Saúde

Clareamento faz mal aos dentes?

Publicado

no

O clareamento dental tornou-se uma tendência cosmética popular, com muitas pessoas buscando um sorriso mais brilhante por meio de tratamentos odontológicos profissionais. Porém, enquanto por um lado os profissionais estão mais ocupados, surgem na internet várias soluções caseiras que podem trazer mais riscos do que benefícios. Sendo assim, quais os riscos do clareamento dental?

Leia mais:

O branco, natural dos nossos dentes, está ligada a composição do esmalte dentário. Essa camada externa dos dentes é composta principalmente por minerais, como hidroxiapatita. Mas o esmalte é translúcido e sua superfície permite a passagem da luz que ilumina a dentina. Ela possui uma tonalidade levemente amarelada, o que, combinado com a transparência do esmalte, contribui para a coloração natural dos dentes.

Porém, com tempo, devido ao consumo de alimentos e bebidas específicas ou hábitos como o tabagismo, essas cores podem se alterar. Para trazer os dentes de volta a sua coloração natural, muitas pessoas recorrem aos processos de clareamento dental. Que usam produtos químicos para trazer de volta a cor natural dos dentes.

Mas, de acordo com profissionais da odontologia, o procedimento deve ser planejado com cuidado,pois deve envolver considerações de idade, método e saúde individual. Em entrevista para o site norueguês forskning.no, Line Bjerklund Pedersen, dentista e chefe do conselho de ética da Associação Odontológica Norueguesa, afirma que o clareamento dental é principalmente para fins cosméticos e pode ser desnecessário.

Anúncio

Ela levanta preocupações sobre possíveis danos ao esmalte, especialmente em pessoas mais velhas cujos dentes são mais suscetíveis a danos. Além disso, tentar clarear os dentes que naturalmente mudam de cor com a idade pode ser desafiador e pode levar a maior fragilidade, maior suscetibilidade a manchas e esmalte poroso.

Aida Mulic, pesquisadora sênior no Instituto Nórdico de Materiais Dentários, acrescenta que, embora os métodos modernos de clareamento dental sob condições controladas no consultório do dentista sejam geralmente suaves, o agente clareador utilizado é ácido. Mulic observa que algumas pessoas podem experimentar sensibilidade nos dentes como efeito colateral, que, embora não seja perigoso, pode ser desagradável.

Apesar dessas preocupações, Mulic reconhece os benefícios do clareamento dental por razões de saúde, em vez de apenas para fins estéticos. Em casos de dentes descoloridos devido a danos ou problemas no desenvolvimento do esmalte, o clareamento dental pode ser uma alternativa mais suave a restaurações, coroas, lâminas e facetas.

Imagem: Billion Photos/Shutterstock

Porém, um grande problema é a disponibilidade de produtos de clareamento dental para uso pessoal. Mulic expressa preocupação com os produtos ilegais que circulam no mercado e a falta de controle sobre o que as pessoas utilizam. Kits no estilo “faça você mesmo” (também conhecidos como “DIY”, isto é, “do it yourself”) frequentemente carecem da precisão e personalização fornecidas pelos dentistas, levando a possíveis queimaduras químicas e outros efeitos adversos.

A pesquisadora, sugere que a manutenção da saúde bucal deve ser a prioridade, e não a busca por dentes excessivamente brancos. Recomendando a escovação regular com creme dental com flúor. Além disso, ela aconselha cautela com cremes dentais abrasivos e recomenda buscar cuidados odontológicos profissionais para remover a descoloração superficial causada por alimentos e bebidas.

Anúncio

A entrevista das pesquisadoras traz fatores muito importantes a serem levados em consideração quando pensamos em fazer um clareamento dental. O principal deles é a necessidade de colocar na balança os ganhos estéticos que serão temporários, contra os possíveis danos e incômodos que serão gerados tanto no curto quanto longo prazo.

As estratégias caseiras de clareamento também apresentam um grande perigo ao bem-estar das pessoas e podem causar mais danos do que trazer benefícios. Sendo assim, sempre se consulte com um profissional de odontologia antes de tentar fazer qualquer coisa por conta própria nos seus dentes.

O post Clareamento faz mal aos dentes? apareceu primeiro em Olhar Digital.

Anúncio

Em Alta

Sair da versão mobile