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Economia

McDonald’s: para frear queda, 95% dos restaurantes no mundo voltam a operar

Redação Informe 360

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O McDonald’s disse que seus negócios estão começando a melhorar após vários meses de queda nas vendas causadas pela pandemia de coronavírus.

A empresa informou na terça-feira (16) que 95% de seus restaurantes no mundo todo já reabriram agora de alguma forma, de acordo com documentos enviados à SEC. Isso inclui 90% dos restaurantes McDonald’s (MCD) nos mercados internacionais que estão abertos agora, em comparação com 45% em 30 de abril. Cerca de 99% dos restaurantes americanos continuaram o funcionamento de alguns serviços durante a pandemia.

A companhia também afirmou que o grande número de seus restaurantes drive-thru, bem como os investimentos para apoio a proprietários de franquias, ajudaram a enfrentar a crise. Serviços de delivery e marketing adicional também ajudaram.

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As medidas que estamos tomando em resposta à pandemia e para acelerar a recuperação, enquanto continuamos a servir o conhecido e excelente sabor de uma refeição do McDonald’s, nos colocarão em uma posição favorável para a próxima fase desta crise”, afirmou Chris Kempczinski, CEO da McDonald’s, nos documentos à SEC, que visam atualizar os investidores sobre os negócios da empresa em meio à pandemia entre os relatórios financeiros trimestrais.

As vendas nos EUA caíram 19% durante o mês de abril, se comparado ao mesmo período do ano anterior, mas apenas 5% em relação ao ano anterior em maio, informou o McDonald’s nos documentos. Nos mercados internacionais da empresa, as vendas despencaram quase 67% em relação ao ano anterior em abril e 41% em maio.

Esses números incluem vendas em todos os estabelecimentos McDonald’s em funcionamento há pelo menos 13 meses, mesmo que os restaurantes tenham sido temporariamente fechados durante a pandemia.

O McDonald’s disse ainda que as vendas nos EUA e o número de clientes foram especialmente baixos no horário do café da manhã, algo que os executivos lamentaram no call trimestral sobre rendimentos da empresa no início de maio. O café da manhã era uma refeição cada vez mais competitiva e muitas empresas de fast-food, incluindo o McDonald’s, haviam investido em novas ofertas de café da manhã antes do surto do coronavírus.

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No entanto, nos EUA, a empresa disse que os serviços de drive-thru, delivery ou  de retirada no restaurante, com um cardápio limitado, continuaram em quase todos os seus restaurantes desde março. Mais recentemente, mais de 1.000 restaurantes nos EUA reabriram seus salões com capacidade reduzida de assentos.

Apenas cerca de 100 restaurantes nos EUA permanecem fechados, o que, de acordo com empresa, se deve em grande parte às suas localizações específicas, como em shopping centers que estão fechados no momento.

Nos mercados internacionais da empresa, as vendas durante abril e maio foram duramente impactadas pelo fechamento temporário de restaurantes no Reino Unido e na França e, em menor intensidade, na Espanha e na Itália. Restaurantes nesses quatro países começaram a reabrir para funcionamento restrito ao longo de maio e junho.

Mas o McDonald’s disse que, nos mercados internacionais que permaneceram abertos, “as tendências de vendas continuaram a melhorar em maio”.

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A companhia reiterou nos documentos alguns esforços anunciados anteriormente para ajudar a acelerar sua recuperação da pandemia, incluindo o adiamento de alguns pagamentos de aluguel e royalties a proprietários de franquias e um investimento de US$ 200 milhões em publicidade adicional.

No mês passado, a empresa também divulgou um manual de 59 páginas para operadores de franquia sobre como reabrir com segurança, descrevendo os requisitos mínimos de saneamento e de distanciamento social que cada um deve atender antes de permitir a entrada de clientes a seus restaurantes. Fonte: CNNBrasil

Economia

Baixou! Petrobras vai reduzir preço da gasolina nas refinarias a partir desta terça(03)

Redação Informe 360

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A Petrobras informou, nesta segunda-feira 2, que irá reduzir o preço do litro da gasolina em suas refinarias em 17 centavos. Com isso, o valor médio do combustível sai de 3,02 reais por litro para 2,80. Trata-se de uma redução de 5,6%. O novo preço passa a valer a partir da terça-feira.

A gasolina produzida pela Petrobras é vendida às distribuidoras, onde é feita a mistura com o mínimo exigido de etetanol, que é de 27%, para, só então, ser levada aos postos de gasolina e chegar ao consumidor. Por conta da mistura, o impacto da redução é menor no preço final, de 12 centavos por litro, de acordo ccom a empresa.

“Considerando a mistura obrigatória de 27% de etanol anidro e 73% de gasolina A para composição da gasolina C vendida nos postos, a parcela da Petrobras no preço ao consumidor passará a ser de 2,08 reais. por litro, uma redução de R$ 0,12 a cada litro de gasolina C”, explicou a Petrobras em comunicado. 

Por: veja.abril

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Economia

Petrobras anuncia novos poços e retomada de fábricas de fertilizantes

Redação Informe 360

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A Petrobras retomou a perfuração de poços na Bahia depois de seis anos, com o início dos trabalhos em um poço no campo de Taquipe, na cidade de São Sebastião do Passé, a cerca de 80 km de Salvador.

O planejamento estratégico da petroleira prevê a perfuração de cerca de 100 poços no estado nos próximos cinco anos, aumentando a produção atual. Eles estão nas cidades de Alagoinhas, Entre Rios, Esplanada, Cardeal da Silva, Araçás, Catu, Candeias e São Sebastião do Passé.

Três sondas de perfuração já foram contratadas para as atividades de produção onshore na Bahia, incluindo o maquinário que está sendo utilizado no campo de Taquipe. Os novos contratos de sondas já firmados pela empresas incluem também dez novos equipamentos de produção terrestres. Com isso, as sondas de produção operantes na Bahia passarão de 13 para 23.

A unidade da Petrobras no estado emprega hoje cerca de 4,3 mil profissionais e produz 17 mil barris de óleo equivalente por dia. São aproximadamente 2 mil poços terrestres, além da plataforma de produção de gas de Manati, que fica na Bacia de Camamu, na cidade de Valença. Em 2024, a produção baiana gerou cerca de R$ 257 milhões em tributos e participações governamentais.

Fábrica de fertilizantes  

A Petrobras também anunciou a retomada das operações em fábricas de fertilizantes na Bahia e em Sergipe, após acordo com a empresa Proquigel, subsidiária da Unigel. O acerto encerra um longa disputa contratual e litigiosa entre as partes e deve ser assinado até o fim deste mês, mas ainda precisará ser homologado pelo Tribunal Arbitral.

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A estatal vai restabelecer a posse das plantas de fertilizantes. Mas para retomar as operações, a Petrobras vai precisar fazer procedimento licitatório, para contratar serviços de operação e manutenção, conforme suas práticas de governança e procedimentos internos.

A retomada de atividades da companhia nos segmentos de fertilizantes está prevista no plano de negócio da Petrobras para o período de 2025 a 2029. O objetivo é “capturar valor com a produção e a comercialização de produtos nitrogenados, conciliando com a cadeia de produção de óleo e gás natural e a transição energética.”

Agencia Brasil

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Economia

Haddad: Brasil está melhor posicionado diante do tarifaço de Trump

Redação Informe 360

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O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta terça-feira (8), em São Paulo, que o Brasil está melhor posicionado que os demais países da América Latina para enfrentar as tarifas impostas pelo governo de Donald Trump, nos Estados Unidos. 

“O Brasil tem reservas cambiais, tem um saldo comercial bastante robusto, está colhendo uma super safra. E está com uma taxa de juros alta e crescendo”, defendeu o ministro

Para Haddad, os graus de liberdade que as autoridades econômicas têm no Brasil não são comuns. “Não é este o caso de nenhum outro país latino-americano, por exemplo, incluindo o México”, completou.

Segundo o ministro, esse “movimento brusco” tomado por Trump vai provocar algum desarranjo global, já que se trata de um “solavanco grande demais para não ter consequência”. 

“Mas diante do incêndio, nós (do Brasil) estamos mais perto da porta de saída do que outros países”, comentou, ao participar do 11 Brazil Investment Forum, promovido pelo Bradesco BBI, na capital paulista. 

De acordo com Haddad, com essa guerra comercial, os bens produzidos no Brasil podem chegar mais baratos nos Estados Unidos, se comparados a produtos de outros países. Isso, segundo ele, pode fazer com que o país avance “no que eles importam hoje”.

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No entanto, ressaltou,  o Brasil não está imune aos impactos dessa guerra comercial principalmente porque a China é o principal parceiro comercial do Brasil. 

Para o ministro, ainda é cedo para fazer qualquer previsão sobre as consequências desse tarifaço. Por isso, ele ainda defende que o Brasil tenha prudência. 

“Essa escalada vai ter um momento de muita incerteza, mas a pior coisa que o Brasil pode fazer nesse momento é sair a campo sem a prudência diplomática que nós sempre tivemos de mediação e também de consideração da nossa situação frente a parceiros que estão comprando cada vez mais no Brasil”, ponderou.

“A sociedade vai ter que pensar como se portar diante desse fato disruptivo. Mas não é o momento de anunciar medidas”, concluiu. 

Agencia Brasil

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