Cidades
Campos salta da 6ª para a 3ª posição em Índice de Dinâmica Econômica Local

Campos saltou da 6ª para a 3ª posição no Índice de Dinâmica Econômica Local (Indel) correspondente à movimentação de 2022. Os números foram divulgados nessa terça-feira (26) pelo Núcleo de Pesquisa Econômica do Rio de Janeiro (Nuperj/Uenf). A evolução do município foi de 19,8%, em decorrência da evolução do investimento público, da movimentação bancária e da redução do nível de vulnerabilidade social — o melhor do Norte Fluminense, ao lado de São Francisco de Itabapoana. Com isso, o índice médio chegou a 0,8749, que levou Campos a ocupar um padrão considerado de alta dinâmica econômica, mais um reflexo dos investimentos em políticas públicas no município.
Segundo o diretor de Indicadores Econômicos e Sociais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ranulfo Vidigal, há três fatores principais a se analisar. O primeiro é a estabilização fiscal e financeira da Prefeitura de Campos, que, no governo Wladimir Garotinho, colocou as contas em dia. O segundo fator é a prioridade do governo ao investimento na área social, por meio de iniciativas como a reativação do Restaurante do Povo e a criação do programa de renda mínima Cartão Goitacá, que já beneficia 20 mil famílias com R$ 200 mensais.
“Outro fator que contribuiu com o bom desempenho de Campos no Indel foi o acerto nas parcerias com o governo estadual, que vem garantindo investimentos em infraestrutura e saúde pública, possibilitando a recuperação de hospitais públicos estratégicos no atendimento à população”, observa Ranulfo.
O Indel foi criado pelo Nuperj para corrigir distorções geradas pelos demais indicadores, que muitas vezes não refletem a real situação econômica dos municípios. Segundo o professor e economista Alcimar Chagas, que coordena no núcleo, espera-se que o índice possa ajudar os municípios na formulação de políticas públicas. Alcimar destaca que a dinâmica regional melhorou em relação a 2021, em função do retorno da estabilidade na economia pós Covid-19.
Fonte: Secom/PMCG – Por: Da Redação – Foto: César Ferreira
Cidades
SJB terá aumento do efetivo policial e reabertura de DPO

O município de São João da Barra contará com aumento do efetivo policial, reabertura do DPO (Destacamento de Policiamento Ostensivo) da localidade de Sabonete e permanência do funcionamento do DPO de Barcelos. As decisões foram anunciadas durante uma reunião realizada nesta terça-feira, 8, no gabinete da prefeita Carla Caputi, com a presença da deputada estadual Carla Machado e de representantes das forças de segurança do estado e do município.
Participaram do encontro o coronel André Santos, comandante do 6º CPA (Comando de Policiamento de Área); o tenente-coronel Arthur Barbosa, comandante do 8º BPM; e o tenente Márcio Pereira, comandante da 5ª Companhia de São João da Barra. A reunião foi fruto de uma agenda articulada pela deputada Carla Machado com o secretário estadual de Polícia Militar, coronel Marcelo Menezes, na semana anterior no Rio de Janeiro.
Também estiveram presentes a presidente da Câmara Municipal, Soninha Pereira, e os também vereadores Júnior Monteiro, Kaká, Analiel Vianna, Alan Barreto, Rodrigo Machado, Joice Pedra, Eziel Pedro, Caio Cesar e Léo de Lolô. Pelo Executivo Municipal, participaram o secretário de Segurança, Anderson Campinho, o subsecretário Artur Miler e o chefe de gabinete Rodrigo Florencio, reafirmando o compromisso da gestão com o fortalecimento da segurança pública no município.
Ascom-PMSJB
Cidades
SFI: Prefeitura firma convênio com o Estado para qualificação profissional no setor de petróleo e gás

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI), por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH), estabeleceu um convênio com a Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar (Seenemar) para o projeto “Empregos Azuis – Um Mar de Oportunidades”. A parceria visa promover o treinamento e certificação de moradores nas áreas de energia e economia do mar.
De acordo com o secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano, Fagner Azeredo, a proposta é capacitar 25 pessoas por mês, no decorrer de um ano, que é o tempo previsto para o convênio.
— Com base nos anúncios recentes de investimentos no setor, é de grande importância e necessidade de atualização da mão de obra e também de abrir portas para novas oportunidades — afirmou.
Ascom-PMSFI
Cidades
Agilidade da Guarda Municipal Ambiental de SFI contém incêndio em residência

Um princípio de incêndio ocorrido na manhã desta quarta-feira (02) numa residência na localidade da Ilha dos Mineiros foi rapidamente controlado pela Guarda Municipal Ambiental (GAM). A equipe da GAM foi acionada pelo Corpo de Bombeiros do bairro Codin, em Campos dos Goytacazes, e, ao chegar ao local, verificou que era possível controlar o fogo com o caminhão pipa da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana.
De acordo com a comandante da Guarda Municipal Ambiental, Deborah Mata, toda vez que há queimada em vegetação, área de preservação ambiental ou incêndio em residência em São Francisco geralmente a população liga para os bombeiros de Campos.
— Mas, devido à distância, os bombeiros sempre fazem contato com a Guarda Ambiental e pedem para eles verificarem se há necessidade do deslocamento até o município, já que eles podem levar uma hora ou mais para chegar a São Francisco — ressaltou Deborah.
O número do Corpo de Bombeiros para emergências é o 193, e a ligação é gratuita em todo o Brasil. Em Campos dos Goytacazes, área de atuação na região, também é possível acionar o Corpo de Bombeiros pelo WhatsApp (22) 98831-8164. Já o contato da Guarda Ambiental de São Francisco de Itabapoana é o (22) 99892-5175, que funciona 24 horas por dia.
Bombeiro em São Francisco – Em breve, São Francisco de Itabapoana contará com um posto do Corpo de Bombeiros. A articulação foi feita pela prefeita Yara Cinthia junto ao Governo do Estado, e o anúncio de instalação da unidade foi feita pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacellar, no dia 12 de fevereiro. O Destacamento de Bombeiros Militar – DBM 5/5 já está sendo instalado no antigo Centro de Convivência do Idoso, no Centro.
Ascom-PMSFI
- Geral1 semana atrás
Prefeitos de municípios do Cidennf aprovam em assembleia documento com reivindicações à Enel
- Economia1 semana atrás
Haddad: Brasil está melhor posicionado diante do tarifaço de Trump
- Saúde1 semana atrás
Estudo cria abordagem mais potente contra câncer no sangue
- Negócios1 semana atrás
Mulheres Recebem 20% a Menos Que Homens no Brasil
- Tecnologia1 semana atrás
Por que o ar-condicionado afeta o motor do carro?
- Tecnologia7 dias atrás
Veja 5 tecnologias que estão presentes na Fórmula 1 em 2025
- Negócios1 semana atrás
Paralisação de Trabalhadores em Processadora de Soja Argentina Afeta Pagamentos
- Saúde7 dias atrás
Como funciona a pílula do dia seguinte?