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Qual Fiat Strada escolher? Entenda as versões para escolher a melhor picape para você

Redação Informe 360

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Se você está em busca de adquirir uma picape, é normal que pense em escolher o carro Fiat Strada, pois é o mais vendido nesse segmento no Brasil. Além disso, esse automóvel se destaca pela pegada urbana, menor custo de manutenção e boa capacidade de carga. 

Entretanto, no momento de adquirir o veículo, muito provavelmente você ficará em dúvida sobre qual versão do Fiat Strada deve ser escolhida, isso porque muitas foram lançadas ao longo do tempo. Porém, para ajudá-lo, a seguir, vamos trazer alguns detalhes em relação a esse automóvel.

Quantos e quais são os Fiat Strada?

A Strada foi lançada pela Fiat em 1998, preenchendo a lacuna deixada pela Fiorino e competindo com carros que na época já estavam fazendo sucesso no Brasil, como o Volkswagen Saveiro e o Ford Courier. Assim, ao longo dos anos e com a sua consolidação no mercado, o veículo passou a ser lançado em diferentes linhas, trazendo diversas novidades e modernizações. 

Entre 2000 e 2010, por exemplo, o veículo passou por uma completa modificação, pois antes era apenas um utilitário leve para ser utilizado profissionalmente ou para o lazer. Durante esses anos, a Fiat lançou modelos com cabines estendida e também dupla, além de versões com motores mais potentes e modelos com uma pegada mais aventureira.

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Em 2013, ela passou por outra reformulação marcante, sendo a primeira picape compacta a ter três portas na cabine dupla. Ao todo, a picape passou por três reestilizações significativas (2001, 2008 e 2013). A última linha lançada foi a de 2025, a qual traz sete modelos diferentes. É sobre eles que falaremos a seguir!

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Fiat Strada Endurance Cabine Plus 1.3 Flex (A partir de R$ 111.990,00)

Fiat Strada Endurance
Fiat Strada Endurance – Imagem: Divulgação/Fiat

Este é o Fiat Strada de entrada modelo 2025. Ele vem com um motor 1.3 flex aspirado de quatro cilindros, uma potência de 109 cv quando movido a etanol e 101 cv à gasolina, torque de 14,2 kgfm a etanol e 13,7 kgfm à gasolina e uma transmissão manual de 5 marchas. 

Além disso, ele possui assistente de partida em rampas, volante com regulagem de altura, computador de bordo, ar-condicionado e indicador de troca de marcha.

O modelo ainda possui capacidade de carga de 720 kg, sendo ótimo para quem trabalha com cargas leves, como entregas. Destaque também para as rodas de aço de 15”, luz de iluminação da caçamba, ganchos para amarração da carga e protetor de caçamba. A versão também conta apenas com duas portas. 

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Fiat Strada Freedom Cabine Plus 1.3 Flex (A partir de R$ 118.990,00)

Fiat Strada vermelha
Modelo vermelho da Fiat Strada Freedom – Imagem: Divulgação/Fiat

De acordo com a Fiat, esse é o modelo ideal para quem deseja ter um veículo confortável e seguro para usar no trabalho ou mesmo no dia a dia em tarefas pessoais. O seu motor é o mesmo do que o modelo anterior. 

As principais diferenças estão no ajuste de altura do banco do motorista, calotas integrais, alarme antifurto, vidros elétricos dianteiros e retrovisores externos elétricos. Sua capacidade de carga também é de 720 kg.

Fiat Strada Freedom Cabine Dupla 1.3 Flex (A partir de 126.990,00)

Fiat Strada cabine dupla
Modelo com cabine dupla na cor branco – Imagem: Divulgação/Fiat

Ótimo para toda a família, esse modelo conta com quatro portas, bastante espaço interno e conforto. Além disso, sua direção é elétrica. O motor também é o mesmo dos modelos anteriores. Assim, o carro como principal diferencial a cabine dupla com banco traseiro bipartido. A sua capacidade de carga é de 650 kg.

Fiat Strada Volcano Cabine Dupla 1.3 Flex (A partir de R$ 132.280,00)

Fiat Strada Volcano
Fiat Strada Volcano cinza – Imagem: Divulgação/Fiat

Combinando sofisticação e tecnologia, essa versão traz faróis em LED, sensor traseiro e central multimídia de 7 polegadas. O seu motor também é o mesmo dos demais. Ele vem com mais barras longitudinais no teto, rodas de liga leve de 16 polegadas e pneus 205/55 R16, além de computador de bordo com uma tela TFT de 3,5 polegadas e comandos no volante. O veículo suporta até 650 kg. Além disso, conta com faróis de neblina em LED.

Fiat Strada Volcano Cabine Dupla 1.3 AT Flex (A partir de R$ 135.990,00)

Fiat Strada Volcano
Fiat Strada Volcano prata – Imagem: Divulgação/Fiat

O Fiat Strada Volcano também mantém a mecânica com os mesmos valores de potência e torque dos demais modelos. Porém, traz a transmissão automática CVT com 7 marchas simuladas com função Sport. 

Em relação à carga suportada, ela é de 650 kg, assim como as demais versões do carro com cabine dupla. O automóvel também possui rodas de liga leve de 16 polegadas. Já os seus faróis de neblina são de LED.

Fiat Strada Ranch Cabine Dupla Turbo 200 AT Flex (A partir de R$ 146.990,00)

Fiat Strada Ranch
Versão traz bastante sofisticação – Imagem: Divulgação/Fiat

Ótimo para rodar em qualquer tipo de terreno, o modelo Ranch traz o motor 1.0 Turbo 200 flex de três cilindros, que entrega um torque de 20,4 kgfm tanto quando movido a etanol quanto a gasolina. Já sua potência muda conforme o combustível, sendo 130 cv no etanol e 125 cv à gasolina. 

Essa versão conta com detalhes exclusivos no acabamento interno, como os logotipos que fazem alusão ao modelo “Ranch”, as rodas de liga leve com um design único e os retrovisores cromados. 

Fiat Strada Ultra Cabine Dupla Turbo 200 AT Flex (A partir de R$ 146.990,00)

Fiat Strada Ultra Cabine Dupla Turbo 200 AT Flex
Veículo completo e com alto desempenho nas pistas – Imagem: Divulgação/Fiat

A versão Ultra conta com o mesmo motor 1.0 turbo flex de três cilindros do modelo Ranch. Além disso, a sua transmissão é automática CVT com 7 marchas simuladas. 

Entre os seus itens de série estão a central multimídia com GPS integrado, alertas para troca de marcha em modo manual, ar-condicionado digital, partida por meio de um botão, volante com revestimento de couro e muito mais. 

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Como escolher o melhor Fiat Strada para mim?

A sua escolha vai depender bastante do seu tipo de uso. Por exemplo, se você é uma pessoa que deseja adquirir o veículo apenas para o trabalho, as versões com uma cabine são mais interessantes, pois oferecem maior espaço e capacidade para o transporte de carga.

Por outro lado, caso queira conciliar trabalho e o dia a dia com a família, as opções com cabine dupla são mais interessantes. Além disso, observe a motorização, pois há modelos mais potentes, ótimos para rodar em estrada ou para realizar trabalhos pesados. 

Também veja o design e a sofisticação de cada uma delas. As versões Ranch e Ultra, por exemplo, são as únicas que contam com bancos em couro. Conferindo os detalhes de cada uma delas, alinhando suas necessidades, desejos e seu poder aquisitivo, ficará mais fácil escolher qual carro comprar.

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8 características dos carros que podem desaparecer ou serem substituídas no futuro

Redação Informe 360

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Com a chegada de novas tecnologias como inteligência artificial, conectividade em nuvem e motores elétricos, os carros do futuro (que já estão em desenvolvimento) prometem aposentar muitos elementos que hoje parecem essenciais. E mais: há quem aposte que até o motorista poderá se tornar dispensável, com veículos totalmente autônomos tomando conta das ruas e estradas.

Enquanto essas previsões não se concretizam completamente, alguns itens e características já estão com os dias contados. A seguir, mostramos as principais mudanças previstas (e muitas em andamento) para os carros do futuro.

8 características dos carros que podem ser descontinuadas

  • Chave física
  • Câmbio manual
  • Botões físicos no painel
  • Painéis analógicos
  • Espelhos retrovisores convencionais
  • Motor a combustão
  • Escapamento
  • Freio de mão mecânico

Chave física

Motorista entrega a chave do carro para um robô; conceito de direção autônoma; carro autônomo
Imagem: Andrey_Popov/Shutterstock

A clássica chave metálica está sendo gradualmente substituída por tecnologias de acesso sem contato, como cartões NFC, biometria e, principalmente, aplicativos de celular. Alguns veículos já destravam e ligam o motor automaticamente ao detectar o smartphone do motorista nas proximidades.

Câmbio manual

Câmbio automático
Imagem: Stock-Asso/Shutterstock

O câmbio manual, que por décadas foi símbolo de controle e esportividade, está perdendo espaço. Os carros automáticos já são maioria em diversos países, e os veículos elétricos sequer precisam de trocas de marcha. O resultado é a obsolescência gradual desse sistema.

Botões físicos no painel

painel de veículo com porta usb visível e motorista ameaçando acionar um botão
(Imagem: @prostooleh/Freepik)

Botões e mostradores físicos estão sendo substituídos por telas sensíveis ao toque, comandos por voz e até sensores de gestos. Modelos como os da Tesla e BMW já apresentam painéis minimalistas, com quase todas as funções integradas em displays inteligentes.

Painéis analógicos

Imagem mostra painel do carro com odômetro mostrando 100.000 km de quilometragem
Painel do carro com odômetro mostrando 100.000 km de quilometragem (Imagem: Nick Kashenko / Shutterstock)

Os tradicionais mostradores de ponteiro, como velocímetro e conta-giros, dão lugar a painéis 100% digitais, personalizáveis e até com realidade aumentada. Head-up displays projetam informações diretamente no para-brisa, facilitando a visualização sem tirar os olhos da estrada.

Espelhos retrovisores convencionais

BMW patenteia retrovisores virtuais com projeção de imagens nas janelas. Imagem: Youtube/Linus Tech Tips
BMW patenteia retrovisores virtuais com projeção de imagens nas janelas. Imagem: Youtube/Linus Tech Tips

Os retrovisores externos e internos, como conhecemos, devem ser substituídos por câmeras e sensores. Além de aumentar a aerodinâmica, essa solução oferece visão mais ampla e elimina pontos cegos. Carros como o Audi e-Tron já usam esse sistema.

Motor a combustão

close em um motor de carro
(Imagem: Freepik)

Com a transição para motores elétricos e movidos a hidrogênio, os motores a gasolina e diesel devem desaparecer nas próximas décadas. Montadoras e governos já estabeleceram prazos para o fim da produção de veículos exclusivamente a combustão.

Escapamento

Poluição saindo do escapamento do carro
(Imagem: Imagem: Paolo Bona – Shutterstock)

Junto com os motores a combustão, o escapamento também deixará de existir. Carros elétricos não emitem gases e, por isso, não precisam desse sistema. Isso reduz peso e simplifica o design do veículo.

Freio de mão mecânico

Um homem engatando o freio de mão de um carro. Dirigir com o pedal do freio travado ou com o freio de mão engatado são fatores que danificam os pedais do carro
(Imagem: Oleg 08 / Shutterstock)

O freio de mão tradicional, ativado por alavanca, está sendo substituído por sistemas eletrônicos automáticos. Basta um botão para acionar o freio de estacionamento, que também é integrado aos sistemas de assistência em rampas e controle de estabilidade.

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Delta Air Lines quer que IA decida quanto você vai pagar pela passagem aérea; entenda

Redação Informe 360

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A Delta Air Lines vai inserir inteligência artificial (IA) para determinar, dinâmica e individualmente, a taxa mais alta que um passageiro pagaria voluntariamente pelas passagens aéreas. As informações foram obtidas pela Fortune na última conferência com investidores da companhia aérea.

A empresa chegou a testar a tecnologia de forma limitada no ano passado, mas, agora, a Delta pretende deixar de lado os preços estáticos após ver resultados “incrivelmente favoráveis“.

“Teremos um preço que está disponível naquele voo, nesse momento, para você, o indivíduo”, explicou Glen Hausentein, presidente da Delta, a investidores da companhia aérea em novembro.

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Mãos de robô e de humano encostando em uma representação de uma espécie de cérebro
IA vai determinar, dinâmica e individualmente, a taxa mais alta que um passageiro pagaria voluntariamente pelas passagens aéreas (Imagem: Panya7/Shutterstock)

Como a IA vai ajudar a Delta Air Lines

  • Até então, 1% das passagens aéreas comercializadas pela empresa estava recebendo o teste;
  • Hoje, a IA influencia 3% dos preços das passagens, segundo teleconferência de resultados da semana passada. Agora, a ideia é aumentar esse total para 20%;
  • “Estamos em uma fase de testes pesados. Nós gostamos do que vemos. Nós gostamos muito, e continuamos a lançá-lo”, disse Hauenstein;
  • Vale lembrar que os preços “personalizados” não são exclusividade da Delta;
  • Em novembro, Hauenstein afirmou que o sistema de emissão de passagens com IA é “engenharia completa de como precificamos e como estaremos precificando no futuro”, descrevendo o lançamento como “um processo plurianual e de várias etapas“.

O presidente afirmou ainda que a empresa estava animada com as receitas iniciais vistas nos testes. Contudo, pontuou que a mudança para preços personalizados com IA poderia “ser muito perigosa se não for controlada e não for feita corretamente“.

A tecnologia é fornecida pela Fetcherr, também empresa de viagens. Ela também está atuando com Virgin Atlantic, Azul, WestJet e Viva Aerobus. A Delta, por sua vez, terá uma IA atuando como uma “super analista“, operando 24 horas por dia, sete dias por semana.

Dessa forma, ela vai determinar os preços personalizados das passagens a serem oferecidas aos clientes individuais em tempo real, por voos e horários específicos.

Logo da Fetcherr
Fetcherr é responsável pela IA das companhias aéreas (Imagem: Divulgação/Fetcherr)

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Questões de privacidade

Não se sabe ao certo quão invasiva a IA vai ser nas emissões de passagens da Delta, mas a Fortune exprime que existem defensores da privacidade preocupados com a situação.

“Eles estão tentando ver a cabeça das pessoas para ver o quanto estão dispostos a pagar. Eles estão basicamente hackeando nossos cérebros“, disse Justin Kloczko, da Consumer Watchdog, à publicação.

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O senador democrata dos Estados Unidos, Ruben Gallego, afirmou, em postagem no X, que a mudança nos valores via IA praticados pela Delta são “preços predatórios“, projetada para “apertar você por cada centavo“.

Fachada e um avião da Delta Airlines
Delta pode deixar seus clientes com menos privacidade usando IA? (Imagem: Ian Dewar Photography/Shutterstock)

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4 games de PS1 que nunca jogamos porque eles nunca saíram do Japão

Redação Informe 360

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O console PlayStation 1, também conhecido como PS1, foi lançado em 1994 no Japão e, ao longo dos anos, chegou a outros países, como os Estados Unidos, em setembro de 1995, e o Brasil, em novembro de 1997. O aparelho fez muito sucesso com jogos incríveis, como “Gran Turismo”, “Tekken”, “Tomb Raider”, “Metal Gear Solid”, “Street Fighter” e outros.

Entretanto, você sabia que existem jogos que nunca sequer saíram do Japão? Na sequência deste conteúdo, há 4 games que poderiam ter feito sucesso no Brasil, mas não saíram do país japonês. 

Foto do PS1
PlayStation 1 em cima de um rack – Imagem: Cláudio Luiz Castro na Unsplash

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4 games de PS1 que nunca jogamos porque eles nunca saíram do Japão

Os títulos abaixo tinham bastante potencial para fazer sucesso entre os brasileiros. Conheça-os e saiba porque eles não foram disponibilizados em outros países além do Japão.

1. Policenauts

Game Policenauts
Personagens de Policenauts – Imagem: Divulgação/IMDb

Game criado pela Konami e Hideo Kojima, Policenauts é uma aventura inspirada em um anime sobre um detetive no futuro. Ele foi lançado em 1994 no Japão, mas não pôde ser disponibilizado para outros países por conta de uma sincronização do áudio em inglês nas cenas de animação. 

O jogo traz Jonathan Ingram, um dos cinco membros do grupo “Policenauts”, que na verdade são policiais treinados como astronautas para garantir a segurança da nova colônia espacial. 

O personagem principal acaba se perdendo no espaço com o traje que o coloca em sono criogênico. 25 anos depois, ele é encontrado. Então, retorna para Los Angeles como detetive e descobre que sua ex-mulher foi morta e o novo marido dela desapareceu. Por isso, precisa voltar à colônia para solucionar esse mistério. 

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2. Mizzurna Falls

Jogo Mizzurna Falls
Jogo de mundo aberto Mizzurna Falls – Imagem: Divulgação/IMDb

Desenvolvido e publicado pela Human Entertainment, o jogo Mizzurna Falls foi lançado em 1998. Ele é um excelente jogo de mundo aberto, mas ficou apenas no Japão. Especula-se que isso foi pela falta de interesse da desenvolvedora em lançá-lo em outros países.

O game se passa em uma cidade fictícia com o mesmo nome do título. O seu enredo foca em acontecimentos estranhos na região, um deles foi o desaparecimento da estudante Emma Rowland e o fato de a jovem Kathy Flannery ter sido encontrada inconsciente na floresta.

A partir desses fatos, Matthew Williams, que é colega de classe da Emma, resolve investigar esse mistério em busca de respostas. 

3. Kowai Shashin

Game com uma narrativa sobrenatural envolvente, que afirma ser amaldiçoado, “Kowai Shashin” foi desenvolvido pelo Media Entertainment e lançado em 2002 e cativou a imaginação dos jogadores. Apesar disso, tudo indica que a desenvolvedora não apresentou um plano para levar o jogo a outros países. 

A narrativa do jogo não era linear, pois eram apresentadas aos jogadores diversas fotografias com espíritos que precisavam ser extirpados. 

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4. Pepsiman

Desenvolvido pela KID (Kindle Imagine Develop) e lançado em 1999, esse jogo da marca Pepsi traz um mascote que viaja em uma cidade procurando latas do refrigerante. O game é histórico, pois foi o precursor do gênero de corrida infinita, o endless runner. 

O jogo foi lançado apenas no Japão como parte de uma estratégia da marca no país. Assim, criaram um super-herói chamado Pepsiman e conseguiram realizar vários comerciais na televisão.

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