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Qual Fiat Strada escolher? Entenda as versões para escolher a melhor picape para você

Se você está em busca de adquirir uma picape, é normal que pense em escolher o carro Fiat Strada, pois é o mais vendido nesse segmento no Brasil. Além disso, esse automóvel se destaca pela pegada urbana, menor custo de manutenção e boa capacidade de carga.
Entretanto, no momento de adquirir o veículo, muito provavelmente você ficará em dúvida sobre qual versão do Fiat Strada deve ser escolhida, isso porque muitas foram lançadas ao longo do tempo. Porém, para ajudá-lo, a seguir, vamos trazer alguns detalhes em relação a esse automóvel.
Quantos e quais são os Fiat Strada?
A Strada foi lançada pela Fiat em 1998, preenchendo a lacuna deixada pela Fiorino e competindo com carros que na época já estavam fazendo sucesso no Brasil, como o Volkswagen Saveiro e o Ford Courier. Assim, ao longo dos anos e com a sua consolidação no mercado, o veículo passou a ser lançado em diferentes linhas, trazendo diversas novidades e modernizações.
Entre 2000 e 2010, por exemplo, o veículo passou por uma completa modificação, pois antes era apenas um utilitário leve para ser utilizado profissionalmente ou para o lazer. Durante esses anos, a Fiat lançou modelos com cabines estendida e também dupla, além de versões com motores mais potentes e modelos com uma pegada mais aventureira.
Em 2013, ela passou por outra reformulação marcante, sendo a primeira picape compacta a ter três portas na cabine dupla. Ao todo, a picape passou por três reestilizações significativas (2001, 2008 e 2013). A última linha lançada foi a de 2025, a qual traz sete modelos diferentes. É sobre eles que falaremos a seguir!
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Fiat Strada Endurance Cabine Plus 1.3 Flex (A partir de R$ 111.990,00)

Este é o Fiat Strada de entrada modelo 2025. Ele vem com um motor 1.3 flex aspirado de quatro cilindros, uma potência de 109 cv quando movido a etanol e 101 cv à gasolina, torque de 14,2 kgfm a etanol e 13,7 kgfm à gasolina e uma transmissão manual de 5 marchas.
Além disso, ele possui assistente de partida em rampas, volante com regulagem de altura, computador de bordo, ar-condicionado e indicador de troca de marcha.
O modelo ainda possui capacidade de carga de 720 kg, sendo ótimo para quem trabalha com cargas leves, como entregas. Destaque também para as rodas de aço de 15”, luz de iluminação da caçamba, ganchos para amarração da carga e protetor de caçamba. A versão também conta apenas com duas portas.
Fiat Strada Freedom Cabine Plus 1.3 Flex (A partir de R$ 118.990,00)

De acordo com a Fiat, esse é o modelo ideal para quem deseja ter um veículo confortável e seguro para usar no trabalho ou mesmo no dia a dia em tarefas pessoais. O seu motor é o mesmo do que o modelo anterior.
As principais diferenças estão no ajuste de altura do banco do motorista, calotas integrais, alarme antifurto, vidros elétricos dianteiros e retrovisores externos elétricos. Sua capacidade de carga também é de 720 kg.
Fiat Strada Freedom Cabine Dupla 1.3 Flex (A partir de 126.990,00)

Ótimo para toda a família, esse modelo conta com quatro portas, bastante espaço interno e conforto. Além disso, sua direção é elétrica. O motor também é o mesmo dos modelos anteriores. Assim, o carro como principal diferencial a cabine dupla com banco traseiro bipartido. A sua capacidade de carga é de 650 kg.
Fiat Strada Volcano Cabine Dupla 1.3 Flex (A partir de R$ 132.280,00)

Combinando sofisticação e tecnologia, essa versão traz faróis em LED, sensor traseiro e central multimídia de 7 polegadas. O seu motor também é o mesmo dos demais. Ele vem com mais barras longitudinais no teto, rodas de liga leve de 16 polegadas e pneus 205/55 R16, além de computador de bordo com uma tela TFT de 3,5 polegadas e comandos no volante. O veículo suporta até 650 kg. Além disso, conta com faróis de neblina em LED.
Fiat Strada Volcano Cabine Dupla 1.3 AT Flex (A partir de R$ 135.990,00)

O Fiat Strada Volcano também mantém a mecânica com os mesmos valores de potência e torque dos demais modelos. Porém, traz a transmissão automática CVT com 7 marchas simuladas com função Sport.
Em relação à carga suportada, ela é de 650 kg, assim como as demais versões do carro com cabine dupla. O automóvel também possui rodas de liga leve de 16 polegadas. Já os seus faróis de neblina são de LED.
Fiat Strada Ranch Cabine Dupla Turbo 200 AT Flex (A partir de R$ 146.990,00)

Ótimo para rodar em qualquer tipo de terreno, o modelo Ranch traz o motor 1.0 Turbo 200 flex de três cilindros, que entrega um torque de 20,4 kgfm tanto quando movido a etanol quanto a gasolina. Já sua potência muda conforme o combustível, sendo 130 cv no etanol e 125 cv à gasolina.
Essa versão conta com detalhes exclusivos no acabamento interno, como os logotipos que fazem alusão ao modelo “Ranch”, as rodas de liga leve com um design único e os retrovisores cromados.
Fiat Strada Ultra Cabine Dupla Turbo 200 AT Flex (A partir de R$ 146.990,00)

A versão Ultra conta com o mesmo motor 1.0 turbo flex de três cilindros do modelo Ranch. Além disso, a sua transmissão é automática CVT com 7 marchas simuladas.
Entre os seus itens de série estão a central multimídia com GPS integrado, alertas para troca de marcha em modo manual, ar-condicionado digital, partida por meio de um botão, volante com revestimento de couro e muito mais.
Como escolher o melhor Fiat Strada para mim?
A sua escolha vai depender bastante do seu tipo de uso. Por exemplo, se você é uma pessoa que deseja adquirir o veículo apenas para o trabalho, as versões com uma cabine são mais interessantes, pois oferecem maior espaço e capacidade para o transporte de carga.
Por outro lado, caso queira conciliar trabalho e o dia a dia com a família, as opções com cabine dupla são mais interessantes. Além disso, observe a motorização, pois há modelos mais potentes, ótimos para rodar em estrada ou para realizar trabalhos pesados.
Também veja o design e a sofisticação de cada uma delas. As versões Ranch e Ultra, por exemplo, são as únicas que contam com bancos em couro. Conferindo os detalhes de cada uma delas, alinhando suas necessidades, desejos e seu poder aquisitivo, ficará mais fácil escolher qual carro comprar.
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Por que homens são mais altos que mulheres?

Você provavelmente já deve ter percebido que os homens são mais altos do que as mulheres de uma forma geral, certo? Salvas algumas exceções, na espécie humana, os homens tendem a ser, em média, 13 centímetros mais altos do que as mulheres.
Apesar da média, ainda é possível encontrar homens com uma estatura significativamente inferior a de mulheres.
Com isso em mente, você já se perguntou porque existe essa diferença entre os seres humanos do sexo masculino e feminino?
A resposta para essa pergunta pode estar em um mecanismo genético. Cientistas investigaram essa questão analisando a influência de uma dose de um gene específico nos dois cromossomos sexuais, X e Y. Saiba mais na matéria abaixo!
Por que homens são mais altos que mulheres?
Um grupo de pesquisadores dos Estados Unidos chegou à conclusão que a resposta para essa pergunta pode estar no gene SHOX, conhecido por sua associação com a altura.

Ele é um segmento de molécula de DNA que está presente tanto no cromossomo X (que aparece duplicado nas mulheres), quanto no Y (exclusivo dos homens, juntamente com um X), mas pode ser expressado de formas diferentes.
Recentemente, foi publicado um artigo na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, onde a equipe defende que o SHOX possui um efeito diferente nos cromossomos X e Y. Os cientistas fizeram análises de dados genéticos correspondentes a mais de um milhão de pessoas para chegar a esses resultados.
Como o estudo foi feito e quais os resultados
A hipótese dos diferentes efeitos do SHOX nos cromossomos foi testada em laboratório para entender se a presença de um cromossomo Y extra aumentaria a altura de uma pessoa do que um cromossomo X extra.

Para verificar isso, eles buscaram em três bancos de dados genéticos por indivíduos nascidos com um cromossomo sexual a mais (XXY, XXX) ou ausente (X0). Os profissionais conseguiram achar 1.225 pessoas com essas características.
Então, a análise mostrou que as pessoas que possuíam um cromossomo X e nenhum Y tinham uma estatura menor do que as demais, enquanto na situação contrária, eles descobriram que um Y extra proporcionava mais altura.
Matthew Oetjens, autor do projeto, deu uma entrevista ao jornal The New York Times, onde explica: “a localização do SHOX é próxima do final dos cromossomos sexuais. Nas mulheres, a maioria dos genes em um dos dois cromossomos X está silenciada ou inativa. Mas uma região onde os genes permanecem ativos é na ponta do X. O gene SHOX está próximo o suficiente da ponta para não ser completamente silenciado.“
Enquanto isso, nos homens, o SHOX do cromossomo X parece estar totalmente ativo, assim como o seu Y. Isso significa, na prática, que uma mulher com seus dois cromossomos X vai ter uma dose um pouco menor do gene SHOX, quando comparado com um homem que possui um X e um Y.
Leia mais:
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Próximas pesquisas
Os cálculos dos pesquisadores apontam que a concentração um pouco maior do gene SHOX entre os homens pode influenciar em quase um quarto na diferença média de altura em relação às mulheres.
De acordo com os responsáveis, o que sobra dessa conta pode estar associado a outras características dos hormônios sexuais masculinos.
Existe a pretensão de que pesquisas futuras possam responder mais perguntas a respeito do tema usando os dados identificados.
Ainda no artigo, os autores defendem que essas análises a respeito da diversidade de combinações dos cromossomos sexuais são capazes de elucidar os mecanismos subjacentes às diferenças percebidas na prevalência de problemas autoimunes, neuropsiquiátricos e outros transtornos médicos.
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8 características dos carros que podem desaparecer ou serem substituídas no futuro

Com a chegada de novas tecnologias como inteligência artificial, conectividade em nuvem e motores elétricos, os carros do futuro (que já estão em desenvolvimento) prometem aposentar muitos elementos que hoje parecem essenciais. E mais: há quem aposte que até o motorista poderá se tornar dispensável, com veículos totalmente autônomos tomando conta das ruas e estradas.
Enquanto essas previsões não se concretizam completamente, alguns itens e características já estão com os dias contados. A seguir, mostramos as principais mudanças previstas (e muitas em andamento) para os carros do futuro.
8 características dos carros que podem ser descontinuadas
- Chave física
- Câmbio manual
- Botões físicos no painel
- Painéis analógicos
- Espelhos retrovisores convencionais
- Motor a combustão
- Escapamento
- Freio de mão mecânico
Chave física

A clássica chave metálica está sendo gradualmente substituída por tecnologias de acesso sem contato, como cartões NFC, biometria e, principalmente, aplicativos de celular. Alguns veículos já destravam e ligam o motor automaticamente ao detectar o smartphone do motorista nas proximidades.
Câmbio manual

O câmbio manual, que por décadas foi símbolo de controle e esportividade, está perdendo espaço. Os carros automáticos já são maioria em diversos países, e os veículos elétricos sequer precisam de trocas de marcha. O resultado é a obsolescência gradual desse sistema.
Botões físicos no painel

Botões e mostradores físicos estão sendo substituídos por telas sensíveis ao toque, comandos por voz e até sensores de gestos. Modelos como os da Tesla e BMW já apresentam painéis minimalistas, com quase todas as funções integradas em displays inteligentes.
Painéis analógicos

Os tradicionais mostradores de ponteiro, como velocímetro e conta-giros, dão lugar a painéis 100% digitais, personalizáveis e até com realidade aumentada. Head-up displays projetam informações diretamente no para-brisa, facilitando a visualização sem tirar os olhos da estrada.
Espelhos retrovisores convencionais

Os retrovisores externos e internos, como conhecemos, devem ser substituídos por câmeras e sensores. Além de aumentar a aerodinâmica, essa solução oferece visão mais ampla e elimina pontos cegos. Carros como o Audi e-Tron já usam esse sistema.
Motor a combustão

Com a transição para motores elétricos e movidos a hidrogênio, os motores a gasolina e diesel devem desaparecer nas próximas décadas. Montadoras e governos já estabeleceram prazos para o fim da produção de veículos exclusivamente a combustão.
Escapamento

Junto com os motores a combustão, o escapamento também deixará de existir. Carros elétricos não emitem gases e, por isso, não precisam desse sistema. Isso reduz peso e simplifica o design do veículo.
Freio de mão mecânico

O freio de mão tradicional, ativado por alavanca, está sendo substituído por sistemas eletrônicos automáticos. Basta um botão para acionar o freio de estacionamento, que também é integrado aos sistemas de assistência em rampas e controle de estabilidade.
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Delta Air Lines quer que IA decida quanto você vai pagar pela passagem aérea; entenda

A Delta Air Lines vai inserir inteligência artificial (IA) para determinar, dinâmica e individualmente, a taxa mais alta que um passageiro pagaria voluntariamente pelas passagens aéreas. As informações foram obtidas pela Fortune na última conferência com investidores da companhia aérea.
A empresa chegou a testar a tecnologia de forma limitada no ano passado, mas, agora, a Delta pretende deixar de lado os preços estáticos após ver resultados “incrivelmente favoráveis“.
“Teremos um preço que está disponível naquele voo, nesse momento, para você, o indivíduo”, explicou Glen Hausentein, presidente da Delta, a investidores da companhia aérea em novembro.

Como a IA vai ajudar a Delta Air Lines
- Até então, 1% das passagens aéreas comercializadas pela empresa estava recebendo o teste;
- Hoje, a IA influencia 3% dos preços das passagens, segundo teleconferência de resultados da semana passada. Agora, a ideia é aumentar esse total para 20%;
- “Estamos em uma fase de testes pesados. Nós gostamos do que vemos. Nós gostamos muito, e continuamos a lançá-lo”, disse Hauenstein;
- Vale lembrar que os preços “personalizados” não são exclusividade da Delta;
- Em novembro, Hauenstein afirmou que o sistema de emissão de passagens com IA é “engenharia completa de como precificamos e como estaremos precificando no futuro”, descrevendo o lançamento como “um processo plurianual e de várias etapas“.
O presidente afirmou ainda que a empresa estava animada com as receitas iniciais vistas nos testes. Contudo, pontuou que a mudança para preços personalizados com IA poderia “ser muito perigosa se não for controlada e não for feita corretamente“.
A tecnologia é fornecida pela Fetcherr, também empresa de viagens. Ela também está atuando com Virgin Atlantic, Azul, WestJet e Viva Aerobus. A Delta, por sua vez, terá uma IA atuando como uma “super analista“, operando 24 horas por dia, sete dias por semana.
Dessa forma, ela vai determinar os preços personalizados das passagens a serem oferecidas aos clientes individuais em tempo real, por voos e horários específicos.

Leia mais:
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Questões de privacidade
Não se sabe ao certo quão invasiva a IA vai ser nas emissões de passagens da Delta, mas a Fortune exprime que existem defensores da privacidade preocupados com a situação.
“Eles estão tentando ver a cabeça das pessoas para ver o quanto estão dispostos a pagar. Eles estão basicamente hackeando nossos cérebros“, disse Justin Kloczko, da Consumer Watchdog, à publicação.
O senador democrata dos Estados Unidos, Ruben Gallego, afirmou, em postagem no X, que a mudança nos valores via IA praticados pela Delta são “preços predatórios“, projetada para “apertar você por cada centavo“.

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