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“O humano e a criatividade continuarão fazendo a diferença”, diz Bianca Rosenberg, CMO da Netflix

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Foto de Bianca Rosenberg, CMO da Netflix.

Bianca Rosenberg está na Netflix desde novembro de 2016, após sete anos na Coca-Cola

Formada em comunicação pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e com especialização em cinema pela New York Film Academy, a paulistana Bianca Rosenberg chegou longe na indústria de entretenimento – mas não da maneira que imaginava. Bianca está na Lista Forbes Melhores CMOs do Brasil 2024.

Ela interrompeu sua licença-maternidade para contar à Forbes que, quando terminou o curso de cinema, voltou ao Brasil e procurou trabalhos como assistente de direção. Mas as portas que se abriram foram as do marketing: depois de passar por uma pequena e uma grande agência (New Content), em 2011 foi parar no Rio de Janeiro, na Coca-Cola, onde ficaria por sete anos – dos quais lembra com especial orgulho das ações ligadas à Olimpíada de 2016, no Rio, quando liderou a campanha global Isso É Ouro, relacionando o ouro olímpico às pequenas vitórias do dia a dia.

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O sucesso da empreitada olímpica jogou luz sobre seu trabalho, e no mesmo ano ela se transferia para a Netflix, que estava havia apenas cinco anos no país. A porta aberta na Netflix pegou Bianca em um momento em que ela queria voltar a São Paulo e reaproximar-se do mercado de entretenimento. Não pensou duas vezes para fazer as malas, ainda que a plataforma californiana de streaming fosse incipiente por aqui.

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“Era bem pequenininha, o marketing tinha só três pessoas”, lembra. “Tive que desaprender aquela forma tradicional de fazer marketing em uma grande empresa para posicionar uma indústria da qual nem tínhamos benchmarking, sem poder usar as alavancas tradicionais. E as mídias sociais não viviam o boom de hoje. Era uma página em branco.”

Ela foi preenchendo essa página com sucesso. Em 2022, tornou-se diretora sênior no Brasil e, em 2023, assumiu o marketing para toda a região da América Latina.

Hoje a Netflix é o benchmarking. A campanha Stranger Antenna, por exemplo, é um case global: para promover o lançamento da terceira temporada de Stranger Things no Brasil, a plataforma firmou parceria com a Bombril e criou um aplicativo para celulares com cenas interpretadas pelo ator Carlos Moreno, eterno garoto-propaganda do produto de limpeza.

Mas era preciso aproximar algum metal, de preferência uma palha de aço, do celular, como se fazia antigamente com as antenas de TV, para melhorar a imagem (a série se passa nos anos 1980). A ideia rendeu um Leão de Ouro e um de prata em Cannes.

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Agora, o desafio que cresce a passos largos, segundo Bianca, é disputar a atenção do público diante de tantas novidades e de uma quantidade de informações que beira a saturação. “Não sei até onde tecnologias como inteligência artificial vão chegar no futuro”, acrescenta, com certa preocupação. “Mas, por enquanto, a parte humana e a criatividade vão continuar fazendo a diferença.”

*Reportagem publicada na edição 117 da revista Forbes, em março de 2024.

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