Desenvolvimento
Secretários de Desenvolvimento Econômico do Sudeste vão ao Porto do Açu
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços do Estado do Rio, Vinicius Farah, apresentou aos secretários de Desenvolvimento Econômico do Sul e Sudeste, nesta sexta-feira (03/03), o potencial econômico do Porto do Açu, considerado o maior porto-indústria da América Latina. Em visita ao espaço, que fica na cidade de São João da Barra, no Norte Fluminense, o grupo teve a oportunidade de ver a grandeza do Açu e sua importância estratégica para a economia não apenas do Rio de Janeiro, mas de todo o país.
A construção da Ferrovia EF 118 para a integração do Sudeste, conectando ainda o Porto do Açu à malha nacional, foi um dos assuntos de maior interesse do grupo, integrado pelo vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico do Espírito Santo, Ricardo Ferraço, o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais, Fernando Passilio, a secretária-adjunta de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Ketlen Nascimento, e o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul, Derly Fialho.
— A EF 118 é uma das prioridades do governador Cláudio Castro, que já sinalizou ao governo federal a importância desse projeto, que vai criar um anel ferroviário interligando as capitais litorâneas e principais portos do Sudeste. A ferrovia vai facilitar o escoamento da produção do Porto do Açu, sendo uma nova opção logística para movimentação de transporte de produtos agrícolas, minério de ferro, combustíveis e fertilizantes, entre outros. O Porto do Açu é um projeto que serve como referência para o Brasil, pelo modelo de negócios, de atração de parcerias com grandes empresas, e pelo potencial de crescimento, único no país—declarou o secretário Vinicius Farah.
Possibilidades de novos investimentos, alternativas de infraestrutura logística e projetos que visam integrar os estados também permaneceram na pauta dos secretários durante uma visita ao Açu.
Fonte: Por Governo do Estado do RJ