Nova LEI proíbe fumar em parques públicos de Vitória

De autoria do vereador Wanderson Marinho (PSC), a nova LEI nº9.683, tem como objetivo a preservação da saúde, bem-estar e qualidade de vida dos usuários que utilizam os parques públicos municipais de Vitória.

Mais um passo importante para a preservação da saúde dos usuários de parques públicos da Capital. Agora é lei em Vitória: fica proibido fumar nos parques públicos municipais. Não será permitido o fumo de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos, narguilés ou qualquer produto fumígeno, derivado ou não do tabaco. A Lei nº9.683, de autoria do vereador Wanderson Marinho (PSC), acaba de ser sancionada pelo prefeito Luciano Rezende, na última segunda-feira (28/9), em Vitória.

Para o parlamentar, a Lei visa à preservação da saúde, bem-estar e qualidade de vida dos usuários que utilizam os parques públicos da cidade para a prática de atividades físicas, encontros em famílias e lazer. “Só queremos que a fumaça, que é prejudicial à saúde, não chegue às crianças e pessoas que utilizam esses espaços, causando incômodos e possíveis doenças respiratórias”, afirma Wanderson Marinho (PSC).

Ele ressalta que o uso do cigarro não combina com esses ambientes para momentos saudáveis, como promoção da saúde, entretenimento e confraternização em família. “Os parques públicos municipais são bastante frequentados por crianças de todas as idades. E não queremos que elas assistam a esses exemplos, transmitindo para as nossas famílias e futuras gerações, pois sabemos sobre os malefícios que o fumo pode causar”, diz.

Wanderson Marinho (PSC) acrescenta ainda que, entre outros danos, fumar também gera sujeira nos parques, custo para o município com limpeza e oferece risco de incêndios, dependendo dos locais.

Ficará a cargo da Secretaria de Meio Ambiente criar, se necessário, uma área especial dentro dos parques para atendimento aos fumantes, que deverão ser distantes de parques infantis, áreas esportivas e demais locais de alta aglomeração e circulação de pessoas. Fonte: Assessoria Por Tatiana Ribeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.