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Ford vai oferecer adaptadores gratuitos para carregadores Tesla

Redação Informe 360

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Boa notícia para os donos de veículos elétricos da Ford nos Estados Unidos: a montadora está permitindo reservar sem custos um adaptador que lhes permitirá carregar na rede de carregadores da Tesla, a Supercharger. As informações são do The Verge.

Leia mais:

  • Stellantis irá adotar padrão de recarga da Tesla
  • Tesla está trabalhando em carregador para carros elétricos sem fio
  • Carros da GM e Ford poderão usar rede de recarga da Tesla a partir de fevereiro

A Ford se destaca como a primeira fabricante de carros elétricos que distribui adaptadores aos clientes. Ano passado, a companhia já havia anunciado seus planos de adotar o conector North American Charging Standard (NACS) da Tesla para os seus veículos elétricos.

Seguindo a mesma tendência, outros fabricantes de automóveis fizeram o mesmo anúncio da Ford, colocando o mercado de elétricos em uma direção de tornar a rede de carregamento padronizada para todas as marcas, usando os postos da Tesla, os que mais possuem unidades nos EUA, como base.

O adaptador, fabricado pela Tesla para permitir que outras marcas de elétricos carreguem em sua rede, é vendido normalmente por US$ 230 (R$ 1143). A Ford, no entanto, está oferecendo o adaptador gratuitamente aos seus clientes de veículos elétricos — pelo menos por enquanto.

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“Nosso acesso ao carregamento rápido nos EUA e Canadá vai duplicar, com a possibilidade de usar mais de 15.000 carregadores da rede Tesla Supercharger”, disse Ken Williams, diretor de serviços de carregamento e energia da Ford.

  • O período de gratuidade dos adaptadores, segundo da Ford, vai até 1º de julho.
  • Após o prazo, A Ford os clientes precisarão pagar os US$ 230, mais impostos e frete, para adquirir o adaptador.
  • Os clientes podem reservar um adaptador através do aplicativo FordPass para smartphone.
Imagem: Mike Mareen/Shutterstock

Envios dos adaptadores serão feitos gradualmente pela Ford

Algo que já se sabe é que nem todo cliente receberá o adaptador imediatamente. A Ford depende da Tesla para fabricar adaptadores suficientes para atender à demanda; e a empresa já trabalha com a possibilidade de uma oferta menor que a demanda nos estágios iniciais.

“Temos restrições de oferta à medida que avançamos”, disse Williams. “Acreditamos que nas fases iniciais do lançamento a procura excederá a oferta, mas vamos tentar gerir essa procura numa base de ordem de chegada”, completa.

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Tecnologia

IA reduz pela metade o tempo de testes da Nissan em veículos elétricos

Redação Informe 360

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A Nissan está utilizando inteligência artificial (IA) para acelerar o lançamento de seus veículos elétricos, segundo o Interesting Engineering.

A tecnologia, desenvolvida em parceria com a empresa britânica Monolith, combina 90 anos de dados da montadora com aprendizado de máquina para otimizar cada etapa do processo.

A Nissan integrou 90 anos de dados ao software de engenharia da Monolith para simular e validar o desempenho de seus veículos.
Nissan integrou 90 anos de dados ao software de engenharia da Monolith para simular e validar o desempenho de seus veículos (Imagem: Divulgação/Nissan)

IA no volante da inovação

A parceria entre Nissan e Monolith foi renovada até 2027 e promete revolucionar o desenvolvimento de carros elétricos. A colaboração começou com o Nissan Leaf e, agora, se expande para outros modelos, utilizando IA para simular e validar o desempenho dos veículos com precisão inédita.

Ao integrar o software de engenharia avançado da Monolith e décadas de dados de testes, conseguimos simular e validar o desempenho com notável precisão.

Emma Deutsch, diretora de engenharia e operações de teste do Centro Técnico da Nissan na Europa, ao Interesting Engineering

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A tecnologia de aprendizado de máquina permite que os engenheiros da Nissan usem dados históricos e simulações digitais para prever resultados e reduzir a dependência de protótipos físicos, economizando tempo, recursos e diminuindo o impacto ambiental.

Parceria entre a Nissan e Monolith era voltada para otimizar os testes em seus veículos elétricos, mas, agora, passará a fazer parte do desenvolvimento de outros modelos.
Parceria entre a Nissan e Monolith era voltada para otimizar os testes em seus veículos elétricos, mas, agora, passará a fazer parte do desenvolvimento de outros modelos (Imagem: Divulgação/Nissan)

Como a IA transforma os testes de veículos elétricos

Os engenheiros da Nissan, em Cranfield (Reino Unido), utilizam a plataforma de IA da Monolith para processar e aprender com o vasto acervo de dados acumulados em nove décadas. Isso ajuda a prever o desempenho dos carros em diversas condições, antes mesmo de irem para a pista.

“Essa abordagem não apenas acelera nosso tempo de lançamento no mercado, como, também, reforça o compromisso com a inovação e a sustentabilidade”, destaca Deutsch.

Entre os ganhos obtidos com a aplicação do sistema, estão:

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  • Redução significativa no tempo total de testes;
  • Menor necessidade de protótipos físicos;
  • Maior precisão nos resultados e diagnósticos;
  • Economia de recursos e energia;
  • Otimização de todo o ciclo de desenvolvimento.
De acordo com a Nissan, aplicar esse processo a todos os modelos pode cortar pela metade o tempo total de validação.
De acordo com a Nissan, aplicar esse processo a todos os modelos pode cortar pela metade o tempo total de validação (Imagem: Alexiushan/Shutterstock)

Engenharia orientada por dados

A IA já mostrou resultados concretos. Em um dos testes, o sistema foi usado para analisar o torque ideal das juntas de parafusos do chassi. O algoritmo identificou a faixa ideal de aperto e sugeriu quais testes deveriam ser priorizados, reduzindo em 17% os experimentos físicos.

De acordo com a Nissan, aplicar esse processo a todos os modelos pode cortar pela metade o tempo total de validação. “Nossa missão é capacitar engenheiros com ferramentas de IA que tornem o desenvolvimento mais inteligente e rápido”, explica Richard Ahlfeld, CEO e fundador da Monolith.

Leia mais:

  • Google lança recurso de orientação de faixa para o carro elétrico Polestar 4 nos EUA e na Suécia
  • Frota de veículos elétricos cresce mais de 1.000% em São Paulo em seis anos
  • Tesla fecha acordo bilionário com Samsung SDI por baterias – mas não são para carros elétricos

Além de prever resultados, a plataforma da Monolith conta com ferramentas, como o “Recomendador de Próximo Teste” e o “Detector de Anomalias“, que ajudam a identificar falhas e sugerir novos experimentos quase em tempo real.

“Os resultados do nosso trabalho com a Nissan demonstram como o aprendizado de máquina pode impulsionar a eficiência e a inovação na engenharia automotiva”, completa Ahlfeld.

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Tecnologia

10 detalhes para entender a série Tremembé, do Prime Video

Redação Informe 360

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A série “Tremembé”, lançada pelo Prime Video adentra em um dos ambientes mais controversos e midiáticos do sistema prisional brasileiro: a Penitenciária II de Tremembé, no interior de São Paulo. A produção mistura drama, crime e jornalismo investigativo para revisitar os bastidores de crimes que chocaram o país.

Mais do que recontar casos conhecidos, “Tremembé” propõe uma reflexão sobre o encarceramento, a mídia e a linha tênue entre realidade e ficção. 

A seguir, confira 10 detalhes que ajudam a entender a série e seus bastidores.

10 detalhes para entender a série Tremembé, do Prime Video

  • A prisão de Tremembé é real, e famosa por abrigar criminosos “de destaque”
  • A série é inspirada em livros-reportagem de Ulisses Campbell
  • A abordagem de Tremembé
  • Tremembé mostra o funcionamento da prisão
  • Elenco recria figuras reais, com Marina Ruy Barbosa no papel de Suzane von Richthofen
  • Elize Matsunaga e “Sandrão” ganham destaque
  • A série recria a entrevista de Suzane com Gugu Liberato
  • Bastidores e polêmicas com os envolvidos reais
  • Criminosos receberam dinheiro pela série?
  • Famosos que não aparecem na série

A prisão de Tremembé é real, e famosa por abrigar criminosos “de destaque”

Penitenciária II de Tremembé
Penitenciária II de Tremembé / Crédito: Wikimedia

A Penitenciária Doutor José Augusto César Salgado, conhecida como Tremembé II, existe de fato. Construída em 1948, a unidade passou a receber “presos especiais” em 2002, após uma rebelião. Lá estão (ou já estiveram) nomes como Suzane von Richthofen, Elize Matsunaga, Roger Abdelmassih e Alexandre Nardoni, todos retratados na série. 

O local é conhecido por não abrigar membros de facções criminosas, mas sim detentos envolvidos em casos de grande repercussão nacional.

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A série é inspirada em livros-reportagem de Ulisses Campbell

Livros publicados por Ulisses Campbell / Crédito: Editora Matrix (reprodução)

O jornalista Ulisses Campbell, autor dos livros “Suzane: Assassina e Manipuladora” e “Elize: A Mulher que Esquartejou o Marido”, também assina o roteiro da produção. A narrativa de Tremembé se baseia em suas investigações, que incluem autos processuais, entrevistas e documentos inéditos. 

A direção é de Vera Egito, conhecida por “Amores Urbanos” e “As Boas Maneiras”. Ela também atua como showrunner da série.

A abordagem de Tremembé

Crédito: Amazon Prime Video (reprodução/divulgação)

Em entrevista à CNN, o roteirista Ulisses Campbell explicou que Tremembé apresenta uma abordagem diferenciada do gênero true crime. 

Ao contrário de outras produções, a série foca menos nos crimes em si e mais em suas consequências e desdobramentos, explorando o que acontece com os condenados após a sentença.

Tremembé mostra o funcionamento da prisão

Crédito: Amazon Prime Video (reprodução/divulgação)

A série retrata de forma detalhada o cotidiano da penitenciária: celas que comportam até oito presos, oficinas de trabalho, aulas de teatro e atividades usadas para remição de pena. 

Também mostra como os presos famosos convivem sob regras específicas e vigilância constante, longe da superlotação típica de outros presídios.

Elenco recria figuras reais, com Marina Ruy Barbosa no papel de Suzane von Richthofen

Personagens da série
Personagens da série Tremembé – Imagem: Divulgação/Amazon Prime Video

A escolha de Marina Ruy Barbosa para interpretar Suzane von Richthofen foi uma das mais comentadas da produção, e marcou seu primeiro papel após o fim do contrato de 20 anos com a Globo. A atriz enfrentou comparações inevitáveis com Carla Diaz, que viveu a personagem na trilogia “A Menina que Matou os Pais”.

Além de Marina, “Tremembé” traz um elenco que recria com realismo figuras conhecidas de casos criminais: Bianca Comparato interpreta Anna Carolina Jatobá, Lucas Oradovschi vive Alexandre Nardoni, Felipe Simas e Kelner Macêdo dão vida aos irmãos Cravinhos, e Anselmo Vasconcelos interpreta Roger Abdelmassih.

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Elize Matsunaga e “Sandrão” ganham destaque

Crédito: Amazon Prime Video (reprodução/divulgação)

Carol Garcia interpreta Elize Matsunaga, condenada por matar e esquartejar o marido. Sua performance chamou atenção pela complexidade e pelas cenas intensas ao lado de Letícia Rodrigues, que vive Sandra Regina, a “Sandrão”. 

A personagem é inspirada em relatos sobre uma detenta que teria se envolvido em um triângulo amoroso com Elize e Suzane, um dos pontos mais comentados e polêmicos da série.

Leia mais

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A série recria a entrevista de Suzane com Gugu Liberato

Entrevista do Gugu e a sua reprodução na série/ Crédito: Record e Tremembé (Amazon Prime Video)/ (reprodução/divulgação)

Um dos momentos mais impactantes é a reconstituição da famosa entrevista de Suzane ao Domingo Espetacular, conduzida por Gugu Liberato. O ator Paulo Vilhena interpreta o apresentador.

O episódio marca o momento em que Suzane tenta se redimir diante das câmeras, enquanto o público questiona suas intenções.

Bastidores e polêmicas com os envolvidos reais

Tremembé / Crédito: Amazon Prime Video (reprodução/divulgação)

Após o lançamento, o ex-detento Cristian Cravinhos, um dos condenados pelo caso Richthofen, criticou a série nas redes sociais, afirmando que havia “muita mentira”. Em resposta, o roteirista Ulisses Campbell divulgou documentos e objetos que comprovariam a veracidade de certos episódios, como cartas trocadas na prisão e provas de relacionamentos entre presos. 

O embate entre ficção e realidade reacendeu o debate sobre até onde o entretenimento pode ir ao retratar crimes reais.

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Criminosos receberam dinheiro pela série?

mariana ruy barbosa
Tremembé / Crédito: Amazon Prime Video (reprodução/divulgação)

Em geral, criminosos não recebem dinheiro por produções baseadas em seus crimes. A lei brasileira proíbe o enriquecimento com o proveito do crime, e qualquer pagamento pode ser confiscado e revertido ao Estado ou às vítimas.

A liberdade de expressão artística permite esse tipo de obra, mas impede que o criminoso lucre com sua própria história criminal.

Famosos que não aparecem na série

Robinho em Tremembé
Robinho em Tremembé / Crédito: Conselho Comunidade de Taubate (reprodução)

A série concentra-se em casos icônicos como os de Suzane von Richthofen e Elize Matsunaga, mas vários outros “famosos” que passaram pelo presídio ficaram de fora da produção.

Entre os notáveis ausentes estão:

  • Robinho – ex-jogador condenado por estupro;
  • Ronnie Lessa – acusado do assassinato de Marielle Franco;
  • Maníaco do Parque – condenado por uma série de assassinatos;
  • Thiago Brennand – empresário condenado por estupro;
  • Edinho, filho de Pelé – condenado por lavagem de dinheiro.

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Tecnologia

Panelas antiaderentes são perigosas? Entenda os possíveis problemas causados pelo teflon

Redação Informe 360

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Mais do que alimentar sua família com os preparos das refeições, as panelas antiaderentes são práticas e fáceis de lavar. Porém, no que diz respeito à saúde, elas podem se tornar um risco, e são mais perigosas do que poderíamos imaginar.

Isso porque o teflon, material usado em sua fabricação pode conter substâncias tóxicas, que causam consequências graves como “gripe do teflon”, que teve 265 casos de suspeitas nos Estados Unidos somente em 2023, de acordo com os Centros de Informação Toxicológica dos Estados Unidos (America’s Poison Centers). Entenda agora quais perigos esse composto envolve, e como isso piora no processo de cozimento ao usar panelas antiaderentes.

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Como o teflon deixou as panelas antiaderentes perigosas

Sobretudo, as panelas antiaderentes se tornam altamente perigosas quando expostas a temperaturas superiores a 260 °C. Nessas condições, o politetrafluoroetileno (PTFE), conhecido como teflon, presente no revestimento, pode liberar gases tóxicos prejudiciais à saúde.

Segundo Kelly Krisna Johnson-Arbor, toxicologista médica do MedStar Georgetown University Hospital, “quando o PTFE é aquecido a temperaturas muito altas, especialmente acima de 500 graus Fahrenheit, ele pode se quebrar em partículas finas que podem entrar nos pulmões e causar sintomas respiratórios”. Sendo assim, esse composto, presente no revestimento antiaderente pode liberar gases tóxicos quando supera os 260 °C.

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Teflon: perigos para a saúde

Mãos de homem segurando uma panela que está velha por dentro, com material descascado.
Panelas antiaderentes com revestimento de Teflon podem liberar gases tóxicos quando superaquecidas (Imagem: Lena Ogurtsova/Shutterstock)

Gripe do teflon

Quando somos expostos aos gases liberados pelo superaquecimento do politetrafluoroetileno, podemos ter sintomas respiratórios semelhantes aos da gripe. Após a inalação, essas substâncias entram na corrente sanguínea e podem desencadear reações como: febre, tosse, calafrios, fadiga, tonturas e dor de cabeça.

Esses sintomas são conhecidos como “febre dos fumos de polímero”, uma condição temporária que pode surgir após a exposição a vapores tóxicos gerados por materiais como o teflon em altas temperaturas.

Contaminação por microplásticos

Por outro lado, não é apenas na preparação dos alimentos que as panelas antiaderentes apresentam riscos à saúde, mas também ao liberar partículas tóxicas no próprio material, caso aconteça arranhões, por exemplo.

Um estudo feito pela Universidade de Newcastle, na Austrália, mostrou que arranhões em panelas antiaderentes podem liberar milhões de microplásticos tóxicos nos alimentos e no ambiente da casa. Isso porque, esses pequenos pedaços invisíveis se soltam do revestimento quando a superfície é danificada.

Para se ter ideia do perigo, entre as substâncias liberadas estão os PFAS, conhecidos como “produtos químicos para sempre” porque permanecem no corpo e no meio ambiente por muito tempo. Eles estão ligados a problemas de saúde, como alterações na tireoide, e podem ser ingeridos sem que a pessoa perceba.

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O interessante é que na pesquisa, os cientistas usaram luz e microscópios para observar como essas partículas se espalham e descobriram que um arranhão de apenas cinco centímetros pode liberar cerca de 2,3 milhões de microplásticos.

Então, minhas panelas antiaderentes são perigosas?

panela de teflon antiaderente toda arranhada
Em 2023 o uso de panelas antiaderente causou suspeitas de gripe de teflon/Shutterstock_I’m Conqueror

Geralmente, o maior perigo para a saúde humana está relacionado ao processo de fabricação, pois é onde é usado e PFOA (perfluorooctanóico). Quando usada em casa, esse composto não será liberado, desde que você siga as instruções para o uso seguro, mantendo a superfície da panela integra e respeitando o limite de temperatura (abaixo de 260 graus).

Além disso, esse composto PFOA, um dos mais nocivos na fabricação de teflon passou a ser descontinuado a cerca de uma década. Sendo assim, se você comprou suas panelas recentemente, saiba que ela não deve conter essa substância. Contudo, outros PFAS ainda não estão fora de circulação e ainda não há estudos sobre seus impactos do uso a longo prazo.

Dito isso, vale reforçar os cuidados ao utilizar suas panelas antiaderentes. Então mantenha o uso, se apenas seu material estiver 100% íntegro (sem soltar pedaços), e não faça preparo de alimentos em altas temperaturas.  

Dica extra

De acordo com o médico Samuel Dalle Laste, em seu canal no YouTube, as panelas mais indicadas para uso, e que não fazem mal para a saúde, são as que são fabricadas em: aço cirúrgico, cerâmica e vidro. Porém, mesmo assim Dalle Laste orienta as pessoas a verificarem também a procedência da marca das panelas para maior segurança. Confira o vídeo completo:

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Dr. Samuel Dalle Laste (YouTube)

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