta segunda-feira (03), foram realizados mais de 420 abastecimentos com o Cartão Combustível.

IMG 6767 2

A iniciativa permite um maior gerenciamento da frota, comodidade, praticidade e segurança para os condutores, além de permitir um melhor controle dos gastos com combustível, que resultará em economia de gastos para o município. Com a implantação do sistema, os veículos só podem ser abastecidos com o Cartão Combustível. Para isso, todos os 200 veículos que compõem a frota municipal e 245 condutores já foram cadastrados num sistema adquirido pela Prefeitura de uma empresa privada.

IMG 6762

Além do cartão físico, que já está sendo utilizado pelos condutores e motoristas, a Secretaria Municipal de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo, responsável pela implantação, conta com um sistema de monitoramento e controle. Através dele, é possível concentrar dados e gerar informações como cadastro e utilização dos veículos (carros, caminhões, ônibus, tratores, ambulâncias e viaturas), cadastro dos motoristas, rotas, postos de gasolinas e preços de combustível, além de permitir consultas e gerar relatórios de vários dados.

Tranquilidade e transparência – De acordo com o coordenador de Transporte da Secretaria Municipal de Saúde, Alexandre Baltazar, o novo sistema é mais prático e foi bem aceito pelos motoristas. “Os nossos condutores se adaptaram muito bem, porque, com o Cartão, eles têm mais praticidade e disponibilidade de horários em alguns postos de abastecimentos, o que gera um conforto e evita a falta de combustível devido às demandas em horários noturnos”, disse.

Alexandre destacou ainda que, com o Cartão, o abastecimento se torna mais seguro. “Em algumas situações, não será preciso mais prestar conta do que foi abastecido, porque, com o sistema, é muito prático e a informação é gerada em tempo real, inclusive apontando o local e o valor que foi abastecido. Isso evita fraudes, além de isentar qualquer desconfiança caso haja alguma suspeita”, observou Alexandre, ressaltando que essa tranquilidade é muito importante para os motoristas que trabalham com pacientes para vários destinos.

Por: Ascom-PMSFI

Anúncio
Continuar Lendo

Em Alta