Fé
Do sonho de jogador a compositor gospel; Mc Dedé de Deus está de volta!
Funkeiro gospel ministrava nos trens e metrôs do Rio de Janeiro
São Francisco de Itabapoana (RJ) – O ritmo do funk, muitas vezes alvo de críticas no meio religioso, ganha uma nova roupagem nas mãos de Edyrlande Barreto do Nascimento, de 28 anos, mais conhecido como MC Dedé de Deus. De volta à sua cidade natal após uma temporada intensa na capital fluminense, o artista retorna aos palcos com um propósito renovado: seguir evangelizando através da música.
MC Dedé de Deus se tornou conhecido nos transportes públicos do Rio de Janeiro – especialmente no metrô e nos trens –, onde transformou o ambiente urbano em um verdadeiro altar. Com letras fortes e recheadas de testemunhos, ele narra sua própria história de libertação das drogas e da prostituição, impactando diariamente centenas de passageiros.
“O transporte público é meu palco. É nele que estão as pessoas mais sacrificadas, que às vezes só precisam de uma palavra de conforto”, declarou o adorador ao jornal O Dia na época.
O retorno aos palcos aconteceu no verão de 2025 no projeto Circo da Vida, de volta na Avenida Principal da praia de Santa Clara, um evento evangelístico que já recebeu grandes nomes da música gospel e que abriu espaço para a batida consciente do funk cristão. Hoje, “Dedé” congrega na igreja “Resgatando Vidas para Cristo” liderada pela Pastora Bianca e Pastor Jeferson, é funcionário público na prefeitura da cidade, após uma breve pausa de estruturação familiar e de participação nas eleições municipais (quando se lançou candidato a vereador), volta a empunhar o microfone com a mesma intensidade e paixão de antes.
“Alguns pensam que funk é coisa do diabo, mas mostro que o que vale é o conteúdo. Minhas letras falam de transformação, de amor, de esperança e da misericórdia de Deus”, destaca o funkeiro, que tem conquistado cada vez mais respeito dentro e fora das igrejas.” comentou Dedé ao Informe360.
A apresentação de MC Dedé de Deus no Circo da Vida marcou mais do que um show: simbolizou o renascimento de um ministério musical que não tem medo de enfrentar o preconceito e a religiosidade para levar a Palavra de Deus até os confins da periferia – com linguagem simples, batida envolvente e coração quebrantado.
O retorno é mais do que promissor. MC Dedé de Deus representa uma nova geração de evangelistas que não escolhem púlpito ou templo, mas onde houver um ouvido atento e um coração aberto.
Assista, abaixo, uma das apresentações nos trens da capital carioca: