Ligue-se a nós

Cidades

Prefeito de Itaocara tem mandato cassado pela Câmara de vereadores

Redação Informe 360

Publicado

no

Por 11 votos a zero, a Câmara de Itaocara, município do Noroeste Fluminense com 23 mil habitantes, aprovou na noite desta terça-feira o relatório da comissão processante que propôs a cassação do prefeito Geyves Maia Vieira por omissão e quebra de decoro. Geyves foi acusado pelos vereadores de conivência com irregularidades praticadas por seus secretários e servidores na compra de kits contra a Covid-19 e gastos irregulares na realização da exposição agropecuária de 2022.

O texto do relator, vereador Luciano da PitStop (Cidadania), diz que “o prefeito foi omisso em relação à proteção do patrimônio público, causando dano ao erário” na compra dos testes de Covid-19 e negligente na “defesa dos bens e rendas do patrimônio público”. Diz ainda que o prefeito “teria tratado com o empresário” envolvido nas irregularidades meses antes da Expo Itaocara de 2022, o que demonstraria “sua falta de decoro e incitação a fraude processual”.

Além deste processo na Câmara, Geyves Maia Vieira responde a outros no Judiciário, onde é réu por improbidade administrativa. O Ministério Público acusa o prefeito de envolvimento em fraudes cometidas por subordinados na Saúde e irregularidades na realização da Expo Itaocara. O comando da pasta da Saúde é suspeito de aquisição irregular de 10 mil testes de Covid-19 e serviços de fisioterapia com números inflados.
https://d949089025dc6d91ee40953df7558b9a.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-40/html/container.html?n=0

A defesa do prefeito alegou perseguição política e falta de provas e disse que a comissão não seguiu os trâmites legais. A comissão é formada pelos vereadores Liomar Cavalinho (Solidariedade), que a preside, pelo relator e por Rondinely Barrias (PSD), que é membro. O relatório precisava ser aprovado por pelo menos 8 dos 11 vereadores (2/3 dos votos), mas nenhum deles ficou ao lado do prefeito.

Em 2015, o então prefeito Gelsimar Gonzaga (PSOL), ex-cortador de cana, teve seu mandato cassado, mas recorreu à Justiça e conseguiu anular a sessão com argumento de que a Câmara não seguiu os ritos processuais e não apresentou fundamentos suficientes. Quando ele voltou ao cargo, o ex-deputado Marcelo Freixo, então no PSOL, acusou a oposição de afastar Gelsimar por ele ‘romper com o parlamentarismo de extorsão’ e ‘incomodar’ a Câmara.

Anúncio

Servidor licenciado dos Correios, Geyves Maia Vieira avisou antes da sessão de hoje que adotaria o mesmo caminho de Gelsimar. Com a cassação, o vice-prefeito Heriberto Pereira assume o cargo. A sessão foi transmitida ao vivo nas redes sociais e o auditório da Câmara estava lotado. O relatório da comissão processante está disponível no site da Câmara Municipal de Itaocara.

Colaborou* O Globo

Cidades

Homem atira contra Agência dos Correios de Guaxindiba; PM faz buscas

Redação Informe 360

Publicado

no

Um indivíduo disparou quatro tiros contra um Posto dos Correios da Praia de Guaxindiba, na manhã desta quinta-feira(22), após saber que a encomenda foi devolvida para a central dos Correios no centro da cidade ( São Francisco).

Antes dos disparos, o homem (não identificado) estava em seu veículo, nervoso e aos gritos aparentemente, com sua esposa. Até então, parecia uma discussão de casal, mas ao sair com carro ele parou em frente a Agência, atirou e seguiu viagem. A funcionária ficou desesperada e saiu do local de trabalho para uma loja ao lado, populares e vizinhos – ao ouvir os disparos – correram para ver o que tinha acontecido. Felizmente, ninguém ficou ferido.

Minutos depois, a Polícia Militar chegou ao local e, com a descrição cedida por populares, estão realizando buscas pela região.

Continuar Lendo

Cidades

Campos: Justiça Eleitoral defere candidatura da Delegada Madeleine

Redação Informe 360

Publicado

no

A Delegada Madeleine (União) foi a primeira, também, até a candidatura deferida pela Justiça Eleitoral. A decisão, do juiz Leonardo Cajueiro, da 76ª Zona Eleitoral, datada de sexta-feira (17), foi publicada no sistema da Justiça Eleitoral nesta segunda-feira (19). “Da análise de tudo que consta nos autos, verifico que o pedido veio instruído com a documentação exigida pela legislação pertinente, sem qualquer impugnação dos legitimados”, consta na decisão.

O registro de candidatura do candidato a vice, Ozielzinho (PSB), também foi deferido. 

Continuar Lendo

Cidades

Sábado de convenções partidárias em SFI; expectativas em Pedrinho Cherene

Redação Informe 360

Publicado

no

O próximo sábado (3), será marcado pelas Conferências Partidárias dos quatro pré-candidatos a prefeito(a) de São Francisco de Itabapoana, que marcaram seus eventos para o Centro da cidade e no mesmo dia.

Teremos um clima de pré-eleição, pois haverá o cruzamento de simpatizantes e apoiadores dos grupos políticos circulando pelas ruas, em muitos casos, um se encontrando com outro já que os locais de realização das convenções possui proximidade geográfica.

Acompanhe abaixo, pela ordem, as agendas dos partidos e seus respectivos pré-candidatos.

Aroldo Leandro (PL): o vereador e pré-candidato a prefeito fará seu evento às 19:00h, ao lado do Banco Itaú.

Anúncio

Pedrinho Cherene (União Brasil): o ex-prefeito realizará sua convenção na Quadra do EIC, que terá inicio às 12h e encerramento às 18h.

Rodolfo Elias (Novo): o empresário e pré-candidato a prefeito marcou seu evento para às 14h, em residência localizada na Rua do CIEP, esquina com a rua atrás do posto GNV.

Yara Cinthia ( Solidariedade): a vereadora e pré-candidata a prefeita, apoiado pela atual gestão, fará sua convenção partidária no Salão Ana Festas, no centro, a partir das 14h.

Situação de Pedrinho Cherene

Das convenções, até que se prove ao contrário, uma possui expectativas voltadas para a pré-candidatura do ex-prefeito Pedrinho Cherene que, até a presente data desta publicação, não teve sua situação de candidatura oficialmente resolvida, mas segundo fontes, o cenário pode mudar a qualquer momento.

Anúncio

Bastidores

Será um fim de semana agitado na política de SFI que marcará o “início” do pleito eleitoral na cidade, inclusive, podendo surgir alguns fatos novos no cenário são franciscano. Vale ressaltar que os bastidores andam bem agitados.

Direto dá Redação

Continuar Lendo

Em Alta