Entretenimento
10 curiosidades sobre o cérebro humano que você não sabe
Nenhuma máquina que o homem possa inventar em toda a história da humanidade poderá ser tão completa, complexa, perfeita e engenhosa quanto o cérebro humano. Isso porque eles se trata de uma ferramenta e um motor incomparável, responsável por controlar tudo em nosso corpo (e, segundo boatos, fora dele) de forma consciente e inconsciente.
O mais incrível de tudo é que, mesmo que a Ciência já tenha desvendado tantos atributos e funções do cérebro humano, a verdade é que ainda há muitas novidades sobre esse órgão a serem descobertas. Algumas dessas novidades, aliás, são tão recentes que você, com certeza, ainda não sabe.
E olha que nós, do Segredos do Mundo, adoramos tratar sobre o assunto! Como você deve se lembrar, já publicamos por aqui matérias que provam de que seu cérebro está sempre no comando e até já ensinamos algumas formas incríveis de enganar o cérebro humano. Mas, nada disso é suficiente para desvendar a complexidade de nosso cérebro.
Há muito, muito mais curiosidades sobre o cérebro humano que você ainda não sabe. Algumas dessas informações, no entanto, você tem oportunidade de conhecer agora, na lista que disponibilizamos abaixo.
Confira 10 curiosidades sobre o cérebro humano que você não sabe:
1. Não sente dor
Apesar de ser o responsável pela interpretação das dores que você sente em todo o corpo, o cérebro, em si, não sente dores. Aliás, é por isso que as cirurgias no cérebro podem ser feitas com o paciente acordado e, às vezes, até fazendo coisas como tocar ou cantar enquanto os médicos operam o órgão.
2. Mais de 160 mil quilômetros de vasos sanguíneos
Parece até uma ignorância, mas é verdade. Mas, esse não é o único número espantoso relacionado ao cérebro humano. Esse órgão, relativamente pequeno, em seus 2 quilos (em média), abriga 100 bilhões de neurônios, conectados por 100 trilhões de sinapses; e pode armazenar 1.000 terabytes de informações. Agora os 160 mil quilômetros de vasos sanguíneos nem parecem tão absurdos assim, não é?
3. O cérebro de Albert Einstein foi conservado
Em 1955, quando um dos maiores gênios da humanidade faleceu, a Ciência considerou uma heresia a perda de um cérebro tão brilhante e representativo. Foi assim que o Dr. Thomas Harvey, mesmo sem autorização da família, retirou e guardou o cérebro de Einstein.
O problema foi que o cérebro do cientista sumiu durante 23 anos, juntamente com o tal legista. Foi um jornalista que o encontrou depois de mais de duas décadas. O médico, então, admitiu que ainda estava com o órgão e que havia partido o cérebro de Albert Einstein em 240 partes e o preservado em potes com o formaldeído.
4. Os lados do cérebro humano são diferentes
Você já deve saber que o cérebro humano é composto por dois lados, chamados formalmente de hemisférios. Apesar de toda a controversa história de que um lado é mais racional (esquerdo) e outro mais emocional (direito), a verdade é que os tais hemisférios são realmente diferentes e trabalham de forma invertida. Ou seja, se você fere a perna esquerda, por exemplo, a dor vai ser processada pelo lado direito de seu cérebro.
Mas a informação mais impressionante sobre o cérebro humano, com certeza, é que é possível sobreviver mesmo se um dos lados desse órgão parar completamente.
5. Cérebro de mulheres é 10% menor que o dos homens
Mas, na questão evolutiva, isso não é nenhuma vantagem para os homens, sabia? No caso, é o cérebro das mulheres, 10% menor, que contam com mais células nervosas.
No caso do funcionamento, a ciência aponta que o cérebro das mulheres é mais voltado ao lado emocional e subjetivo. No caso dos homens, no entanto, o cérebro tem uma “orientação” mais racional e objetiva.
6. O cérebro humano é mais ativo durante o sono
É durante aquele sono bom e relaxante que o cérebro humano mais trabalha e assimila informações, sabia? Aliás, há até estudiosos que apostam que esse fato possa estar ligado ao nossos sonhos.
A ciência, inclusive, já comprovou que pessoas com maior QI tendem mais a sonhar e que dar aquela dormidinha durante o dia, logo depois do almoço, de preferência; ajuda o cérebro humano a ter mais disposição para o trabalho e o estudo, por exemplo.
7. Sonhos podem ser manipulados pelo cérebro humano
E, por falar em sonhos, sabia que o cérebro humano pode, realmente, manipular os sonhos que temos? O filme “A Origem”, aliás, mostra um pouco disso.
Na vida real, esse tipo de acontecimento tem até nome, sonhos lúcidos, e se trata de um fenômeno descoberto na década de 1880 (isso mesmo, velho, velho), pelo psiquiatra alemão Frederik Willem van Eeden. Mas, mesmo não se tratando de algo novo, as pessoas só começaram a prestar atenção nos tais sonhos lúcidos depois de 1960.
8. A ciência ainda não sabe porque rimos
Obviamente, a risada está ligada à forma de funcionamento do cérebro humano e nos permite dar risadas a partir dos 4 meses de vida. No entanto, a Ciência ainda não descobriu porque rimos, nem porque o riso é contagioso, porque julgamos certas situações engraçadas e, muito menos, como várias pessoas podem achar graça da mesma piada.
Aliás, esse é um fenômeno que só acontece com os humanos, sabia? A não ser no caso das hienas que riem, mas não porque acham graça das coisas.
9. O tamanho do cérebro humano não significa muita coisa
Como você já percebeu no tópico que compara os cérebros masculinos e femininos, a verdade é que um cérebro grande não é sinônimo de vantagem alguma. No caso de Albert Einstein, por exemplo, o cérebro mais leve que costuma ser o cérebro de um adulto (1,23 kg, enquanto a maioria pesa 1,40 kg) e, no entanto, poucas pessoas no mundo pensaram tanto e tão bem quanto ele.
10. O QI mais alto do mundo é 210
Você sabe quanto é o seu QI? Se for maior que 210, você precisa publicar isso rápido! Porque, atualmente, o coreano Kim Ung-young detém esse título.
Ele, que nasceu em 1962, começou a falar aos 6 meses de idade e, aos 8 meses, já entendia cálculos de álgebra que você nunca passaria perto. Aliás, aos 4 anos de idade, ele já frequentava o curso de física da Univerdade de Hanyag. Depois de se formar, continuou seus estudos na NASA. É mole?
Em 1978, no entanto, aos 16 anos, ele descobriu que queria mesmo era trabalhar na engenharia civil. Aí, então, ele começou a estudar e se tornou doutor na área. Fonte: noticiasconcursos.com.br Por: Juliana Magalhães
Cidades
Sucesso! Léo Santana fecha a ExpoBarra 2024 com show eletrizante
Foi com o astral lá em cima que a ExpoBarra 2024 chegou ao fim, com um show eletrizante de Léo Santana no palco principal do Parque de Exposições e Eventos Manoel Rangel Pessanha. Era pouco mais das 23h desse domingo, 17, quando o cantor baiano se apresentou para um público estimado em 70 mil. Mas, a previsão é que em toda programação extensa do último dia, o número de pessoas que passou pelo Parque chegue a 90 mil.
Antes da entrada do cantor, a prefeita Carla Caputi comemorou mais uma vez o sucesso do evento que foi iniciado na quinta-feira, 14, com o Sorriso Maroto, e já garantiu a edição do ano que vem. “Quero agradecer a presença de todos que estiveram com a gente nesses quatro dias de ExpoBarra 2024. Que voltem sempre. E que venha a ExpoBarra 2025”, destacou a prefeita no palco, logo anunciando o Gigante da Bahia para o delírio da galera.
Léo Santana apresentou um repertório cheio de hits e coreografias, fazendo a multidão dançar ao som de “Perna Bamba”, “Zona de Perigo”, “Contatinho”, “Posturado e Calmo”, entre outros.
O cantor falou da alegria de voltar a SJB. Ele tem uma longa relação com o interior do Rio, onde se apresentava antes mesmo de seguir carreira solo em 2014, quando ainda fazia parte do grupo Parangolé e estourou com a música “Rebolation”.
— Estou feliz por estar de volta. Já me apresentei aqui algumas vezes. Que saudade eu estava de vocês, São João da Barra. Feliz em saber que toda legião de fãs que curte o Léo Santana, desde Campos, as cidades vizinhas, acaba se movendo para vir curtir o show. Isso me deixa muito mais feliz, agradeço por todo o carinho. Se eu estou de volta é porque as outras apresentações de fato agradaram. Obrigado, prefeita Carla Caputi. Gratidão é palavra — destacou o artista.
Exemplo do que foi citado por Léo Santana é um grupo de campistas que alugou uma van para curtir a ExpoBarra e se empolgou ao som de “mais uma do GG”. “Viemos de Campos só para o show do Léo Santana. Alugamos uma van com 17 pessoas. Sou muito fã dele, mas nunca tinha ido a um show. Foi meu primeiro! Acompanho ele desde quando era Parangolé. A música que eu mais gosto? São todas”, brincou o campista Emerson Ferreira de Sousa, de 22 anos.
O cantor também trouxe um pouco das parcerias com cantores de diferentes gêneros musicais, que fazem dele um artista completo, segundo o público. “É a característica da gente fazer que tudo vire Carnaval. Óbvio que eu gravo de tudo um pouco, mas a minha característica de fato é o pagodão de Salvador. Eu sei que o público estava esperando por isso”, ressaltou o cantor.
Mantendo a tradição de sucesso e valorização também dos músicos locais, foram realizadas várias apresentações na ExpoBarra. Por dia, foram mais de 12 horas de shows em diferentes palcos e trio. Nesse domingo, estiveram entre as atrações: Banda Timbalaiê, Renato Braga, Os Piratas, MPB MIX, Lorran Vilaça, Banda TB-6, Brazzilian Band, Xandão, Mauro Azevedo, Anderson Santos, Pegada do X e Igor Saliência.
Fonte: Secom PMSJB
Cidades
Maíza Lima atrai multidão à ExpoBarra; Nadson ‘O Ferinha’ sobe ao palco neste sábado
A “braba” Maíza Lima levou milhares de fãs ao o Parque de Exposições e Eventos Manoel Rangel Pessanha nesta sexta-feira, 15, no segundo dia de ExpoBarra 2024. A cantora fez o público cantar do inicio ao fim com um repertório próprio e canções consagradas do “piseiro”, ritmo que a consagrou no cenário musical, e ainda distribuiu vinho pra galera durante o show.
Mais cedo a cantora já tinha feito uma apresentação na Cavalgada da Exposição Agropecuária de São João da Barra, preparando o público para o grande show da noite, que não deixou ninguém parado.
“Foi uma energia surreal. Esse carinho que São João da Barra tem por mim não tem preço, é diferente demais. Me emocionei durante o show, é inexplicável essa sensação aqui, foi lindo demais”, contou a cantora após o show.
Mas a festa contou ainda com outras apresentações de artistas locais e regionais que marcaram a programação da sexta-feira, 15, Forrozão Nois é Bruto, Apollo Ramidan, Banda Catukaí e Natalha Fernandes também brilharam na ExpoBarra 2024.
A programação musical da ExpoBarra continua no sábado, 15, confira os shows:
16 de Novembro (Sábado)
8h – Primeira ordenha do Concurso Leiteiro
9h – Provas de Laço (Categorias: Máster mais de 40 anos e Local)
10h – Ranch Sorting (Categorias: Aberta Profissional (D1), Aberta Amador (D2), Aberta Iniciante (D3), Feminina e Infantil
13h – Samba Melanina no Palco dos Restaurantes
14h – Henryque Magalhães no Palco do Espaço Equestre
16h – Samba Prime no Palco dos Restaurantes
17h – Gustavo Rangel no Palco do Espaço Equestre
18h – Kíssila Dyas no Palco Agro
18h – Grupo Swing Muleke no Palco Regional
19h – Rodeio Mirim e Juvenil no Espaço de Provas Equestres
19h – Eliandro Cardoso no Palco dos Restaurantes
20h – Banda Cartão Postal no Palco do Espaço Equestre
21h – Rodeio – Arena Tony Nascimento
21h – Banda Mistura Fina no Palco dos Restaurantes
21h – Banda Levada Mix no Trio
22h – Gabriel Ferrari no Palco Regional
23h – Nadson O Ferinha no Palco Oficial
01h – Larice Barreto no Palco Regional
17 de Novembro (Domingo)
8h – Última ordenha do Concurso Leiteiro
9h – Provas de Laço (Categoria Aberta)
12h – Banda Timbalaiê no Palco Agro
13h – Renato Braga no Palco dos Restaurantes
13h – Premiação do Concurso Leiteiro
14h – Os Piratas no Palco do Espaço Equestre
16h – MPB MIX no Palco dos Restaurantes
18h – Lorran Vilaça no Palco Agro
18h – Banda TB-6 no Palco Regional
19h – Rodeio Mirim e Juvenil no Espaço de Provas Equestres
19h – Brazzilian Band no Palco dos Restaurantes
20h – Xandão no Palco do Espaço Equestre
20h – Rodeio – Arena Tony Nascimento
21h – Mauro Azevedo no Palco dos Restaurantes
21h – Anderson Santos no Trio
22h – Pegada do X no Palco Regional
23h – Léo Santana no Palco Oficial
01h – Igor Saliência no Palco Regional
Secom -PMSJB
Entretenimento
Eliana deixa o SBT após 15 anos como apresentadora
A apresentadora Eliana, de 51 anos, deixa o SBT após 15 anos. A informação foi confirmada pela própria emissora nesta segunda-feira, 1º.
Em nota, o SBT afirmou que Eliana decidiu que era o momento de uma “nova fase com outros desafios profissionais.“
Veja a nota na íntegra:
“O SBT, sua diretoria e a Eliana anunciam hoje, de forma mútua e amigável, a decisão da apresentadora de encerrar a sua sólida e bem-sucedida parceria profissional com o canal em junho de 2024. Após quase 15 anos à frente de um programa consolidado e de grande sucesso, Eliana decidiu que era o momento de uma nova fase com outros desafios profissionais, sem jamais esquecer os inúmeros dias de alegria, conquistas e aprendizados vividos na emissora, tanto é que continuará sendo Madrinha do Teleton e faz questão de voltar à emissora para apresentar o programa de arrecadação para a AACD, Ambas as partes expressam de forma legítima sua gratidão mútua e desejam o melhor para o futuro. O SBT reforça ainda seu carinho e torcida pela apresentadora em quaisquer caminhos que ela pretenda seguir, e informa que as portas sempre estarão abertas para ela”, disse o SBT por meio de Nota.
- Saúde1 semana atrás
Apple Watch agora suporta detecção de apneia do sono no Brasil; veja como ativar
- Negócios7 dias atrás
Embrapa Abre 1.027 Vagas por Meio de Concurso
- Negócios6 dias atrás
Futuro do Trabalho: 20 Tendências Que Vão Mudar Nossa Realidade em 2025
- Negócios1 semana atrás
Reconhecimento Profissional: Item Essencial para Desenvolver Equipes de Alta Performance
- Saúde7 dias atrás
Câncer de próstata: como o exame do toque identifica alterações na saúde do homem?
- Tecnologia7 dias atrás
Samsung cria geladeira com IA que funciona como carro híbrido
- Negócios1 semana atrás
Google Lança Cursos Gratuitos para Desenvolver Habilidades em 2025
- Tecnologia1 semana atrás
Amebas assassinas: entenda quais micro-organismos podem habitar na sua água e as consequências para a saúde