Destaque

Hotel pet é interditado em Jardim Camburi

Publicado

no

Um hotel para animais de estimação, que funcionava como clínica veterinária sem alvará, em Jardim Camburi, foi interditado por atuação da CPI dos Maus-Tratos contra os Animais. A ação realizada nesta quinta-feira (13) teve apoio da Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal de Vitória.

A responsável pelo estabelecimento chegou a ser presa, mas foi solta na tarde desta sexta-feira (14), após pagamento de fiança. Ela poderá perder o registro caso o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) acate o pedido da CPI para a abertura de um processo investigativo. O objetivo é saber se houve prática delituosa e negligência profissional.

A CPI adiantou que solicitará à Delegacia de Meio Ambiente a abertura de um inquérito. Uma vez que os fatos sejam encaminhados ao Ministério Público Estadual (MPE-ES), poderá ser feita denúncia e aberto processo criminal por maus-tratos e comércio ilegal de animais.

A ação foi realizada após denúncias recebidas pela CPI da Assembleia Legislativa (Ales) serem encaminhadas ao MPE-ES e à Prefeitura de Vitória. Os maus-tratos, a insalubridade e falta de adequação sanitária do local foram constatados pela gerente de Bem-Estar Animal, Katiuscia Oliveira, e do veterinário Marcelo Carvalho.

Anúncio

“Esse dito hotel na verdade não tem a menor estrutura para receber esses animais, apesar de a proprietária ser médica veterinária com registro no conselho regional da categoria. O que vemos ali não é uma postura condizente com o que se espera de um profissional da saúde animal”, declarou a deputada Janete de Sá (PSB), presidente da CPI.

O hotel clandestino abrigava 13 cães, que foram encaminhados a uma clínica veterinária para receber os cuidados necessários – um deles em aparente situação de debilidade. Também foram retirados do local dois gatos e um jabuti.

Segundo a denúncia, as fêmeas (algumas em baias apertadas e sem condições de mobilidade) eram usadas com fins de procriação sem receber os cuidados veterinários necessários. Os filhotes de raça eram comercializados.

Fonte: ALES   Por: WebAles  / Foto: Divulgação/Assessoria de comunicação

Anúncio

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Em Alta

Sair da versão mobile