Saúde

Surto de um dos vírus mais letais do mundo pode estar perto do fim

Publicado

no

Autoridades de saúde do mundo todo observam com certa preocupação o desenrolar do surto do vírus Marburg em Ruanda, na África. O primeiro caso foi confirmado em setembro deste ano. Desde lá, 66 pessoas foram infectadas e 15 morreram.

A maioria das pessoas infectadas trabalha na área da saúde, ficando exposta diretamente ao vírus, considerados um dos mais letais do mundo. No entanto, há uma esperança de que o surto possa ser declarado encerrado num futuro próximo.

Turistas estão sendo orientados a evitar viagens para Ruanda

A doença é altamente virulenta e provoca sintomas que começam abruptamente. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), “muitos pacientes desenvolvem sintomas hemorrágicos graves em um período de sete dias”.

Por conta disso, vários países estão recomendando que se evite realizar viagens para Ruanda. Os Estados Unidos é um deles. O Departamento de Estado dos EUA emitiu uma recomendação para que os viajantes tenham “maior cautela” devido ao surto. Além disso, informou que eles podem passar por exames adicionais ao sair do país africano.

Anúncio
vírus marburg
Surto pode ser encerrado ainda neste ano (Imagem: Mauro Rodrigues/Shutterstock)

Apesar da preocupação, não houve nenhum caso confirmado nos Estados Unidos e as autoridades norte-americanas destacam que o risco de infecção no país é baixo. Há, ainda, a expectativa de que o surto possa ser oficialmente encerrado em breve.

De acordo com as autoridades de saúde, para que isso aconteça é necessário que haja um período de 42 dias sem novas infecções após o último paciente recuperado ter dois testes negativos com 48 horas de intervalo. Isso quer dizer que, se não houver mais casos até 22 de dezembro deste ano, o surto em Ruanda será declarado encerrado. As informações são da Fox News.

Leia mais

Vírus Marburg é considerado um dos mais letais do mundo (Imagem: Negro Elkha/Shutterstock)

O que é o vírus Marburg? 

  • O vírus Marburg, conhecido como “primo” do Ebola, é transmitido de morcegos para primatas e seres humanos.
  • Entre pessoas, o contágio ocorre por meio de fluidos corporais de pessoas infectadas ou por superfícies e materiais, como roupas de cama. 
  • Os sintomas são febre hemorrágica, dor de cabeça, dor abdominal, náuseas, vômitos e problemas respiratórios superiores (tosse, dor torácica, faringite). 
  • A doença é considerada muito grave, com taxas de mortalidade chegando a 88%.
  • O vírus leva o nome de uma pequena cidade da Alemanha, onde foi documentado pela primeira vez, em 1967.
  • Na época, ele causou surtos simultâneos da doença em laboratórios de Marburg e em Belgrado, antiga Iugoslávia (hoje Sérvia).
  • Sete pessoas morreram.
  • Casos esporádicos da doença já foram notificados anteriormente na África.
  • Em 2005, no surto mais mortal do vírus já registrado, 200 pessoas faleceram em Angola.
  • Ainda não há vacinas ou medicamentos autorizados para a doença.
  • O tratamento fica concentrado em aliviar os sintomas e, assim, aumentar as chances de sobrevivência. 

O post Surto de um dos vírus mais letais do mundo pode estar perto do fim apareceu primeiro em Olhar Digital.

Powered by WPeMatico

Anúncio

Em Alta

Sair da versão mobile