Destaque

Terminais de ônibus da Grande Vitória serão monitorados em tempo real

Publicado

no

Os terminais de ônibus do sistema Transcol na Grande Vitória serão monitorados em tempo real com a ajuda de uma central de monitoramento.

A estrutura foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (23) pelo governador Renato Casagrande (PSB). A Central de Controle Operacional (CCO) fica na sede da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES), em Vitória.

A central recebe imagens das câmeras espalhadas nos terminais do sistema Transcol, em tempo real.

De acordo com a Ceturb, será possível, por exemplo, liberar carros extras para atender à demanda de uma determinada linha, já que todos os movimentos dentro dos terminais poderão ser acompanhados pelas imagens das câmeras de segurança.

Anúncio

“A central dá mais agilidade às ações, especialmente nesse momento de pandemia, mas é um legado que fica para agregar mais qualidade ao serviço. Vai ser possível intervir rapidamente para solucionar problemas de demanda, filas, distanciamento e problemas com a segurança”, explicou o diretor-presidente da Ceturb-ES, Raphael Trés.

Para o governador, a central proporcionará mais segurança ao usuário do sistema.

“Podemos detectar aglomeração, depredação e as imagens ficam guardadas por 60 dias para que seja usada em uma investigação policial, caso seja necessário. Temos como enviar mensagens de informação e acionar fiscais, por exemplo”, declarou Casagrande.

Estrutura

Cada terminal conta com, pelo menos, 10 câmeras móveis que são capazes de gravar imagens em 360 graus. Os vídeos ficarão armazenados tanto na CCO quanto em cada terminal de integração.

Anúncio

As câmeras também são capazes de emitir sinais de áudio a partir da central para os terminais, com mensagens de caráter informativo e corretivo para os usuários do sistema Transcol.

Essas mensagens de áudio podem ser gravadas ou emitidas ao vivo, por meio de microfones instalados na central de operações e enviados aos terminais de ônibus.

Em casos de crimes ou situações de insegurança, os operadores da CCO também podem acionar as autoridades policiais ou fazer a intervenção por meio do sistema de áudio.

De acordo com a Ceturb, 40 câmeras fixas devem ser instaladas nos terminais a partir de agosto. Essas instalações vão permitir que sejam feitos relatórios sobre aglomerações, por exemplo, que vão auxiliar o controle do fluxo de pessoas nos terminais.

Anúncio
Passageiros mostraram lotação em ônibus do Transcol na manhã desta quinta

Passageiros mostraram lotação em ônibus na manhã desta quinta

Fonte: G1/ES

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Em Alta

Sair da versão mobile