Tecnologia
Agora dá para remixar trilhas para shorts com IA do YouTube
Com foco em novas experiências para o Shorts, o YouTube anunciou mais um recurso do experimento Dream Track. Os usuários poderão remodelar um número limitado de músicas oficiais disponibilizadas por parceiros selecionados a partir de inteligência artificial (IA).
A opção está disponível para criadores do grupo experimental. Basta selecionar a música, descrever como deseja remodelar a canção e, então, gerar trilha exclusiva de 30 segundos para usar no Shorts.
“Se quiser dar a uma música um gênero ou clima diferente, basta inserir sua visão no comando ‘reestilizar uma faixa’ e, em breve, você terá uma trilha personalizada que reinventa a música, mantendo a essência dos vocais e letras da música original”, explica a plataforma.
Segundo a plataforma, haverá indicação clara de que a faixa passou por alterações com uso de IA. Além disso, o usuário poderá ver qual é a canção original usada no vídeo.
Leia mais:
- 5 dicas para criar música com IA
- 5 dicas para melhorar sua experiência no YouTube Music
- Música dos Beatles restaurada por IA concorre ao Grammy
Mas o que é o Dream Track?
Lançado há um ano, o Dream Track no YouTube Shorts é o modelo de geração de música mais avançado do Google DeepMind, o Lyria. O recurso permite que os criadores façam músicas usando vozes geradas por IA de artistas que toparam participar do projeto.
Nesta fase, fazem parte dos testes os artistas Alec Benjamin, Charlie Puth, Charli XCX, Demi Lovato, John Legend, Papoose, Sia, T-Pain e Troye Sivan.
“Imagine ser capaz de transformar seus pensamentos e ideias em música de forma mais perfeita; como criar novo riff de guitarra apenas cantarolando ou pegar uma faixa pop em que você está trabalhando e dar a ela uma sensação de reggaeton. Estamos desenvolvendo ferramentas prospectivas que podem dar vida a essas possibilidades”, diz a empresa.
Ao apresentar o projeto, o Google admitiu que os desafios de expansão da IA na indústria musical são enormes e firmou compromisso para criar “controles sensatos e sustentáveis, monetização e estruturas de atribuição” para manter a parceria com os artistas.
O post Agora dá para remixar trilhas para shorts com IA do YouTube apareceu primeiro em Olhar Digital.
Powered by WPeMatico