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Delta Air Lines quer que IA decida quanto você vai pagar pela passagem aérea; entenda

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A Delta Air Lines vai inserir inteligência artificial (IA) para determinar, dinâmica e individualmente, a taxa mais alta que um passageiro pagaria voluntariamente pelas passagens aéreas. As informações foram obtidas pela Fortune na última conferência com investidores da companhia aérea.

A empresa chegou a testar a tecnologia de forma limitada no ano passado, mas, agora, a Delta pretende deixar de lado os preços estáticos após ver resultados “incrivelmente favoráveis“.

“Teremos um preço que está disponível naquele voo, nesse momento, para você, o indivíduo”, explicou Glen Hausentein, presidente da Delta, a investidores da companhia aérea em novembro.

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Mãos de robô e de humano encostando em uma representação de uma espécie de cérebro
IA vai determinar, dinâmica e individualmente, a taxa mais alta que um passageiro pagaria voluntariamente pelas passagens aéreas (Imagem: Panya7/Shutterstock)

Como a IA vai ajudar a Delta Air Lines

  • Até então, 1% das passagens aéreas comercializadas pela empresa estava recebendo o teste;
  • Hoje, a IA influencia 3% dos preços das passagens, segundo teleconferência de resultados da semana passada. Agora, a ideia é aumentar esse total para 20%;
  • “Estamos em uma fase de testes pesados. Nós gostamos do que vemos. Nós gostamos muito, e continuamos a lançá-lo”, disse Hauenstein;
  • Vale lembrar que os preços “personalizados” não são exclusividade da Delta;
  • Em novembro, Hauenstein afirmou que o sistema de emissão de passagens com IA é “engenharia completa de como precificamos e como estaremos precificando no futuro”, descrevendo o lançamento como “um processo plurianual e de várias etapas“.

O presidente afirmou ainda que a empresa estava animada com as receitas iniciais vistas nos testes. Contudo, pontuou que a mudança para preços personalizados com IA poderia “ser muito perigosa se não for controlada e não for feita corretamente“.

A tecnologia é fornecida pela Fetcherr, também empresa de viagens. Ela também está atuando com Virgin Atlantic, Azul, WestJet e Viva Aerobus. A Delta, por sua vez, terá uma IA atuando como uma “super analista“, operando 24 horas por dia, sete dias por semana.

Dessa forma, ela vai determinar os preços personalizados das passagens a serem oferecidas aos clientes individuais em tempo real, por voos e horários específicos.

Fetcherr é responsável pela IA das companhias aéreas (Imagem: Divulgação/Fetcherr)

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Questões de privacidade

Não se sabe ao certo quão invasiva a IA vai ser nas emissões de passagens da Delta, mas a Fortune exprime que existem defensores da privacidade preocupados com a situação.

“Eles estão tentando ver a cabeça das pessoas para ver o quanto estão dispostos a pagar. Eles estão basicamente hackeando nossos cérebros“, disse Justin Kloczko, da Consumer Watchdog, à publicação.

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O senador democrata dos Estados Unidos, Ruben Gallego, afirmou, em postagem no X, que a mudança nos valores via IA praticados pela Delta são “preços predatórios“, projetada para “apertar você por cada centavo“.

Delta pode deixar seus clientes com menos privacidade usando IA? (Imagem: Ian Dewar Photography/Shutterstock)

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