Desenvolvimento

BR-101/ES-BA é recuperada após as fortes chuvas

Publicado

no

As fortes chuvas que assolaram o Espírito Santo nas últimas semanas deixaram muitos estragos em vários municípios capixabas. Infelizmente, os efeitos causados também foram sentidos nas rodovias de todo o estado. Com a BR-101/ES-BA não foi diferente. A rodovia sofreu com erosões na pista, queda de barreiras e comprometimento do fluxo por conta do acúmulo de água ocasionado pelas tempestades. 

Uma força-tarefa envolvendo serviços de sinalização, atendimento ao usuário, pavimentação, conservação e obras, que trabalhou ininterruptamente na via em diversas frentes.

Erosão
O primeiro ponto foi registrado no dia 29 de novembro, no quilômetro 170, em Linhares, onde as equipes atuaram diuturnamente nas obras durante cinco dias para liberação do trecho. Nesse local, foram realizados serviços de contenção provisória da água acumulada, por meio da execução de ensecadeira – uma barragem de solo para interromper o fluxo – e abertura de vala para escoamento, possibilitando o isolamento da área para construção de um novo bueiro. 

O segundo evento foi registado em 1º de dezembro, no quilômetro 171,3, em Aracruz, com uma complexidade ainda maior que o primeiro, devido à grande vazão do rio do norte – que corta a rodovia e divide os municípios de Aracruz e Linhares – e a geometria da pista existente, com aterro de maior altura. Equipes da Eco101 foram mobilizadas imediatamente após essa ocorrência e seguem atuando, dia e noite, até que as obras sejam totalmente concluídas. 

Anúncio

Km 171,3 da BR 101, em Aracruz Divulgação: PRF-ES

A fim de reduzir os impactos da interdição total nesse ponto, foi construído um desvio provisório, paralelo à rodovia, que contribuiu para a regularização do fluxo e a ligação de norte a sul do estado, em ambos os sentidos. Após a conclusão desse desvio, iniciou-se a obra de reconstrução da pista existente, que contará com galerias de drenagem – para transposição do rio existente sob a pista – e execução do corpo de aterro e pavimentação, no traçado original da rodovia.

Fonte: Eco101

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Em Alta

Sair da versão mobile