Cidades
São João da Barra em contagem regressiva para o Circuito Junino

Evento começa dia 10 e promete atrair milhares de pessoas; programação inclui apresentações de quadrilhas, desfile fluvial, competições esportivas, apresentações culturais e shows com artistas locais, regionais e nacionais
São João da Barra-RJ está na contagem regressiva para o início do Circuito Junino, que começa no sábado, 10, e vai movimentar o município até 2 de julho com uma variedade de eventos, entre eles apresentações de quadrilhas, desfile fluvial, competições esportivas, apresentações culturais e shows com artistas locais, regionais e nacionais. Os festejos englobam as celebrações em homenagem a Santo Antônio, ao padroeiro São João Batista, São Pedro e também pelo aniversário de elevação à categoria de cidade, que em 2023 completa 173 anos.
Como tradicionalmente acontece, o Circuito costuma atrair, além do público local, milhares visitantes no decorrer do mês de junho, reafirmando sua importância no fomento ao turismo e movimentando os diversos setores de comércio e serviços. Responsável por promover o evento, por meio das secretarias de Turismo e Lazer e de Cultura e em parceria com o segmento religioso do município, a Prefeitura de São João da Barra disponibiliza um aparato que envolve diversos outros setores da administração municipal, como Cultura, Saúde, Segurança Pública e Transporte e Trânsito.
– O Circuito Junino associa as tradições religiosas do município com sua vocação cultural e seu potencial turístico. O resultado é o reconhecimento como um dos maiores eventos do Estado do Rio de Janeiro dentro das celebrações típicas do mês de junho. O poder público, portanto, não mede esforços para a sua realização, dada à importância tanto nas questões voltadas ao lazer e entretenimento quanto na movimentação financeira dentro do município, que é muito relevante, assim como acontece no Circuito Religioso, que envolve a Semana Santa e a festa de Nossa Senhora da Penha, em Atafona, e o carnaval, considerado o maior e melhor do interior do Estado do Rio de Janeiro – explica a prefeita Carla Caputi.
O ponto alto dos festejos acontece na sede do município, mas as localidades de Mato Escuro e Capela São Pedro, no quinto distrito, que têm como padroeiros respectivamente Santo Antônio e São Pedro, também estão incluídas na programação com apresentações de quadrilhas e shows musicais.
Programação cultural e de shows:

Sede
10/06 – Sábado
20h – Desfile de Noivas
22h – Banda Cartão Postal (palco oficial)
11/06 – Domingo
20h – Henrique Magalhães
23h – Vou pro Sereno
12/06 – Segunda-feira
22h – Gil Paixão
13/06 – Terça-feira
20h30 – Quadrilha Lourenço do Espírito Santo
21h – Everton Barreto (palco oficial)
17/06 – Sábado
13h – Free Samba (tenda 1)
16h – Pura Simpatia (tenda 2)
19h – Os Mulekes (palco do calçadão)
22h – Só pra Contrariar (palco oficial)
18/06 – Domingo
16h – Forrozão Pegada Prime (tenda 1)
21h30 – Larice Barreto (tenda 2)
20h – Barca do forró
22h – Orquestra Sanfônica (palco oficial)
19/06 – Segunda-feira
19h30 – Manos do Forró (tenda 1)
20h – Quadrilha junina convidada
21h – Pizzeiro Estilizado (tenda 2)
23h – Barca do forró
20/06 – Terça-feira
19h – Forrozão & Nois é Brutto (tenda 1)
20h – Quadrilha junina convidada (tenda 1)
20h30 – Show de talentos (palco do calçadão)
21h30 – Banda os Piratas (tenda 2)
23h – Mauro Azevedo (barca do forró)
21/06 – Quarta-feira
19h30 – Forró Timbalaê (tenda 1)
19h30 – Café Literário (Centro Cultural Narcisa Amália)
21h – Tamirys Chagas (tenda 2)
23h – Barca do forró
22/06 – Quinta-feira
19h30 – Banda FX
20h – Festival de Quadrilha – Mãe Querida, Maluca e Lourenço do Espírito Santo
21h30 – Xandão do Forró (tenda 2)
23h – Brazilian Jazz Band (barca do forró)
23/06 – Sexta-feira
13h45 – Procissão fluvial (Cais do Imperador)
19h30 – Gustavo Rangel (tenda 1)
20h – Festival de Quadrilha – Cepeg e Sonho, Amor e Fantasia
21h – Forró Catukai (tenda 2)
23h – Xote Carioca (barca do forró)
24/06 – Sábado
17h – Odilei do Forró (tenda 1)
20h – O Sonho do Menino João (palco do calçadão)
21h – barca do forró
23h30 – João Neto e Frederico (palco oficial)
01h – Banda Levada Mix (tenda 2)
25/06 – Domingo
20h – 24º Encontro de Academias (palco oficial)
22h – Eliandro Cardoso (Coreto Musical)
29/06 – Quinta-feira
21h – Maíza Lima (palco oficial)
Dia 30/06 – Sexta-feira
20h – Vaval Ferreira
21h – Quadrilha Lourenço do Espírito Santo
23h – Natalha Fernandes
01/07- Sábado
20h – Quadrilha Mãe Querida, Maluca
21h – Banda Mistura Fina (palco oficial)
23h – Rodrigo do Forró (palco oficial)
02/07 – Domingo
20h – Quadrilha Sonho, Amor e Fantasia
21h – Rosi Miranda (palco oficial)
22h – Banda Energia Universitária
Mato Escuro
10/06 – Sábado
20h – Quadrilha Cepeg
21h30 – Alex Maya (palco oficial)
11/06 – Domingo
20h – Batista do Forró (palco oficial)
Capela de São Pedro
29/06 – Quinta-feira
20h – Show Católico (palco oficial)
30/06 – Sexta-feira
21h – Banda FX
01/07- Sábado
20h – Henrique Magalhães
22h – Vitinho Imperador
02/07 – Domingo
22h – Igor Saliente
Programação esportiva:
Sede
10/06 – Sábado
9h – Prova de barco a vela (Cais do Imperador)
11/06 – Domingo
14h – Gincana e recreação esportiva (Praça de Santo Antônio)
17/06 – Sábado
5h – Prova do maior robalo vivo (Cais do Imperador)
24/06 – Sábado
9h – Corrida rústica (Joaquim Thomaz de Aquino Filho)
25/06 – Domingo
9h – Prova ciclística (Joaquim Thomaz de Aquino Filho)
01/07 – Sábado
9h – Prova de natação (Porto do Levi)
10h – Prova de caiaque (Porto do Levi)
Fonte: Secom PMSJB

Cidades
Prefeitura de SJB passará a contar com aplicativo para a Saúde

A Prefeitura de São João da Barra está implantando o App Saúde + São João da Barra, que irá disponibilizar aos pacientes do município informações diversificadas, entre elas o acompanhamento de consultas agendadas. O anúncio foi feito nesta terça-feira,14, pela prefeita Carla Caputi, que na última semana se reuniu com a equipe técnica para ajustes na ferramenta digital, que será lançada em breve.
“É um aplicativo que vai melhorar o acesso aos dados de todos os cidadãos que utilizam a nossa saúde. Seguimos investindo cada vez mais em tecnologia na saúde do município”, destacou a prefeita.
A previsão é que o serviço online já esteja disponível no Google e na loja da App Story, logo que finalizados os ajustes definidos na reunião. Para ter acesso ao App da Saúde, é simples, após baixar, bastará preencher um rápido formulário de cadastro.
“O aplicativo da Saúde foi criado para aproximar ainda mais os serviços de saúde da população. Com ele, o cidadão tem acesso mais fácil às suas informações, pode acompanhar indicadores como pressão arterial e glicemia, receber avisos de consultas e exames e ficar informado sobre seus agendamentos. É uma ferramenta que traz mais praticidade, melhora a comunicação entre a Secretaria de Saúde e os pacientes e contribui para um atendimento mais moderno, organizado e humanizado” disse a secretária municipal de Saúde, Arleny Valdes.
De acordo com a equipe técnica que desenvolveu o App, ao acessarem o serviço os usuários terão informações como agendamento de consultas, notícias da Saúde e ao Meu Diário, onde o cidadão poderá inserir informações pessoais como temperatura, pressão arterial, glicemia e outros.
Fonte: Secom/PMSJB
Cidades
Estudo para enfrentamento da erosão costeira em Atafona e no Açu tem ordem de serviço assinada

A Prefeitura de São João da Barra deu mais um passo importante no enfrentamento da erosão costeira que atinge áreas como Atafona e o Açu. Em reunião realizada nesta sexta-feira,10, no Gabinete da Prefeita, foi assinada a homologação do contrato e dada a ordem de serviço que autorizam o início da elaboração do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), considerado a etapa fundamental para a definição das futuras soluções para a proteção do litoral do município.
Considerado um dos estudos mais complexos já realizados no país sobre erosão costeira, o EVTEA irá enfrentar um dos maiores desafios do litoral brasileiro. O trabalho reunirá especialistas de diversas áreas, utilizará modelagem computacional de alta complexidade, pesquisas de campo e referências internacionais para identificar as soluções mais adequadas para Atafona e o Açu.
Participaram da reunião a prefeita Carla Caputi, a secretária municipal de Meio Ambiente, Marcela Toledo, o diretor-presidente da Caruso Jr. Estudos Ambientais & Engenharia Ltda., Francisco Caruso Jr., o diretor financeiro da empresa, José Aristides Júnior, o coordenador de Meio Ambiente e gestor do contrato, Carlos Wagner Barros, a subsecretária de Administração e coordenadora-geral de Licitações e Contratos, Circe Burgelli, e o chefe de Gabinete Rodrigo Florencio.
Com a homologação e a emissão da ordem de serviço, a empresa está oficialmente autorizada a iniciar os trabalhos. A previsão é que, em aproximadamente 30 dias, seja apresentado o Plano de Trabalho, primeiro produto previsto no contrato, que detalhará todas as etapas, metodologias e o cronograma de execução do estudo.
— Agora, os trabalhos poderão começar oficialmente. Nos próximos 30 dias, a empresa apresentará o Plano de Trabalho, primeiro produto do contrato, detalhando as ações que serão desenvolvidas ao longo do estudo, que terá duração de 18 meses. É esse levantamento completo que vai nos dar segurança para buscar os recursos necessários e avançar em uma solução concreta”, destacou a prefeita Carla Caputi.
Segundo o CEO da Caruso Jr., Francisco Caruso Júnior, a primeira fase será dedicada ao levantamento de dados em campo. Na sequência, serão desenvolvidas as etapas de estudos técnicos, modelagem computacional e simulações da dinâmica costeira, que servirão de base para a elaboração das alternativas de intervenção.
— Esse trabalho vai nos permitir propor soluções para questões como a engorda da praia, a fixação da barra e outras medidas necessárias para a proteção da costa. Estamos com uma equipe muito robusta e confiantes de que entregaremos um estudo de alto nível, com soluções tecnológicas para toda essa região. Atafona e Açu representam hoje o maior desafio de erosão costeira do litoral brasileiro. Vamos trabalhar em parceria com a academia e utilizar as melhores tecnologias disponíveis, buscando referências internacionais para construir as soluções mais adequadas para essa região — afirmou Francisco Caruso Jr.
A empresa informou ainda que deverá instalar, em breve, uma base operacional em São João da Barra para dar suporte às atividades de campo e aos trabalhos técnicos durante a execução do contrato.
O investimento no estudo é de R$ 5.602.413,08, valor inferior à estimativa inicial da Prefeitura, que era de aproximadamente R$ 6,4 milhões. O estudo terá prazo de execução de 18 meses.
A elaboração do EVTEA atende a uma exigência do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e representa uma etapa indispensável para que o município possa pleitear recursos junto aos governos estadual e federal, além de viabilizar a implantação de soluções definitivas para o enfrentamento da erosão costeira em Atafona e no Açu.
Fonte: Secom/PMSJB
Cidades
Corrida Rústica de São João Batista acontece no sábado (20)

A Corrida Rústica de São João Batista, que acontece no sábado, 20, como parte da programação esportiva do Circuito Junino, em São João da Barra, está com inscrições abertas (aqui). A largada da prova será às 7h, na Praça São João Batista, em percurso de 5 km.
A documentação necessária é cópia do RG, CPF, do cartão do banco (frente e verso, onde consta nº da agência e conta, ou print do aplicativo onde também constam esses dados), comprovante de residência. Em caso de menor de idade, serão necessários os documentos dos responsável pelo atleta.
Estão disponíveis 150 vagas, distribuídas nas seguintes categorias Masculino e Feminino: Geral; 16 a 29 anos; 30 a 39 á; 40 a 49 anos; 50 a 59 anos; 60 +. A entrega dos chips será na sexta-feira, 19, às 9h, na Secretaria Municipal de Esportes, Rua São Benedito, n° 139 – Centro, não havendo entrega no dia da prova.
A premiação na Geral será troféu e valor de R$ 400 para o primeiro colocado, R$ 300 para o segundo, R$ 200 para o terceiro e R$ 100 para o quarto lugar. Em todas as faixas de idade, além de troféu, a premiação em dinheiro será de R$ 300 para o primeiro, R$ 200 para o segundo e R$ 100 para o terceiro lugar. Todos os atletas receberão maedalha de participação.
Fonte: Comunicaçao/PMSJB
- Tecnologia1 semana atrás
Confira o Olhar Digital News na íntegra (07/08/2026)
- Negócios1 semana atrás
Santander Brasil Anuncia Daniel Bassan Como Vice-Presidente do SCIB
- Negócios1 semana atrás
O Déficit de Competências Que Está Travando Carreiras em 2026

Saúde1 semana atrásCanetas emagrecedoras expõem o preço da desigualdade na saúde

Saúde1 semana atrásComo cientistas querem desenvolver vacinas em apenas 100 dias contra a próxima pandemia

Saúde1 semana atrásHomem volta a escrever após seis anos com ajuda de implante
- Tecnologia1 semana atrás
Confira o Olhar Digital News na íntegra (06/08/2026)

Tecnologia1 semana atrásEspírito Santo tem alerta de vendaval em seis cidades neste domingo; ventos podem alcançar 60 km/h






























