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CEO da Amazon alerta: tarifas de Trump podem elevar preços para consumidores

Redação Informe 360

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Andy Jassy, CEO da Amazon, alertou para a possibilidade de aumento nos preços dos produtos vendidos na plataforma. A declaração foi feita na última quinta-feira (10) durante entrevista à CNBC, na qual o executivo apontou as tarifas de importação de Donald Trump como a principal causa do impacto econômico.

Segundo Jassy, a gigante do comércio eletrônico está avaliando as mudanças nos custos da empresa, causadas pela guerra tarifária, e fará o possível para manter os preços. No entanto, ele acredita que os vendedores terceirizados, responsáveis por 60% do volume de vendas da Amazon, não terão a mesma capacidade de absorver os custos adicionais e, consequentemente, repassarão o aumento para os consumidores.

“Entendo que, dependendo do país, não há uma margem extra para absorver esses custos. Acredito que tentarão repassar o custo”, afirmou Jassy durante a entrevista.

Amazon busca alternativas

Temendo o aumento de preços, alguns consumidores da Amazon anteciparam suas compras, estocando produtos antes da implementação das tarifas. A própria Amazon adotou uma estratégia semelhante, realizando “compras estratégicas de estoque” para se proteger dos impactos econômicos.

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Além disso, a empresa está buscando renegociar os preços com seus fornecedores, a fim de evitar aumentos que seriam repassados aos clientes. A diversificação dos fornecedores para a construção de data centers de IA também é uma medida da Amazon para evitar a dependência de um único mercado.

amazon
Guerra tarifária afeta vendedores terceirizados, muitos dos quais são chineses ou compram seus produtos da China. O aumento das tarifas torna os produtos importados mais caros, o que pode levar ao aumento dos preços para os consumidores. (Imagem: BongkarnGraphic/Shutterstock)

Leia mais

  • Tarifas podem criar “avalanche” de produtos chineses no Brasil
  • Seu Direito Digital: tarifaço de Trump afetará o seu bolso!
  • Olhar do Amanhã: China ou EUA? Guerra tech tem um favorito!

Cancelamento de pedidos

Apesar das medidas tomadas pela Amazon, a Bloomberg noticiou que a empresa cancelou pedidos de diversos produtos fabricados na China e em outros países asiáticos. A medida, tomada após a entrada em vigor das novas tarifas, visa evitar custos extras.

A guerra tarifária entre Estados Unidos e China, com a recente atualização das tarifas sobre produtos chineses atingindo 145%, pode ter um impacto significativo não só na economia global, mas também no bolso do consumidor.

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Tecnologia

Justiça atende Novo Nordisk e prorroga patente da liraglutida

Redação Informe 360

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A Justiça Federal em Brasília (DF) acatou um pedido da Novo Nordisk para ampliar a patente da liraglutida, princípio ativo dos medicamentos Victoza e Saxenda — canetas usadas por pacientes com diabetes e também com fins de emagrecimento. A decisão, da qual ainda cabe recurso, estende o período de exclusividade em oito anos, cinco meses e um dia, valendo até 2033

A decisão, no entanto, não impede a venda de outros produtos com a mesma formulação, como as canetas Olire e Lirux, lançadas pela farmacêutica EMS em agosto — as primeiras concorrentes da Novo Nordisk no Brasil, como informou o Olhar Digital.

novo nordisk
Farmacêutica também tenta estender validade de patente do princípio ativo usado no Ozempic (Imagem: Victor Golmer/iStock)

Segundo a farmacêutica, a sentença reconhece que a demora do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) para conceder a patente, de 13 anos, foi “desproporcional e injustificada” e abre “precedente relevante para a discussão sobre segurança jurídica e o ambiente de inovação no Brasil”.

Divergência jurídica

Em 2021, o Supremo Tribunal Federal (STF) declarou inconstitucional o dispositivo legal que prorrogava automaticamente o prazo de vigência de patentes, atualmente em 20 anos. No entanto, para a Justiça do DF, a mesma decisão do STF abre caminho para que o Poder Judiciário intervenha em casos de atraso injustificado, como defende a Novo Nordisk.

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A Novo Nordisk acredita que a decisão mais recente pode favorecer o processo de patente da semaglutida, princípio ativo de Ozempic, Rybelsus e Wegovy, que também esperou mais de 13 anos pela análise do INPI. O prazo do registro expira em março de 2026.

“Um ambiente de previsibilidade é fundamental não apenas para a indústria farmacêutica, mas para todo o ecossistema de inovação do país. Sem a garantia de que o direito à patente será respeitado e o exame ocorrerá em um prazo razoável, o Brasil corre o risco de ficar para trás no acesso a novas tecnologias em saúde”, disse Ana Miriam Dias, diretora jurídica da Novo Nordisk no Brasil.

canetas emagrecedoras
Medicamentos fabricados à base de liraglutida pela farmacêutica ajudam a controlar o nível de açúcar no sangue (Imagem: Douglas Cliff/iStock)

Leia mais:

  • Ozempic e Mounjaro: benefícios vão além da perda de peso, segundo estudo
  • Seu intestino pode ser capaz de “imitar” efeito do Ozempic
  • Estudo: Wegovy vai melhor que Mounjaro na proteção do coração

Para que serve a liraglutida?

  • Os medicamentos fabricados à base de liraglutida pela farmacêutica ajudam a controlar o nível de açúcar no sangue, simulando o hormônio natural chamado GLP-1;
  • No caso da Saxenda, a caneta age nos receptores do cérebro que controlam o apetite, causando sensação de saciedade e menos fome;
  • Já a Victoza é indicada para tratar diabetes mellitus tipo 2, ajudando a controlar a glicemia somente quando o nível de açúcar no sangue estiver elevado. A caneta também reduz a velocidade de passagem da comida pelo estômago, com efeitos que duram até 24 horas;
  • No Brasil, a EMS foi a primeira farmacêutica nacional a obter licença da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para comercializar produtos à base de liraglutida;
  • A caneta Lirux é indicada para adultos, adolescentes e crianças a partir dos dez anos com diabetes tipo 2 que não conseguem controlar o diabetes apenas com dieta e exercícios;
  • Já o Olire é indicado para tratar sobrepeso e obesidade de pacientes acima de 12 anos.
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EMS lançou canetas emagrecedoras em agosto para concorrer com produtos da Nova Nordisk (Imagem: Carolina Rudah/iStock)

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SpaceX dá mais um passo para lançar até 120 voos por ano na Flórida

Redação Informe 360

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A Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos concluiu a revisão ambiental do pedido da SpaceX para dobrar o número de lançamentos do Falcon 9 a partir da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida. Os reguladores aprovaram a ampliação do número de voos de 50 para até 120 por ano.

Eles avaliaram que as mudanças “não impactariam significativamente a qualidade do ambiente humano”, segundo o Tech Crunch. O plano também incluiu a construção de uma nova zona de pouso para receber até 34 propulsores por ano — a maioria sendo partes reutilizáveis do foguete.

Foguete Falcon 9 lança 24 satélites de internet da Amazon da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida (Imagem: Reprodução/X/SpaceX)

Essa é apenas mais uma etapa do processo que dará permissão, de fato, para ampliar as operações da empresa de Elon Musk. A empresa ainda depende da atualização de licença emitida pela FAA e aprovação do Departamento da Força Aérea para as mudanças, já que a plataforma de lançamento fica em propriedade da Força Espacial.

O que diz a revisão

  • Os reguladores aprovaram a emissão de licenças ambientais para garantir segurança durante as obras, o que inclui o uso de iluminação adequada para tartarugas marinhas à noite e a realização de pesquisas pré-construção sobre as populações de gaios-da-Flórida e cobras-índigo-orientais para garantir a proteção da vida selvagem;
  • Além disso, na avaliação da FAA, é altamente improvável que águas residuais industriais — especialmente os enormes volumes de água descarregados pelo sistema de dilúvio durante o lançamento — sejam despejados em águas próximas;
  • Esse tem sido um ponto controverso ao longo do processo: no Texas (EUA), ambientalistas processaram órgãos reguladores de locais próximos à Starbase no Estado por permitir que a empresa espacial descarregasse águas residuais industriais da plataforma.
Foguete Falcon 9, da SpaceX, na ocasião do lançamento da missão Ax-4, da Axiom Space
Falcon 9 tem 70 metros de altura e pode ser usado em missões interplanetárias (Imagem: SpaceX)

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  • Starlink x fibra: a batalha de Elon Musk com empresas de internet nos EUA
  • Bombas atômicas em Marte? Entenda a camiseta ‘Nuke Mars’ de Elon Musk

Musk quer mais para a SpaceX

A SpaceX é atualmente a empresa que mais lança foguetes no mundo, atendendo desde clientes comerciais até o Departamento de Defesa dos EUA e a sua própria rede de satélites de internet Starlink. E a tendência é que a lista continue crescendo.

Agora, a empresa tem planos de expandir sua presença na Costa Oeste, lançando até 100 foguetes Falcon por ano a partir da Base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia. Futuramente, a Starship também pode ser usada em missões na Lua e em Marte, com lançamentos tanto no Texas quanto na Flórida.

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A Starship é a nave espacial mais potente em operação, construída com um sistema totalmente reutilizável. Com 123 metros de altura, o foguete tem capacidade de carga de 150 toneladas. E foi projetado para transportar até 100 pessoas em voos interplanetários de longa duração.

starlink
Bases de lançamento são usadas para enviar satélites da Starlink (Imagem: Reprodução/SpaceX)

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Amazon turbina IA que facilita compras com Lens Live; conheça

Redação Informe 360

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A Amazon lançou mais uma ferramenta de inteligência artificial (IA) que vai ajudar consumidores a comparar preços, salvar produtos na lista de desejos e adicionar itens diretamente ao carrinho — tudo sem sair da visualização da câmera do Amazon Lens

O aplicativo foi reforçado com a inclusão do Lens Live, que escaneia produtos em lojas físicas usando a câmera do celular e exibe itens correspondentes em um carrossel deslizante na parte inferior da tela, permitindo comparações rápidas.

amazon lens live
Assistente de compras com IA fornece resumos rápidos sobre o produto (Imagem: Divulgação/Amazon)

O assistente de compras com inteligência artificial da gigante do e-commerce, Rufus, foi integrado ao Lens Live para fornecer perguntas sugeridas e resumos rápidos sobre o produto em questão. Ao escanear um vaso de cerâmica, o cliente pode perguntar se será necessário adquirir também um dispositivo para drenagem, por exemplo.

“Esses prompts e resumos de conversa aparecem abaixo do carrossel de produtos, permitindo que os clientes realizem pesquisas rápidas, acessem rapidamente os principais insights do produto e obtenham respostas para suas perguntas”, diz o comunicado.

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Tecnologia própria

O Lens Live utiliza um modelo de detecção de objetos por visão computacional preciso e leve, executado no dispositivo, para identificar produtos em tempo real. Ele é executado por serviços Amazon OpenSearch e Amazon SageMaker gerenciados pela Amazon Web Services (AWS) para implantar modelos de aprendizado de máquina em escala, aponta a big tech.

O recurso já está disponível para “dezenas de milhões de clientes” nos EUA no app Amazon Shopping para iOS e será lançado para mais clientes nos EUA em breve, segundo a empresa. Os clientes ainda podem usar as opções tradicionais do Lens (tirar uma foto, enviar uma imagem ou escanear um código de barras), se preferirem.

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Cliente pode pesquisar com imagens na biblioteca de fotos (Imagem: Amazon/Divulgação)

Leia mais:

  • Como identificar avaliações falsas na Shopee, Amazon e Airbnb
  • Com desempenho abaixo do boom da IA, Amazon sofre consequências
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Outras maneiras de usar o Amazon Lens

A seguir, listamos outras maneiras de usar o Amazon Lens segundo a própria empresa:

  • Pesquise com imagens na biblioteca de fotos: tem uma foto ou captura de tela de algo que deseja comprar? Basta tocar no ícone do Lens na barra de pesquisa, tocar em “carregar” para acessar o rolo da câmera, selecionar a imagem que deseja usar e o Amazon Lens — em segundos — mostra itens semelhantes para comprar na Amazon;
  • Clique e compre com a Pesquisa de Câmera: viu um vaso legal que seu amigo não lembra onde foi comprado? Tire uma foto e encontre-o na Amazon. Você também pode adicionar texto à sua busca para refinar os resultados — por exemplo, digitar uma marca específica ou alterar a cor do produto;
  • Use a leitura de código de barras: se você já tem um item na sua frente, o Barcode Scan é uma maneira rápida e fácil de encontrá-lo na Amazon. O cliente pode comparar preços, pesquisar opções de entrega ou reabastecer produtos que já comprou.
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Barcode Scan é uma maneira rápida e fácil de encontrar itens no app da varejista (Imagem: Divulgação/Amazon)

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