Cidades
Macaé: Moeda Social garante fomento na economia local

Começou o pagamento da primeira parcela da Macaíba, a Moeda Social de Macaé. A proposta é reduzir a desigualdade, fomentar o comércio local de forma setorizada e ampliar o poder de compra da pessoa em vulnerabilidade social, além de adotar medidas para impulsionar o desenvolvimento econômico.
Neste primeiro momento, quem atualizou seus dados no Colégio Estadual Matias Neto já pode usar o benefício comprando com apresentação do número do CPF e senha provisória recebida. De acordo com registros, em apenas dois dias da implementação da Moeda Social houve a circulação de mais de 1 milhão de reais no comércio local.
Vale lembrar que o beneficiário só pode gastar sua Macaíba no setor administrativo, que seu bairro cadastrado no CadÚnico pertence. A listagem com os setores administrativos pode ser encontrada na página da moeda social, macae.rj.gov.br/
Para quem não confirmou seus dados no Colégio Matias Neto, a previsão é que, em janeiro, seja realizada outra convocação, com a inauguração da primeira agência do Banco Popular de Macaé. Todavia, o primeiro passo é conferir se seu nome está na listagem dessa primeira etapa no site da moeda social. Quem deseja tirar dúvidas, verificar o saldo ou trocar de senha, a recomendação é entrar em contato do suporte da empresa que administra a Macaíba via WhatsApp é: (85) 3269-9617.
A moeda é acumulativa e o valor pode ser utilizado no tempo que o beneficiário desejar, de acordo com a sua necessidade. Por mês, a Macaíba vai representar pouco mais de 6 milhões de reais para as famílias em situação de vulnerabilidade social. Mais de 600 estabelecimentos comerciais já estão prontos para receber a moeda social.
A utilização da moeda já está sendo comemorada pelos usuários e proprietários de comércios. Do bairro Sol & Mar, o comerciante Enzo Batista recebeu na noite da última terça-feira (26) o primeiro beneficiário da Macaíba.
“Esse programa vai ajudar a fortalecer o comércio e contribuir com o funcionamento de estabelecimentos variados. A moeda Macaíba será um grande incentivo em prol da valorização da população macaense . Esse auxílio vai contribuir com os comerciantes de Macaé, que dependem diariamente de um bom resultado nos seus empreendimentos”, contou.
Também entusiasmado, o beneficiário Diogo Fontes fez questão de registrar o momento.
“A Prefeitura está de parabéns com a implementação deste programa. Com certeza esta moeda social vai ajudar muitos que precisam. Fiquei até emocionado em poder usar. Com certeza, a Macaíba será muito proveitosa”, contou.
Fonte: Secom/PMM – Foto: Arquivo
Cidades
SJB tem novo endereço para emissão de nota fiscal eletrônica

A Prefeitura de São João da Barra informa às empresas que prestam serviço no município que os endereços para emissão de nota fiscal eletrônica mudaram. As alterações, que foram feitas por motivo de segurança, já estão em vigor, de acordo com a Secretaria Municipal de Fazenda. As notas fiscais devem ser emitidas no site https://notafiscal.sjb.rj.gov.br/issweb/home, enquanto as empresas que utilizam web service devem acessar o endereço https://notafiscal.sjb.rj.gov.br/IssWeb-ejb/IssWebWS/IssWebWS?wsdl.
— Essas alterações foram necessárias para aprimorar a segurança dos dados, que a partir de agora são criptografados de ponta a ponta. A medida atende, também, a uma exigência da Lei Geral de Proteção de Dados. Vale lembrar que não houve mudança no login e na senha para acesso e emissão das notas — explica o secretário de Fazenda do Município, Aristeu Netto.
A Secretaria Municipal de Fazenda está à disposição para eventuais esclarecimentos, pelo e-mail setorempresarial@sjb.rj.br, e ressalta que emitir nota fiscal é obrigatório a todas as empresas com atividade econômica comercial e empresas cadastradas no regime do Simples Nacional. Além disso, é uma garantia de que a empresa está atuando legalmente e pagando corretamente os seus tributos.
Os impostos das notas fiscais emitidas no município ajudam a compor a arrecadação própria da Prefeitura. A Secretaria Municipal de Fazenda aprimora constantemente a fiscalização sobre esses valores, com o objetivo de aumentar a arrecadação, sem aumento de tributos.
Por: Secom-PMSJB
Cidades
Italva lança moeda local “Pedra Branca” para aquecer economia e valorizar o comércio da cidade

Iniciativa vai oferecer a Antecipação Salarial sem custos para o servidor público
A Prefeitura de Italva, no Norte Fluminense, acaba de dar um passo inovador ao lançar oficialmente a sua própria moeda local: a “Pedra Branca”. A iniciativa inédita na região foi anunciada pelo prefeito Leo Pelanca e pelo vice-prefeito Plínio Fernandes, que comunicaram à população italvense e ao setor empresarial local a criação da nova ferramenta econômica, com o objetivo de fortalecer o comércio da cidade e fomentar o desenvolvimento local.
A moeda Pedra Branca terá como primeira função operacional a Antecipação Salarial dos Servidores Públicos Municipais, permitindo que eles possam adiantar em 40% parte de seus vencimentos de forma prática, segura, sem juros e sem descontar um centavo do salário bruto. A quantia adiantada é automaticamente descontada do salário do mês seguinte. O diferencial está no uso exclusivo da moeda nos estabelecimentos comerciais credenciados da própria cidade, o que irá garantir que os recursos permaneçam circulando dentro da economia local.
Segundo Agencia do Empreendedor – empresa que irá fazer a gestão da moeda –não haverá qualquer custo adicional para o servidor ou para o poder público, tornando a medida sustentável e vantajosa para todos os envolvidos. O custeio da operação será de responsabilidade dos comerciantes locais, que pagarão uma taxa de até 6% apenas no momento da transação, semelhante ao funcionamento tradicional de maquininhas de cartão.
Além da Antecipação Salarial, a moeda Pedra Branca pode ser projetada para atender outras frentes sociais e administrativas, como a distribuição de tickets alimentação, programas sociais, compra de material escolar e outros benefícios futuros que poderão ser integrados ao sistema.

O processo de credenciamento dos estabelecimentos será feito pelos agentes da Agência do Empreendedor, que atuarão diretamente junto aos empresários da cidade para explicar o funcionamento da moeda e integrar os interessados na plataforma.
“Estamos colocando Italva na vanguarda da inovação social e econômica. A Pedra Branca é mais do que uma moeda: é uma estratégia de valorização do que é nosso, fortalecendo o comércio local e mantendo a riqueza girando dentro de Italva”, destacou o prefeito e presidente do Cidennf Léo.
Outro ponto positivo da iniciativa será o aumento da arrecadação municipal com o recolhimento do ISS (Imposto Sobre Serviços), já que todas as operações da Pedra Branca passarão pelo circuito formal, o que ajuda a ampliar a base tributária sem elevar a carga para os cidadãos.
Com esse passo ousado e estratégico, Italva se torna a primeira cidade do Norte do Estado do Rio de Janeiro a lançar sua própria moeda local, um modelo que une inovação e gestão.
Cidades
Luan Pereira encerra o 37º Festival do Maracujá com recorde de público

A última noite do 37º Festival do Maracujá, neste domingo (27), foi marcada por emoção, energia e casa cheia. O cantor Luan Pereira encerrou a programação com um verdadeiro espetáculo de luzes, efeitos especiais e grandes sucessos, e fez o público cantar e dançar em Travessão de Barra, São Francisco de Itabapoana.
A multidão acompanhou o artista em coro, em um show cheio de interação. Entre os hits “Dentro da Hilux” que marcou sua carreira levou o público ao delírio.
Um dos momentos mais marcantes foi quando Luan desceu do palco para abraçar os fãs. “Fiquei impressionado com o carinho e com a energia desse público. A estrutura da festa está incrível e é gratificante ver tanta gente reunida para curtir esse momento”, disse o cantor durante a apresentação.
A noite começou com a dupla Ayala & Júlio César, que animou o público com hits como “Jejum de Amor” e “Você Vai Ver”, preparando o clima para a atração principal.
A prefeita Yara Cinthia, que acompanhou os três dias de festa, celebrou a realização do evento. “Nosso compromisso é resgatar as tradições e oferecer momentos de alegria à população. Estar presente em cada show, em cada atividade, e ver nossa comunidade feliz é uma enorme recompensa”, finalizou a prefeita.
O evento contou com mais uma parceria com o Governo do Estado, por meio da FUNARJ – Secretaria de Cultura e Economia Criativa. A Prefeitura agradece ao Governador Cláudio Castro e ao Presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj, Rodrigo Bacellar; Ao Deputado Federal, Aureo Ribeiro; Ao Deputado Estadual ,Vitor Junior; Ao Deputado Estadual, Thiago Rangel e a Deputada Federal e secretária Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSODH), Rosângela Gomes.
Por: Ascom-PMSFI
- Negócios1 semana atrás
Caminhada Japonesa: O que É e Como Melhora Sua Vida e Trabalho?
- Tecnologia1 semana atrás
Como pagar uma multa do Detran online
- Negócios1 semana atrás
Como a Cofundadora da Insider Construiu um Negócio de R$ 400 Milhões
- Tecnologia1 semana atrás
8 desvantagens dos softwares de código aberto que ninguém comenta
- Geral1 semana atrás
Influenciadoras são condenadas por oferecer bananas a crianças negras
- Política7 dias atrás
Câmara aprova projeto sobre proteção de crianças em ambientes digitais
- Saúde1 semana atrás
O que é o estado de remissão? Entenda a relação com o câncer
- Saúde1 semana atrás
Transplante de olhos: máquina mantém o órgão vivo fora do corpo por horas