Serra amplia público, locais e horários de vacinação contra Covid-19

A prefeitura da Serra, através da sua Secretaria de Saúde, vai abrir agendamento para a população com idade acima de 40 anos, sem comorbidades, a partir da próxima quarta (23), às 18 horas, pelo http://gti.serra.es.gov.br/saude/. E as novidades não param por aí: o município ainda ampliou o horário de funcionamento de sete unidades de saúde, entre regionais e básicas, além da volta do drive thru.

As equipes de saúde das Unidades Regionais de Novo Horizonte, Serra Sede, Jacaraípe e Feu Rosa e das Unidades Básicas de Saúde de José de Anchieta e Nova Carapina I já estão atendendo à população, de segunda a sexta, até às 19 horas. No caso da Unidade Básica de Saúde de São Marcos, as equipes de vacinação estão preparadas para receber o público-alvo da imunização contra o novo coronavírus até as 21 horas, também de segunda a sexta.  A aplicação das doses agendadas na quarta acontecerão na sexta (25), sábado (26) e segunda (28).

O drive thru, aquele sistema em que a pessoa não precisa sair do carro para ser vacinada, volta partir do próximo sábado (26) e terça (29), das 8h30 às 20h, no estacionamento do Pró-Cidadão, em Portal de Jacaraípe. Atenção: também é necessário fazer o agendamento pelo site.

A Serra já vacinou cerca de 196 mil pessoas, incluindo primeira e segunda doses. Além do novo grupo de pessoas com idade acima de 40 anos, fazem parte do público-alvo da campanha contra a Covid-19 gestantes e puérperas a partir de 18 anos, pessoas com comorbidades com idade entre 18 e 59 anos, pessoas com deficiência (cadastradas ou não no Programa de Benefício de Prestação Continuada – BPC) e com idade entre 18 e 59 anos, idosos a partir de 60 (D1), idosos a partir de 65 (Fiocruz/AstraZeneca-D2), trabalhadores da Saúde (Fiocruz/AstraZeneca-D2), profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e Conselheiros Tutelares (todos os que desempenham suas funções nos equipamentos e serviços constantes da tipificação nacional de serviços socioassistenciais).

Segunda dose

Para quem ainda não completou o esquema vacinal e está no prazo para tomar a segunda dose da vacina há cerca de 850 doses disponíveis. Confira o cartão de vacina e agilize o agendamento para a unidade mais próxima.

Locais de vacinação

A aplicação das doses ocorrerá nas seis Unidades Regionais de Saúde:

– Unidade Regional de Saúde de Jacaraípe;

– Unidade Regional de Saúde deFeu Rosa;

– Unidade Regional de Saúde deNovo Horizonte;

– Unidade Regional de Saúde de Serra Dourada;

– Unidade Regional de Saúde de Serra Sede;

– Unidade Regional de Saúde de Boa Vista.

Também vai acontecer nas seguintes Unidades Básicas de Saúde:

– Unidade Básica de Saúde de Carapina Grande;

– Unidade Básica de Saúde de André Carloni;

– Unidade Básica de Saúde de Bairro de Fátima;

– Unidade Básica de Saúde de Nova Carapina I e II;

– Unidade Básica de Saúde de Cidade Continental;

– Unidade Básica de Saúde de Parque Residencial Laranjeiras;

– Unidade Básica de Saúde de José de Anchieta;

– Unidade Básica de Saúde de Central Carapina;

– Unidade Básica de Saúde de Jardim Tropical;

– Unidade Básica de Saúde de Laranjeiras Velha;

– Unidade Básica de Saúde de Planalto Serrano A;

– Unidade Básica de Saúde de São Marcos;

– Unidade Básica de Saúde de Nova Almeida;

– Unidade Básica de Saúde de Barro Branco;

– Unidade Básica de Saúde de Eldorado.

Documentos exigidos

* Pessoas com comorbidades:

Quem tem comorbidades deverá apresentar o laudo médico ou a declaração do enfermeiro do serviço de saúde onde o usuário faz o tratamento ou a prescrição médica contendo a descrição da comorbidade. A receita de medicamentos não será aceita.

* Pessoas com deficiências permanentes:

As pessoas com deficiências permanentes cadastradas ou não no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) deverão apresentar documento com foto.

Para os deficientes, serão aceitos como comprovação da condição laudo médico indicando a deficiência existente; declaração do enfermeiro do serviço de saúde onde o usuário faz acompanhamento; cartão de gratuidade no transporte público que indique condição de deficiência permanente; documentos comprobatórios de atendimento da pessoa com deficiência permanente em centros de reabilitação ou unidades especializadas no atendimento de pessoas com deficiência; documento oficial de identidade com a indicação da deficiência que indique se tratar de pessoa com deficiência permanente.

Para as condições de evidente deficiência permanente, a pessoa é isenta de apresentação de documento comprobatório.

* Profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e Conselheiros Tutelares:

Esses profissionais deverão apresentar um dos documentos abaixo relacionados (original e cópia), além do documento de identificação com foto:

– Documento que comprove a situação de trabalhador no respectivo equipamento da Rede Socioassistencial (conforme modelo padronizado pela resolução CIB-ES nº 088/2021); – modelo em anexo.

– Contracheque

Os laudos/declarações ficarão retidos na sala de vacinação e precisam ser de 2018 em diante. Por isso, é necessário que a pessoa leve o original do documento e a cópia.

Observação

É preciso estar atento ao intervalo das vacinas. Caso já tenham tomado a vacina contra a Covid-19, é necessário respeitar o intervalo de 14 dias para tomar a vacina contra a gripe e demais vacinas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.